Tudo sobre Teoria !

Autor Mensagem
Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05 · Editado por: Moderador


Tópico criado para esclarecimentos de duvidas sobre teoria!
Poste sua dúvida sobre qualquer assunto acerca de Teoria Musical aqui.

_____________________________________________________
Links úteis para estudo:

Escalas de Blues:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/71817/

Harmonia:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/71181/

Formaçao de acordes pra iniciantes:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/70741/

Formação de acordes (2) :
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/70741/

Acordes dissonantes:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/71064/

Modos Gregos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/71568/

Abertura de Acordes:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/71619/
_____________________________________________________
Agradecimentos especiais para:

Andre Henrique Gotijo Matos e adnz:
Grandes colaboradores, e precursores da idéia junto a mim!

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05 · Editado por: André Henrique Gontijo Matos
· votar


Jaum Paulo

Valeu aí mano!!!! Esse tópico vai ser muito útil pra galera do fórum, e como eu já tinha criado um tópico hoje vc teve que salvar a galera aqui, né?!!!!

Valeu mesmo!!!! Abração!!!!

adnz
Veterano
# jan/05 · Editado por: adnz
· votar


felicidade! :D

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05 · Editado por: André Henrique Gontijo Matos
· votar


Toda a galera

Qualquer dúvida é só postar num link, blz????

adnz
Veterano
# jan/05 · Editado por: adnz
· votar


e harmônia! :D

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


calma gente... hehe

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05 · Editado por: André Henrique Gontijo Matos
· votar


GuitarHouse

Só pra fazer um agradecimento especial ao moderador GuitarHouse que atendeu de cara nosso pedido e colocou esse tópico como fixo.

Em nome de toda a galera do fórum: VALEU GuitarHouse!!!!!!!

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


Comandou!!!!!! Ficou irado!!!!!

To até emocionado! Pela primeira vez a galera da nata aqui do forum atendeu um pedido meu!!!!

Valeu aí GuitarHouse!!!! Valeu mesmo!!!!

abararil
Veterano
# jan/05 · Editado por: abararil
· votar


Que tal aproveitar esse tópico e postarem tb as escalas para os estilos musicais. Um material bem completo. Escalas para JAZZ, BLUES, FUNK, SALSA, BOSSA, etc etc etc.

OBS: Parabéns à todos por essa iniciativa.

ViniciusAugustoShowMusic
Veterano
# jan/05
· votar


CURSO DE TECLADO PARA INICIANTES

Capítulo 1: Conhecendo o Teclado
Tenho percebido que muitos iniciantes encontram como principal dificuldade logo de imediato a escolha do equipamento correto, dado à imensidade de marcas e modelos existentes no mercado. Assim vamos começar por explicar um pouco as diferenças de equipamentos para que você possa chegar a conclusão de qual deve ser o de sua escolha.

Primeiramente:

Teclado não é igual a Piano e nem Órgão. Já perdi a conta de quantas vezes na minha vida eu ouvi a exclamação: Que legal, você toca Órgão! Isso se da porque as pessoas em geral acham que o Piano, o Teclado e o Órgão são a mesma coisa, o que não é.

Embora venham da família das teclas, o Piano é um instrumento de Cordas, o Órgão de Sopro e o Teclado é um instrumento Digital. Isso faz com que a forma que eles sejam tocados seja completamente diferente, embora no Teclado existam sons de Piano, Órgão e uma infinidade de outros instrumentos.
Nos Teclados nós temos basicamente três variações. Os Infantis, os Amadores e os Profissionais, e dentro desses, dois Tipos, os Arranjadores e os Sintetizadores. Tendo ainda destaque para um pouco conhecido tipo... Os Workstations.

