Qual o significado do Teclado para vcs?

Autor Mensagem
Computer Phantom
Veterano
# jul/05


Então, qual a visão que vcs têm à respeito dos Teclados?! Vcs pensam que ele é apenas uma versão moderna do Piano ou algum instrumento que não tem nada a ver com este? Qual a opnião de vcs?! Vlw

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Vixe...... é mais facil perguntar "para que você usa o teclado?"

Mas teclado não tem nada a ver com piano pra mim (o Piano Digital tem)

O teclado é um simulador de trocentos instrumentos (se é com qualidade ou não é outra história) mas ele é como se fosse hermafrodita hahaha :D não tem uma identidade, pode se transformar em qualquer coisa, em piano, orgão, em guitarra, em flauta, em uma banda inteira, pode produzir sons abstratos (synths) etc, etc, etc........

Eu o uso para timbres de piano, orgãos, um pouco de flautas e principalmente para synths, leads, pads, e mais tudo que for psicodélico.
E também uso para fazer pré-gravações das minhas músicas, ligando ele a um PC, antes de ir ao estúdio gravar.

André Lima
Veterano
# jul/05
· votar


Eu considero o teclado, o instrumento mais completo que existe, pois proporciona todas as ferramentas para a criação de arranjos e simula qualquer tipo de instrumento real e irreal, e se ele tiver 88 teclas pesadas pode-se também dizer que ele é uma versão moderna e portátil do piano.
Mas tudo isso o torna o instrumento mais caro de uma banda, se considerar os teclados top de linha.

sarpa
Veterano
# jul/05
· votar


"O que tem teclas". :P

wernegher
Veterano
# jul/05
· votar


sarpa

Boa..rssss

Tá sumido hein ?! Aí...te add no orkut valeu ?!
Abraço !

ROTTA
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê

Meu ponto de vista é parecido com o seu.
Abraços.

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


Na minha opinião os sintetizadores perderam sua essência. Ele foi criado para ser um novo instrumento com uma característica timbrística jamais vista antes da sua criação gerados apartir de impulsos elétricos que se transformam em ondas sonoras dentro de um ocilador que passa por diversos filtros para se chegar a um auto-falante.
Ele é um instrumento que na minha opinião é chamado erronoamente de teclado, pois teclado não é o instrumento, mas a ferramenta para executar o som, assim como a que executa o som de um piano, um cravo e um orgao.
Hoje os seus sons nada mais são que amostras samplers de intrumentos acústicos que passam por um tratamento em filtros e simula um instrumento musical qualquer, porém está longe de ser o próprio instrumento e isto, na minha opinião, vale até para o Motif.
Realmente os sintetizadores atuais trazem boas simulações, assim você não precisa levar para um palco um piano uma mini orquestras de violinos para fazer strings, uma gama de metais, um hammond e etc para tocar.
Os sintetizadores servem também para pre produção musical e tem uns que substituem uma banda inteira como é o caso dos arranjadores, podem até reduzir o custo para contratar uma banda, porém nunca a substituirá.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


MetalKey

Concordo com seu ponto de vista.

Principalmente em dizer que Teclado não é Sintetizador, esse sim possuí uma identidade, que você mesmo já explicou.

Um teclado não é necessariamente um sintetizador, mas um sintetizador pode ser um teclado.

Ainda mais pq hj quando se compra um sintetizador você já ganha sons de piano, orgãos e trocentos outros.

Coisa que se vc comprasse um MOOG não iria ter :D

Mas pela praticidade da eletrônica hoje em dia, seria um prejuízo você adiquirir um sintetizador sem essas simulações.

Computer Phantom
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
MetalKey
Concordo com vcs. Eu vejo o teclado como um instrumento completamente diferente dos outros. A principal característica dele é criar timbres (esses synths e coisa do gênero), mas com o tempo passaram a utiliza-lo para imitar outros instrumentos com o intuito de substituí-los, apesar disso não ter dado muito certo hehe. Concluindo, é isso.

gustavorino
Veterano
# jul/05
· votar


seria como um quebra galho no mundo da musica.. pq imita qualquer outro instrumento... claro.. imita neh.. pq nunca vai ser melhor do que um piano de verdade, sax, guitarra ...

