tocar usando acordes dissonontes

Autor Mensagem
Danborn
Veterano
# dez/04


tocar usando acordes dissonontes

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


q q eh isso?
alguem me diz?

Danborn
Veterano
# dez/04
· votar


Fala ae galera, beleza? venho notando com tecladistas mais experiêntes que o uso de acordes dissonantes é muito frequênte, e não se usa a tríade básica. Onde posso utilizá-las? posso tocar uma progressão simples ( C>C7>F>C>Em>Am>Dm>G>C ) utilizando dissonantes? como?

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


muito obrigado por me ignorar nao explicando o que sao acordes dissonantes, agora os outros ignora-ao-te-ei-aoe nao explicando como usa-los

Ken Himura
Veterano
# dez/04
· votar


adnz
Dissonantes são acordes com uma sonoridade meio "esquisita" ou até "inesperada". Por exemplo, você vai fazendo uma progressão simples no campo harmônico de Dó e derrepente manda um E7+ do nada. "Quebrou" a harmonia criando uma dissonância...

Bom, pelo menos foi o que eu li em algum lugar...

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


Ken Himura
e ql a moral de faze isso? vc ta tocando e quebra o melodia intera?

Ken Himura
Veterano
# dez/04
· votar


adnz
Dependendo do jeito que é feito, expressa dor, angústia, aflição etc...

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


=o

roggerss
Veterano
# jan/05
· votar


Pensando-se em acordes dissonantes: Dissonancia=ao invés de tríade C,E,G incluem-se mais uma nota usando assim 4 notas em um acorde, tendo em vista uma escala que tem 7 notas C D E F G A B MONTANDO A TRÍADE TEREMOS C E G, mais uma dissonancia a escolha D F A B, seu dó maior poderá ficar assim C9 C4 OU C11 C6 OU C13 C7+, ou até mesmo mistura-las C9/7+ C4/7/9 C6/9 C7/13 C4/7+, ETC...
Exemplo básico de progressão C>C7>F>C>Em>Am>Dm>G>C
C7+> C7/9,C7/9b>F7+/9,Fm6>C7+/9 >Em4/7>Am4/7>Dm7/9>G7/13>G7/13b C#7+> C6/9...
Existe um programa ótimo em que vc cria progressões, vc escolhe uma nota inicial e ele dá todas as opções possíveis, baseado em música popular, ele chama Harmonia Brasil http://paginas.terra.com.br/lazer/estudiotropical/frame1.htm

fathertime
Veterano
# jan/05
· votar


roggerss

nossa...fiquei interessado nesses programas ae do link, mas o foda é que isso tudo é só versão demo.

Sabe de algum programa que seja inteiramente gratuito e que sirva para o treinamento auditivo???

Danborn
Veterano
# jan/05
· votar


qual o nome deste programa roggerss?

roggerss
Veterano
# jan/05
· votar


Danborn
fathertime
O programa chama Harmonia Brasil, apesar de demo, dá para fazer alguma coisa ...
Abraços e feliz 2005!!!

roggerss
Veterano
# jan/05
· votar


fathertime
Já ia me esquecendo de responder a sua pergunta, existe um programa para treinamento auditivo, isto é ele dá as notas com várias opções: uníssono entre elas vc escolhe que sejam apenas os graus maiores, maiore e menores 1 2 3 4 5 6 7uma oitava ou duas oitavas, ele toca uma nota e o seu intervalo respectivo que ele mesmo escolhe, aí através de uma tabela vc afirma qual é, valendo pontos, tem-se a opção de poder ouvir três vezes a nota antes de afirmar qual intervalo é; tem opção de acorde isto é advinhar qual acorde é isso tudo em C maior, mas a principal sacada e descobrir as dissonancias embutidas na nota ou acorde, tem o lance de descobrir qual a inversão 1 2 ou 3, isso em tríades, muito legal, e tem a opção de música notas musicais... é tocado um trecho em seguida são apresentadas figuras abaixo para vc uní-las e resolver o quebra-cabeça que foi tocado...muito bom programa...

