Eu me "rendo"...

Autor Mensagem
Pianist
Veterano
# mai/05


Olá!
Gente mais uma vez vim me lamentar com vocês, como não BEBO prefiro falar com os amigos!
Tipo assim gente...
Sempre tentei fugir da Clave de Fá!
Mas agora não da mais, minha clave de Sol está perfeita, consigo ler tão bem quando um caderno com poesias...
Porém a clave de fá não consigo tocar e muito menos ler!

NOVATOS não peguem musicas simplificadas.... pois isso é um atraso e so nos prejudica...

Bem gente eu so uma pessoa que odeio a verdade quando ela é triste mas tem q ser dita!
Eu so um TECLADISTASINHO MEDILCRE! =(
Snif snif snif snif...

harofloww
Veterano
# mai/05
· votar


eu sou ao contrário... eu sei a clave de sol bem e a de fá razoavelmente... e eu me bato nos tempos.... sai tudo errado a musica... eu preciso escuta antes de toca...

flw
haroflow

Ken Himura
Veterano
# mai/05
· votar


Uma pergunta: Pra que fugir da clave de fá?

adnz
Veterano
# mai/05
· votar


Eu sei ler a clave de fá e sol bem até. Uma dica que meu professor me deu é que as notas na clave de fá estão uma linha abaixo das que elas são. Ele me falou isso pra simplificar e pra ajudar a pegar mais rápido \o/, funcionou.

gustavorino
Veterano
# mai/05
· votar


EU acho que seria mais interessante aprender primeiro a clave de fá .. e depois a de sol.. hm.. vo tentar fazer isso com meu irmaozinho!

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/05
· votar


EU acho que seria mais interessante aprender primeiro a clave de fá .. e depois a de sol.. hm.. vo tentar fazer isso com meu irmaozinho!

uhuhUHU! vai usar seu irmão menor como cobaia né??? huehueuehu! sabia q irmãoes menores serviam pra alguma coisa!!! heehhehe

soh zuando!!!

cara... eu sei ler sol e fá... lento mais sei... o ideal é que além de aprender a localização das notas, vc estudasse também ditado rítmico! vc ia ficar fera em pouco tempo!

kzartdf
Veterano
# mai/05
· votar


Uma dica que meu professor me deu é que as notas na clave de fá estão uma linha abaixo das que elas são
e num é q é mermo... Acredita que eu nunca tinha observado isso? que coisa simples... estou começando a achar q tbm sou um tecladista medíocre... :-(

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/05
· votar


hASUHAUSHAUShAUSH!
acontece cara!!!! agora q vc sabe, talvez ajude mais ainda a vc melhorar! o fórum também serve pra isso!

eita! eu pensei q soh servia pra bate boca!!! hauaHUAHAUHAUAHU

tow zuandO!

um abraçO! e SUUUUUUUUUUUUUUUCESSO!!!!

adnz
Veterano
# mai/05
· votar


kzartdf
hauhauhaue, essa dica do meu professor foi boa mesmo ahuioahiuah

ROTTA
Veterano
# mai/05
· votar


Pianist
MEDILCRE!

Com todo o respeito, é medíocre.
Abraços.

Pianist
Veterano
# mai/05
· votar


Jonathas Lacerda
uhuhUHU! vai usar seu irmão menor como cobaia né??? huehueuehu! sabia q irmãoes menores serviam pra alguma coisa!!! heehhehe

Marco Alan Rotta
Pianist
MEDILCRE!

Com todo o respeito, é medíocre.
Abraços.


Huahuahua viu como eu só um PIANISTA MEDIOCRE?
Não sei nem escrever...

Tipo a coisa é seria!
Hoje eu sonhei que conhecia duas mina, daí elas chegavam num teclado da KURZWEIL(no sonho) de três oitavas e destruiam...
Tipo uma de cada vez e eu ficava pasmando daí elas saiam e eu fica la boladaço e triste....
Gente eu jo to até sonhando que so o PIOR!

Snif snif snif snif... =d

Falow,
Caio César.
OPOST

www.flogao.com.br/bandaopost

ROTTA
Veterano
# mai/05
· votar


Pianist
Tipo a coisa é seria!
Hoje eu sonhei que conhecia duas mina, daí elas chegavam num teclado da KURZWEIL(no sonho) de três oitavas e destruiam...
Tipo uma de cada vez e eu ficava pasmando daí elas saiam e eu fica la boladaço e triste....


