Melhores timbre para cada estilo de Musica

Autor Mensagem
Raphael cox
Veterano
# jul/05


ae galera,

Gostaria de saber os timbres que voces usam em cada tipo de musica( samba, bossa nova, blues,jazz, rock,etc).... e tambem para descobrirmos os mais usados por cada estilo...

Abraços

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Cara, na minha opinião só tem uma regra pra isso: o bom senso. Já vi nego fazendo coisas aparentemente impensáveis como piano elétrico Wurlitzer e órgão Hammond em música eletrônica (Portishead e Le Hammond Inferno, respectivamente), MiniMoog em Soul Music (Ike and Tina Turner) entre outras coisas, e ficando bom. Uma coisa bacana é que um timbre que vc toca sozinho em casa nem sempre é o melhor timbre pra banda, pra ser ouvido no "mix". Tem um hammond que eu uso, magrinho que só ele, com leslie e overdrive de leve, mas que aparece que uma beleza por cima de uma muralha de guitarra, baixo e batera. Solo, ele é feio. No mix, a sujeira do resto vira um complemento pra ele.

Mas enfim, eu sou defensor ferrenho dos timbres clássicos (eletromecânicos em geral e synths analógicos). Não é regra, mas costumam ir bem com tudo o que vc citou aí em cima.

Abraço.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Pratrabalho com banda, sendo um tecladista...

Samba - Abuse de sopros, como flautas, em alguns casos use órgãos, mas não se esqueça do principal, os pianos são muito bem vindos no samba quando usados com criatividade e conhecimento básico do classico. Nota: Estou falando do ritmo de samba tradicional, nada de suas variações como partido alto e seus gêneros.

Bossa Nova - Como o samba, não teria muita diferença, só que aqui você pode abusar um pouco mais de saxofones, brass, porém não esquecer os instrumentos tipicos usados no samba e ter uma pegada mais "tempeirosa" e romantica, pois a bossa nova, pdoe sre considerada um samba romantico elitizado. Use a abuse de harmonizações, dentre elas strings, órgãos, pads, etc.

Blues - Ah cara, não tem outra, se for pra base, é o piano mesmo man, este é o principal, claro que dá pra brincar em blues moderno com hammonds, mas o piano é o que dará a vida pra o estilo... Se for trabalhar com solos, grupos de naipes são sempre bem vindos. Para solos, nunca se esqueça de gaitas, elas são a identidde central do ritmo blues.

Jazz - Neste aqui eu viajo, a combinação de pianos eletricos e hammonds são bem vindas neste estilo, baseando em pegadas mais classicas, se partirmos do jazz tradicional, em parte de solo, abuse do trio: sax, trombone e trumpete. Para as bases, ela não fica muito diferente do blues, o que difere é somente a pegada e o ritmo. Clavinetes tbm são bastante valorizados e algusn timbres com efeito de wha-wha tbm são bem vindos. No Jazz moderno, valorize os pianos classicos, eles dão um sentimento romantico ao estilo.

Rock - Ah cara, neste aqui quem reina é o hammond mesmo, não tem outra, fica mais "fervoroso", mais preenchido, porém no rock moderno, vc pode abusar de leads e timbres orquestrais harmonicos, como strings, etc... Para solos, nada melhor do que alguns bons efeitos, aproveite as caracteristicas de todos os estilos para tocar rock, use giatas, strings, pianos, orgãos, leads, acordeons em alguns casos, o negocio é não ter medo de abusar, claro tendo cuidado pra não virar "brega".

Forró - Neste se destacam para as bases os complementos do acordeon, se a banda possuir o acordeon, o teclado será usado para preencher os arranjos com vários efeitos de sinths, leads, etc... Não tendo o acordeon, o teclado terá que fazer de forma eletronica o mesmo... Para solos, o instrumentl mais valorizado sempre é o Saxofone, nada de usar órgãos, pois perde a identidade do ritmo, em alguns casos, conjuntos de sopros são sempre bem vindos.

Seresta - Use a abuse de sopros e harmonizações, este são basicamente os unicos instrumentos que devem ser usado por um teclado pro estilo.

