Eu me "rendo"...

Autor Mensagem
CheshireCat
Veterano
# abr/09
· votar


Diego MG
cada um com suas loucuras! hehehe
Peguei ela com o intuito de estudá-la devagar, mais ela me decepcionou, ultimamente não estou querendo nada com ela, nossa relação esfriou! O.o' ^^

Acho legal pegar uma música acima do seu nível como desafio... Mas também depende de quão acima. Se você ficar empacado, não vai adiantar nada, e acaba acontecendo uma perda de interesse mesmo. >_< Já teve música que eu quis pegar e meu professor falou que sem chance. (Canon in D, por exemplo)

este negócio de decorar partitura é um lance sério, mesmo não querendo agente decora!
Você acha ruim? Pelo menos a gente não via pianista de piada! =P
(Como fazer um pianista parar de tocar? Tire a partitura da frente dele. Como fazer um guitarrista parar de tocar? Coloque uma partitura na frente dele.)

liliane.coimbra
Veterano
# abr/09
· votar


Como fazer um pianista parar de tocar? Tire a partitura da frente dele. Como fazer um guitarrista parar de tocar? Coloque uma partitura na frente dele.)


Ai, que maldade... rsrsrs

Meu nível com partitura? Talvez "Twink twink little star" (se é que é assim que se escreve rrs)
Brincadeiriha.. :) mas nem tanta brincadeirinha assim... :(
Não estou muito longe disso.

Meu maior problema é o ritmo!

Diego MG
Veterano
# abr/09 · Editado por: Diego MG
· votar


CheshireCat
(Como fazer um pianista parar de tocar? Tire a partitura da frente dele. Como fazer um guitarrista parar de tocar? Coloque uma partitura na frente dele.)
agora mesmo vai ter guitarrista fazendo boicote aqui! ^^
mas esta é boa!

liliane.coimbra
Meu maior problema é o ritmo
também preciso melhorar neste quesito! Acho que em todos! ^^

Super Kleber
Veterano
# abr/09
· votar


Liliane, continua seguindo o "Alfred"?

Considero que evolui bastante na leitura das claves com ele.. atualmente tô na página 113 "The Can Can", e até aí tô conseguindo executar com boa desenvoltura.



Nessa questão de decorar/ler ao mesmo tempo em que toca, tô seguindo um método que prega que devemos sempre decorar a música.
Decoro primeiro rapidamente e toco depois seguindo na partitura.

liliane.coimbra
Veterano
# abr/09
· votar


Super Kleber

Já não mais... por pura falta de tempo no teclado e no computador simultaneamente.
Se estou no teclado, tem alguem usando o pc. Fica dificil. Acho que terei que imprimir tudo.

Mas vc me lembrou bem. Eu já tinha esquecido do Alfred. Volto hoje ainda!!

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


CheshireCat
Eu fazia isso também. É simples. Mesmo conseguindo tocar sem ler, finja que você não decorou e force-se a ficar com o olho lá na partitura, acompanhando.

Eu venho fazendo mais ou menos isso... e parece que até ajuda a errar menos enquanto a partitura á não está toda decorada.. uma que toco bem masi fácil com a partitura junto é a Candura[de Burgmüller], e as 2ª e 3ª das Sonatina op. 36 [Clementi]. a primeira já tava decorada, antes de eu ter aula com a professora, ela que pediu as outras duas, mas agora, tentando não decorar.

Já no teclado musical, tenho percebido isso claramente ao fazer baixos oitavados. Os dedos já aprenderam a distancia do intervalo, mas se caem na posição errada do teclado, terei um baixo alterado que raramente vai sair harmonioso. rsrs
Isso é outra coisa que acontece comigo também![2]

Só comentando... a tão esperada vaga para o conservatório que tanto falei no final do ano passado... finalmente abriram mais vagas e me chamaram... Começo no conservatório provavelmente semana que vem.. !!!uhhuu!!!

Super Kleber
Veterano
# abr/09
· votar


Liliane, acho que vale a pena sim dar um retomada no "Alfred", como ele possui uma boa sequencia lógica no aprendizado acho que ajuda bastante.
Meu teclado fica na mesma mesa do computador, pra mim fica fácil acompanhar.. até acho melhor que imprimir! rs


Henrique, pq vc acha tão ruim assim memorizar? Foi orientação da sua professora?
No método que sigo é valorizado que se memorize para que se possa concentrar na técnica da execução..
Acho tão melhor memorizar, parece estimular inclusive para que se memorize cada vez mais e melhor..
Fico imaginando tbm alguém pedir uma música e eu ter que falar.. espera aí que vou procurar a partitura.. ou essa partitura eu não trouxe.. rs

E parabéns pela vaga!!!

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


Henrique, pq vc acha tão ruim assim memorizar? Foi orientação da sua professora?

