As vezes um professor barato vale mais a pena do que um professor caro?

    Autor Mensagem
    Eduardo 336
    Veterano
    # set/06


    Vou começar a estudar piano erudito esse mês, até que em fim arranjei tempo pra isso. Na escola em que vou estudar tem dois professores, um pianista formado em Londres que cobra aproximadamente 300 mangos e outro formado na UFRGS que cobra aproximadamente 100 mangos, a minha dúvida é a seguinte:
    Será que pra mim que vou começar bem dizer do zero, não ficaria mais em conta começar estudando com esse pianista mais barato? será que tem tanta diferença entre os dois pianistas quando se trata de um aluno iniciante? os dois não vão ensinar os mesmos conceitos básicos?
    Lembrando:
    O pessoal aqui do Rio Grande do Sul sempre diz que esse pianista formado em Londres(Aluísio Prediger) é um dos melhores professores do RS, e do Brasil também, mas também dizem que esse formado na UFRGS também é um bom professor, e agora, o que faço?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Acho que tem várias questões: para um mau aluno, não tem professor que faça milagre. Depende muito do esforço. Com certeza é melhor ter aula com o melhor, mas será que a diferença do preço é a diferença de qualidade? Melhor fazer uma aula teste com cada um e depois decidir...

    Eduardo 336
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauro Lacerda

    mas será que a diferença do preço é a diferença de qualidade?

    Essa é a minha dúvida, acredito eu que para um aluno iniciante e esforçado os dois professores teriam quase que o mesmo método de ensino DURANTE UM CERTO TEMPO.

    Mas também devemos levar em conta que como esse Aluísio Prediger teve um estudo diferente e tem a fama de ser um dos melhores professores do estado ele deve ter um método de ensino diferenciado.


    Melhor fazer uma aula teste com cada um e depois decidir...

    Eu já estudei durante um mês com esse professor formado na UFRGS, nesse um mês de estudo ele me passou umas escalas, alguns exercícios do Czerny, uma música e umas coisas teóricas, não sei dizer se isso é bom ou ruim pois nunca tive outro professor.


    Aguardo mais sugestões.

    kseven
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Absurso alguem comparar a qualidade de aula pelo preço!!!!
    Nao seria mais inteligente vc se informar com os alunos qual tipo/qualidade de aula certo professor dá?
    Quem tem boca (e ouvido), consegue tudo, inclusive o melhor-custo beneficio.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Isso que eu disse. Preço não é qualidade.

    Eduardo 336
    Veterano
    # set/06
    · votar


    kseven
    Absurso alguem comparar a qualidade de aula pelo preço!!!!

    Ninguem comparou a qualidade pelo preço, eu comparei a qualidade pelo fato de um ter um estudo diferenciado(formado em Londres) e o outro formado na UFRGS. Mas mesmo sendo prefessores com métodos diferentes eu me pergunto se esses métodos realmente são diferentes para um iniciante. Eu tava pensando em estudar uns 3 anos com esse professor formado na UFRGS, já que ele tem um preço bem mais acessivel e mais tarde quando eu já tiver estudado os "conceitos básicos" eu começar a estudar com esse outro professor que tem esse método diferenciado.

    Eduardo 336
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Sendo mais claro ainda:
    Eu me pergunto se esses métodos diferentes realmente fazem diferença em um aluno iniciante, ou seja, se os dois pianistas não aplicam de forma igual os conceitos básicos.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Musica é sentimento. Técnica é a ferramenta para transmitir isso. E nem sempre é preciso técnica... (Sou técnico, mas somente dentro da técnica - Fernando Pessoa) Preço assecivel, muuito importante. Depois procura uma especialização, se for o caso.

    Eduardo 336
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauro Lacerda
    Quero estudar para adquirir técnica e conhecer novas influências para surgirem novas idéias, não preciso estudar para adquirir sentimento.

