Como vocês ligam seu teclado?

    Autor Mensagem
    João Júnior
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: João Júnior


    Olá pessoal,
    eu não sou novo no fórum, acontece que eu posto pouco (mas sempre leio quase tudo o que postam).

    Bom, eu tô postando hoje porque eu além de ser tecladista, gosto muito da parte de sonorização e preciso da opinião de vocês.

    Por favor, analisem o caso:
    Eu tenho um amplificador Staner KS-150 pra usar como nonitor (retorno) de palco, mas tenho que mandar o sinal também pra mesa de som pra poder sair no PA, e eu quero que os dois sinais saiam estéreo. Porém a saída do amplificador não é balanceada.

    O que vocês acham melhor?

    1) Ligar as duas saídas do teclado com dois cabos mono ao amp, ligar a saída do amp à um DI (direct box) com um cabo mono e ligar o DI à mesa com um cabo estéreo (plug TRS ou XLR?).

    2) Ligar as duas saídas do teclado com um cabo "Y" ao amp, ligar a saída do amp à um DI e ligar o DI à mesa.

    3) Ligar as duas saídas do teclado com um cabo "Y" ao DI, ligar uma saída do DI no amp e a outra à mesa.

    Sei lá, o teclado é o instrumento que me dá mais trabalho na hora de montar o som num palco, até a bateria já se tornou fácil de microfonar...

    Preciso saber como vocês ligam seus teclados e que equipamentos usam.

    Tem alguma forma de mandar o sinal do teclado pra mesa e pro retorno sem usar o DI e os dois sinais sairem estéreo?
    E tem como fazer isso usando apenas cabos mono (mesmo que utilize duas entradas na mesa)

    Bom, é isso aí. Obrigado à todo mundo.

    Durval Dellê
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Durval Dellê
    · votar


    Cara....... usa um cabo para o monitor no lugar dos fones (até pq essa saída é estéreo (pegando todos os sinais do teclado) e mandando pro monitor que é mono :D

    E aí usa as duas saídas estéreo do seu teclado para os canais da mesa de som.

    Ou dependendo da mesa de som, vc pode escolher quais os canais da mesa vc quer mandar para qual monitor, tem umas da behingher que fazem isso.

    Abraço

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu faço isso que o Durval Dellê escreveu acima...

    João Júnior
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: João Júnior
    · votar


    Durval Dellê

    Obrigado pela dica, mas o amplificador não é mono e sim estéreo. Ele tem entrada TRS (P10 estéreo), com fone e tweteer (é assim mesmo que escreve?) Titânio. Tem 140w RMS, com 4 entradas equalizadas individualmente, além de controle individual de ganho. Entra no site da Staner e dá uma olhada que vc vai saber qual é o aparelho.

    Outra coisa: as saídas de fones dos teclados são pré-amplificadas, ideais para fones de ouvido (que não são ligados a nenhuma corrente elétrica).
    Porém se eu ligar no amplificador haverá imcompatibilidade e o som provalvelmente vai "rachar" e, dependendo do ganho, pode até mesmo distorcer.
    Além de que para usar a saída de fones de ouvido eu preciso utilizar um cabo balanceado com plugs TRS (P10 estéreo).

    Eu já havia pensado nessa possibilidade, mas queira uma outra forma sem usar essa saída.

    OSB.: não achem que estou sendo mal agradecido, pelo contrário, agradeco toda e qualquer ajuda.

    cristianomarques
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Durval Dellê

    VOÇE PODIA ME ESPLICAR UMA COISA??

    por exemplo se eu colocar o cabo p10 na saida de fone do meu xp80
    pra passar pra mesa o som fica ruim ou melhor como eu toco com banda eu gostaria de saber isso.

    se eu colocar um plug melhor o som fica diferente?qual plug é melhor pra que o som fique melhor.eu uso a saida Lmono do meu xp.