Não posso deixar de pensar que este seu sonho pode ser indício de algum distúrbio psicológico... :P hehehe

Abraços.

Pianist
Veterano
# mai/05
· votar


Marco Alan Rotta
Não posso deixar de pensar que este seu sonho pode ser indício de algum distúrbio psicológico... :P hehehe

Hauhaua com um poco de sorte eu paro na INGLATERRA e do nada me torno um grande PIANISTA e quem sabe eu até de aula para aquele "Pianistazinho" que apareceu la hauahuaha...

Falow,
Caio César.
OPOST

www.flogao.com.br/bandaopost

osnipso
Veterano
# jun/05 · Editado por: osnipso
· votar


Na boa: estudar piano erudito é um saco no começo, você passa três anos tendo a impressão que não sabe tocar nada. Mas depois você vê que aprendeu muita coisa, e construiu um conhecimento sólido.

Ler com fluência em ambas claves (Fá e Sol) é uma dessas coisas que você só percebe que aprendeu quando vê quanta gente tem dificuldade com isso...

Meu objetivo agora: ser fluente em clave de Dó também, quase tanto quanto em Fá e Sol. Do tipo, saber ler e tocar à primeira vista bem.

Em tempo: ninguém é um pianista/tecladista medíocre só porque não sabe ler em clave de Fá. Esse é o tipo de coisa que com vontade e treino se aprende.

E o certo não é aprender primeiro a clave de Fá: é aprender simultaneamente as duas...

Falou!

Ken Himura
Veterano
# jun/05
· votar


Meu objetivo agora: ser fluente em clave de Dó também, quase tanto quanto em Fá e Sol. Do tipo, saber ler e tocar à primeira vista bem.
(2)

Somos 2, ainda mais agora que tô começando com a viola...

eu gosto de chopin
Veterano
# jun/05
· votar


Opa!!
Eu tava lendo algumas coisas na internet sobre musica e achei muito interessante esse forum, e q eu naum sou o unico q gosta realmente de musica. A proposito, a minha professora tb deu akela dia da clave de fá, mas com o tempo a leitura dela tb se torna mecanica como a clave de sol.
Falow!

V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


eu gosto de chopin
a minha professora tb deu akela dia da clave de fá, mas com o tempo a leitura dela tb se torna mecanica como a clave de sol.

É isso mesmo! Eu ficava minutos olhando para uma notinha.. contando do sol em diante.. eu até pensei em desistir...

Com o tempo as coisas mudaram.. está acontecendo a mesma coisa com a clave de fá.

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


Galera... tirei esse tópico do túmulo (quase 4 anos depois) porque, não o título, mas os comentários combinam com uma dúvida que estou tendo agora..

A quase 3 meses estudando piano com profesora, 1 mês de erudito (que era o que eu realmente queria) já melhorei legal a leitura da clave de Fá, tipo 80%, mas estou tendo dificuldade em ler as 2 claves ao mesmo tempo...

Então venho perguntar como vocês fazem este processo de leitura? por onde os olhos devem percorrer para assimilar as notas e tocá-las com as mãos?

Faop
Veterano
# abr/09 · Editado por: Faop
· votar


Eu leio pelo meio das duas, assim tem uma visão de tudo. Tudo bem que isso é uma técnica ninja hehe, tem que treina muito a visão pra isso, mas eu faço assim, acompanha por um ponto aonde você possa ter uma visão razoável das duas claves.

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


Faop
Tudo bem que isso é uma técnica ninja hehe

Mas então tem outras técnicas?.. ou então todo com pianista é ninja!?!?!

Eu perguntei, mas agora que lembro que minha professora falou sobre ler debaixo pra cima tipo assim: |\|\|\ (começa em baixo na clave de fá ... lê as notas, sobe pra Sol, lê e desce na diagonal para a próxima nota, le fá, sobe, lê sol, desce diagonal.. e assim por diante.... mas achei isso é mais complicado!

CheshireCat
Veterano
# abr/09
· votar


Henrique Leal
Eu não leio as duas claves juntas à primeira vista. Estudo um pouco cada uma e depois junto. Aí, já tendo uma ideia do que vem pela frente, cosigo até dar uma lida. Tipo, eu toco um compasso e vejo o que está no outro compasso pra já ficar "preparada". Mas sei lá, depois de um tempo estudando a música, os próprios dedos já meio que sabem pra onde ir. (memória muscular? O_o)

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


meu "problema" está sendo um pouco a memória (boa memória)...

