Como divulgar, executar e vender música instrumental ?

    Autor Mensagem
    Humberto Luiz
    Veterano
    # jan/05


    Sou pianista e compositor de musica instrumental moderna brasileira. Gostaria de sujestoes: Como vencer as imensas barreiras que existam em relação a musica instrumental, como tornar accessível essa forma de expressão musical tão rica porem esquecida?

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Humm...

    Música instrumental faz sucesso com o "povo" quando é associada à alguma coisa.
    Músicas temas de algo, principalmente...

    Eu, por exemplo, quero inserir minhas músicas instrumentais em animações q pretendo fazer...

    Se vc puder adicionar ao cd (e ao repertório de shows, principalmente), versões de músicas instrumentais famosas, de cinema, ou sei lá q mais... Acho q ajuda muito a fazer com q as pessoas dêem mais atenção ao resto das músicas instrumentais.

    Zara
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Tem o lance do registro tb...

    Humberto Luiz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Como assin cara?????

    dan_nsh
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    É complicado isso... até porque a maioria da população não tem ouvido pra música instrumental... esses dias eu estava escutando Yanni no carro, com o meu pai, e ele disse o seguinte: "Como você consegue ouvir isso e não dormir?" e olha que a música era mto agitada... sem falar quando eu ouço Jazz... todo mundo sai de perto! hehehehee

    Se existe uma maneira de mudar a "pré-avaliação" que as pessoas fazem sobre música instrumental, essa maneira vai ser complicada... se formos analizar, 9 entre 10 pessoas que gostam de música instrumental entendem de música... aí que está a chave da questão...

    Falta educação musical nas escolas...
    :/

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Falta educação musical nas escolas...
    Concordo !

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Falta educação musical nas escolas...
    Somos 3 a concordar...

    Robson Luís
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Robson Luís
    · votar


    Falta educação musical nas escolas...

    Somos 4 a concordar...

    O Brasil tem uns paradoxos muito estranhos. O povo é extremamente criativo e consegue tirar coisas do nada, justamente pelos poucos recursos que tem. Inclusive música.

    Falta educação mesmo. E falta auto-estima ao povo brasileiro tb..

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Não acho q é só culpar as escolas e pronto. As pessoas não escutam música instrumental pq não têm acesso. Não acredito muito nessa coisa de que "elas não têm ouvido musical". É meio prepotente afirmar isso.

    Um exemplo:
    Eu fiz umas músicas instrumentais no baixo e passei pra um amigo, pra ele colocar as guitarras. Aí ele deixava minhas músicas na lista de mp3 tocando em casa, pra ir acostumando enquanto não pegava pra tocar. Outro dia ele me disse q a mãe dele passou a assobiar minhas músicas do nada! E ela nem escuta música instrumental nem nada mais "elitista" (não q eu ache q minhas músicas ficaram "elitistas", hehe).

    Mas isso pra mim prova q se as rádios "forçassem" o povo a escutar música instrumental, assim como forçam a galera a escutar um monte de coisa q ninguém gosta (inicialmente), o povo ia passar a gostar de música instrumental.
    A mídia tem esse poder.
    Conheço uma menina q gosta de quase tudo q toca na rádio. Aí ela ficou alguns meses fora do país e quando voltou, escutou uma música da Kelly Key e achou a coisa mais podre do mundo (até aí todo bem, né?)! O fato é q alguns dias depois ví ela cantarolando a tal da Kelly Key e perguntei pq (afinal ela tinha odiado). Ela disse q "acostumou".
    "...é o q todo mundo tá escutando..."

    Pra vcs verem...

    LSD
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu não sei porque as pessoas dão tanta importância para um vocal, para mim não passa de mais um instrumento. Realmente é terrível ver que as pessoas não dão a mínima impotância para o instrumental da música.

    A solução, acho que seria realmente ter educação musical nas escolas, dessa forma as pessoas apreciriam mais o instrumental, pois só pode apreciar perfeitamente aquilo que se conhesse.

    Humberto Luiz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Acho que a educação musical nas escolas com certeza ajudaria, assim como a divulgação na mídia também seria uma poderosa ferramenta.

    O cenário musical só teria a ganhar com isso, e com o tempo a musica instrumental tornar-se-ia até financeiramente viável.

    Mais como despertar o interesse dos educadores, empresários e comunicação de uma forma geral?

    Bico
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Bico
    · votar


    Humberto Luiz
    Mais como despertar o interesse dos educadores, empresários e comunicação de uma forma geral?

    "Forçando"!
    Lembre-se q NÓS somos os músicos.
    E se nós passasemos a incluir mais instrumentais em nossos repertórios, mas instrumentais em CDs, misturados a músicas não-instrumentais.. a galera ia começar a acostumar.
    E com o tempo, música instrumental não seria algo tão diferente.

    O poder... é de vocês!!! Haha.

    Mas tem outra coisa. Musica instrumental costuma ser mais bem complexa em termos de sonoridade. Isso atrapalha uma possível imposição à "força" pela mídia, onde a música tem q ser de "fácil digestão" pra gerar resultados rápidos.
    Mas mesmo assim, ainda acho q é possível fazer crescer um interesse por música instrumetal...

    Lógico q não daria certo se de cara as pessoas fossem submetidas ao som de "fusions" e "bebops" da vida. Pra quem não é acostumado, é um som "sem pé nem cabeça". Pra maioria, é música pra músico!
    Minha mãe me pergunta como escuto essas músicas q parecem não ter começo e nem fim, só meio, haha! E olha q nem escuto tanto...

    Mas podem reparar q quando a música é instrumental e é relativamente simples, ela é bem assimilada.
    Músicas temas de desenho animado, de vídeo-game, de filmes (vide James Bond; Pulp Fiction, aquela do Dick Dale; Hawaii 5.0; Pantera Cor-de-Rosa) e mais muitas outras são adoradas pela maioria dos "leigos" tb.