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Computer Phantom
Sinceramente... O teclado representa mais pra mim um instrumento ligado ao meu sentimento. Sei lá cara!!!!! Muitas vezes, q eu faço arranjos para banda... Eu monto a ideia toda no teclado (baixo, guitarra, bateria, violão, solos, etc) e depois repasso os arranjos pras bandas... Ele é o centro dos meus arranjos, é aonde eu posso tentar expressar boa parte das ideias q consigo tirar a partir da minha criatividade e dos meus sentimentos musicais!!!!

Abraços
Vinícius Augusto

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto
"Eu monto a ideia toda no teclado..."
Este é o maior troféu de uma Workstation, você faz toda a pré produção e mostra para os caras da banda como que é a sua idéia.
Imagina o Baixista querendo transmitir a sua idéia! O teclado faz plin plin enquanto eu faço o slap e a batera ton ton ton e a guitarra kkeeeemmm.
Seria uma loucura total! Por isso os músicos arranjadores dominam as teclas em sua maioria.
Valew!

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


MetalKey
Cara, vc não sabe o qt eu gosto de fazer arranjos para bandas... Tenho alguns trabalhos aqui q vc pode ouvir se quiser... O legal, dos arranjadores, é q as vezes, eu tow com meu teclado em uma produtora, ou algo assim, e aí, pedem uma improvisação... Na hora cara, eu pego o teclado e começo a trabalhar, pelo menos o básico para animar ou registrar algumas ideias!!!!! Outra coisa... Eu não saio pra lugar nenhum sem um gravador no bolso... Pois as vezes surgem umas ideias loucas, ou comerciais, ou sentimentais q eu não posso perder... De tanto precisar de gravador, eu tive q comprar um cel com gravador de áudio só por causa desses trabalhos de arranjos... É muito bom e empolgante, principalmente quando vc faz arranjos com músicos de outras areas com ideais tão boas ou melhores q as suas, isso é muito bom. Outa coisa, é q por eu ter base dos outros instrumentos, eu sei quais os tipos de quebradas de bateria ou percussão podem sre feitas, os slaps, escalas, etc... Então, qd monto algo no teclado, eu depois tiro no instrumento original e repasso pro musico... Qd o solo q monto no teclado passa a ser superior a minha capacidade de executa-la no instrumento original devido ao sentimento ou velocidade(ex: guitarra), eu passo pro musico cada nota detalhadamente pra ele tocar, ou se ele souber a partitura, monto a partitura exata de cada solo pra ele... O q já facilita tanto o meu trabalho como tbm o trabalho dos músicos q orão executar os arranjos!!!!

Grande abraço pra vc mestre!!!!!
Pelos seus comentários, vc ta mostrando q é da area e entende muito!!!!
Tow gostando de ver... Tow vendo q tenho muito q discutir e tbm a aprender com vc!!!!!
Boa sorte e sucesso!!!!!
Vinícius Augusto

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto
Eu gosto muito de criar timbres e me amarro em sequenciar as idéias que eu tenho, assim fica mais fácil mostrar para o meu ministério de música. Depois que eles pegam agente toca cada um no seu instrumento ao vivo. Hoje os sintetizadores facilitam a nossa vida! Porém não substituirão os instrumentos acústicos.

Um abração, muito obrigado e acredito que teremos muitas trocas de idéias.

Valew! Boa sorte e paz!

mano_a_mano
Veterano
# jul/05
· votar


sarpa
"O que tem teclas". :P
(2)

The End
Veterano
# jul/05
· votar


"O que tem teclas". (3)
exatamente

kzartdf
Veterano
# jul/05
· votar


pra mim o teclado é tudo e ao mesmo tempo não é nada. Me entendam sou apaixonado pelas teclas!!!! Mas como já disseram acima, tbm acho que o nome do instrumento é errado. Teclado é um recurso do instrumento e não ele próprio... sei lá... é o que acho...