Arrocha - Use tudo que puder seguindo a sua criatividade... O ritmo em si foi feito só para ser tocado co teclado, por isso, neste ritmo entram timbres de bateria, percussão, baixo, guitarra, violão e string nas bases e para solos são muito valorizados órgãos, sopros, violinos e em algumas musicas os pads, leads e sinths são bem vindos.

Axé - Cara, basicamente para base piano e string, e para solos complemento de sopros para naipes reais, tipo, se tem um saxofonista na banda, vc pegará um timbre q venha a fazer dueto com o sax real, como exemplo um brass, etc.

Reggae - Neste valorizamos a base de órgãos, principalmente, com swing é claro, e tbm o uso de clavinetes com wha wha... Em solos, são valorizadas as flautas, trumpets, brass e o sax.

Por enquanto, fico por aqui!!!!!
Muito interessante o tópico!!!!!
Parabéns por ele e boa sorte!!!!!!
Vinícius Augusto

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Em tópicos uteis como este, poucos conseguem ajudar em algo, veja q o 1° a comentar falou, falou e falou, mas acabou não dizendo porra de nada!!!!!!!!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Quantidade de posts não significa nada se eles não possuem qualidade!!!!!!

Abraços

kevinmoore
Veterano
# jul/05
· votar


falou, falou e falou, mas acabou não dizendo porra de nada!!!!!!!!

tipo isso aqui:

Para solos, nada melhor do que alguns bons efeitos, aproveite as caracteristicas de todos os estilos para tocar rock, use giatas, strings, pianos, orgãos, leads, acordeons em alguns casos, o negocio é não ter medo de abusar, claro tendo cuidado pra não virar "brega".

??

ou até esse absurdo aqui: Forró - Neste se destacam para as bases os complementos do acordeon, se a banda possuir o acordeon, o teclado será usado para preencher os arranjos com vários efeitos de sinths, leads,

Leads e "sinths" em forró?
Pelo que eu sei só vai triângulo e acordeon, uma guitarrinha marota e o os defaults, baixo, batera... agora Leads em forró deve ser interessantíssimo!

O_o

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05 · Editado por: _Vinícius Augusto
· votar


kevinmoore
Leads e "sinths" em forró?
Pelo que eu sei só vai triângulo e acordeon, uma guitarrinha marota e o os defaults, baixo, batera... agora Leads em forró deve ser interessantíssimo!

Pra quem não conhece é foda!!!!! Ecsute Limão com mel, Calcinha Preta (este abusam e reabusam de leads) e tbm Mastruz com leite, ah se puder tbm escute Magnificos, todos os novos CDs dessa galera q vc vai escutar tudo q eu disse. O mal é comentar do que não conhece!!!!!!


Para solos, nada melhor do que alguns bons efeitos, aproveite as caracteristicas de todos os estilos para tocar rock, use giatas, strings, pianos, orgãos, leads, acordeons em alguns casos, o negocio é não ter medo de abusar, claro tendo cuidado pra não virar "brega".

??


Com certeza vc nem be o q é Rock... Vai dizer q nunca escutou gaita em rock???? strings??? pianos, orgãos???? etc.... A pergunta foi... Melhores timbre para cada estilo de Musica e a resposta foi bem dada, aliás, vc faria melhor????? Então tenta aí, sem plagear nada ok??????

Abraços

"O mal, é nego vim e comentar sem conhecer e ainda querer aparecer criticando com merda!!!!!!!"

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


kevinmoore
Aproveita e mostre q vc entende de alguma coisa relacionada a música ou ao meio musical, criando tópicos como estes abaixo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/99494/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/99340/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/96048/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/96323/

Esses eu fiz só com este nick!!!!! Crie apenas um com nivel igual a estes, q quem sabe vc consegue pelo menos tentar provar q entende de alguma coisa aqui!!!!!!!

Ou então, lmite-se a comentar apenas do que conhece e entende e não sobre o q nem sabe o q é como seu comentário anterior!!!!!!