Supondo que você embora seja um iniciante, não é mais criança, o ideal então para você será um Teclado Amador do Tipo Arranjador. Nessa faixa as duas líderes no Mercado são a Yamaha com sua linha PSR, e a Casio com sua linha CTK, variando os modelos de R$ 250 à R$ 1800.
Querendo teclados profissionais, vc terá q gastar no minimo uns R$3000,00 até uns R$15.000,00 assim poderá encontrar varios modelos Roland (Xp80, e-600, Va7, g800, g1000, Fanton e etc), ou Korg (x5, x5d, x3, PA50-60-80, extreme, triton, trinity e etc), Yamaha (PSR2100-PSR1500-PSR2000-PSR1000-PSR1100-PSR1500-PSR3000-Tyros-S03-Mot if ES-Motif6 e etc), entre outras marcas, porém estas são as mais vendidas.

Cabe a você experimentar e chegar a conclusão de qual aquele que você gosta mais e que se encaixa no seu orçamento. Apenas seria importante que o equipamento escolhido tivesse no inimo 61 teclas e se você gosta de informática e pretende num futuro acoplar seu teclado ao computador, que esse fosse GM (General Midi) - embora você talvez não saiba o que é isso, confie em mim, você ainda vai usa-lo - que nós estaremos abordando mais sobre esse assunto posteriormente.

Esses teclados possuem Ritmos ou Styles, e também Timbres ou Songs. Nos Styles você encontrara alguns Ritmos como Baladas, Jazz, Samba, Salsa, Valsa e etc. Em média esses equipamentos possuem cerca de 100 Styles. Nos Songs você encontrara Timbres como Piano, Guitarra, Baixo, Violino, Bateria entre outros.

Em média esses equipamentos possuem 128 Songs. Mas vamos agora entender como as 7 notas musicais Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si se encontram dispostas no teclado.

A seqüência Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si é repetida 5 vezes. Cada intervalo de Do a Si é chamado de Oitava, portanto um Teclado de 61 teclas possui 5 Oitavas, que começam com sons Graves e terminam com sons Agudos.

Nos teclados arranjadores as 2 primeiras oitavas são destinadas para uso dos Styles, e as demais 3 oitavas são destinadas para o uso dos Songs, isso se o equipamento estiver operando no modo Single ou Fingered (Consulte o manual do seu teclado para maiores informações ou entre em contato conosco). Existem duas maneiras de identificarmos as teclas. Uma é tomando como base as teclas Pretas, ou acidentes. Ao olharmos as teclas pretas iremos identificar que elas possuem um intervalo de 2 e 3 teclas.

Assim, o Do será sempre a tecla branca que vem antes do Intervalo de 2 Pretas, o Re vai ser a tecla branca localizada entre o intervalo de 2 pretas e o Mi a tecla branca localizada após o intervalo de 2 prestas. Pronto, já identificamos 3 notas Do, Re e Mi. Agora vamos as demais.

O Fá será a tecla branca localizada antes do intervalo de 3 teclas pretas, o Sol e Lá estarão entre o intervalo de 3 teclas pretas, em sua ordem respectiva e o Si estará após o intervalo de 3 teclas pretas. Assim aprendemos a localizar todas as notas, mas existe outra maneira ainda, pelo formato das teclas, atentem à figura abaixo.

O Re, Sol e Lá possuem formas diferenciadas. Já o Do e o Fá, possuem formas iguais, semelhantes a um L. E o Mi e Si, também, mas como se fosse um L invertido.

Agora que já sabemos identificar as teclas vamos numerar os dedos de nossa mão para fazermos um exercício.

Tanto na mão esquerda quanto na direita os dedos terão atribuídas a seguinte numeração:

Polegar = 1
Indicador = 2
Médio = 3
Anelar = 4
Mínimo = 5

Vamos executar agora um exercício.

Coloque seu dedo Mínimo (5) da mão esquerda no primeiro Dó do teclado. Vá com sua mão direita até o 3 º Dó do teclado, que será chamado Dó Central e coloque sobre esta tecla o Polegar (1) da mão direita.

Agora execute o exercício usando o dedo determinado para a tecla especificada.

Procure fazer primeiro a mão esquerda, depois a mão direita, e por fim juntar as duas. Também não tenha pressa, nesse caso o velho ditado “A Pressa é inimiga da Perfeição” se mostra bem veraz. Faça lentamente e conforme for ganhando firmeza nos dedos vá aumento a velocidade do exercício gradativamente.

