como escolher a fonte certa ???

    Autor Mensagem
    Randy78
    Veterano
    # jan/05


    tem alguma segredo para comprar uma fonte para teclado (no meu caso, yamaha psr550), vi na internet fontes que custam mais de 200,00, sendo que tem umas que custam cerca de 35,00, pq será tanta diferença? por quanto eu consigo uma fonte boa?

    alissonc
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    eu tenho uma desras da owner nunca deu problema... tenho um psr730

    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    vai na rua aurora aqui em sp na casa das fontes

    aproveita e da risada das puta veia que dançam na rua

    ViniciusAugustoShow
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Randy78
    Depende do teclado q vc tenha.
    Para o PSR550, o ideal seria um PA5C da Yamaha, ele custa algo em torno de R$140,00 mas vale a pena, pq vc usando uma fonte original da
    Yamaha para seu teclado. Vc vai ter a garantia de um funcionamento equilibrado de eletricidade para seu teclado.
    Pq as vezes agente usa uma fonte com a emsma voltagem do nosos teclado, porém os HZ são diferentes, fazendo assim desequilibrio eletrico com seu aparelho... Compre uma fonte original para seu teclado, pois para o investimento q vc gastou comprando ele, mais 140,00 não são nada para a garantia de funcionamento do seu aparelho.
    Na Fox Trot vc acha esta fonte e mais explicações sobre ela: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=35&pid=33

    No meu caso, eu tenho um PSR3000 como muitos ja sabem, eu comprei o PA-300 da Yamaha, q foi fabricado especialmente para ele... Custa em torno de R$200,00... Mas vale a pena, pq ele é leve, não esquenta muito e parece ser bem reforçado...
    O link dele é: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=35&pid=24
    Eu poderia ter comprado a opção generica de adaptador para meu teclado, uma fonte da Mytsuba, por exemplo, custa R$80,00 porém ele é muito pesada, esquenta muito e alguns modelos faz um barulhinho chato qd fica muito tempo ligada. No link q irei postar, ele diz somente servir para os teclados PSR1000, 1100, 2000, 2100... mas ele pode ser usado tbm para os teclados PSR1500 e PSR3000, porém, eu preferi comprar o original de R$200,00 pq fora a garantia de bom funcionamento, ele tem uma engenharia interna excelente!!!

    Agora tbm vc pode preferir os genericos q são bem mais baratos, porém não tem a mesma garantia de qualidade q os originais.

    Um abraço e Boa Sorte!!!!
    Vinícius Augusto

    Syl
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    pra teclado vc pode comprar essas fontes q custam certa de 35 reais mesmo... só depende da voltagem do seu teclado

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Vc tem q saber de quantos voltz é fonte, e a amperagem dela.

    A propósito, alguém sabe a amperagem q o PSR-520 precisa?

    A q eu usava era de 1,7 A, mas quero saber qual o valor mínimo q eu preciso comprar. No manual não fala nada sobre amperagem, eles acham q todo mundo vai comprar a fonte original q realmente é uns 200 conto, ha ha... Tá bom...

    ViniciusAugustoShow
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bico
    é a mesma fonte do PSR540!!!!
    Boa Sorte!!!!

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ViniciusAugustoShow
    Eu não tinha visto seu post, eu tava escrevendo o meu quando vc postou, hehe.

    Mas não tenho esse dinheiro, não!

    Vc não sabe a amperagem necessária pro tecaldo, não? Vou caçar uma fonte mais "genérica", mesmo...

    ViniciusAugustoShow
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bico
    Vc pode pegar as genericas... q custam em torno de R$40 a R$80,00
    Porém, detalhe, elas não tem as mesmas garantias de engenharia e material que as originais...
    olhe este link, este serve pro PSR550, acredito que seja o mesmo padrão para vc: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=35&pid=14

    Para quem tem o PSR3000, a opção generica é a seguinte: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=35&pid=29

    E para o seu teclado, acredito que este modelo, deste link seria o ideal: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=35&pid=8

    Boa Sorte e um Abraço!!!!
    Sucesso!!!!