Abraços a todos!!!!!

kevinmoore
Veterano
# jul/05
· votar


Pra quem não conhece é foda!!!!! Ecsute Limão com mel, Calcinha Preta (este abusam e reabusam de leads) e tbm Mastruz com leite

Não, obrigado!

Com certeza vc nem be o q é Rock... Vai dizer q nunca escutou gaita em rock???? strings??? pianos, orgãos???? etc.... A pergunta foi... Melhores timbre para cada estilo de Musica e a resposta foi bem dada, aliás, vc faria melhor????? Então tenta aí, sem plagear nada ok??????

Vc realmente prova cada vez mais que é um otário, eu na verdade não devia nem perder tempo te respondendo, uma vez que vc tem uma placa Creative de 64bits, que nem ao menos está listada no site oficial da creative! Pra mim quem mente é pq perdeu e apelou!

Vc tá feliz com seu conhecimento ( que vc julga ser o maior e melhor de todos ), eu estou feliz com o meu, ok?
Então fique aí feliz, que eu fico feliz aqui!

Só não fique acusando os outros de "falarem, falarem e não falarem nda" e fazer o mesmo!

Veja aqui:

Já vi nego fazendo coisas aparentemente impensáveis como piano elétrico Wurlitzer e órgão Hammond em música eletrônica (Portishead e Le Hammond Inferno, respectivamente), MiniMoog em Soul Music (Ike and Tina Turner) entre outras coisas, e ficando bom.

Interpretando para vc: Pode-se usar praticamente qualquer timbre, tendo bom senso você conseguirá algo interessante, mesmo usando timbres que talvez não façam parte do estilo!

Para solos, nada melhor do que alguns bons efeitos, aproveite as caracteristicas de todos os estilos para tocar rock, use giatas, strings, pianos, orgãos, leads, acordeons em alguns casos, o negocio é não ter medo de abusar, claro tendo cuidado pra não virar "brega".

Interpretando: Pode-se usar vários timbres, de vários estilos, tendo bom senso para não abusar e ficar "brega"

Qual a diferença dos comentários? Se ele falou e falou nda, vc tb o fez!

Você colocou descrição de estilo por estilo, ele não, mas a msg principal à ser absorvida é essa mesmo, de usar o que teu bom senso dizer, afinal música é expressão, se vc se aderir à regras vc perde a expressividade!
Então no fim, seu post, e o dele dá quase na mesma!

Aproveita e mostre q vc entende de alguma coisa relacionada a música ou ao meio musical, criando tópicos como estes abaixo:
Não preciso mostrar nada pra ngm, eu sei o tanto que eu entendo de música! Sou feliz assim, vc é feliz com o seu conhecimento! Então tá bom, se alguém precisa de ajuda, eu ajudo... mas não vou ficar me gabando por "ajudar" alguém, digo entre aspas pq vc mais enrrola do que ajuda!

Tô com a consciência limpa, sabendo que vc nunca teve o prazer de delirar com um solo de moog do Camel, ou com um Mellotron magnífico do Genesis, um solo improvisado espetacular de Hammond naquele bootleg que só eu tenho do Deep Purple, aquela introdução fudida de Six O' Clock... enfim...
Mas eu perdi aquela sanfona em acordes maiores do Mastruz Com Leite, e aquele acorde com sétima do Calcinha Preta!

Vida injusta...

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


kevinmoore
Correu e apelou feio em??????
Nem soube se expressar!!!!!!!
Da proxima vez fica calado e quietinho e comente apenas sobre o q vc sabe, pq nem se defender vc teve capacidade... Nem vale perder tempo com pessoas "inteligentes" como vc!!!!!!! hahahahaahhha Q piada vc é!!!!! Ainda estou esperando um tópico seu ao minimo com nivel proximo aos dois q eu criei!!!!!!!!


fuuuuuuuuuui

kevinmoore
Veterano
# jul/05
· votar


Rock Progressivo - Instrumentos Vintage: Hammond, Mellotron, Moog, Rhodes, Wurly e alguns sintetizadores analógicos macabros!

Hard Rock/Rock Clássico - Hammond bem distorcido, piano acústico/elétrico, dependendo até uns strings!

