Odeio "Tecradista"

Autor Mensagem
alemaopolaco
Veterano
# jun/05


Calma gente... não estou falando de nós tecladistas. Estou falando do "teCRadista". Vi um na praça da Sé no domingo passado. O indíviduo estava cantando e "tocando" forró. Por curiosidade, colei do lado do infeliz para ver se estava tocando de verdade. Resultado: a técnica fabulosa de dele se resumia a passar a música inteira batendo o mesmo acorde sem mudar a posição da mão(o teclado estava tocando sozinho).

E o pior, é que quando falo para um amigo que toco teclado, o que vem na mente é esses "tecradistas" que sujam a nossa água.

Quem aqui já viu um "tecradista" ?

Jeckyll e Hyde
Veterano
# jun/05
· votar


pouts! nem participo desse forum , mas curto muito teclado apesar de eu ser leigo , tipo , meu pai loca som , ai ja loco pra salao de forró e eu fui instalar , nessa vi o "naipe" dos caras que toca!! rea;mente é derevoltar como suja a imagen de musicos esforçados!

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/05
· votar


Bom, eles tem que fazer o ganha pão deles de alguma maneira.
O publico que fica fazendo rodinhas em volta desses musicos da Sé, acha admirável esse som...

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Quem aqui já viu um "tecradista" ?

Temos um ilustre representante aqui neste fórum. Uma chance. Tempoooo.

Eder Muchiutti
Veterano
# jun/05
· votar


Tem um pessoal q não consegue ficar sem arranjar confusão... q foda meu.
Desculpa atrapalhar a discussão sobre tecRadistas.
Mas falando no assunto, sim, eu já vi alguns desses. Aprende o C e toca e canta todas as músicas no mesmo tom... hahahaha.. tosco pra caramba.

fernando tecladista
Veterano
# jun/05 · Editado por: fernando tecladista
· votar


se ficasse só na praça da sé estaria otimo
mas o problema é ques esses diqueteiros estam invadindo shoppings, barzinhos, clubes, casamentos.... e cobrando R$ 20,00 pra tocar, os caras não tem despesa nenhuma, não gastam com aula de musica, revistas de musica, video-aula, não gastam com CDs de musicos profissionais (aqueles que se tornam nossas influencias), pesquisa, equipamento de qualidade....
baixam um midi da internet, aparecem com um teclado de iniciante mas com drive, um ampli meia-boca, cantam super mal (nem um reverb na voz para disfarçar), repertorio pior possivel e transformam nossa classe em piada
quanto a ganhar o pão vai fazer alguma coisa que sabe, mem se for levantar muro
um medico ganha $$$$$$$$$ mas nem por isso eu tenho um "bisturi-midi"

abdo_
Veterano
# jun/05
· votar


Tenho o maior respeito "por essa raça" humilde que só tem a acrescentar a cultura popular, pois foi de gente assim, tocando na rua, que nasceu o forro, diga-se de passagem, Jackson do Pandeiro e Luis Gonzaga, os maior forrozeiros que o pais teve. Toda vez que vejo esses "tecradistas" no centro do SP , simplesmente paro e fico encantado vendo eles tocar. Mesmo eles de forma simples e humilde. Nem que seja apenas no "Do". Desse povo ja nasceu muitos artistas. Em outros ramos, lembremos que SS se iniciou como camelo nas ruas de SP e hoje é o maior apresentador do Brasil. Mesmo na musica, Nao sabem quantos brasileiros ha na França, Alemanha, Italia e Inglaterra tocando violao, sanfona, etc, nos corredores dos metros e recebendo esmola para pagar seu sustento. E gente de boa aparencia que nem parecem "esmoleiros". Esses forrozeiros sempre tem algo pra mostrar, ou a voz, ou o gingado ou ate a tecnica. Me faz um favor, qdo outro aparecer me informa ugente pra eu ir "apreciar" eles antes que a GCM os espante.
Abç

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# jun/05
· votar


Abdo_


Falou tudo que eu gostaria de falar,Parabéns,Valeu mesmo.

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


alemaopolaco
Resultado: a técnica fabulosa de dele se resumia a passar a música inteira batendo o mesmo acorde sem mudar a posição da mão(o teclado estava tocando sozinho).

