teclado sem professor e de ouvido

    Autor Mensagem
    gino neto
    Veterano
    # jul/05


    prezados...
    vi que o negócio aqui funciona, pois, existem várias pessoas interessadas em ajudar...
    tenho um teclado yamaha 540 e adoro tocá-lo, porém, só com a mão esquerda, dando vários ritmos e acordes.... uso esse método para cantar várias canções cifradas.... sempre é gostoso, pois meu filho toca violão ou guitarra junto e já sai a música.... PORÉM....
    chegou o momento de tocar alguns solos e harmonias com a MÃO DIREITA.... já tive aulas de teclado... NÃO GOSTEI.... não quero partituras... qual o melhor meio de se conquistar isso... não quero ficar tocando partituras de cai cai balão... onde a mão direita faz a vez da voz.... sempre canto... não quero o teclado cantando o tempo todo no meu lugar... como ensinam os professores....
    ESCALAS.... o que elas me ajudariam? como faço, na prática, para estudá-las?
    acho q esse é o caminho para quer quer tocar de ouvido... se não me ajudem.

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gino neto

    cara na boa, tu tem que procurar um professor que tem ensine harmonia e improvização....

    Existem varias formas de execução no teclado.... essa forma que vc tá falando acho que é Music Style se n me engano.
    Tem outras como fazer só a base, no teclado com a mão direita o acorde e o baixo dobrado na mão esquerda com as batidas certas, tem formas dedidlhas, tem arpejos.... tem técnicas pianisticas...depende do que vc quer....

    o ideal é um professor que te ensine todas as formas e não fique preso só na partitura... pq enche o saco mesmo... vc fica fazendo 3 anos de partitura e n sai tocando nada.

    Joao_Carraro
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gino neto;

    Concordo plenamente com o conselho do The Yellow Monkey, esta é a melhor forma de vc se aprofundar mais nesta área, mas como no momento vc não tem professor ainda vc pode começar a treinar em casa pelo menos tentar fazer o acorde com a mão esquerda e direita juntas , isto vai te ajudar a desenvolver e trabalhar com a mão direita com o tempo vc vai perceber que a mão direita terá mais agilidade, mas ist osó para começar ok, o mais correto é procurar um professor de harmonia e improvização mesmo.

    Espero ter ajudado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    procura um professor, hoje algo que vc não queira pode ser essencial para que vc não enpacar no meio do caminho

    quanto a partitura pode ser chato, mas não tem outra forma pro professor te passar alguma coisa na aula e depois de alguns meses vc querer relembrar o que ele te ensinou e vc não tem nada por escrito

    foi o que vc disse existem várias pessoas interessadas em ajudar , mas milagre fica meio dificil


    e ouça uma historias do uilame - um personagem auto-didata do cifra club http://www.cifraclub.com.br/colunas/uilame/

    emanuel macedo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gino neto

    professor e diciplina.
    desculpe falar assim , mais que começa a aprender desta maneira fica preguiçoso,vc tem que primeiro aprender as posições da notas e depois escalas ,tanto com a mão direita como esquerda . e chato no inicio mais depois torna se gratificante pricipalmente se vc tiver o (dom) quanto a tirar músicas de ouvido isso leva tempo e nem todo músico tem este (dom). músicos que tocam só com partitura ,dificimente toca de ouvido porque só tocam lendo. músicos que tocam de ouvido ,toca mais improvisado geralmente para bailes clubs boates e barzinhos...