Agora com relação a arranjos, já briguei com muita gente por causa do teclado. Quando é pra fazer arranjos de uma música ninguém é melhor do que o tecladista. Nele eu posso criar o som da bateria, da guitarra do baixo, dos metais, etc... NÓS SOMOS OS MELHORES!!!
Tem gente que fica indignado porque podemos substituir qualquer instrumento.

Computer Phantom
Veterano
# jul/05
· votar


Mas os teclãdos além de imitar outros instrumentos tb tem coisas que só dá para fazer neles, assim se tornam num instrumento único, que pode fazer o papel dos outros (é claro, até certo limite).

emanuel macedo
Veterano
# jul/05
· votar


um produtor tem que ter um bom teclado, mais pra que tanta confusão se todos nos sabemos que os sons de qualquer teclados e sintetizado. mais para as bandas de pequeno portes ($$$) o teclado e a melhor ferramenta hoje. eu acredito que 70% das músicas são editadas em teclados....

André Lima
Veterano
# jul/05 · Editado por: André Lima
· votar


O teclado arranjador de certa forma nivelou os artistas, pois na década de 70 para gravar uma orquestra no disco de um artista o mesmo tinha que ser rico.
Hoje em dia num home studio o músico "pobre" com um teclado de (+/-) R$ 5000,00 pode simular uma orquestra (claro que com certas limitações) e gravar o seu CD dentro de seu pequeno orçamento. e expor a sua idéia para o mundo.

É claro que o resultado nunca vai ser igual ao(s) instrumento(s) Real(is), mas o teclado arranjador abriu as portas do mercado fonográfico para os menos favorecidos.

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


Hum, bom tópico,

Galera, teclado obviamente é um instrumento, tem seus timbres próprios, e muito legal pq tazem em seus bancos, timbres de vários instrumentos.

Tipos de teclados que mais se encaixa realmente em sua função especifica seja os kurzweil da vida, dedicados a timbres específicos, assim como os Nord...

Os instrumentos que mais se indentificam nos teclado sejam:
Pianos Acústicos
E. Pianos
Clavi
Hammonds
Strings
Pads
Syths
sendo que esses dois últiimos são particularidades do teclado

Depois vem amostras de vários instrumentos como:
Violão, guitarras, sax-ternor, baixos, baterias, e muitos outros...

Respondendo a pergunta:
Qual o significado do Teclado para vcs?
Instrumento musical completo, mas não perfeito!

Durval Dellê
Veterano
# jul/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Eu acho que tem gente pirando demais :D

Não fiquem brabos comigo, na boa, mas chegar ao ponto de dizer que somos os melhores (ninguem é melhor que ninguem), pra dizer q o teclado é o melhor instrumento pra fazer arranjo (cada um tem seu jeito, se pra vc é melhor, que bom, mas isso não quer dizer que ele é o melhor), e nem que a maioria das músicas são editadas no teclado.

Mas saibam se colocar no lugar de um outro instrumentista, veja o que eles esperam de um teclado, com certeza não é fazer o trabalho deles ;)

Digo tudo isso a respeito de bandas..... o tecladista é igual ao baterista, ao baixista, guitarrista, etc, etc, etc, não é todos em 1, não é Deus, é apenas o tecladista.
Você pode até saber todos esses outros instrumentos, mas não pq toca teclado, e sim pq aprendeu o verdadeiro, mas como tecladista, vc é apenas o tecladista.

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Tá vendo, basta um tópico e alguém começa a puxar o saco, que os caras ficam todos orgulhosos..

Mas não é bem por aí mesmo, vc tem razão, esse termo de melhores, faz com que outros músicos achem que somos chatos, egocêntricos, e trocentas coisas.

Eu curto um cara mandando bem no sax, outro na guitarra, baixo, batera, vcs todos tão de parabéns pelo instrumento que tocam, e por favor, eu também os reproduzam em teclados, mas nunca pensando que tou melhor que os profissionais que os tocam no próprio instrumento.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Theo22

É bem por aí, vc citou bem os instrumentos que mais se identificam com o teclado, eu acho que como tecladista (que não usa ritmos, midis, sequencers ou sei lah mais o que) deve se preservar ao uso desses instrumentos, claro que as vezes a gente pode usar outro, eu por exemplo acabo usando flauta e a toco errado, pq não se faz arpejo em flauta e nem segura duas notas ao mesmo tempo, a não ser que sejam dois flautistas, mas devem ser exceções na minha opinião.