Metal Progressivo - Strings, Leads, Orgãos, Piano!

Metal Melódico - Mto strings, leads e piano e sons complexos!

Fusion - Piano acústico/elétrico, leads, e orgãos!

Rock N' Roll Clássico - Piano Honky-Tonky, piano elétrico e orgão!

Jazz - Orgão, Piano A/E, mas dá para brincar tb com Trumpet mudo, Sax, Jazz Guitar...

kevinmoore
Veterano
# jul/05
· votar


Correu e apelou feio em??????
Nem soube se expressar!!!!!!!


provas? exemplos? quotes?
falar até papagaio consegue...

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05 · Editado por: _Vinícius Augusto
· votar


kevinmoore
Só uma coisa, o tópico para babacas como vc já foi criado.
Entre aqui

É o unico lugar q vc tem capacidade de comentar, pq até seu exemplo foi bem pobre e ainda seguiu alguns detalhes citados por mim, nada criativo, nem ao menos tentou explicar o estilo q cada timbre deve ter... Copiou de alguém né???? Não conhece e aí faz uma pesquisa dos comentarios dos outros pra falar no seu!!!!! Apelou feio mais uma vez!!!!!!

Burro é foda, nem falar como papagaio consegue, só tenta relinchar!!!!!!! hahahahaahahah - Seu caso!!!!!!

kevinmoore
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto
tá bom... ahuahau vc sempre ganha, vc está sempre certo!
PENA QUE SÓ VC ACHA ISSO!

um troféu Joinha para vc!

É o unico lugar q vc tem capacidade de comentar, pq até seu exemplo foi bem pobre e ainda seguiu alguns detalhes citados por mim, nada criativo, nem ao menos tentou explicar o estilo q cada timbre deve ter... Copiou de alguém né???? Não conhece e aí faz uma pesquisa dos comentarios dos outros pra falar no seu!!!!! Apelou feio mais uma vez!!!!!!

Se vc quiser que eu invente mais coisas para colocar lá, invente instrumentos, ou simplesmente diz quase todos que existem para dar um tiro no escuro que nem você fez...
Só não consegui ver onde vc escreveu sobre os estilo que eu citei!
Ahhhhhh tá certo, eu citei apenas um estilo que vc citou, o Jazz, mas tentei não copiar, afinal... leia:

Jazz - Neste aqui eu viajo, a combinação de pianos eletricos e hammonds são bem vindas neste estilo, baseando em pegadas mais classicas, se partirmos do jazz tradicional, em parte de solo, abuse do trio: sax, trombone e trumpete. Para as bases, ela não fica muito diferente do blues, o que difere é somente a pegada e o ritmo. Clavinetes tbm são bastante valorizados e algusn timbres com efeito de wha-wha tbm são bem vindos. No Jazz moderno, valorize os pianos classicos, eles dão um sentimento romantico ao estilo.

Pegada clássicas? Tá certo, Rachmaninoff era Jazzista! Ou você quer dizer clássicas referindo ao clássico igualmente eu referi como "Rock Clássico" ( tipo rock setentista )?
Mas mesmo assim, não faria muito sentido! Mas em si tratando de você, que nada faz muito sentido, é capaz que você tenha falado nesse sentido! Afinal você é um arrocheiro que manda muito bem de Jazz!
Para as bases, ela não fica muito diferente do blues Será que é necessário comentar isso? Em si tratando de um cara como vc, eu julgo ser necessário, então vamos lá: Cara... Jazz e Blues não tem praticamente NADA a ver! Jazz é bem mais complexo, usa escalas praticamente cromáticas, blues se baseia muito em escala pentas, ou seja jazz usa escalas com mais de 8 notas, blues escalas com 5 ( lógico que tem variações e notas de passagem, mas o jazz usa mto mais isso )
Jazz usa acordes complexos, blues usa acordes mais baseados em sétima, sétima maior, enfim, MTO mais simples!
Jazz é quase a maioria tocado com batera de vassoura, qbrada, a banda intera é improviso puro, Blues é mais improvisado no solo! A base de Blues é mais simples, menos improvisada que a de Jazz! Ou seja, outro absurdo que vc escreveu!