Ao fazer o exercício mantenha os dedos levemente dobrados, sobre as teclas e o pulso erguido. É importante também executa-lo diariamente. Ah, e para sentir melhor o exercício sugiro que o faça com o teclado operando no modo Normal e usando o Song Piano, que normalmente é o 00 ou 01.

Ficamos assim então. No próximo capítulo estarei ensinando como identificar as notas numa partitura, e estaremos colocando a música Nona Sinfonia para você tocar em casa, assim não deixe de nos visitar para pegar essas novidades e outras que este portal disponibiliza, e até lá, mãos a obra com os exercícios propostos.
Capítulo 2: Ritmo, Melodia, Harmonia e Andamento
Os Alicerces da Música
Bom, antes de iniciar o capitulo 2 do nosso Curso Básico, gostaria de agradecer as visitas ao Site e aos Emails enviados. Continuem nos visitando e enviando Emails, afinal de contas, o que é uma artista sem seu publico...oh!!

Mas, brincadeiras à parte, espero que todos os interessados estejam se beneficiando ao má-ximo das informações que estou disponibilizando.
Gostaria apenas de ressaltar o que o meu amigo Rogério (bateria) sempre diz.
Empenho, Dedicação, Estudo...Estas são palavras fundamentais para que vocês possam atingir seus objetivos.

Ah, e outra coisa, todos os iniciantes tendem a ter um certo "gás" inicial, querem fazer logo os exercícios e musicas propostas, e isso apresenta um perigo muito grande, pois se pode aprender errado, e depois de se aprender errado fica muito difícil corrigir os defeitos. Por-tanto, Paciência! Tocar bem não é tocar Rápido e sim tocar Certo, agilidade se ganha com o tempo.

Tente imaginar uma bela casa, com lindos móveis e limpa. É uma sensação muito agradável entrar em um ambiente assim. No entanto pra que essa casa tenha chegado a ficar assim foi necessário um fator principal, os alicerces, as colunas de sustentação.

Uma boa música também é assim. É muito agradável ouvir uma bela canção, mas pra que tal canção venha a se tornar bela é necessário que ela tenha suas colunas de sustentação bem estruturadas, o Ritmo, Melodia, Harmonia e o Andamento. Vamos então definir esses alicer-ces.

Ritmo: É uma seqüência de sons em intervalos regulares.
Não devemos confundir Ritmo com Estilo. O Estilo é uma variação temática do Ritmo. O que determina um Estilo não é tanto o Ritmo, mas a Harmonia que ainda iremos abordar. Pode-mos definir como alguns Estilos principais o Rock, O Samba, a Valsa, o Jazz e etc. Mas vol-tando a falar em Ritmo, podemos dividir o Ritmo em Tempos, só pra citar os mais usados são 2, 3, 4, 6 e 8.

Melodia: É uma seqüência de sons em intervalos irregulares.
A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra e etc. Sempre que ouvir um Solo - notas tocadas individualmente - você estará ouvindo uma Melodia.

Harmonia: É a junção de partes como um todo.
A junção do Ritmo, com a Melodia, e a de outros elementos formam a harmonia. É por meio da harmonia que podemos ter estilos musicais distintos. Embora o Ritmo não varie muito, os elementos melódicos e complementares são fundamentais para se criar Estilos distintos e harmoniosos.

Andamento: É a variação na velocidade da Harmonia, ou do resultado final das junções dos elementos Ritmo, Melodia e Complementares.
Algumas canções são bem lentas, como a canção If You Do No Me By Now, do conjunto Simple Red, com cerca de 80 batimentos por minuto, e outras são bem rápidas, como a co-nhecida Brasileirinho com 150 batimentos por minuto.