Não é que eu ache ruim, na verdade ( e minha professora confirma) sou muito bom em memorizar.. venho fazendo isso há anos tocando teclado... só que essa história de memorizar me atrapalha, por exemplo, a tocar a primeira vista (coisa que eu, e acho que todos aqui almejam fazer um dia com precisão)

A questão é que eu só consigo tocar tal trecho se eu memorizar... logo a leitura de primeira fica "impossível" nesse contexto, visto que eu tenho que repassar várias(ou poucas se for algo mais fácil) vezes até que eu decore.

Acho essencial também a leitura mais trabalhada, para aprender uma musica nova. Mesmo que seja para decorá-la depois pois acho que o tempo e "estresse" que às vezes pode-se levar tentando aprender uma música nova diminuiria assustadoramente...

E nesse ponto minha professora concorda que preciso "deixar a memorização pra depois", mas antes ter uma base forte em leitura...

Não sei bem se esse pensamento que tenho é correto, ou até onde é correto, se quiser comentar...


Meu nível com partitura? Talvez "Twink twink little star" (se é que é assim que se escreve rrs)
Brincadeiriha.. :) mas nem tanta brincadeirinha assim... :(
Não estou muito longe disso.


rsrs gostei da interação dos smiles:
:) :(

\o/
e não subestime a little star... infelizmente não achei, se eu achar eu edito... mas vi uma versão que a mão esquerda é totalmente sem noção!!! (pelo menos pro meu nível...) .. me lembro de tercinas de semicolheias... algo assim... as notas era fáceis... difícil encaixar a velocidade....

TG Aoshi
Veterano
# abr/09
· votar


Henrique Leal
Se você quer melhorar em leitura, é melhor fazer isso mesmo! Mas só ler e tocar não adianta muito...

Acho que treinar solfejo, ou pelo menos leitura métrica, também ajuda bastante!

TG Aoshi
Veterano
# abr/09
· votar


Henrique Leal
e não subestime a little star... infelizmente não achei, se eu achar eu edito... mas vi uma versão que a mão esquerda é totalmente sem noção!!! (pelo menos pro meu nível...) .. me lembro de tercinas de semicolheias... algo assim... as notas era fáceis... difícil encaixar a velocidade....

hauhauhau! Deve ser essa "12 variações sobre 'Ah! Vous Dirai-je, Maman'" do Mozart



Walter Gieseking tocando todas as variações:


TG Aoshi
Veterano
# abr/09
· votar


Achei uma bem curtinha do Liszt:


CheshireCat
Veterano
# abr/09
· votar


liliane.coimbra
Diego MG
Meu maior problema é o ritmo!
É legal estudar o ritmo separadamente. Acho que até já disse isso neste tópico, mas recomendo fortemente o Pozzoli. No começo achava meio inútil, mas depois percebi que melhorei muito graças a ele.

Henrique Leal
Só comentando... a tão esperada vaga para o conservatório que tanto falei no final do ano passado... finalmente abriram mais vagas e me chamaram... Começo no conservatório provavelmente semana que vem.. !!!uhhuu!!!
Parabéns!! =)

TG Aoshi
Essas variações de Mozart são muito fodas! \o/ Do Liszt ainda não tinha visto. Adoro essa música, um dia ainda faço a variação Cheshire. (?) =P

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


hauhauhau! Deve ser essa "12 variações sobre 'Ah! Vous Dirai-je, Maman'" do Mozart

Agora não lembro.. (só vi a partitura e faz tempo), tinha uma parte aí no primeiro vídeo com tercinas na mão direita (por volta de 1:30), deve ser essa então...
ou então o final que tem uam mão esquera um pouco bizarra pro meu nível (4:30)

De qualquer modo.. muito bom!.. eu nunca tinha ouvido essas variações!

TG Aoshi
Acho que treinar solfejo, ou pelo menos leitura métrica, também ajuda bastante!

Qual a diferença entre o solfejo e a leitura métrica? Seria, respectivamente, que em um é cantado as notas, e no outro apenas falado as notas, ambos seguindo também a duração da nota?

TG Aoshi
Veterano
# abr/09
· votar


Henrique Leal
Qual a diferença entre o solfejo e a leitura métrica? Seria, respectivamente, que em um é cantado as notas, e no outro apenas falado as notas, ambos seguindo também a duração da nota?

É, isso mesmo, um é entoado, o outro não.

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


É, isso mesmo, um é entoado, o outro não.

Ah.. entãoi a leitura métrica já venho fazendo há algum tempo...

Agora o solfejo às vezes faço junto com o piano tocando o Mikrokosmos do Bartók ....

liliane.coimbra
Meu maior problema é o ritmo!
Acho legal, além e treinar o solfejo treinar o ritmo com as partituras do mikrokosmos, são bem simples a do 1º volume e acho que vai tendo uma evolução bem consciente da dificuldade..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eu me "rendo"...