Eu odeio teoria...

Autor Mensagem
Zara
Veterano
# abr/05
· votar


osnipso
Fala, Osni... depois dessa desenterrada de tópico, vamo trocar uma idéia aqui:
Quem aprende a tocar sem professor e sem saber teoria é o que?
Well, não sei, mas... vc criar seu próprio método, mesmo pulando a parte teórica e aprofundando na prática, não é auto-didatismo?

Huahua essa analogia sua foi bem profunda, e desanimadora tb, pq há 2 minutos atrás eu larguei o livro de cirurgia em cima da mesa pq não concordo com algumas técnicas propostas lá heah =(

Mas... não confunda Pires de Oliveira com pratinho de azeitona.

mazza
Veterano
# abr/05
· votar


sem teoria o músico não evolui

Mario Andre
Veterano
# abr/05
· votar


Querida zara
em memoria de um fantastico topico seu,eu,mario andre,o imortalizei,so que ainda com mais acusaçoes e mais polemicas.
Vale a pena ver:http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/87972/
;)

Mario Andre
Veterano
# abr/05
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/87972/

osnipso
Veterano
# abr/05 · Editado por: osnipso
· votar


Zara
Quem aprende a tocar sem professor e sem saber teoria é o que?

Autodidata, também, mas de um conhecimento incompleto...
Você entendeu: você perguntou sobre autodidatismo, quando na verdade o assunto era a necessidade ou não de se aprender teoria!

E, quando você lê aqui e ali que fulano de tal, grande músico, foi autodidata, isso não significa absolutamente que ele não entendia (entende) de teoria musical. Eu só "desenterrei" o tópico para chamar atenção para esse ponto, que aparentemente "passou batido" quando foi discutido.

Ou seja: se você acha um saco estudar teoria, acha desnecessário, e quer encontrar "ídolos", exemplos de pessoas que pensavam (pensam) igual, não é só ler na biografia a palavra "autodidata".

No mais, conheço muita gente que é ótimo instrumentista sem nunca ter visto um pingo de teoria musical na vida. Os que decidiram, por algum motivo, estudar teoria depois de já serem bons, me disseram todos, sem exceção, que expandiram seus horizontes consideravelmente.

A analogia foi exagerada, propositalmente. Eu jamais contrataria um médico não formado para me fazer uma cirurgia, mas certamente contrataria um músico que não sabe teoria, se ele tocasse/cantasse bem. Não vamos ser tão radicais...

Quanto à confusão... Pode deixar, afinal de contas eu mesmo sou Oliveira... (risos)

Em tempo: eu sou completamente à favor do autodidatismo, aprendi muita coisa sozinho (tanto na música quanto na minha profissão, que é análise de sistemas/programação), sinceramente acho que "correr atrás" muitas vezes traz mais resultado do que ter aulas com um professor "fudido", mas sem vontade de aprender da sua parte. Porém, por experiência própria, constatei que quanto maior sua base de conhecimentos, mais rápido e melhor você aprende. E, para o conhecimento básico ser realmente sólido (imprescindível para um autodidata), o melhor mesmo é ter um bom professor/tutor acompanhando os primeiros passos.

Um bom professor pode corrigir os rumos do aprendizado, se perceber que existe algum desvio, pode tirar suas dúvidas ou ajudá-lo a fazer isso. Mas, também pode passar "vícios" e uma marca do próprio estilo (alguns chamam de influência, às vezes vai além disso) que freqüentemente é difícil "extirpar". Ou seja, como tudo na vida, tem vantagens e desvantagens. Questão de escolha, portanto.

wernegher
Veterano
# mai/05 · Editado por: wernegher
· votar


Acredito que cada elemento na música tem a sua importância.
A teoria é super importante, mas talvez não deva ser colocada como prioridade. Tenho uma conhecida aqui no RJ que se formou em piano pela UFRJ. Ela lê tudo o que coloca na frente, mas se tirar o "papel" não toca uma música de ouvido, ou sequer executa uma sequência harmônica sem hesitar.