    Vinícius Augusto

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ViniciusAugustoShow
    Brigadão, aí cara!
    Se eu não achar aqui no centro de BH, eu compro alguma dessas aí mesmo!
    Valeu!

    ViniciusAugustoShow
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bico
    é tudo pra pronta entrega, eles são conhecidos no país por venda pra outros estados, mas procure nas lojas aí por estes modelos do link!!!!
    Se tiver muito acima do valor q o anunciado na Fox Trot, não pegue!!!!
    Boa Sorte!!!!

    PauloFernando
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Aproveitando o tópico:

    Eu estava para comprar um módulo mas resolvi comprar um psr 520, pois percebi que atendia melhor minhas necessidades...
    Eu queria saber a especifícação da fonte PA-5C pois eu tenho a PA-5B e queria utiliza-lá no PSR 550.
    As especificações da PA-5B são:
    12 Volts por 1.5 Àmpere ~ 27W.
    Alguem sabe me dizer se ela é compatível com o PSR - 550 ou as especificações da fonte PA - 5C ?

    Obrigado!

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Aqui estou eu desinterrando mais um tópico.
    Tenho dúvidas quanto a que fonte comprar.
    Verifiquei que a fonte ideal da yamaha para o meu teclado é a PA-3B ou PA-3C.

    Fui em busca delas e o preço esta salgado, mas vi suas especificações:

    12v 60hz 700mAh
    polaridade: positivo no meio.

    Gostaria de saber se comprando uma fonte de maior amper eu teria algum tipo de problema. Pq achei uma de 800mAh e outra de 1A

    Desde já agradeço a ajuda.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Gostaria de saber se comprando uma fonte de maior amper eu teria algum tipo de problema. Pq achei uma de 800mAh e outra de 1A

    Depende, o primeiro requisito é ter a mesma tensão, ou seja, 12V. Se a entrada do seu teclado é 12V (Tensão) 700mA (Corrente) você deveria usar uma fonte com estas mesmas características. Você pode comprar um fonte com uma corrente maior, no entanto ela deve ser chaveada. Uma fonte com uma corrente maior e que não é chaveada causará danos ao seu equipamento.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Agora me explica uma coisinha... como assim chaveada??
    A unica chave dela que eu saiba é de 110 para 220

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    liliane.coimbra

    Olha, é um papo bem técnico e não tem nada a ver com a chave de escolha de tensão. Na verdade diz que uma fonte é chaveada quando possui um circuito PWM e um chaveador de alta frequência. Entendeu?? heuhueaeaheuaehuahea

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    liliane.coimbra

    Recomendo a você que compre a fonte indicada a seu teclado. O que é pior: gastar uns trocados a mais na fonte certa ou perder seu teclado porque ele queimou por usar uma fonte errada?

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    liliane.coimbra
    Mesmo ela tendo capacidade de fornecer uma corrente maior, ela alimentará seu equipamento somente na referência de carga (ohms) que seu aparelho apresentar no ciruito. No caso do consumo de 750mA haverá esse fornecimento de corrente idependente de a fonte poder fornecer 1A ou 2A. No caso de fontes com treshold (limite) de corrente menor que há consumida pelo teclado, haverá o mal funcionamento ou não funcionamento do equipamento. Para se comprar uma fonte, esqueça se é original ou não... Se paga muito a marca, as vezes por um produto inferior. Aqui em SP temos as fontes da NODAJI, da Casa das Fontes, da Trancham, bem como temos as fontes da ONERR em todo o Brasil. Todas as fontes fabricadas aqui são para a rede 60Hz/50Hz. Não há variação de frequência na alimentação pois isso é uma característica de AC o que é desprezado em DC após a corrente ser retificada na ponte de diodos e nivelada no filtro RC. Portanto atentem para tenção Vcc (DC), fornecimento de corrente e polarização do conector UMC-3/P2 (Centro "+" ou "-"). Neste caso, compre produtos com garantia e procedência. Pagar mais de 50,00 reais em uma fonte para qual que seja o teclado é desnecessário.