Bem, agora que já conhecemos os elementos fundamentais para a criação de uma Música, vamos analisar como esses elementos podem ser transcritos de uma forma que pode haver uma comunicação correta entre Compositor ou Autor da Música e Intérprete.
Para isso vamos começar a estudar a forma de Transcrição Musical Universal Por Meio de Notas.
Capítulo 3: O Sistema de Notação Universal
Já vimos todas as propriedades da Música e do Som, agora chegou a hora de aprendermos a colocar a Música por escrito afim de que possamos transmitir nossas criações e também executar peças dos artistas de nossa preferência.
Primeiramente vamos nos lembrar dos nomes da Sete notas musicais. São elas, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.

Agora vamos analisar a pauta musical, o conjunto de linhas que é usado para se transcrever as notas musicais.

Como vimos a Pauta ou Pentagrama é um conjunto de 5 linhas e 4 espaços agrupadas, po-dendo vir a ter linhas suplementares adicionadas. Embora na representação acima hajam apenas 5 linhas suplementares inferiores e superiores, esse número pode ser maior, visto a Pauta ou Pentagrama não ter inicio nem fim.

Também serão encontradas divisões na Pauta. Estes são chamados Compassos.
Vamos analisar agora como as Sete notas musicais estão dispostas na Pauta ou Pentagra-ma. Atente como no inic

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


ViniciusAugustoShowMusic
po, tu podia organiza isso em topicos e dexa aqui só o link pra eles, só pra mante a organização, assim fica mó ruim de acha as coisa, a ideia era q isso aqui fosse tipo um"links e duvidas"... sem conta q alguns desses textos já tao em outros topicos...

ViniciusAugustoShowMusic
Veterano
# jan/05
· votar


Jaum_Paulo
Agora, ta tudo aqui, basta a galera vim aqui, q vai achar tudo, só tem 3 textos nos outros topcios.
É melhor a galera achar tudo aqui, do q ficar procurando!!!!
Boa Sorte!!!
Pois Agora nao tem mais jeito!!!!
Sucesso pra vc!!!!

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


ViniciusAugustoShowMusic
da pelo menos os creditos pro pessoal que escreveu os textos e do site q vc tiro quando pega algum por ae...

ViniciusAugustoShowMusic
Veterano
# jan/05
· votar


Jaum_Paulo
Os textos q estao aqui e q tirei de outro topico foi somente de Yani540, o resto são de apostilas q eu ja tinha.
O Mini-Curso de teclado fui eu que montei, quem quiser ele em forma profissionalizante, me peçam pelo msn.

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


ViniciusAugustoShowMusic
leva a mal não mano, é q a gente crio isso aqui pra da uma incentiva da nesse tipo de tópico sobre teoria com explicaçoes mais resumidas que o pessoal cria, pois eu acho q tem muito tópico sobre equipamento, dae se tive tudo aqui ng vai quere cria mais...

ps.: como que é teu nome completo ?

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


Tem mais esse link q eu esqueci de colocar lá...

Escalas de Blues:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/71817/

adnz
Veterano
# jan/05
· votar


coloca entao

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


é q não to conseguino edita lá, vo pedi pra algum modera...

Zara
Veterano
# jan/05
· votar


Tomara q esse tópico ajude os nulos de teoria (Zara)... mas até agora tudo que eu tenho a dizer depois de ter lido tudo isso é:
- ????????????!

hehehe

ViniciusAugustoShowMusic
Veterano
# jan/05
· votar


Jaum_Paulo
ps.: como que é teu nome completo ?
Vinícius Augusto dos Anjos Brandão

Mas pq perguntou isso?

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


ViniciusAugustoShowMusic
por causa disso:
Mini Curso de Teclado

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


vo ve se acho algum mod pra coloca aquele otro link q eu esqueci lá...

WALDO DE SOUZA SILVA
Veterano
# jan/05
· votar


VINICIUS ME ESCLARECE SOBRE ACORDES DE APOIO?

WALDO DE SOUZA SILVA
Veterano
# jan/05
· votar


OBRIGADO.

ViniciusAugustoShowMusic
Veterano
# jan/05
· votar


WALDO DE SOUZA SILVA
VINICIUS ME ESCLARECE SOBRE ACORDES DE APOIO?

Ok amigo, aí vai o seu escalrecimento então!!!!