Embora a teoria seja em certos momentos meio chata, sabemos da sua importância, mas não devemos nos esquecer de outros itens que desempenham papel fundamental na música, como por exemplo: sentimento, dinâmica (pode estar implícito no item anterior), equipamento utilizado, ouvido apurado (nem precisa ser absoluto), dentre outros...

Ontem mesmo, estava acompanhando uma gravação de cordas a vera num stúdio. Percebi que o cara do violino, quando colocava a partitura na frente, lia tudo perfeitamente, com todas as nuances que o instrumento permite. Mas quando chegou num trecho onde ele teria que improvisar algumas frases curtas, nada demais, ...ele simplesmente balançou e não saia do zero.
A teoria pode abrir novos horizontes paras os auto-didatas, mas também pode significar a "muleta" e a "dependência" de muitos outros músicos.

Zara
Veterano
# mai/05 · Editado por: Zara
· votar


Grande Super Mario Andre
Hahahaha, sim, sim. Adorei o tópico la do OT, depois eu vou até postar, ou não! Dependendo das repercussões, é claro! =]
O texto fico muito bão aehoiaehoaeho :D

osnipso, o Oliveira

Legal, boa colocação, até pra evitar equívocos, mas eh o que eu chamo de "much ado for nothing", amigo, mas... bem, meu intuito com este tópico foi propor o lance da falta de teoria mesmo, e erroneamente ou não, me referi a isso usando o termo "auto-didatismo".
Só pra exemplificar e matar as divergências neste assunto:
>Hermeto Pascoal é auto-didata. Ele aprendeu a tocar sozinho, e aprendeu teoria musical sozinho também. Logo, ele sabe teoria e é auto-didata. Porque aprendeu (teoria e prática) sozinho.
>Zara é auto-didata. Ela aprendeu a tocar sozinha, e não aprendeu teoria musical. Logo, ela não sabe teoria e é auto-didata. Porque aprendeu (prática) sozinha.
Right?
Uma palavra com mais de um sentido, eu penso. O meu post foi mal expresso, talvez por eu não ter encontrado uma palavra que melhor designasse "ausencia de teoria".

Voltando ao assunto do tópico:
O baixista do Focus é nulo em teoria, ele me incentiva ehaeh.
Saber teoria é legal, expande os horizontes, mas isso só pra quem tem paciencia... pros chucros (meu caso), vai na base do quebra-tudo mesmo. Isso me leva a pensar que estou em um nível abaixo de todo mundo aqui.

Zara
Veterano
# mai/05
· votar


Ah, e por favor galera...
não venham falar que eu me comparei com o mestre Hermeto.
Foi só um EXEMPLO.

Mario Andre
Veterano
# mai/05
· votar


Zara
hauhauahuahuahuahuaha um "detetive me treinamento" hauhauha
Aew zara cade vc no chat???

BloodyBass
Veterano
# mai/05
· votar


Opa. Tópico legal.


Seguinte. Eu acho que teoria acaba vindo meio que subliminarmente com o tempo. Veja só:

Sou baixista há 5 anos e nunca tive aulas de teoria na minha vida. Comecei tocando baixo tirando musicas do Black Sabbath. O Geezer Butler usa o q? Pentatonica de blues na maioria das vezes.

Então qdo eu começei à tocar, eu começei assimilando os desenhos e sutilezas da pentatonica! Mesmo que eu não soubesse o que era, eu me acostumei aos tipos de desenhos e variações de graus da pentatonica.

Conforme o tempo foi passando eu fui aprendendo à tirar algumas outras coisas (tirar coisas fora de Sabbath pra mim foi muito difícil de se adaptar) e fui asismilando novas escalas, novos desenhos e novas variações.

Eventualmente quando eu estava estudando técnicas de baixo eu via lá algumas coisas sobre campo harmonico, modos gregos e formação de acordes. Decidi dar uma olhada. Não peguei os exercícios e os fiz cegamente...10x em cada tom em todos os tons do braço do baixo. Fui lá...aprendi à fazer alguns acordezinhos em dó maior, peguei a base dos modos gregos (tira a primeira nota e adiciona a oitava da segunda no final)...OS DESENHOS principalmente, as sonoridades e tal.
Foi só aí (com 4 anos tocando) que eu fui aprender a fórmula mágica do blues: "Escalas maiores para os felizes, escalas menores para os tristes."