    Raphael cox
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    gino neto

    se voce nao tem professor ainda, pelo menos o que me ajudou muito foi pegar algumas aulas basicas em sites e em algumas revistas, assim peguei noçoes de escalas, notar acorde com 9 7 ,baixo em outra nota e ensinam a tocar com as duas maos, odiei a prate de partitura, pulei ela e so vi mais as teorias que eu iria precisare. tem algumas aulas no site da cifraclub em curso de teclado e voce pode ve harmanização e outras coisas em
    www.mvhp.com.br/teclado1.htm

    ajuda muito, mais um se poder tente um professor depois,
    abraço e bons "estudos"

    gino neto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    agradeço até aqui vocês... ótimos toques e em boa parte concordo, pois o prof. tá ali para ensinar... entretanto a metodologia é chata... mas chata pra caramba.... tocar músicas q não gosta é broca.... EXPLICO: aprendi a tocar violão com um ótimo professor chamado guto m. , e o fera me ensinou a tocar numa metodologia ótima, onde ensinava música... uma por semana.... com a passar do tempo eu pedia músicada prox. semana... então era um barato as aulas, pois a cada dia aumentava meu repertório... até que meu ouvido treinou... as posições sabia decor e saltiadas... (nem todas) ... tenho 38 anos... trabalho muito... meu relax é a música de fim de noite... na minha casa... com meus instrumentos.... NÃO QUERO Q ISSO SE TRANSFORME NUM TORMENTO. Tenho amigos que tocam piano somente com a partitura... se não tem a música não toca.... e outros q tocam teclado... é um show de improvisação... todo mundo dança e canta.... mesmo q demore.... quero isso.... sem PARTITURAS.... decoro qualquer escala.... mas sem cai cai balão...
    A AJUDA INICIAL QUE PRECISO: inversão de acordes; para poder seguir o conselho do amigo joão_carraro.
    AHH... E PRA AGRADECER AI TODO MUNDO... UM DIA VOU FAZER AULA COM PARTITURA E TUDO.... quando passar esse tesão inicial pelo instrumento e poder tocar qualquer coisa um pouco mais completa. VALEW

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    gino neto
    as vezes o que mata no teclado:
    embora ele é um instrumento novo, ele tem muita coisa dos seus ancestrais piano e orgão de tubos e desde quando BACH (1685-1750)chegou, colocou ordem no pedaço, muita coisa daquela epoca é usada até hoje a simples passagem de dedo das escalas e o uso do polegar em instrumentos de tecla vem daquela epoca, a forma de aprendizado e uso de partitura se fortaleceram nesta epoca - ja um violão é um instrumento praticamente novo e não houve um BACH para por ordem no pedaço ainda, e tb o violão não tem uma ligação direta com seus ancestrais como o alaude

    quanto ao caso de primeiro vc ir tocado de ouvido e depois um dia vc resolver aprender com partitura, é 99% impossivel, ja vi muito caso de musicos que tocam bem de ouvido, os caras não conseguem ler nada, ja vi cantor que resolve aprender teclado mas não consegue ler partutura, por que:
    se voce tem um bom ouvido na hora da partitura, o ouvido te "fala" que nota é antes do olho "te falar" qual a nota, quem for mais treinado da a resposta primeiro
    só que as vezes o ouvido "te fala" a nota que ele acha que é, e mesmo vc lendo a correta vc toca a errada pq o teu ouvido tá mandando mais na tua cabeça do que a leitura"

    se vc quer teclado sem partitura procure um professor particular de teclado (que não tenha que dar satisfação para a escola que ele trabalha) e expliqe seu caso, negocie com ele, no inicio ele vai fazer cara de bunda e até ficara meio perdido pq ninguem ensina teclado da forma q vc quer, mas tenha uma pequena paciencia no começo (ele tb tera que ter) vc vai ter que mostrar o que vc quer e ele tera que te vigiar para não pegar muitos vicios de quem toca só de ouvido
    ex:
    tocar sem polegar
    tocar com mão em forma de pé de galinha - (usando polegar, indicador e medio, e os 2 ultimos pra dentro fechados)
    tocar só com indicador
    não usar o dedinho (coisa de sanfoneiro que toca de ouvido)

    emanuel macedo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    emanuel macedo 09/07/1960 . ahahahah

    hoje e festa lá no apé...........................

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a teclado sem professor e de ouvido