Existem muitos, mas muitos assim...

gustavorino
Veterano
# jun/05
· votar


O engraçado que pro cara tocar a maioria dessas musicas soh precisa saber apertar o Dó o Fá e Sol na hora certa.. o teclado faz tudo sozinho... ehuehuehe por isso que quando perguntam o que eu toco eu respondo Piano!

alemaopolaco
Veterano
# jun/05
· votar


tenho o maior respeito "por essa raça" humilde que só tem a acrescentar a cultura popular, pois foi de gente assim, tocando na rua, que nasceu o forro, diga-se de passagem, Jackson do Pandeiro e Luis Gonzaga, os maior forrozeiros que o pais teve. Toda vez que vejo esses "tecradistas" no centro do SP , simplesmente paro e fico encantado vendo eles tocar. Mesmo eles de forma simples e humilde. Nem que seja apenas no "Do". Desse povo ja nasceu muitos artistas. Em outros ramos, lembremos que SS se iniciou como camelo nas ruas de SP e hoje é o maior apresentador do Brasil. Mesmo na musica, Nao sabem quantos brasileiros ha na França, Alemanha, Italia e Inglaterra tocando violao, sanfona, etc, nos corredores dos metros e recebendo esmola para pagar seu sustento. E gente de boa aparencia que nem parecem "esmoleiros". Esses forrozeiros sempre tem algo pra mostrar, ou a voz, ou o gingado ou ate a tecnica. Me faz um favor, qdo outro aparecer me informa ugente pra eu ir "apreciar" eles antes que a GCM os espante.
Abç


Abdo, se o cara tivesse tocando alguma coisa nem que fosse com C, F e G vá lá. Mas o teclado devia estar com o volume desligado e só a gravação tava tocando. Por isso que quando vc fala que toca teclado o pessoal te olha com uma cara de quem toca uma porcaria qualquer.
Sabe, se o cara toca forró, arocha ou qualquer outro estilo mas toca de verdade, no lugar de usar MIDI gravada, eu respeito. Por exemplo, já vi um forrozeiro que me vendeu um teclado tocar bem pra caramba, ele tocava em banda, etc.

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


alemaopolaco
Mas o teclado devia estar com o volume desligado e só a gravação tava tocando.

Conheço pessoas assim..

kzartdf
Veterano
# jun/05
· votar


alemaopolaco
Quem aqui já viu um "tecradista" ?
acho que a pergunta tinha que ser: "Qeum nunca viu?"

Tbm sou contra essa raça de tecradista. Sei que alguns fazem isso só pra conseguir sobreviver, daí a despreocupação em estudar música, mas acho que a questão aqui é o músico de mentirinha. é de ficar indignado saber que a gente rala pra aprender umas coisas difíceis e quando a gente passa na esquina tem um cara fazendo de conta que toca e ainda arrancando aplausos da galera... é sacanagem!

pitteri
Veterano
# jun/05
· votar


kzartdf
e ainda arrancando aplausos da galera...
Isso é verdade...mas eu nem ligo pra isso..enqto eles estao arrancando aplausos de um galera q nao manja nada d musica e q sao pessoas ignorantes musicalmente, nós aqui q tocamos d verdade estamos arrancado aplausos de quem realmente manja. É isso q serve de consolo...

AmericanA
Veterano
# jun/05
· votar


Toco teclado e na minha grande cidade (maceio) o instrumento n eh valorizado.

e ainda arrancando aplausos da galera... [i][/i]

pior ainda... qnd n eh teclado eh sanfona!!

KBRD
Veterano
# jun/05 · Editado por: KBRD
· votar


Uma vez vi uma menina em um bar "tocando" com dois teclados e um cara cantando. Ela pulava que nem uma vaca. Percebi que ela estava no LOCAL MIDI OFF. Encostei do lado dela e perguntei se ela tava realmente tocando. Fez uma cara de m... e disse: - Você acha que não? E aí eu bati nas teclas e disse que achava que não. Veio o segurança e me tirou de perto dela. Eu fico loco quando vejo estas coisas. E ultimamente tô vendo direto, até em casamentos. É ridículo!

kzartdf
Veterano
# jun/05
· votar


KBRD
até em casamentos
é mesmo. esses dias vi num casamento uma menina colocar o teclado pra tocar a marcha nupcial que já vinha gravado no teclado dela. achei aquilo um absurdo! mas ninguem nem percebeu a farsa dela com as mãos como se estivesse tocando...