Vou fazer o seguinte, estraei procurando o cd em que gravei este programa e vou ver o tamanho dele, se for de bom tamanho, vou colocar ele no meu link, aí eu te passo, caso contrário, informo apenas o nome dele...
att.
Rogerio

roggerss
Veterano
# jan/05 · Editado por: roggerss
· votar


=

roggerss
Veterano
# jan/05 · Editado por: roggerss
· votar


=

roggerss
Veterano
# jan/05 · Editado por: roggerss
· votar


=

roggerss
Veterano
# jan/05 · Editado por: roggerss
· votar


=

roggerss
Veterano
# jan/05 · Editado por: roggerss
· votar


=

Danborn
Veterano
# jan/05
· votar


Estou procurando o midinotate freeware, se vc tiver ou souber onde baixo me dá um toque, valeu!

roggerss
Veterano
# jan/05
· votar


Desculpe por tantos envios, meu micro deu "Pau"...
Danborn`Para que serve este programa?

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


acordes dissonantes tem alguma coisa a ve com modos gregos ?

Leonardo Roberto da Paixão
Veterano
# jan/05
· votar


Com relação a sua sequencia: C, F7, C, Em, Am, Dm, G, C. Tente tocar esta sequencia: C, Bb/C Bb5+/E, F7+, Dm7, F/G F#/G G G5+/C#, C9, D/E Em7, Am7, A(7,6) A(7,5+)/C#, Dm7 D7/F#, G, C.

Acordes dissonantes enfeitam e enriquecem a música. Tocar somente o básico não basta. Vc tem que saber tornar algo básico e simples em algo extraordinário.

Qualquer dúvida, me contate por email: leorobert@ibest.com.br

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


um UP pra minha curiosidade...

/\
/ \
||
||


André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


Como disse o Ken Himura, dissonantes são todos aqueles que dão uma quebrada na melodia, uma classificação mais clara e mais fácil de ser compreendida que eu posso lhes dar é a seguinte:

Quando você está tocando num certo campo harmônico (por exemplo Dó= C,Dm,Em,F,G,Am,Bm/5-) e aparece de repente um acorde em que alguma(s) de sua(s) nota(s) não corresponde ao campo harmônico ao qual você está. Ex.: E=E,G#,B a nota G# não estaria no campo harmônico de Dó, ou seja, não faz parte da escala de Dó, então quando se está tocando em Dó e aparecer um E, a nota G# seria a responsável pela quebra/dissonância.

André Henrique Gontijo Matos - Professor da ART MUSIC, compositor e músico freelancer...

Valeu... Qualquer dúvida estamos aí...

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


e a montagem ou o uso deles numa música não tem nada a ver com os modos gregos ?

dan_nsh
Veterano
# jan/05
· votar


Quando eu sei que eu posso botar um acorde dissonante lá no meio do meu campo harmônico? E qual devo usar? Existe uma relação nota/escala?

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


Não precisa existir uma relação nota escala para acontecer a dissonância, em algumas músicas MPB você poderá reparar isso... Mas geralmente a passagem de um acorde para outro dissonante possui uma ou umas notas em comum em suas tríades...

Não sei responder se tem algo a ver com os modos gregos, pois os aprendi sozinho e não sei nem o nome deles, mas descobri que os sei... Foi assim tb com várias escalas que eu já sabia mas não sabia o nome delas. Vou ter que pegar um método sobre modos gregos pra dar aula do assunto, pq quando vc aprende sozinho vc sabe, mas é praticamente impossível ensinar...

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


André Henrique Gontijo Matos
pra usá-las é só conhecendo elas e usando de "feeling" mesmo então ?

Jaum_Paulo
Veterano
# jan/05
· votar


outra coisa... um D (Ré Maior) em uma progressão que esteja em Mi maior (E) pode ser considerado um dissonate ? ou pra ser dissonante tem que ter um monte de simbolos e númerinhos na frente da cifra ?

André Henrique Gontijo Matos
Veterano
# jan/05
· votar


Jaum_Paulo

Como assim pra usá-las é só conhecendo elas e usando de "feeling" mesmo então ????

Se no caso vc estiver no Campo Harmônico de Ré, o acorde E soará dissonante, mesmo ele seco (sem simbolos e númerinhos na frente), pois ele contém uma nota em sua tríade fora da escala de Ré, que no caso tb é a nota G#.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tocar usando acordes dissonontes