Hammond no Yamaha S03

    Autor Mensagem
    pitteri
    Veterano
    # mar/05


    Ae galera, alguem tem uma ideia de como simular o timbre do Hammond no S03?
    Tipo, eu quero aquele Hammond com o som meio distorcido como o do Jon Lord...
    Se alguem puder ajudar, valeu.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    pitteri
    Se você pretende sintetizar um som de Hammond através das funções de edição do S03, esqueça... O negócio é samplear e armazenar na memória do instrumento. Se eu não me engano, já vi um tópico sobre som sampleado de Hammond, mas para o Korg Triton LE. Talvez o Aureo Galli possa te ajudar melhor...

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Mr_Mojo_Rising
    · votar


    Cara, você consegue um timbre que engana bem, mas nunca igual, com certeza. Provavelmente o timbre que vc procura do Jon Lord seja o clássico que ele usou na MKII (segunda formação do Purple, já com o Ian Gillan e o Glover nos vocais e baixo, respectivamente). A receita era o Hammond C3 dele, com os as três primeiras drawbars totalmente acionadas, a percussão 3rd (que dava aquele ataque monstruoso nas notas), tudo ligado num amp Marshall de guitarra (que funcionava como um pré amp também) e daí numa leslie 147. Então, uma solução simples é pegar um preset de Jazz Organ, que normalmente é feito a partir destas 3 primeiras drawbars (esse timbre o S03 deve ter, não conheço bem o instrumento) e atolar ele de Overdrive. A leslie fast/slow fica na modulação mesmo. Pra ser mais preciso, ele só começou a usar a leslie um tempo depois dessa formação, antes era o só Marshall Stacks mesmo. Isso funciona perfeitamente com um hammond, que já tem as variações de dinâmica do chorus e do vibrato, mas acho que timbres de Hammond de synths (que normalmente não as possuem, ou, se possuem, são pobres neste aspecto) ficam meio chochos sem uma variação de dinâmica que a leslie pode dar. Então, use-a mesmo assim que o resultado é melhor, especialmente se a simulação de leslie do seu synth for boa. Com o S03 vc não vai ter os controles em tempo real (sliders ou knobs), pois com eles vc poderia endereçar comandos como percussão ON/OFF, níveis de overdrive, e até simular (muito razoavelmente, claro) grupos de drawbars graves e agudas. Mas acho que mesmo assim, deve ficar uma simulação satisfatória no mix de uma banda. Ainda bem que o público não é exigente à fidelidade de timbres como os músicos... hehehe... Então, aproveite-se disso, e detone.

    Bom, acho que é basicamente isso, conhecendo-se o original fica mais fácil fazer a réplica, apesar de que nos procedimentos podem mudar de synth para synth, mas a base é a mesma.

    Foi mal se falei alguma besteira por desconhecimento do seu instrumento, mas espero ter ajudado em algo.

    Abraço.

    pitteri
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Blz cara valeu, vou tentar aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hammond no Yamaha S03