    Abraços...

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    As fontes genéricas aquecem mais que as fontes originais, mas são bem mais baratas.

    Para o meu teclado (que precisa de uma fonte estabilizada de 16V) eu comprei numa loja de produtos eletrônicos uma fonte Unitel estabilizada de 16V - 2A. www.unitel.ind.br
    É uma fonte muito boa e barata, super estável, só que aquece muito.
    Aí eu coloquei nela um cooler de processador de PC, direcionado ao transformador, e resolveu o problema.
    O teclado pode ficar horas ligado que a fonte está sempre em temperatura ambiente.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    El_Cabong
    Aquecimento é normal... Lei de Joule!!!
    Tudo depende como ele é percebido externamente... Isso varia de acordo com os dissipadores, ventilações e construção da fonte!!! Lógico que há impecílio da resistência material que tem que suportar a temperatura, porém, o projeto eletrônico de uma fonte descente é suficiente para suportar este aquecimento.
    Uma fonte é composta de: Um transformador Center Tape N:N, uma ponte retificadora de diodos (ceifa a o ciclo de onda positívo na junção PN e o ciclo negativo na junção NP), um filtro RC, descarrega o capacitor no instante T onde a tensão tende a zero. As fontes estabilizadas possuem relugadores de tensão como o LM317T (mantém a tensão dentro de uma mesma faixa, com treshold baixo para um mínimo e limite de tenção Vcc produto do filtro RC)... Não há nada de mistério em uma fonte, além de ser bem construída e com os componentes corretos... Quando fiz o 2º Grau técnico em Eletrônica, cansei de contruir fontes, e todas funcionavam muito bem. Inclusive fiz uma fonte para um teclado Yamaha PSR-620, que queimou ao ser ligada em 220V. Essa fonte era cara na época 1998, e construí uma com menos de R$20,00 com componentes comprados na Incor em Santo André, inclusive caixinha patola... =)

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeferson Fernandes

    É que antes eu tinha um Yamaha com fonte original e agora eu tenho outro com esta fonte Unitel, e o que tinha fonte original aquecia bem menos.

    Uma correção: Eu coloquei o cooler direcionado aos circuitos reguladores de tensão pois eles aqueciam demasiadamente, e o cooler ligado aos 16V em série com um resistor.
    Uma solução bem barata, para uma fonte bem em conta, mas que por algum motivo aquecia muito.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Caraca!!! Aqui só tem fera!!!!

    Fui na loja onde encomendei o teclado (aff a transportadora ainda nao chegou - teclado coletado no deposito ontem!! nao aguento de ansiedade..rsrs) e perguntei por uma fonte e ele me informou sobre a ONERR eu acho... ou outra de nome parecido, nao sei. Ela é de 800mAh, sendo o vendedor da máxima confiança eu nao questionei ele... ja sei que nao tem problema. O preço: R$ 24,00

    O vendedor, é tecladista e muito conhecido e conceituado na cidade. Acho que posso confiar nele.

    Já a outra loja, eles me venderiam uma mult volt por 22,00 tb com 800mAh, mas ainda teriam que trocar a polaridade dela, pq originalmente ela tem o centro negativo. Aí eu nao gostei da ideia dele abrir a fonte para me vender.... prefiro a outra fonte, ainda que nao seja Onerr.

    Só quero poder ligar o meu teclado com estabilidade e confiança....

    A ansiedade é tanta que quase comprei 6 pilhas AA para nao comprar a fonte errada...rsrs

    Muito obrigada pela a ajuda de vcs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como escolher a fonte certa ???