TONALIDADE!!!

Autor Mensagem
Felipe Batista
Veterano
# mar/05


como achar tonalidade????????
tem a ver com sustenidos
bemois
e qnd naum yem sustenidos e bemois?????????????
por favor me ajudem!!!

mano_a_mano
Veterano
# mar/05
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Felipe Batista
É simples: observe a última nota (ou acorde) da partitura...

LeandroP
Moderador
# mar/05
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como achar tonalidade????????
tem a ver com sustenidos
bemois


Tem tudo a ver!

Qual é a escala que não tem nenhum acidente (# ou b)?

Não é a escala de Dó maior/Lá menor ?!

Então quando não tem acidentes a tonalidade é esta, uai

mano_a_mano
Veterano
# mar/05 · Editado por: mano_a_mano
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LeandroPanucci
Depende... Se formos pensar na origem do sistema tonal (séc. XVI, aprox.), esta escala seria a de Ré menor, que foi baseada no Modo Dórico...

LeandroP
Moderador
# mar/05
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mano_a_mano

Mas pra quê viajar tanto no tempo se o nosso sistema tonal é tão prático e funcional... no fim das contas só mudam os nomes, o som é sempre o mesmo.

mano_a_mano
Veterano
# mar/05
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LeandroPanucci
Sim, eu sei, eu só quis explicar como se originaram as escalas Maior e Menor do atual sistema tonal...

Felipe Batista
Veterano
# mar/05
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É simples: observe a última nota (ou acorde) da partitura...

ué eu aprendi de outra forma, tem a ver com conatar o ultimo sustenido da escala da primeira nota da musica e aumentar meio tom!!!!
ainda naum to entendendo, expliquem melhor por favor!!!
Não é a escala de Dó maior/Lá menor ?!

Então quando não tem acidentes a tonalidade é esta, uai

la menor ou do menor????

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
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tem a ver com sustenidos
bemois


acho q vc está falando do Ciclo de Quintas... se for é o seguinte, de forma bem resumida, quando aparecerem sustenidos a tonalidade será a da nota acima do último sustenido ou sua relativa menor, por exemplo, se o ultimo sustenido for um fá, a tonalidade será sol ou mi menor... se aparecerem bemois, a tonalidade será a do bemol que vem antes do ultimo bemol da armadura de clave ou sua relativa menor, por exemplo, se tiverem na armadura um bemol no si e outro no mi, a tonalidade será o si bemol ou sol menor, se tiver apenas um bemol a tonalidade será Fá maior ou Ré menor... e se não tiver nenhum a tonalidade será do maior ou lá menor... era isso?

Felipe Batista
Veterano
# mar/05
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o q eu naum entendi eh q vc diz " atonalidade será _ ou _" tem q saber ao certo!!!!
e qnd não tem nada???? eh C ou A!!!!!! depende de com q começar a música???

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
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Felipe Batista
dae pra vc saber qual é vc analisa pelos 1º e ultimo acorde, ou observa se não está na escala menor melódica, cuja caracteristica é o sustenido no sétimo grau casualmente (não na armadura de clave), por exemplo, se não houver nem sustenidos nem bemois, e casualmente vc encontrar no meio da música um sol# essa música provavelmente estará em lá menor, dae vc confirma pelos acordes...

Felipe Batista
Veterano
# mar/05
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hã???
vc naum tem explicação de um livro????
vamu começar tudo de novo e com calma!!!!
q q eh armadura???

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
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hehehe, pena eu não ter isso em livro... mas...
Armadura de Clave são os sustenidos ou bemois que ficam no começo da pauta que vão te dar uma base sobre a tonalidade...
qq dúvida é só ir postando ae...

LeandroP
Moderador
# mar/05
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Escala de Dó menor tem 3 acidentes (b)... a nota Eb, Ab e Bb... os mesmos acidentes da escala de Mi bemól maior.

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
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LeandroPanucci
mas dae como faço pra definir exatamente se é mi bemol maior ou do menor só olhando pra partitura? tem como? eu defino mais é ouvindo a música mesmo, pela sonoridade (é assim q escreve? hehe)...

Felipe Batista
Veterano
# mar/05
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eu aprendi assim:
para sustenidos, vc conta o ultimo sustenido e aumenta meio ou um tom para saber a tonlidade!!!! eh meio, ou um????
e para bemol vc conta o penultimo bemol, mas se tiver apenas um bemol?????
e qnd naum tem nenhum acidente?????? la ou dó????
tenho q saber ao certo!!!!

PS.: o q q eu quero saber tem a ver sim com o ciclo de quintas e quartas!!!

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
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Felipe Batista
Vc tem meio caminho andado... hehe

Qando é sustenidos é só olha a proxima nota, se o sustenido ta no fá então é sol, é o proximo espaço/linha na partitura, não tem erro...

Se tiver apenas um bemol a tonalidade será Fá maior ou Ré menor...

Quando não tem acidente algum é Dó maior ou Lá menor...

Toda armadura de clave, sejam sustenidos, sejam bemóis, indicam uma possível tonalidade maior e uma menor... ou melhor, uma tonalidade maior e sua relativa menor... é o que acontece quando não tem acidentes ou quando tem 3 sustenidos ou quando tem 4 bemois, não importa todos indicam 2 possibilidades.