    Acho q tem q começar a inserir música instrumental na vida das pessoas, aos poucos. Músicas sem muito improviso e malabarismos de músicos...

    gustavorino
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: gustavorino
    · votar


    eu acho que isso eh uma triste realidade, como colocariamos educação musical se nem o portugues correto maior parte da populacao tem! hoje em dia eh mto dificil um musico ganhar a vida com musica intrumental a não ser como professor, "ainda bem existe akela pequena minoria que faz aulas"! é uma questão de cultura.. o povo só entende de musica quando se fala da vizinha que pulou a cerca ou do cifre do cumpadre! é só olhar para o povo que já se sabe que estilo musical se deve esperar do nosso pais!!

    Musica instrumental costuma ser mais bem complexa em termos de sonoridade certamente.. alguem aqui ouviu alguma musica intrumental e gostou dela logo de cara? não né? pq nada é ovio nesse tipo de musica!!! quando escutei yanni pela primeira vez nao gostei muito..agora quanto mais escuto mais eu gosto.. já aquela musica do "rebolar", que se decora na primeira vez que se escuta.. nao consegue ficar mais de 1 mes na rádio que ninguem mais aguenta!

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    alguem aqui ouviu alguma musica intrumental e gostou dela logo de cara?
    Lógico q já! Tá doido? :P

    E existe música instrumental simples tb!
    Disso q eu tava falando. Se as pessoas passarem a ser mais expostas às músicas instrumentais mais simples, elas poderão perceber q música instrumetal não é só aquela coisa "chata sem pé nem cabeça, onde músicos não conseguem deixar os dedos parados por um segundo".
    É algo q pode abrir a cabeça de muita gente para novos sons.

    E outro ponto... Não tõ querendo dizer q todo mundo tem q escutar música instrumental, pq isso é q é "música de qualidade" e aquele papo-furado todo, não. Diversidade é oq há!

    Como um amigo meu costuma falar: "Tem q ter coisa ruim por aí. Se não como vamos saber oq é bom?" Hehehe! :P

    Mas sei q tem muita gente q se conhecesse um pouco mais, ia gradar muito.

    Zara
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu particularmente ando preferindo musica instrumental. E acho que com um pouco de persistência se consegue divulgar e vender. É o que acontece com uma banda de Jazz-Pop aqui da minha cidade, que está conseguindo seu espaço em meio a tanto Pop-Rock e Sertanejo, numa cidade um tanto provinciana. É uma coisa que só funciona pra quem tem paciência...

    Só pra não ficar de fora:
    Falta educação musical nas escolas...
    5....

    Humberto Luiz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Em todos os estilos musicais existe musica boa e musica ruim.

    Na musica instrumental também é assim

    Para que a música seja realmente boa, melodia e improviso:
    É preciso que exista um sentido claro para cada nota tocada, sendo assim,
    até as músicas mais complexas podem ser assimiladas por todos que possuam o mínimo de sensibilidade.

    Tem musicas instrumentais "MÚSICOS" que só valorizam velocidade, técnica, virtuosismo.
    Essa não tem quem agüente.

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Zara
    Eu particularmente ando preferindo musica instrumental.

    Eu prefiro musica instrumetal quando estou parado, mesmo. ;)

    Humberto Luiz
    É, eu concordo comoq vc disse.

    Tem musicas instrumentais "MÚSICOS" que só valorizam velocidade, técnica, virtuosismo.
    Essa não tem quem agüente.


    Às vezes eu até acho legal, pq chega a ser engraçado! :D

    bi_bi
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bem, esse assunto eh meio complicado...

    Vou dar como exemplo meu prof de piano: ele trabalha muito mais com música instrumental do q qq outra coisa. É mto conhecido aki na minha cidade (Niterói). Já tem mais de 13 CDs gravados, ganhou prêmios em festivais na Suiça, USA e etc.

    Nos seus shows o que nós normalmente vemos é que a grande maioria da platéia eh de músicos ou de pessoas conhecidas! Acho mto difícil fugir disso... A maioria das músicas tocadas por ele são de composição própria, mas ele tb pega de vez em quando umas mais conhecidas (tipo aquarela do brasil), faz novos arranjos e manda ver... acho q isso atrai um público um pouco maior tb!

    Porém, acho q não tem como fugir muito disso..... música instrumental normalmente soh quem curte eh músico ou coroa....

    Pianist
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Humberto Luiz
    Cara eu adoro instrumento no piano!
    Se você lança o CD me fala que eu compro, tipo eu tenho um de musicas temas de filmes, o nome do CD é Piano Dentro da Noite, eh otimo...

    Falow,
    Caio César.
    OPOST

    Humberto Luiz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Pianist
    Legal! Eu estou com CD pronto, e estudando a melhor forma de apresentar e colocar no mercado, Por isso criei o tópico, quero ouvir opiniões a respeito.

    Pode deixar, quando eu lançar te aviso. Valeu!
    Como?

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Humberto Luiz

    Sei que foi em Janeiro deste ano o tópico, talvez nem leia, mais te dou uma força, eu recentemente abri um tópico justamente falando sobre isso, se há algum trabalho brasileiro instrumental, algo assim, gosto de músicas instrumentais, principalmente as bem tocadas e bem arranjadas.

    É uma pena que o público não consegue ouvir também os instrumentos, pelo menos a grande parte só se liga na letra. Imagine essas pessoas ouvindo música instrumental! Infelizmente as coisas são assim.
    Compro seu CD; se for bom!

    Meu tópico pra quem quiser dar uma lida é esse:http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/86048/
    Fala justamente sobre isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como divulgar, executar e vender música instrumental ?