    Eduardo 336
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mauro Lacerda
    Especialização no caso seria um estilo do meu gosto?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Por exemplo: você gosta de Blues. Tem que conhecer o básico, para depois passar o funil, ir se aperfeiçoando no seu estilo, mas quanto mais souber, melhor.

    storrecilha
    Veterano
    # set/06 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Eduardo 336

    eu acho, que vc pode sim começar com o professor da UFRGS e pode até fazer algumas aulas eventuais com o outro (tipo uns workshops) e qd vc notar que deve fazer a troca... vai ter certeza que é o momento certo!

    krydes
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eduardo 336
    cara se vc tiver a grana pague pelo + caro o triste será vc descobrir uqe tudo (ou quase) depende de vc como não tenho grana e na minha city não tem conservatório,estudo com o zézinho dos teclados (hehe) que pelo que percebi não conhece lhufas de partitura mas já me ensinou 2 músicas por favor não desconsidere nosso camarada tchê ele é formado em uma universidade lembre-se que para aprender música temos que nos esforçar e muito se vc não se esforçar nem o beto (beethoven)vai dar jeito

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Sendo mais claro ainda:
    Eu me pergunto se esses métodos diferentes realmente fazem diferença em um aluno iniciante, ou seja, se os dois pianistas não aplicam de forma igual os conceitos básicos.


    se é inicio não vejo muita diferença em tipos de metodos
    se um usa czerny e o outro te passar hanon por exemplo (ex aleatorios de metodos)

    a não ser que o mais caro tenha algo completamente inovador que vai contra qualquer principio de didatica praticado até hoje e que lá fora está tendo otimos resultados

    e pelo que vejo até mesmo em outras areas fora música pessoas super graduadas, phd em sei lá o que, são otimos no nivel de conhecimento que estão e são otimas pra passar conhecimento sobre o nivel que estão, mas já perderam o feeling de ensinar o basico

    e levando em consideração que todos são formados, nenhum dos dois são picaretas e uma boa parte do preço do de 300 é pra pagar o pedrigee de se formar em londres

    som
    Veterano
    # set/06 · Editado por: som
    · votar


    A parte mais chata de tudo isso, é que mesmo contratando o de 300 reais, ou ainda de 1000, 2000… ainda ressuscitando Beethoven e Liszt para que sejam seus professores, ainda assim vai lhe custar muito mais que dinheiro, vai lhe custar tempo, esforço, dedicação…

    *

    Por que o que se formou em Londres é melhor que o formado no Brasil? Se fosse uma outra área, que exigisse mais tecnologia, laboratórios, equipamentos caríssimos, etc, até seria cabível… mas música? Um sujeito na Etiópia pode estudar 16 horas por dia e ser melhor que qualquer um formado na Europa. Que puta preconceito isso.

    *

    Uma dica talvez cretina, mas já pensou em perguntar diretamente a ele: “Por que você cobra 300 reais? É só por causa do estudo no exterior, ou há algo prático nessa diferença de 200%?”

    *

    Uma dúvida: 300 reais por aula, por mês, por semana? E boa sorte com os estudos.

    Eduardo 336
    Veterano
    # set/06
    · votar


    som
    Realmente os estudos no exterior são muito adiantados do que os do Brasil, vou te dar um exemplo:
    A minha mãe esta cursando mestrado na UFRGS, e um amigo dela faz o mesmo mestrado na Espanha, a teoria que a minha mãe estuda sobre um tal de Benvenist(não sei escrever direito) é de uns 20 anos atrás, enquanto ele lá está estudando teorias atuais, super inovadoras, eu sei que a área é totalmente diferente da música, mas pode ser um bom exemplo, talvez na música a teoria européia seja a mesma brasileira, mas vá saber né...

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06
    · votar


    A minha mãe esta cursando mestrado na UFRGS
    eu sei que a área é totalmente diferente da música

    ai difere que é um curso de mestrado
    ela não esta aprendendo escala de DóM movimento reto e contrario

    -----------------------------------

    e tem um outro fator pra levar em considereção

    é o teu projeto de futuro
    se você esta convicto que será um pianista concertista de projeção nacional até vale o mais caro

    se você quer ser pianista mas vai ter que dividir sua vida com faculdade (outra area) e ter um trampo "normal" ou viver de musica tocando com com bandas pop/rock/mpb o mais caro é descartavel

    som
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Uma dúvida: 300 reais por aula, por mês, por semana?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a As vezes um professor barato vale mais a pena do que um professor caro?