No CD da minha banda por exemplo estamos colocando metais.... mas para isso contratamos pessoas que tocam metais
Pq não é a minha função, não quero fazer isso, sei que vai ficar artificial.

Theo22
Veterano
# jul/05 · Editado por: Theo22
· votar


Durval Dellê
Sinceramente metais são únicos, fazem toda a diferença em um arranjo.

Os melhores nipes de metais que conseguimos, estão nos teclados da Korg, e mesmo assim, a melhor opção, é usa-los em um cd, nipes reais.

O lance da flauta, eu fiz um solo e fiz duetos, ou seja, a Zara que me falou isso, realmente na flauta não dá pra fazer isso.

O tecladista realmente tem que se preocupar em tirar em primeiro lugar esses timbres específicos de teclados, depois outros instrumento. E aí é que agente encontra cada coisa.

Tinha um cara tocando bateria no teclado, sinceramente, nada haver com bateria, o cara tocava muito quadrado... Viradas de blum, blum blum, e isso que queima o timbre do teclado, quem entende e ouve, vai dizer que bateria de teclado não presta.

Eu já toco ela com um sentimento, leve, agressiva, bem tocada. Não tem como falar mal, e já me falaram, vc toca muito bem uma bateria no teclado, até a intensidade do bumbo, ximbal eu controlo.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Não fiquem brabos comigo, na boa, mas chegar ao ponto de dizer que somos os melhores (ninguem é melhor que ninguem), pra dizer q o teclado é o melhor instrumento pra fazer arranjo (cada um tem seu jeito, se pra vc é melhor, que bom, mas isso não quer dizer que ele é o melhor), e nem que a maioria das músicas são editadas no teclado.

Mas saibam se colocar no lugar de um outro instrumentista, veja o que eles esperam de um teclado, com certeza não é fazer o trabalho deles ;)

Digo tudo isso a respeito de bandas..... o tecladista é igual ao baterista, ao baixista, guitarrista, etc, etc, etc, não é todos em 1, não é Deus, é apenas o tecladista.
Você pode até saber todos esses outros instrumentos, mas não pq toca teclado, e sim pq aprendeu o verdadeiro, mas como tecladista, vc é apenas o tecladista.


Só um detalhe, da forma q citei sobre teclado criar arranjos pra bandas, eu falei em relação a estudio... Em 90% dos casos é feito assim, primeiro cria-se o arranjo cru em um teclado, depois passa toda a ideia pra banda... Em gravadoras e selos de grande e médio porte, os músicos das bandas nunca arranjam nada, eles apenas só gravam... Basta vcs olharem nas capas de cDs prfisisonais ou de medio porte, q tem sempre um cara q é colocado como arranjador, e na maioria dos casos este cara é programador midi ou tecladista... Pq ele faz sempre a ideia da musica em ritmo ou midi e depois passa tudo pra banda... mas sempre ou quase sempre tudo é feito no teclado...

É muito dificil vc encontrar algum arranjador em CDS q não seja um tecladista ou pianista!!!! Foi em questão a este lado q eu falei, não citei tecladista agora como melhor, mas a função de arranjos sempre ou na maioria das vezes, é destinada ao tecladista... Agora em bandas não famosas ou criadas por amigos, ou seja, q possui um trabalho em relação ao mercado, amador, aí as historia é diferente, mas quado parte para o trabalho profissional por uma gravado e partir pra estudio, sempre tem q centralizar a ideia em um arranjador, pois ele q sabe qual melhor ideia pra atingir o mercado, pois ele é o cara q vai pensar em cada detalhe dos arranjos, ele é o cara q vai saber a melhor maneira de interpretar em cada instrumento o sentimento ou a ideia da música. E como eu disse, em 90% dos casos sempre é um tecladista q faz esse trabalhos em teclados!!!!!

Grande Abraço!!!!
Vinícius Augusto

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


isso serve pra Sandy e Junior, Ivete Sangalo, Daniel, e artistas singles... mas para banda não serve...

