Autor |
Mensagem |
Felipe Batista Veterano |
# mar/05
como achar tonalidade????????
tem a ver com sustenidos
bemois
e qnd naum yem sustenidos e bemois?????????????
por favor me ajudem!!!
|
mano_a_mano Veterano |
# mar/05
· votar
Felipe Batista
É simples: observe a última nota (ou acorde) da partitura...
|
LeandroP Moderador |
# mar/05
· votar
como achar tonalidade????????
tem a ver com sustenidos
bemois
Tem tudo a ver!
Qual é a escala que não tem nenhum acidente (# ou b)?
Não é a escala de Dó maior/Lá menor ?!
Então quando não tem acidentes a tonalidade é esta, uai
|
mano_a_mano Veterano |
# mar/05 · Editado por: mano_a_mano
· votar
LeandroPanucci
Depende... Se formos pensar na origem do sistema tonal (séc. XVI, aprox.), esta escala seria a de Ré menor, que foi baseada no Modo Dórico...
|
LeandroP Moderador |
# mar/05
· votar
mano_a_mano
Mas pra quê viajar tanto no tempo se o nosso sistema tonal é tão prático e funcional... no fim das contas só mudam os nomes, o som é sempre o mesmo.
|
mano_a_mano Veterano |
# mar/05
· votar
LeandroPanucci
Sim, eu sei, eu só quis explicar como se originaram as escalas Maior e Menor do atual sistema tonal...
|
Felipe Batista Veterano |
# mar/05
· votar
É simples: observe a última nota (ou acorde) da partitura...
ué eu aprendi de outra forma, tem a ver com conatar o ultimo sustenido da escala da primeira nota da musica e aumentar meio tom!!!!
ainda naum to entendendo, expliquem melhor por favor!!!
Não é a escala de Dó maior/Lá menor ?!
Então quando não tem acidentes a tonalidade é esta, uai
la menor ou do menor????
|
Jaum_Paulo Veterano |
# mar/05
· votar
tem a ver com sustenidos
bemois
acho q vc está falando do Ciclo de Quintas... se for é o seguinte, de forma bem resumida, quando aparecerem sustenidos a tonalidade será a da nota acima do último sustenido ou sua relativa menor, por exemplo, se o ultimo sustenido for um fá, a tonalidade será sol ou mi menor... se aparecerem bemois, a tonalidade será a do bemol que vem antes do ultimo bemol da armadura de clave ou sua relativa menor, por exemplo, se tiverem na armadura um bemol no si e outro no mi, a tonalidade será o si bemol ou sol menor, se tiver apenas um bemol a tonalidade será Fá maior ou Ré menor... e se não tiver nenhum a tonalidade será do maior ou lá menor... era isso?
|
Felipe Batista Veterano |
# mar/05
· votar
o q eu naum entendi eh q vc diz " atonalidade será _ ou _" tem q saber ao certo!!!!
e qnd não tem nada???? eh C ou A!!!!!! depende de com q começar a música???
|
Jaum_Paulo Veterano |
# mar/05
· votar
Felipe Batista
dae pra vc saber qual é vc analisa pelos 1º e ultimo acorde, ou observa se não está na escala menor melódica, cuja caracteristica é o sustenido no sétimo grau casualmente (não na armadura de clave), por exemplo, se não houver nem sustenidos nem bemois, e casualmente vc encontrar no meio da música um sol# essa música provavelmente estará em lá menor, dae vc confirma pelos acordes...
|
Felipe Batista Veterano |
# mar/05
· votar
hã???
vc naum tem explicação de um livro????
vamu começar tudo de novo e com calma!!!!
q q eh armadura???
|
Jaum_Paulo Veterano |
# mar/05
· votar
hehehe, pena eu não ter isso em livro... mas...
Armadura de Clave são os sustenidos ou bemois que ficam no começo da pauta que vão te dar uma base sobre a tonalidade...
qq dúvida é só ir postando ae...
|
LeandroP Moderador |
# mar/05
· votar
Escala de Dó menor tem 3 acidentes (b)... a nota Eb, Ab e Bb... os mesmos acidentes da escala de Mi bemól maior.
|
Jaum_Paulo Veterano |
# mar/05
· votar
LeandroPanucci
mas dae como faço pra definir exatamente se é mi bemol maior ou do menor só olhando pra partitura? tem como? eu defino mais é ouvindo a música mesmo, pela sonoridade (é assim q escreve? hehe)...
|
Felipe Batista Veterano |
# mar/05
· votar
eu aprendi assim:
para sustenidos, vc conta o ultimo sustenido e aumenta meio ou um tom para saber a tonlidade!!!! eh meio, ou um????
e para bemol vc conta o penultimo bemol, mas se tiver apenas um bemol?????
e qnd naum tem nenhum acidente?????? la ou dó????
tenho q saber ao certo!!!!
PS.: o q q eu quero saber tem a ver sim com o ciclo de quintas e quartas!!!
|
Jaum_Paulo Veterano |
# mar/05
· votar
Felipe Batista
Vc tem meio caminho andado... hehe
Qando é sustenidos é só olha a proxima nota, se o sustenido ta no fá então é sol, é o proximo espaço/linha na partitura, não tem erro...
Se tiver apenas um bemol a tonalidade será Fá maior ou Ré menor...
Quando não tem acidente algum é Dó maior ou Lá menor...
