Tdos os recursos de seu equipamento

    Autor Mensagem
    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Pedro-Ska-Jazz


    Bom primeiramente, se eu postar algo errado me avisem que a minha intenção desse topico é ajudar quem esta na duvida do que realmente necessita para tocar, compor etc...
    PS. DESCULPE OS VARIOS POSTE, É QUE ACHEI MELHOR FAZER ASSIM PARA NÃO FICAR MUITO CONFUSO.

    Timbres----

    Os sons existentes em um instrumento musical eletronico são chamados Patches, Tones ou , Até mesmo, voices, dependendo da marca do equipamento. Mesmo com tantos nomes, todos~são termos equivalentes. é possivel escolher um timbre utilizando o teclado alfanumerico, o dial ou botoes dedicados, geralmente divididos em familias ou bancos.
    As formas de geração sonora podem variar de acordo com a categoria do aparelho e das funções que ele apresenta, tem uns que permitem amostrar trechos de audio para derem utilizados durante a execução. Certos Modelos, ainda, aceitam a instalação de placas de expansão com timbres, aumentando sobremaneira as opções do musico.
    Um conjunto de sons reunidos sob um mesmo comando, normalmente um unico Knob, é intitulado "performance". Com esse recurso, é possivel arquivar varios deles em dual ou Spit - como, por exemplo, piano e stings na região da mão direita (upper ou right) acrescidos de baixo e bateria na esquerda (lower ou left) e "chama-los" simultaneamente. Esse controle armazena, tambem, transposições, afinações, volume e pan de cada uma das partes. Em tecladops e arranjadores as memorias de registração realizam a mesma tarefa, mas com o acrescimo de estilo, tempo e variação de ritmo, permitindo ao musico alterar completamente a configuração do instrumento sem a necessidade de manipular muitos parametros. Afunção denominada OTS (One Touch Setings) pré-definidos, de acordo com cada ritmo ou estilo.

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Acompanhamento Automatico-

    Os instrumentos do tipo arranjador possuem uma seção dedicada a reproduçao de linhas melodicas, ritmicas e harmonicas. Elas constroem um acompanhamento baseado nos acordes executados no teclado, funcionando como "playback automatico". Os estilos, geralmente, são divididos em familias e escolhidos da mesma forma que os patches. Alguns modelos permitem que o musico crie outros ritmos. Para o reconhecimento das harmonias, O equipamento pode ser configurado para ler as notas tocadas na regiao lower ou por todo o instrumento, no ajuste conhecido como "full"
    Um outro tipo de automação de geração de linhas melodicas é o arpegiador. Programado para tocar uma determinada sequencia de notas de acordo com as teclas pressionadas, esse recurso é muito utilizado na musica eletronica. Alguns workstations incorporam mais de um modulo, proporcionando uma grande variedade de opções.
    Para alterar o timbre utilizado durante uma execução sem modificar o estilo, e vice-versa, a funçã "freexe" permite congelar os dados, de modo que, ao chamar uma memoria de rewgistração ou perfomance, apenas os desejados sejam mudados.

    Processador de Efeitos-

    Para acrescentar ambiencia e alteraçoes aos sons produzidos pelo teclado, a maioriados equipamento possui um modulo dedicado a essa função. Com ele, é possivel adicionar reverb, chorus, delay, phaser, tremolo, echo e outros efeitos, imprimindo mais realismo aos timbres sintetizados ou amostrados..

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Sequencer-

    Atualmente, tanto os arranjadores quanto os outros tipos de intrumentos musicais baseados em teclas possuem um gravador de dados digitais chamado sequenciados (ou sequencer). Esses elementos são do tipo MIDI, ou seja, não armazena audio, mas apenas informaçoes sobre qual tecla foi pressionada, em que momento e com que força, entre outras. O numero de psitas independentes que podem ser registradas, arquivadas e reproduzidas simultaneamente varia de 2 ate 32.
    Isso indica que o musico consegue construir um arranjo completo utilizando esse recurso cmo varios timbres, cada um deles executando uma linha diferente. Nos modelos mais avançados, o sequencer pode armazenar, tambem trilhas de audio e tecnicamente, é chamado de gravador digital, Para a utilização desse recurso, contudo, é necessario que o som seja inserido no teclado atraves de jaques de entradas. Neles é possivel conectar microfones ou saidas de linha de instrumentos musicasis. A manipulação dos elementos é , então, viavel. O aparelho é capaz entao de modular vozes de maneira a simularem corais ou duetos e as guitarras recebem efeitos como distorção por exemplo.
    O sequencer possui controles de transporte similares aos de um gravador cassete ou CD player como "Play", "Rec", "Stop" etc. Os mais completos permitem a busca por compassos e a edição de eventos, com possibilidade de alterações de notas, velocidade de ataque e colocação no compasso entre outros.

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Mixer--

    A maioria dos equipamentos produzidos atualemte possui mixer virtual incorporado que permite ajustar volumes, posições no espaço estereofonico, quantidade de efeitos e outros parametros de forma a equilibrar a reprodução das diferentes partes multimbrais. A grande demelhança com as mesas de som, utilizadas em estudios e setups de tecladistas, facilita o manuseio.

    Recursos--

    Varias são as ferramentas desenvolvidas pelos engenheiros que permitem incrementar a perfomance de um tecladista em seu intrumento. Muitas delas são especificas de determinado tipo de teclado, mas a maioria é comum a todos.

