Conhecendo o Teclado Por Dentro

    Autor Mensagem
    André Lima
    Veterano
    # mai/05


    Eu estou criando este tópico porque eu tenho uma dúvida, e queria que alguém me esclarecesse.
    Eu gostaria de saber como é o funcionamento de uma tecla sensitiva, ou seja, como é o mecanismo que envia para o teclado a informação que tal tecla foi pressionada e com tal velocidade.
    Eu queria saber também se todas as marcas usam o mesmo mecanismo ou alguma usa um mecanismo diferente, ou mais eficiente, ou mais durável.
    Creio que este tópico será útil porque, assim como eu tenho esta dúvida, outras pessoas certamente tem outras dúvidas, como por exemplo, como é o funcionamento de um Pitch Bend; Como um cabo MIDI envia dados; que componentes merecem cuidados especiais; etc.

    oldmonkey
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    o principio de funcionamento eh por distancia x velocidade exemplificando, se voce parte de um ponto onde voce tem uma torneira enchendo de agua um balde furado e tera que levar este balde para outro ponto dependendo da distancia e da velocidade com que leva este a outro ponto este balde chegara mais cheio ou mais vazio, tambem dependera do furo do balde, a agua seria a energia (que regulara o volume sonoro). assim as teclas na sua posicao original manteriam os baldes cheios (poderiam ser capacitores ou outro artificio eletronico), ao sairem da posicao original, estes iriam se descarregando ate chegarem ao proximo ponto onde dependendo do tanto que descarregariam nesse ponto seria o volume com que o circuito recebe esta informacao. Ao apertar uma tecla com mais forca na realidade esta eh dando maior velocidade no movimento do dedo fazendo com que o percursso da tecla seja mais rapido.

    André Lima
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Deixe ver se eu entedi.
    As teclas do teclado fazem 2 contatos, um quando ela está totalmente solta e outro quando ela está totalmente pressionada.
    E o tempo que a tecla leva para ir de um contato à outro diz para o circuito a velocidade que ela foi pressionada?
    O mecanismo é assim ou é mais complexo?
    Obrigado

    emanuel macedo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ANDRÉ LIMA

    não ... na realidade existe 2 contacto , porem 1 e mais adiantado que o outro .quando vc toca em qualquer nota no teclado chega primeiro a informação que vc tocou na nota a cpu regista que nota vc tocou depois ela mede o tempo que levou para o 2 contacto entrar em ação esta segunda ação e registradada com sensitiva , quanto mais lento mais baixo e o som da nota
    porem quando o teclado esta em repouso não existe contactos.......

    André Lima
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu queria saber também se todas as marcas usam o mesmo mecanismo ou alguma usa um mecanismo diferente, ou mais eficiente, ou mais durável.
    Eu pergunto porque, um amigo meu, há uns 10 anos atrás, comprou um "novíssimo" PSR410, usou por uns meses e várias teclas ficaram sem sensibilidade.
    Atualmente eu usei um PSR740 por 2 anos e agora estou com um PSR2100 e isto nunca me aconteceu. Graças a Deus!!!
    será que de 1995 para cá a Yamaha melhorou o este mecanismo?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    tenho até hoje um psr 600 (anterior ao 410) e o teclado funciona beleza

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conhecendo o Teclado Por Dentro