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


É... Esses charlatães estão espalhados por toda parte...

abdo_
Veterano
# jun/05 · Editado por: abdo_
· votar


kzartdf
Nao sei no que te incomodaria um "musico" que pouco toca. Entenda, musico existem de todos os niveis, se classificarmos pianistas, entao o maestro como Tchaikosvsky será nota 10 e todos aqui, ate o melhor do cifraclube, seria nota 1, ou 2. É de um preconceito absurdo taxar esse ou aquele de bom ou ruim, ruim, somos todos nos perto de Bethoven. Imagine se como seria se classificarmos todo comerciante/lojas numa rua ou se todos os engenheiros numa lista telefonica, ou todos os sapateiros de um bairro.
Entendamos, TODOS TEM SEU PUBLICO, bem ou mal. Se eles tem e vc nao, sorte deles. Eu nao tenho nenhum publico, apesar de tocar e ter tocado razoavelmente em algusn lugares. Paciencia, nao vou me matar por isso e nem reclamar dos outros, pelo contrario, vou os admirar. Mas veja bem, nao confunda quem toca pelo menos no "Dó" contra quem usa midi. Conheço muito "espertinho" que tocam mais que esses humildes e aindam usa midi pra faturar por ai. Ai ja é apelaçao. Mas deixemos os mais humildes em paz, eles só tem a acrescentar na cultura. Do contrario, isso sera preconceito, e isso é ilegal no Brasil. Coisa que ninguem pretende.
Abç

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


alemaopolaco

Esquenta não... também exitem os guitarreiros, os baixeiros e a banda Calipso

SoldierOfFear12
Veterano
# jun/05
· votar


Fez uma cara de m... e disse: - Você acha que não?

Nisso ela deve ter cruzados os braços, bastido o pé e a música continuou tocando.

fernando tecladista
Veterano
# jun/05
· votar


KBRD
o legal é fazer isso chegar e "enquadrar" no intervalo chega fazendo alguma pergunta até a mais simples tipo - toca a quanto tempo? - vc faz aula aonde?, e se vc continuar o cara fica muito macho, começa a ficar nervosinho e pede licença pra ir no banheiro


AmericanA
mas se for sanfona pelo menos é ao vivo, pode não ser meu estilo preferido, tem gente que acha bonito o olho, outros a ramela, o pior mesmo é os picaretas

ROTTA
Veterano
# jun/05
· votar


alemaopolaco
Quem aqui já viu um "tecradista" ?

Eu já vi... alguns. E é realmente deprimente. Teria vergonha de fazer isto, mas vergonha na cara não é unanimidade nos dias de hoje.
Abraços

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


alemaopolaco

Eu também já vi esse tipo de músico farsante. Acho muito negativo isso para o pessoal que se esforça pra tirar um som legal em um teclado arranjador, aí vemos caras com midis e bota tudo pra perder.

abdo_
Mesmo na musica, Nao sabem quantos brasileiros ha na França, Alemanha, Italia e Inglaterra tocando violao, sanfona, etc
Tocar é uma coisa, fazer que está tocando é outra, entenda!

Parece que vc é um que usa midi, por isso agiu dessa forma, e digo a vc, midi não é para se tocar ao vivo, mesmo sendo melhor que o ritimo.

Eu respeito esses artistas de praça, vamos também levar pelo lado que esse pessoal não tiveram uma chance na vida, e estão fazendo o que eles podem pra juntar uma grana, estão lá com um tecladinho com um midi sendo reproduzido, para eles cantarem em cima.

Tudo bem, aceito isso, mas levar isso para aniversários, casamentos, festas, clubs, enfim, já é demais.