    *Transpose********

    Permite ao musico mudar a tonalidade em que uma composição é reproduzida. Dessa forma, é possivel, por exemplo acomodar a execução de uma performance com cantores cuja textura vocal nao esteja de acordo com a partitura. Geralmente, as mudanças ocorrem em passos de demitom, ou seja com o parametro ajustado em +1, o Do soara Do #, o Do# sera reproduzido como Ré e assim sucessivamente. Valores negativos tambem são aceitos.

    *Tune*****

    Por meio desta ferramenta, é possivel afinar o equipamento em relaçao a outro instrumento. O diapasãp utilizado atualemte é 44 Hz pata o La3. Com o uso deste recurso, o valor pode ser alterado para cima ou para baixo, ate um intervalo de semitom.

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    *Octave****

    Alem da transposiçao de tonalidade, a maioria dos instrumentos permite modificar a oitava de reproduçao do teclado. Com isso o Do2, por exemplo, pode soar como Do3 com ajuste +1 e assim sucessivamente. Valores negativos tambem são aceitos.

    *Auto Harmony******

    Teclados arranjadores possuem o recurso de harmonia automatica, que insere junto a melodia da Mão direita notas provenientes do acorde executado pela mão esquerda, em arpejos, blocos, posições fechadas etc. Com isso, o musico pode pressionar apenas uma tecla que varios sons harmonicamente conjugados são incorporados a execução.

    Contollers--

    Alewm das teclas e dos botoes, outros elementos auxiliam o musico em sua performance. Alguns controles modificam a execução, acrescentando masi realismo e varias possibilidades de interpretação.

    *Pitch Bend******

    A alteração de afinação do teclado pode ser feita em tempo real pelo musico, simulando o efeito de bend das guitarras eletricas por exemplo. Esse controle, quando acionado, aplica as notas uma desafinaçao de sua altura, fazendo que elas retoirnem ao original em forma de glissando quando liberado.

    *Modulation*****

    Com a aplicação desse controle, uma modulaçao é acionada ao som, alterando rapidamente a afinação do mesm. Ele pode comandar tambem, outros efeitos como a velocidade do simulador de caixa Leslie, Por exemplo. Desde o lançamento do MiniMoog, firmou-se o modelo de rodas, tanto para esse controle quanto para o pitch bend, mas outros tipos estão sendo desenvolvidos, como o joystick e a esfera.

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    *Ribbon Controller****

    Uma fita que transmite o deslocamento do dedo do musico sobre ela para o gerador de sons do instrumento, embora nao muito comum, esta disponivel em algunsmodelos realizando, frequentemente, a mesma tarefa do Pitch bend.

    *D-Beam****

    Desenvolvido pela Roland, o D-Beam funciona reconhecendo a movimentação da mão do musico sobre um sensor infravermelho. Pode tanto alterar os timbres reproduzidos pelo equipamento quanto disparar efeitos e samples.

    *Multipads*****

    Cada botão deste conjunto pode gravar e disparar sequencias de notas, samples ou efeitos, facilitando a execução de frases no decorrer de uma performance. Geralmente são disponibilizados varios bancos com diversos tipos de intervenções.

    *Pad XY******

    Reunindo em uma só superficie varias dimensões de atuação, o pad sensivel ao toque pode alterar tanto pitch e modulação quanto filtros e equalização.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Isso era uma matéria da revista Teclado & Áudio, não?

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Sim sim sim sim HAUhau
    EU COMPREI PORQUE ESTOU ATRAS DE UM SYNT, ENTAO ACHEI INTERESSANTE POSTAR PARA ESCLARECER DUVIDAS DE "INICIANTES" COMO EU HAUHAUA.... Espero que isso não seje uma coisa ruim postar comentarios de revistas...
    Abraços

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pedro-Ska-Jazz
    ESTOU ATRAS DE UM SYNT
    Quanto pretende gastar nele?

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Então meu acho que eu estou ate me queimando falando demais mais quero ter certeza pra chegar em uma loja e falar tal teclado, eu estava em mente em 2 mil agora hauhaua estudando um pouco os que estao no mercado vi varios um dele é o roland juno-g que esta uns 3,400 por ai, eu so estou procurando um teclado com bons timbres de piano orgao metais, e que se eu nao tiver tocando na banda em casa faça uma gracinhas HAUHAU.. eu sei que tem uma diferença muito grande entre mm6 e o juno-g mais o yamaha tbm me interessou..

    Mano-a-mano vc como entende bem mais que eu sobre teclados pode me ajudar eu to querendo compra um teclado que sirva para tocar reggae piano classico e jazz basicamente... abrigado e desculpa os milhoes de poste que costumo postar... abraço

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pedro-Ska-Jazz
    eu estava em mente em 2 mil agora
    Por esse preço dá para pegar um Yamaha MM6

    teclado que sirva para tocar reggae piano classico e jazz basicamente
    Bom... Aí os R$ 2.000,00 já não servem tanto... Pois seria melhor pegar um piano digital e, no caso do reggae, um simulador de órgão, tipo o Tokai TX-5, por exemplo.

    Pedro-Ska-Jazz
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    entao mais um juno-g nao seria uma boa para mim;? os timbres dele sao otimos né, e outra se eu comprar um piano digital e um simulador de reggae nao sai mais que 3,500?

    Estou tentando achar um teclado que ja tenha tudo isso ate uns 3,500 ai é no maximo mesmo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tdos os recursos de seu equipamento