Se não para que serve a banda??????

É melhor ter uma carreira solo com músicos contratados.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Vamos separar as bandas.......... banda contratada e banda(conjunto, grupo).

É lógico que todos esses artistas possuem bandas, e com muita qualidade, qualidade que quase sempre é melhor do que banda/conjunto/grupo.

Pq são músicos com curriculum, são músicos formados e tal...

Mas numa banda/conjunto/grupo não existe muito isso de alguem criar os arranjos não...... se não pergunto novamente, para que serve a banda? só pra tocar o que o outro manda.... q graça tem?

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Nananinanão!!!!!!!

Pra banda inclusive... Quem manda nas bandas não são elas e sim os produtores delas... Vc acha q Capital Inicial cria os arranjos deles???? Veja q em boa parte dos cds dele sempre tem apenas um arranjador.

Vc acha q banda como Travessos o arranjadores são todos os músicos da banda???? Errou novamente, olhe q no CD deles o quase q total arranjador é o Fábio, tecladista da banda... E ainda produtor das músicas de sampler, como exemplo a música Digo Que Te Amo, q foi feita toda em midi por ele, por um arranjo em sampler... Só q aí, preferiram deixar a musica sampleada eletronica do q gravar com a banda!!!!!

A coisa não pára por aí... Ainda existem as famosas bandas de axé (Harmonia do Samba, Banda Eva, Cheiro de amor, Rapazzola, etc...) Q sempre é apenas um músico q é o arranjador, com excessão do Harmonia do samba, no qual os arranjos são criados por um baixista e não por um tecladista, mas sempre o arranjo é criado guiado por ele atravez de um midi, depois transcrição para partitura, pois os musicos do harmonia todos lêem partitura, para depois passar os arranjos pra banda. Já as demais bandas, todas q citei de axcé, todas trabalham da maneira q falei. Até o Chiclete com banana e Asa de aguia, os musicos deles nem entram no estudio, os musicos de Cd não são os mesmo que tocam nos trios, veja a ficha tecnica decada Cd para vcs verificarem isso.

Ainda existem outras do cenario rock-pop brasileiro... Basta vc pegar o Cd e sempre verificar quem são os arranjadores, são raros os casos q o músico da banda é o arrabjador... Veja paralamas do sucesso, skank, cidade negra até mesmo o roupa nova, é o baterista q monta os arranjos em midi pra depois passar a ideia em provação da banda, e olha qo baterista do roupa nova tbm é tecladista e programdor midi.

Em resumo, esta realidade eu posso citar, pq eu trabalho nesta area, e sempre em uma area q se trabalha, agente é obrigado a conhecer varios tipos de trabalho e como ele foi feito, por isso sei de tudo isso. Em relação as bandas de axé q citei, eu não só sei, eu vivo dentro desta realidade, pq já fiz alguns trabalhos ligados a alguns do q citei.

Mas em parte, não desmereço a ninguém e a nenhum músico. Mas o q eu falei do fato de 90% dos arranjos serem criados por tecladistas em gravadoras e selos, não é nenhuma mentira e quem trabalha com estúdio sabe desta realidade!!!!

Grande abraço!!!!!
Vinícius Augusto

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Mas numa banda/conjunto/grupo não existe muito isso de alguem criar os arranjos não...... se não pergunto novamente, para que serve a banda? só pra tocar o que o outro manda.... q graça tem?

A graça pra 99,99% destas bandas q estão no auge e na mídia é só uma!!!!
Sabe qual????? o dinheiro $$$$$$!!!! Bufufa!!!!!!!
Perceba q a maioria das bandas de qualquer estilo, começam com uma identidade e depois seguem a identidade q o ercado exige... Barão vermelho não é o mesmo de 10 anos atrás, nem paralamas, skan???? que diria???? E Cidade Negra????? Tdoso seguem o mercado e sempre guiado por um produtor q define tudo e inclusive quem deve fazer os arranjos das bandas!!!!!!

Grande abraço!!!!
Vinícius Augusto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o significado do Teclado para vcs?