Para saber ao certo, eu pessoalmente toco a música e meu "instinto" já me diz, afinal não é tão dificil assim distinguir uma melodia alegre de uma triste não?
Mas existem métodos para discubrir isso também... os quais infelizmente eu desconheço... porém, conheço alguns truques que em 90% dos casos funcionam bem:
1. verifique o último e o primeiro acorde ou nota;
2. verifique um possível uso da escala menor melódica, cuja característica é um sustenido no sétimo grau da escala, por exemplo: se não temos nenhum acidente portanto teremos um possível do maior e um possível lá menor, essa dica é para verificar um possível uso da tonalidade lá menor atraves de um possível uso da escala menor melódica, para faze-lo procure ao longo da música o uso do sustenido no sétimo grau da escala menor, que seria o sol, trocando em miúdos, é só procurar algum sol sustenido no meio da música (lembrando, esta última dica não é muito eficiente).

Peço desculpas pois, infelizmente amigo, desconheço algum método que indique ao certo se está em uso a tonalidade maior ou sua relativa menor... quando tiver oportunidade darei uma pesquisada no assunto, que realmente agora me deixou intrigado hehe


É mais ou menos isso ae, se alguem achar algum erro me corrijam ae... qualquer dúvida posta ae tb...

LeandroP
Moderador
# mar/05
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Jaum_Paulo

Pela sonoridade que ela apresenta e pela estrutura também. Embora seja uma inversão, você não vai chamar de Am7/C se pode ser um C, não é verdade?!

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
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LeandroPanucci
sim claro, mas tb podemosencaixamos um Am em músicas em C maior, por isso fico em dúvida... o que conta é o primeiro acorde? ou a maioria? ou a sequencia? isso que fico confuso, dae não consigo estabelecer uma lógica hehe

LeandroP
Moderador
# mar/05
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Jaum_Paulo

Nas cadências, nas linhas melódicas, nas resoluções por trítono.

Jaum_Paulo
Veterano
# mar/05
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tritonos, putz, quando bati o zóio pela primeira vez no assunto achei que era dispensável pra mim hehe, vo dar uma estudada ae qq dia...

Felipe Batista
Veterano
# abr/05
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é meio confuso, mas valeu a ajuda!!!!!!
na verdade eu só fiquei um pouco mais em dúvida qnd eh Am ou C!!!!

LeandroP
Moderador
# abr/05
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Felipe Batista

Preste atenção na cadência.

Exemplo:

Cadência maior:

| F - G7 - C | ou | Dm - G7 - C | ou | Gsus4 - G7 - C |

Perceba que todas elas resolveram num acorde maior: C

Mas você pode resolver no Am também

| F - G7 - Am | ou | Dm - G7 - Am | ou | Bm7(b5) - E7 - Am | ou | C - E7 - Am |

Felipe Batista
Veterano
# abr/05
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ok, com o tempo eu aprendo!!!!meu professor disse q daqui um tempo ele ensina melhor!!!
mas eu tenho uma dúvida:
qnd achamos um tom sustenido???????

Frankz
Veterano
# abr/05
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escala sem acidente sempre foi Jônio de Dó... os gregos fizeram a escala de ré a ré sem acidentes e chamaram de dórico... é diferente

assim como eólio de lá também é sem acidentes, entre outros modos gregos.

Jonathas Lacerda
Veterano
# abr/05
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olha a armadura de sustenidos/bemóis no início da partitura!!!! dai, eh soh escutar pela melodia se é um tom maior eu menor....

pq tipo:

por exemplo:

no início da pauta vc vê 2 sustenidos, um no fá e outro no dó, e percebe que o tom da música é ré, ou sua relativa si menor... dai no ouvido vc percebe se é uma melodia maior (ré), geralmente alegre e colorida, ou uma melodia menor (si menor), geralmente triste e melancólica...

Felipe Batista
Veterano
# abr/05
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por favor não usem muito palavras técnicas (q q tem a ver grécia????)
bom, se quiserem usar palavras técnicas usem, mas por favor vão me ensinando a teoria intaum!!!!
valeu galera!!!! XD

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
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Falando em tonalidade ...

O CifraClub está dizendo que a música Tempo Perdido do Legião Urbana está em "G", mas, pela cadência dos acordes, percebemos que a música sempre se resolve em "Em".

http://www.cifraclub.com.br/legiao-urbana/tempo-perdido/

Essa música não estaria em "Em", ou seja, a relativa de "G" ?

fernando tecladista
Veterano
# jun/15
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Tecfrente
Essa música não estaria em "Em", ou seja, a relativa de "G" ?
sim

Tecfrente
Membro Novato
# jun/15
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Obrigado, Fernando.

fernando tecladista
Veterano
# jun/15
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Tecfrente
alias sempre fique atento com essa indicação de tom
o que mais acontece:

- muitas marcam como esse caso o tom maior porem a relativa é menor como esse caso
- algumas marcam o acorde inicial, por exemplo essa mesma música começa com C mas esse não é o tom e sim o acorde do final da frase
- outras marcam algo nada a ver, muitas já vi marcando C e a música está em algo como Abm..

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