Depois de repassar as claves individualmente (assim como a CheshireCat), normalmente acabo decorando os trechos mais dificeis de uma das claves, geralmente a de fá, e aí a leitura que é bom.. vai pro saco...

então.. não sei se é "memória muscular"... ou lógico-matemática mesmo...

Mas o comentário do usuário osnipso anima um pouco quanto a isto:

Na boa: estudar piano erudito é um saco no começo, você passa três anos tendo a impressão que não sabe tocar nada. Mas depois você vê que aprendeu muita coisa, e construiu um conhecimento sólido.

Diego MG
Veterano
# abr/09 · Editado por: Diego MG
· votar


eu ainda cato alguns milhos nas duas! ^^

você passa três anos tendo a impressão que não sabe tocar nada. eu tenho essa impressão e realmente não sei.
toco a pouco mais de 1 ano e meio.

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


Só comentando... hoje fui convidado pra tocar na missa da vigilia pascal.. aí eu tinha que fazer introdução de quatro músicas que tinhamos acabado de tirar... o interessante (fique emocionado estou até chorando...heheh).. que tive que escrever partituras para essas introduções (clave de sol apenas) para não esquecer.

Escrevi elas rápido de manha é só tive tempo de dar uma olhada um pouco antes do inicio da missa... conclusão... tive que ler a "segunda" vista... as partituras...

O legal.. é que saiu.... a base com a mão esquerda improvisada com uns acordes ficou meio a desejar, mas o solo da introdução saiu exatamente como na partitura.. principalmente em uma que tinha uma sequência longa de colcheias que estava difícil de ler (minutos antes de ter que tocá-la).

Diego MG
eu tenho essa impressão e realmente não sei.
toco a pouco mais de 1 ano e meio.


bem.. pelas minhas contas você está na metade do caminho...

eu.. toco a 8 anos, mas nunca peguei firme em partituras.. agora que estou com professora que estou levando mais a sério.. e já tive algum resultado... só que foi só clave de sol... mas já é um grnade inicio para mim...

Diego MG
Veterano
# abr/09
· votar


Henrique Leal
Minha professora usa técnica em que eu componho alguns trechos, acho que ajuda bastante, na leitura e na escrita, mais ainda estou longe de pegar uma partitura e tocar de prima!
____________
Bom muitas vezes quando tenho um dedilhado complicado em uma das mão, eu ja estou conseguindo me concentrar no dedilhado e esquecer da outra mão (que esteja fazendo a base)e até que sai direito, parece que tem vida propria! Isto seria a tal "memória muscular" que a Cat falou?

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


Diego MG
É.. isso dá uma boa tese de doutorado! (...a tal da memória muscular)

Quanto ao dedilhado... tem acontecido comigo, mas creio que de forma menos acentuada.
Me lembro que estava apanhando mais no exercício de arpejo que ela me passou, devido ao fato de que sempre fiz errado com o teclado... conforme vou treinando o dedo começa a acertar sozinho, mas ainda sai uns erros...

TG Aoshi
Veterano
# abr/09
· votar


Ler as duas claves ao mesmo tempo é meio difícil mesmo, a primeira vista então...

Uma coisa legal, que a Che já disse, é estudar as duas partes separadamente, assim, quando for tocar lendo, você já tem uma idéia legal do que virá pela frente.

Outra dica é, você SEMPRE tem que estar lendo alguns compassos adiante do que você está tocando. Não precisa ser muita coisa, 1 ou 2 compassos já tá de bom tamanho. Pode parecer meio estranho ou absurdo pra alguns, mas é semelhante ao caso de leitura em voz alta, quem consegue fazer isso fluentemente, provavelmente vai notar que sempre se lê algunas palavras adiante ao que se está falando. Isso é essencial pra quem quer tocar alguma música a primeira vista!

Teoria também ajuda bastante! E pra CheshireCat que me perguntou como isso pode ajudar, alguns exemplos dos mais simples: Identificando a tonalidade e as escalas utilizadas na música, você já tem uma certa idéia, de quais notas tocar, quais não tocar; com harmonia sabe-se os prováveis acordes que poderão seguir. Fora que (comentando a essa pergunta do Henrique Leal, por onde os olhos devem percorrer para assimilar as notas e tocá-las com as mãos?) você não pode perder tempo decifrando a partitura nota por nota (praticamente, não tem como tocar e ler ao mesmo tempo dessa maneira...), sabendo teoria aumentam as chances de você bater o olho na pauta e já entender o que deve tocar. Acrescentando ainda solfejo e percepção musical, a fluência na leitura deve aumentar muito mais!

liliane.coimbra
Veterano
# abr/09
· votar


Memória muscular??
Já li alguma coisa sobre isso com outro nome nos livros de piano...