Agora, reflita sobre a frase de um cara mto inteligente e conhecedor aqui do fórum, que eu irei citar para vc... afinal ele é o cara:
Da proxima vez fica calado e quietinho e comente apenas sobre o q vc sabe

Mas... vc ganhou... como sempre ahuahauha

kevinmoore
Veterano
# jul/05
· votar


ah... se for responder, use quotes, exemplos, e lógica!
senão vai ficar difícil...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Eua ia falar do absurdo de só usar timbres não naturais ao teclado como o nosso amiguinho tocador de sopros-e-guitarras-em-teclas sugeriu lá, mas preferi ficar na maciota pq o cara realmente não aceita opiniões contrarias. Que bom que mais gente viu isso.

Flw, abs.

sarpa
Veterano
# jul/05 · Editado por: sarpa
· votar


Em termos de forró, prefiro o "tripé-básico": Sanfone, triângulo e zabumba.

(Obs.: Parei de ler o tópico no terceiro post, não valhe a pena ler o resto.)

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


claro que dá pra brincar em blues moderno com hammonds

Ah, o Hammond B3, esse instrumento modernoso.

Como fala merda o rapaz, impressionante.

;)

PS.: Já se usa hammond em Blues e Jazz há pelo menos 50 anos.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


o cara não sabe nada de reggae :D

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Fala Durva, valeu por aparecer ontem la no show!! Surpresa muito massa. Espero que a gente não tenha feito vc perder a audição.. hehehehe

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


q nada.......... o som tava massa e vc manda muito bem nas teclas!!

os organs tavam irados!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


hewhehehe,.... valeu... ontem teria sido um bom dia praas gravações ao vivo...

fernando tecladista
Veterano
# jul/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
hammond que eu uso, magrinho que só ele, com leslie e overdrive de leve, mas que aparece que uma beleza por cima de uma muralha de guitarra, baixo e batera. Solo, ele é feio

isso me lembra aqueles orgãos (teclados) FARFISA ou outros orgãos combo, o cara do pink floyd usava um no começo

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Pois é, o que eu uso é hammond mesmo, mas brilhante, com registros de drawbars baseados nas barras mais agudas, e com um drivezinho legal pra dar mais autenticidade.

Funcionou bem legal, especialmente ontem.

;)

fernando tecladista
Veterano
# jul/05
· votar


Mr_Mojo_Rising

eu tb tenho uns orgãos no meu D-20 que sozinho vc fala: mas que m****, mas ele no meio da banda dá um puta som

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Muito comum isso. Com pianos isso também acontece demais, o som se complementa com o que ta rolando no amp de guitarra e baixo e fica legal.

Eder Muchiutti
Veterano
# jul/05
· votar


fernando tecladista
Mr_Mojo_Rising
é, no meio de uma mix ou com a banda, os pianos do meu Korg X5D ficam até legais. Aí está a "magia" da música. Se fosse uma ciência exata não teria graça. Por isso falar de qualidade de timbres de teclados (e qq outro instrumento) é tão relativo.

Yes Mojo_No Acarajé
Veterano
# jul/05
· votar


Jazz - Neste aqui eu viajo


kkkkkkkkkkkkkkk
viaja tanto q foge totalmente do estilo

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Ae Vinicius, rola uma versão de Cantaloupe em arrocha?? Aqueles metais iriam ser bem mais valorizados com os seus MIDIs.

fernando tecladista
Veterano
# jul/05
· votar


kevinmoore
Leads e "sinths" em forró?

forró progressivo - com frank aguiar wakeman nos teclados

Yes Mojo_No Acarajé
Veterano
# jul/05 · Editado por: Yes Mojo_No Acarajé
· votar


Durval

ooh cara, vc viu
agora vc pode falar entao:
quem manda melhor:
o vinicios e sua descaradinha
ou os hammonds fudidos do Mojo??

quem é mais musico aqui, hein?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhores timbre para cada estilo de Musica