    isso danifica o teclado ou nao?
    desde já agradeço
    cristiano marques

    _Vinícius_Augusto_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    [i]Como vocês ligam seu teclado?[/b]
    Na "tomada"!!!!
    hehehehehehe

    cristianomarques
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    _Vinícius_Augusto_
    bem engraçado espertão hehehe

    Durval Dellê
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cristiano Marques

    De forma alguma danifica o seu teclado, o que acontece com a saída do fone é que ela possuí mais impedância, saindo com uma qualidade melhor em "audiofones" (caixas de som) com menor potência, pois são de 8omhs, mas isso não impede que elas possam ser ligadas em monitor. Cabe a você alterar o volume do monitor para que não distorça (pois com a saída no fone é mais fácil isso acontecer).

    E se seu cabo P10 não dá ruído nem tem pq trocar :D se precisar, pega um ferro de solda, estanho, e ajusta isso, emcapando bem depois :D

    Mas para o som sair para as PA's é recomendado que você sempre use as saídas "normais" pois sua impedância é apropriada para amplificadores e sons de alta potência.

    Christiano Araujo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    como eu ligo o meu teclado no botão power/off ehehehhehe

    João Júnior
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Durval Dellê
    cristianomarques

    Mas olha só: se eu ligar um cabo com plug P10 (que é mono) na saída para fone de ouvido (que é estéreo) o som que vai sair, mesmo que saia com mais ganho, vai sair mono, o que vai limitar um pouco a qualidade dos timbres do teclado, pois os timbres foram "programados" para serem reproduzidor a partir de dois sinais e não apenas um.

    Agora uma pergunta: Durval, você liga o teclado na mesa de som usando dois cabos p10, um em cada entrada da mesa, ou usa um cabo com plug TRS (p10 estéreo)?
    Como, geralmente, fica a equalização?

    Valeu.

    Durval Dellê
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    João Júnior

    Eu ligo em duas entradas da mesa, pois minha mesa não reconhece o sinal como estéreo, assim ligo em duas linhas com a mesma equalização, só alterando o PAN de cada linha.

    Mas meu produtor quando gravamos faz essa mesma ligação, dois cabos em duas linhas.

    Quanto ao cabo P10 no fone para o monitor..... é só vc usar um cabo P10 estéreo e ligar no monitor :D

    Abraço!!!

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    _Vinícius_Augusto_
    Eu ligo o teclado colocando o fio dele na tomada tmb.Q coincidência né???

    Durval Dellê
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    _Vinícius_Augusto_, Christiano Araujo e Juliano de Oliveira

    Vocês já fizeram ligação com fio terra? acaba com o ruído mesmo ou aumenta?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Quando o técnico de som faz um fio terra pro Vinicius, os ruídos dele aumentam consideravelmente.

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    mais ruído do que aquilo já faz?! eita...

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Durval Dellê
    Eu nunca fiz ligação com fio terra.Mas todos q eu conheço q já fizeram dizem q acaba msm com um pouco do ruído.

    Theo22
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Durval Dellê

    A minha pergunta é + ou - como a que João Júnior fez.

    Eu recentemente troquei a fiação do teclado que era mono por estéreo, mas quando soldei tudo ouve um problema, parece que o teclado não aceita p10 estério, então ficou sem som. (saídas atrás)

    Então voltei a ligar em output só um cabo mono em L/L+R, que vai pro canal 8 da mesa.

    Se eu ligar mais um fio mono em R e jogar no canal 7, melhora a qualidade, ou o único fio que uso no L/L+R já está jogando tudo?

    Cara valeu se conseguir tirar minha dúvida.