Gosto de chamar isso de dança.
Quando era criança, eu fiz jazz (dança) por algum tempo. E aprendi algumas coreografias... Depois de saber o sentido de alguns movimentos e gente dança sem pensar muito no que está fazendo.
Acho que acontece o mesmo com os dedos (seja no teclado musical ou teclado do pc. rsrs). A gente sabe que movimento é preciso fazer para se obter determinado resultado.

Uma amostra de que isso é verdade está no fato de que se alguem que digita bem no teclado do pc (com os 10 dedos), sem olhar, tiver com as maos posicionadas de maneira errada, sem saber, vai escrever "vsfs" ao invés de "cada" e "vsds" ao invés de "casa". Já no teclado musical, tenho percebido isso claramente ao fazer baixos oitavados. Os dedos já aprenderam a distancia do intervalo, mas se caem na posição errada do teclado, terei um baixo alterado que raramente vai sair harmonioso. rsrs

Isso está além da pauta. Está no som de cada nota, no fato de sabermos que para esquerda o som fica mais grave a para direita mais agudo, e tudo mais.

P.S.: Tb tenho dificuldades com a clave de fá. Aprendi primeiro a clave de sol (eu era soprano no coral), mas com essa dica de estar uma linha abaixo de onde deveria... ummm sei não.. acho que vai ser muito mais fácil agora.

CheshireCat
Veterano
# abr/09
· votar


Henrique Leal
Depois de repassar as claves individualmente (assim como a CheshireCat), normalmente acabo decorando os trechos mais dificeis de uma das claves, geralmente a de fá, e aí a leitura que é bom.. vai pro saco...
Eu fazia isso também. É simples. Mesmo conseguindo tocar sem ler, finja que você não decorou e force-se a ficar com o olho lá na partitura, acompanhando.

Diego MG
toco a pouco mais de 1 ano e meio.
E já estava pegando a rondo?! Você é insano! =P

TG Aoshi
Pode parecer meio estranho ou absurdo pra alguns, mas é semelhante ao caso de leitura em voz alta, quem consegue fazer isso fluentemente, provavelmente vai notar que sempre se lê algunas palavras adiante ao que se está falando.
Ah, eu já tinha visto o Ken falando que tem que ler compassos à frente. Mas nunca tinha reparado que eu fazia isso lendo texto! =O

Identificando a tonalidade e as escalas utilizadas na música, você já tem uma certa idéia, de quais notas tocar, quais não tocar; com harmonia sabe-se os prováveis acordes que poderão seguir.
Poxa, é verdade! Então é por isso que sempre que eu começo uma música nova, meu professor me pergunta a tonalidade, como é o acorde principal etc... e eu nunca tinha me tocado disso! <o>

Acrescentando ainda solfejo e percepção musical, a fluência na leitura deve aumentar muito mais!
Já notei que o Pozzoli me ajudou bastante a melhorar o ritmo.

liliane.coimbra
Gosto de chamar isso de dança.
Interessante essa comparação. =)

Uma amostra de que isso é verdade está no fato de que se alguem que digita bem no teclado do pc (com os 10 dedos), sem olhar, tiver com as maos posicionadas de maneira errada, sem saber, vai escrever "vsfs" ao invés de "cada" e "vsds" ao invés de "casa".
Eu não digito usnao os 10 dedos, mas isso acontece bastante comigo! Antigamente quando eu escrevia "naum", era comum eu mandar um "bayn" pras pessoas no msn ahauhauahha!

Já no teclado musical, tenho percebido isso claramente ao fazer baixos oitavados. Os dedos já aprenderam a distancia do intervalo, mas se caem na posição errada do teclado, terei um baixo alterado que raramente vai sair harmonioso. rsrs
É, isso é outra coisa que acontece comigo também!

Diego MG
Veterano
# abr/09
· votar


CheshireCat
cada um com suas loucuras! hehehe
Peguei ela com o intuito de estudá-la devagar, mais ela me decepcionou, ultimamente não estou querendo nada com ela, nossa relação esfriou! O.o' ^^
________________________
este negócio de decorar partitura é um lance sério, mesmo não querendo agente decora!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eu me "rendo"...