ACORDES DE APOIO
Quando acompanhamos uma música apenas no violão ou piano, é comum tocar, junto com cada acorde, o seu baixo, o que significa que os acordes são distribuídos deixando a fundamental como nota mais grave. Também é comum tocar os acordes sempre no tempo forte do compasso e fazer uma divisão rítmica que não deixe espaços livres.

Tocar harmonia de apoio é o contrário: não é necessário dar o baixo do acorde (o contrabaixo ou outro instrumento harmônico podem fazer isso), tocar o acorde no início do compasso nem preencher o acompanhamento o tempo todo.

Por isso, quando tocamos junto com outro instrumento harmônico ou com um baixo, é conveniente evitar o uso dos chamados “acordes básicos”, que costumam ser tocados em regiões graves e com muitas notas repetidas, reforçando excessivamente a harmonia e chocando com o trabalho do baixista.

O primeiro passo para evitar isso é utilizar os acordes com sétima, em qualquer inversão, de preferência evitando a posição fundamental e aqueles cujo baixo é mais grave do que o D da 4a corda.

Bom mesmo é tocar os acordes de apoio, que são distribuições em que se priorizam os graus altos (9, 11 e 13) e – quase sempre – se dispensa a própria fundamental.

O resultado é uma sonoridade rica e moderna, que exige domínio veloz dos intervalos, já que a ausência da fundamental faz com que um mesmo desenho possa ter múltiplas cifras, dependendo da fundamental implícita.

O uso dos acordes de apoio é padrão na guitarra de jazz e no violão contemporâneo. No Brasil temos grandes mestres deste recurso, como Toninho Horta, Lula Galvão e Hélio Delmiro.

Nesta lição, mostramos três exemplos de progressões harmônicas com acordes de apoio que usam (e abusam) dos recursos de vozes fechadas (notas muito próximas) e vozes abertas (notas distantes, em geral, acima de uma quinta). No primeiro acorde, por exemplo, há uma segunda menor (entre o C# e o D) e uma sexta maior (entre o D e o B).

Apesar de estes acordes terem sido pensados para violão e guitarra, eles podem ser tocados em qualquer instrumento ou formação. O resultado não é homogêneo, depende da distribuição, tonalidade, altura das notas e dos instrumentos escolhidos. No violão e na guitarra, a maioria dos acordes de apoio são de fácil execução, mas estes são difíceis devido à grande abertura de mão esquerda que exigem (são os famosos “acordes para sair na foto”).

Devido ao tipo de distribuição, à altura das notas e à ausência da fundamental (tônica), estes acordes só funcionam, no geral, junto com um contrabaixo ou outro instrumento harmônico que possa completar o acorde na sua região mais grave.

Isto significa que, se tocarmos a progressão somente com estes acordes, o ouvinte comum talvez não entenda o som, pois não conseguirá identificar a tônica de cada acorde. Mas, dependendo do estilo e do nível do que está sendo executado, é justamente essa falta de tônica que torna a progressão interessante.

Analise os graus de cada um dos acordes, toque-os em todas as tonalidades tentando memorizar a distribuição e, por via das dúvidas, tenha por perto o telefone do seu ortopedista. Bom proveito!

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


Vinicius Augusto

Como sempre demonstrando interesse e paciência em ajudar aos próximos....

Eu não teria paciência de escrever tanto... hehehe

Valeu...

ViniciusAugustoShowMusic
Veterano
# jan/05
· votar


André Henrique Gontijo Matos
Po e aí amigão?
Viu seu nome lá na minha banda perfeita como tecladista?
Da uma saque neste topico depois!!!!
Um grande abraço amigo, boa sorte!!!!

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


Eu vi e já coloquei um agradecimento....

Valeu....

ViniciusAugustoShowMusic
Veterano
# jan/05
· votar


André Henrique Gontijo Matos
Não era pra agradecer, pois oq falei foi veradade, ams mesmo assim, valeu então!!!!
Sucesso!!!!!

abararil
Veterano
# jan/05
· votar


Tô adorando esse tópico!!!!!!!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tudo sobre Teoria !