Toda armadura de clave, sejam sustenidos, sejam bemóis, indicam uma possível tonalidade maior e uma menor... ou melhor, uma tonalidade maior e sua relativa menor... é o que acontece quando não tem acidentes ou quando tem 3 sustenidos ou quando tem 4 bemois, não importa todos indicam 2 possibilidades.
Para saber ao certo, eu pessoalmente toco a música e meu "instinto" já me diz, afinal não é tão dificil assim distinguir uma melodia alegre de uma triste não?
Mas existem métodos para discubrir isso também... os quais infelizmente eu desconheço... porém, conheço alguns truques que em 90% dos casos funcionam bem:
1. verifique o último e o primeiro acorde ou nota;
2. verifique um possível uso da escala menor melódica, cuja característica é um sustenido no sétimo grau da escala, por exemplo: se não temos nenhum acidente portanto teremos um possível do maior e um possível lá menor, essa dica é para verificar um possível uso da tonalidade lá menor atraves de um possível uso da escala menor melódica, para faze-lo procure ao longo da música o uso do sustenido no sétimo grau da escala menor, que seria o sol, trocando em miúdos, é só procurar algum sol sustenido no meio da música (lembrando, esta última dica não é muito eficiente).
Peço desculpas pois, infelizmente amigo, desconheço algum método que indique ao certo se está em uso a tonalidade maior ou sua relativa menor... quando tiver oportunidade darei uma pesquisada no assunto, que realmente agora me deixou intrigado hehe
É mais ou menos isso ae, se alguem achar algum erro me corrijam ae... qualquer dúvida posta ae tb...
|
LeandroP Moderador |
# mar/05
· votar
Jaum_Paulo
Pela sonoridade que ela apresenta e pela estrutura também. Embora seja uma inversão, você não vai chamar de Am7/C se pode ser um C, não é verdade?!
|
Jaum_Paulo Veterano |
# mar/05
· votar
LeandroPanucci
sim claro, mas tb podemosencaixamos um Am em músicas em C maior, por isso fico em dúvida... o que conta é o primeiro acorde? ou a maioria? ou a sequencia? isso que fico confuso, dae não consigo estabelecer uma lógica hehe
|
LeandroP Moderador |
# mar/05
· votar
Jaum_Paulo
Nas cadências, nas linhas melódicas, nas resoluções por trítono.
|
Jaum_Paulo Veterano |
# mar/05
· votar
tritonos, putz, quando bati o zóio pela primeira vez no assunto achei que era dispensável pra mim hehe, vo dar uma estudada ae qq dia...
|
Felipe Batista Veterano |
# abr/05
· votar
é meio confuso, mas valeu a ajuda!!!!!!
na verdade eu só fiquei um pouco mais em dúvida qnd eh Am ou C!!!!
|
LeandroP Moderador |
# abr/05
· votar
Felipe Batista
Preste atenção na cadência.
Exemplo:
Cadência maior:
| F - G7 - C | ou | Dm - G7 - C | ou | Gsus4 - G7 - C |
Perceba que todas elas resolveram num acorde maior: C
Mas você pode resolver no Am também
| F - G7 - Am | ou | Dm - G7 - Am | ou | Bm7(b5) - E7 - Am | ou | C - E7 - Am |
|
Felipe Batista Veterano |
# abr/05
· votar
ok, com o tempo eu aprendo!!!!meu professor disse q daqui um tempo ele ensina melhor!!!
mas eu tenho uma dúvida:
qnd achamos um tom sustenido???????
|
Frankz Veterano |
# abr/05
· votar
escala sem acidente sempre foi Jônio de Dó... os gregos fizeram a escala de ré a ré sem acidentes e chamaram de dórico... é diferente
assim como eólio de lá também é sem acidentes, entre outros modos gregos.
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# abr/05
· votar
olha a armadura de sustenidos/bemóis no início da partitura!!!! dai, eh soh escutar pela melodia se é um tom maior eu menor....
pq tipo:
por exemplo:
no início da pauta vc vê 2 sustenidos, um no fá e outro no dó, e percebe que o tom da música é ré, ou sua relativa si menor... dai no ouvido vc percebe se é uma melodia maior (ré), geralmente alegre e colorida, ou uma melodia menor (si menor), geralmente triste e melancólica...
|
Felipe Batista Veterano |
# abr/05
· votar
por favor não usem muito palavras técnicas (q q tem a ver grécia????)
bom, se quiserem usar palavras técnicas usem, mas por favor vão me ensinando a teoria intaum!!!!
valeu galera!!!! XD
|
Tecfrente Membro Novato |
# jun/15
· votar
Falando em tonalidade ...
O CifraClub está dizendo que a música Tempo Perdido do Legião Urbana está em "G", mas, pela cadência dos acordes, percebemos que a música sempre se resolve em "Em".
http://www.cifraclub.com.br/legiao-urbana/tempo-perdido/
Essa música não estaria em "Em", ou seja, a relativa de "G" ?
|
fernando tecladista Veterano |
# jun/15
· votar
Tecfrente Essa música não estaria em "Em", ou seja, a relativa de "G" ? sim
|
Tecfrente Membro Novato |
# jun/15
· votar
Obrigado, Fernando.
|
fernando tecladista Veterano |
# jun/15
· votar
Tecfrente alias sempre fique atento com essa indicação de tom o que mais acontece:
- muitas marcam como esse caso o tom maior porem a relativa é menor como esse caso - algumas marcam o acorde inicial, por exemplo essa mesma música começa com C mas esse não é o tom e sim o acorde do final da frase - outras marcam algo nada a ver, muitas já vi marcando C e a música está em algo como Abm..
|