Sabe, eu quando toco um midi no teclado, eu saio até de perto dele, tudo isso para evitar maus pensamentos, hi, o cara náo está tocando... entende né?

abraço a todos

abdo_
Veterano
# jun/05 · Editado por: abdo_
· votar


Theo22
"Parece que vc é um que usa midi"

Acho q vc nao leo o q escrevi:

"Conheço muito "espertinho" que tocam mais que esses humildes e aindam usa midi pra faturar por ai. Ai ja é apelaçao"

Nunca "toquei" c/ midi. O papo começo qdo dizeram q alguns tocam so no "dó". Alias, eu na verdade monto ritmos do zero e ainda tiro qualquer acorde de qualquer musica. Nao sei quantos por aqui fazem isso, mas se precisar é só mandar a musica. E é por isso que dou valor a esses humildes, pois eu tambem comecei mal, muito mal, fujindo das aulas (rebelde), mas acabei aprendendo por conta propria. Imagine a dificuldade de quem nao pode ter aulas e mesmo assim, apos um bom tempo, acaba tocando melhor que nos. Nao é de tirar o chapeu?
Abç

fernando tecladista
Veterano
# jun/05
· votar


se até aqui a gente não consegue dividir que é tecladista de verdade e que é tecradista disquetero picareta confundindo tecradista com arte de povo quanto mais quem não conhece musica

e depois não falem mal de:dupla sertaneja, tiririca, latino, banda calipso, funk carioca.... tb é tudo arte de uma cultura popular humilde

Felipe Davi
Veterano
# jun/05
· votar


gustavorino

tbm respondo q sou pianista... até pq pessoal, teclado qualquer um toka! COmo vcs estaum reclamando, há akeles que naum tokam nada, ganham um dinheiro mesmoa ssim e aidna suja os nomes dos tecladistas.

Porém façu uma pergunta à vocÊs??? Ao invés de criticar os carinhas (afinal d contas eles precisam do dinheiro q ganham "tokandu", e não são como nós, que têm - bem ou mal - din din pra gastar com aula, vídeo-aula etc etc etc etc...), quem tem coragem pra aprender técnica pianistica... e sai dos "VOICES" do teclado... pega um timbre d piano..ou até um timbre d piano elétrico... mas faça o seu arranjo com as suas próprias mãos e criatividade..???

Sabe quem deveria ser colokado em XEQUE aki??? são esses TECLADISTAS q se apóiam no timbre dos teclados... é super fácil identificar um TECLADISTA: se ele falar que prefere os outros timbre do q o timbre do piano, ai vc conhece um TECLADISTA pobre (musicalmente)!!!!!!

Deixem os carinhas ganhando o troko deles, e vão estudar!!!!!!!

Thanks!!!!

Felipe Davi
Veterano
# jun/05
· votar


fernando tecladista

Arte de cultura popular HUMILDE??????/
Cultura popular é cultura popular.... vamos pegar duplas sertanejas.. OK... vamos ter exemplos de forró?? ou musica nordestina??? BLZ!!
Até CONFRONTO, como chamam lá no Norte.. é cultura...

AGORA, vc tá querendu dizer q LATINO, TIRIRICA, etc são cultura?? Q issu cara.... Pq temos q aceitar "Festa NO Apê" cultura? Mó versão da música americana... TIRIRICA é humorista, comediante... não cantor!

ROTTA
Veterano
# jun/05
· votar


Deja vu feeling...

ROTTA
Veterano
# jun/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Felipe Davi
se ele falar que prefere os outros timbre do q o timbre do piano, ai vc conhece um TECLADISTA pobre (musicalmente)!!!!!!

Também sou fã incondicional do timbre e da versatilidade do piano. Por outro lado, não creio que o simples fato de alguém gostar de outros timbres possa definí-lo como "pobre musicalmente". Talvez a característica mais marcante, e também a mais polêmica, dos teclados eletrônicos (mais especificamente dos romplers) seja a capacidade de copiar timbres. Isto sem mencionar os samplers. E alguns destes timbres podem ser muito úteis e belos. Eu, por exemplo, adoro o som de Rhodes do DX7, timbre este criado exclusivamente por síntese FM.

Você está certo quando "sugere" na sua primeira frase que teclado é mais simples que tocar do que piano, e é sim. Isto ocorre especialmente em função dos acompanhamentos automáticos e de algumas simplificações feitas em partituras (como a formação simplificada de acordes, na mão esquerda), que acabaram por separar ainda mais teclado e piano.

Continuarei amando o piano (acima de tudo), mas sabendo reconhecer o valor da diversidade que os teclados em geral podem nos dar. Já a questão do tecladista enganador, eu considero charlatanismo, mas se o público gosta e está disposto a pagar por isso, que fiquem em paz.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Odeio "Tecradista"