Hoje sou um viciado em escalas menores pq acho que as escalas maiores sào super-utilizadas e elas não cabem no som progressivo que eu faço. Mas vc ahca que eu sei quando uma escala é menor só de olhar pros intervalos dela? NÃO. Eu aprendi à tocar por desenhos, eu nào penso enqto eu todo em "tônica" "terça menor" etc...

Eu assimilei tudo o que sei atravez da geometria da posição das notas no braço do instrumento, principalmente formando triangulos. Eu reconheço "TRIANGULOS MAIORES" ..."TRIANGULOS MENORES", triangulos maiores ainda...rs....triangulos que eu sei q vão ser dissonantes....
Daí existem algumas outras formas que eu também uso, como as "escadinhas" formadas qdo se faz uma tríade de uma escala diminuta, e enfim. Eu aplico fórmulas de 3 em tudo o que eu toco, não necessariamente em tríades. É geométrico, mesmo que hajam 4 notas, eu pego um triangulo que elas formam e a nota que sobra se torna uma nota de passagem.

Eu confio muito no meu método. Pode parecer bem ridiculo mas é eficiente pra mim e eu me considero um baixista bom mesmo sem ter a noção de qdo uma escala é maior ou menor só de ver os intervalos dela.


Então pra enfim passar a mensagem que eu quero:

Você pode sim aprender à tocar bem sem teoria. É bem menos estressante, acredito que haja um nível menor de desistências no meio do caminho. Mas pra isso acho que primeiramente vc tem que ser um tanto to criativo, como eu fui. Não q todos tenham que desenvolver métodos alternativos de entender as escalas, mas vc tem que aprender as sutilezaz daquilo que vc está tocando de alguma maneira que não seja decorar.

Porém existe uma coisa que eu vejo como muito perigosa em aprender sem teoria, alias com teoria a mesma coisa pode acontecer. É o seguinte, se vc decidir seguir sem teoria vc PRECISA ser eclético, pois se eu só gostasse de blues e Hard Rock até déc. 70 eu seria um ótimo baixista....de blues. Se vc não tem teoria vc se prende àquilo q vc toca, se vc só toca uma coisa, só OUVE uma coisa, isso vai ser refletido nas suas composições.
Qdo disse q o mesmo pode acontecer com teoria é que existem pessoas (essas que eu acredito que nào nasceram pra música ou tiveram uma fomação musical horrenda) que NÃO LARGAM a maldita teoria.
Eu acredito que todo músico tem potencial experimental, inovador. Existem músicos que simplesmente não conseguem se disvencilhar das aplicações teóricas pré-determinadas. É como eu disse acima:

Imagine se em toda música feita em escala maior que o cara compusesse ele botasse uma bateria agitada e uma letra alegre. Ou se em toda música em escala menor fosse aquela bateria leve e arrastada, com aquele clima down e uma letra de corno.

Apesar dessa formula funcionar, o musico nào está adicionando nada à comunidade musical nem à ele mesmo.


E por fim. Qdo eu digo "sem teoria" não é uma completa verdade. Mesmo
"sem teoria" vc assimila coisas como eu falei, e por mais que você NUNCA olhe para um texto teórico. A mistura daquilo que os seus músicos favoritos tocam é aquilo que você vai tocar, eventualmente vc vai perceber q usar notas dispersas e sem ritmo pelas teclas do teclado não vai te agradar.

Eu nã sou contra a teoria, acho útil, mas eu nào tenho saco. Mesmo assim alguma coisa básico eu fui atrás. Tem coisas que eu NÃO sei fazer no baixo, como improviso. O básico do básico eu não sei. E improviso é uma coisa praticamente impossível de ser conseguida (absolutamente) sem a ajuda da teoria, do conhecimento pleno dos modos gregos etc...

Então, depende daquilo que você deseja. Sem dúvida esse meu método me trouxe uma maneira única de criar linhas de baixo, mas mesmo asism eu peco em aspectos que muitos baixistas não pecam por terem estudado teoria.


