Há algum cravista no fórum?

    Autor Mensagem
    osnipso
    Veterano
    # mai/05


    Pois é. Os "tecladistas" (termo genérico) parecem ser esmagadora maioria, seguidos pelos pianistas. Depois, os organistas, claro. Mas... algum cravista?
    Ou será que eles se sentem excluídos do mundo das teclas e estão no fórum de música erudita?

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    osnipso
    acho difícil achar cravistas hoje em dia, até porque cravos não são mais fabricados como antigamente...mas não há muita diferença nas técnicas de cravo pras de piano.

    SoldierOfFear2
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Só vi um cravo ser tocado uma vez na vida, mas é um dos meus instrumentos prediletos.

    adnz
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Nunca vi, mas ja ovi muito.

    osnipso
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ken Himura
    não há muita diferença nas técnicas de cravo pras de piano

    Discordo! O cravo não tem as possibilidades de expressão que o piano tem, por isso as peças para cravo são cheias de trinados (emulação da sustentação de um som, que no piano é realizado pelo próprio instrumento, inclusive com pedal de sustain), os inúmeros níveis de dinâmica que o piano permite, a ressonância enharmônica, e por aí vai...

    Tanto é que o "ápice" do piano veio somente com Chopin, que conseguiu dar uma identidade verdadeira ao piano e diferenciá-lo total e definitivamente do seu pai, o cravo.

    Agora, é mais difícil encontrar cravistas hoje em dia, sim; mas eu já conheci alguns, principalmente no meio acadêmico e tocando em orquestras de câmara.

    Mas, não sei se é porque o instrumento é ancestral, os cravistas que conheço são meio avessos às tecnologias, talvez por isso não haja nenhum no fórum... (risos)

    Abraço!
    Osni.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Há algum cravista no fórum?