    _Vinícius_Augusto_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Quando o técnico de som faz um fio terra pro Vinicius, os ruídos dele aumentam consideravelmente.
    Quando o técnico de som faz um fio terra pro Mr_Mojo_Rising, os os ruídos da mãe dele são escutados no 10° quarteirão!!! Eu acho q ela vai gozar!!!!! heheheeheheh

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Hum.... boa resposta hein?? Vc deve fazer sucesso no Mobral!! hauhauahah

    O_o

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Olha só que bunitinho...

    http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=27988940

    biancagzolly
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Oi gente,

    Salvo raras excessões, todas as saídas de áudio nos teclados profissionais são mono e desbalanceadas, ou seja: usa-se plug P10, TRS, Banana, etc. MONO - 1 cabo para cada canal... direito e esquerdo

    Na mesa, quando não há canal estéreo usa-se dois canais normais, é só colocar o controle PAN um todo para o lado Direito=Right e outro todo para o lado Esquerdo=Left

    A saída de fone dos teclados é estéreo...
    se usar essa saída para alimentar a mesa, pode ser feito com um Plug P10 estéro com dois Mono na outra ponta, que vão na mesa - fica um cabo Y
    Nesse tipo de ligação tem que ter atenção no GAIN da mesa (tem que ficar no mínimo) se a mesa não tem controle de GAIN, procure deixar o volume master do teclado até 25% para não haver distorção...

    Quanto aos cubos para teclado, também salvo raras excessões, todos são mono... então não adianta inventar, ligue a saída do teclado que diz L+R com um P10 mono...
    Mas se o cubo for estéreo (pelo menos a parte do mixer de alguns é) use um P10 mono para cada canal...

    _Big_Alambic_
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    muito lindinho... é uma mala sem-alça mesmo...

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    hauhauhauhahuaah.... o cara é assim em todo lugar. Puta criança mimada.

    rogrm
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: rogrm
    · votar


    Pelo q sei, a saída de fones de ouvido é pré-amplificada. Cada estágio de amplificação, não amplifica apenas o som do seu teclado, mas também o ruído. Acho não se deve ligar a saída do fone num aplificador. Além disso, (para os mais técnicos) deve haver um casamento de impedância entre a saída do teclado e a entrada do amplificador E este casamento não é muito bom quando se usa a saída do fone e pode queimar esta saída do seu teclado.
    Espero q não tenha falado muita besteira. Abraços

    biancagzolly
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: biancagzolly
    · votar


    rogrm
    A saída de Fone não é pré-amplificada, mas sim amplificada, pouca potência, no máximo até 0,5 W.
    De fato, essa saída não foi feita para ligar na mesa ou cubo... mas tem gente que insiste.
    Não há risco de queima se usar a saída de fone pra alimentar o cubo.
    Muito bem colocada a questão da diferença de impedância, é isso mesmo, sem casamento de impedância vai haver distorção no som se não moderar o volume que sai do teclado!

    João Júnior
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    biancagzolly
    Muito obrigado pelas dicas. Mas e aí? O que vc sugere? O meu cubo tem 4 entradas estéro com equalização individual para cada um. Mas a saída é desbalanceda (é um Staner KS-150 - http://www.staner.com/ampl_teclado.htm).
    Porém o meu teclado só tem 2 saídas + a saída do fone (é um PSR qualquer coisa).

    Você acha que dá certo ligar o teclado ao amplificador com 2 cabos mono e depois mandar o sinal pra mesa com um cabo mono passando por um DI e depois por um cabo estéro?
    Ou você tem outra sugestão sem precisar usar DI?

    Sei lá... mandar o sinal pra mesa com dois cabos mono e depois fazer uma macumba bro sinal sair no cubo também.... hehehe

    OBS: eu queria que o sinal saísse estéreo nas duas fontes, no PA e no cubo.

    Falowz.

    Theo22
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    biancagzolly

    Valeu pelas dicas cara, então basta eu usar um plug mono no cana L/L+R, nem precisa eu usar no R outro cabo mono, pois o som que sai lá já está saindo no L/L+R.

    Mr_Mojo_Rising
    Olha, era bom agente consolar aquele vendedor, coitado dele.
    Pura comédia..hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como vocês ligam seu teclado?