Duvidas Sobre Teoria Musical

    Autor Mensagem
    Loafer
    Veterano
    # mar/06


    Quero saber se alguém tem dúvidas sobre teoria musical........

    TONY BLANCO
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Loafer


    Sempre vai haver dúvidas, uma coisa aqui, outra coisa lá.

    Porque dessa pergunta.

    [ ]´s

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    Eu tenho um monte.

    asda
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Me empresta uma?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Porque dessa pergunta.

    Odeio quem termina afirmações com ponto final?

    :)

    Tinha um amigo meu banido que também fazia isso. Seria uma reencarnação safada dele??

    Rygel
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Nah. Eu sou perfeito. Pode perguntar o que quiser. E se quiser, tb pode me chamar de oráculo!

    =P

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    asda

    Se quiser a gente troca.

    korg01w
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    vou começar. Como uso as escalas pentatonicas? por exemplo: se eu estiver no campo harmonico de DO e a musica tiver os seguintes acordes C, F e G, como eu faço? Quando tiver no acorde de Do eu uso a escala pentatonica de Do e quando eu tiver no acorde de Fa e Sol eu continuo usando a escala pentatonica de Do ou terei que usar as respectivas escalas pentatonicas (no caso a de Fa e a de Sol)?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    korg01w

    Você pode usar apenas a pentatônica de Dó, mas também poderá usar a respectiva pentatônica dos outros acordes.

    É importante você pensar nos intervalos da escala que está utilizando em relação ao acorde em questão.

    Tocar uma nota C sobre o acorde de Fá, vai soar como a 5a justa do acorde Fá. Já a mesma nota sobre o acorde Sol, vai soar como uma 4a justa do acorde.

    Pra começar a estudar isso, é importante que você esteja bem afinado com a teoria dos intervalos, saber como classificá-los, inverte-los, etc.

    Os intervalos são a chave de tudo isso. O maior crime é ignorar esta fase do estudo, pois logo a frente este assunto pode se tornar uma muralha.

    korg01w
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Pô leandro valeu pela força. O pior eh que eu to perdidaço em relação aos intervalos se vc tiver como me dar uns toques agradeço.
    valeu mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    korg01w

    Crie um tópico, se eu não puder ajudar, aposto que outro colega do fórum vai lhe ajudar neste sentido.

    :)

    korg01w
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    LeandroPanucci


    valeu pela força

    Thiago quatro cordas
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    na verdade quando você esta tocando em Dó utiliza-se a escala de C e quando for para outro acordes tambem utilizará a de Dó só que começando pelo tom correspondente.

    agora cuidado com as notas evitadas.

    abraço

    kokada
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: kokada
    · votar


    Uma dúvida que bateu agora, ouvindo uma música da Adele (Set fire to the rain).

    Por que a maioria das músicas têm que ter aquela parte que é diferente de tudo (do refrão e da parte "normal" da música - não sei como dizer o nome dessa parte) ?

    E sempre vem antes do refrão final da música do "grand finale".

    Como chamar essa parte?

    Tiago Correia
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Estrofe

    Tiago Correia
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ah tá não tinha entendido a pegunta acho que você se refere a:

    Estrofe : parte normal
    Refrão/Estribilho: climax da música
    Ponte: "diferente de tudo" que geralmente retorna ao refrão finalizando a música

    kokada
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tiago Correia
    Isso mesmo, valeu! E tem que ter essa "Ponte" sempre?

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kokada
    Claro que não né amigo. Muitas músicas não tem ela. Eu vejo muito uma modulação de tom nesta parte ou também umas caídas em menor. Mas não é obrigatório não.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas Sobre Teoria Musical