FLW, falei d+

adnz
Veterano
# mai/05
· votar


eu acho interessante saber pelo menos o básico, harmonia, escalas e etc, facilita em montar musicas e improvisar

osnipso
Veterano
# mai/05
· votar


Zara
Isso me leva a pensar que estou em um nível abaixo de todo mundo aqui

De modo algum. Cada músico, assim como cada pessoa, tem seu modo de encarar as coisas e seu próprio caminho. Não acho que tenha "melhor" ou "pior" neste caso, apenas visões e atitudes diferentes.

Hermeto é um gênio. Ele aprendeu sozinho coisas sobre harmonia que nenhum professor poderia ensinar. Mas nem todo mundo tem esse mesmo dom, eu como não tenho morro de inveja... (risos)

osnipso
Veterano
# mai/05
· votar


BloodyBass

Concordo com o que você disse, só acrescentando: às vezes, estudar seriamente teoria te dá as "asas" que você precisa para voar. Ou seja, te coloca em um próximo patamar musical.

Se você tiver somente uma panela e um fogareiro, pode fazer uma comida deliciosa; porém, com uma cozinha completamente equipada é mais fácil...

Cada metáfora estúpida que eu faço! (risos)

Bico
Veterano
# mai/05 · Editado por: Bico
· votar


Realmente metodologia pessoal não se discute!

Da galera q lida com música e q tenho contato mais direto, os melhores são os q não sabem teoria e/ou não aprederam com professor (isso, considerando as composições e estilos pessoais q acabam por desenvolver e tal)... Mas se esses fossem trabalhar "profissionalmente", lidando com muita variedade de estilos, exigências de técnicas q não custumam usar e trabalhando sobre os moldes de outros músicos tb diferentes, acho q perderiam para os q sabem.

Eu tb não sei, mas acho válido tentar aprender teoria. Já até peguei um livro q comecei mas deixei de lado faz um tempinho, hehe (depois tento de novo)! Eu ainda quero ver "di colé q é". Mas no fundo, ainda me parece q essa teoria não funciona na prática. Vai ver estou mesmo errado... Mas como não almejo o profissionalismo...

Zara
Isso me leva a pensar que estou em um nível abaixo de todo mundo aqui.

Só se esse nível abaixo, for um atalho underground, hehe!
Pq espero q seje, já q eu tb sigo por aí. =)

Zara
Veterano
# mai/05
· votar


Senta que lá vem a história... de novo! aohiuha

BloodyBass
Eu assimilei tudo o que sei atravez da geometria da posição das notas no braço do instrumento, principalmente formando triangulos. Eu reconheço "TRIANGULOS MAIORES" ..."TRIANGULOS MENORES", triangulos maiores ainda...rs....triangulos que eu sei q vão ser dissonantes....

No baixo eu faço exatamente a mesma coisa. Triangulos. Às vezes o pessoal me pergunta que escala que é, ou que tom que é... e eu não sei responder. Tem hora que eles me perguntam qual corda que é, e eu tenho que ficar lembrando - sol, re, lá ou mi? Eu demoro pra passar uma música minha pra alguém por dois motivos:
1. não tenho paciencia de ficar contando casas e tocando nota por nota pra pessoa pegar
2. não sei teoria, que facilitaria minha vida 01691609% nesse caso.

A mesma coisa eu faço no teclado, e isso ja tem muito tempo.

E improviso é uma coisa praticamente impossível de ser conseguida (absolutamente) sem a ajuda da teoria, do conhecimento pleno dos modos gregos etc...

Aí eu te falo, amigo... não é praticamente impossível, pelo contrário, é pura adaptação. Eu vivo de improvisos. Não sei fazer nada além. Se hoje o pessoal me chama pra tocar, é graças a minha capacidade de improvisação, porque o resto... nem conta, é nulo mesmo. Adquiri os "desenhos", a minha maneira de improvisar e uma certa agilidade com muito tempo, mas tb com muita insistência. E hj rola pra caramba, pq meus colegas músicos que me apóiam dizem que, pra se tocar um estilo de música que eu to tocando hoje em dia (Jazz Fusion), a teoria não está me fazendo falta. Se faz, passa batido. Por essas e outras razões que eu vim questionando esse lance, e rola ver que tem mais gente seguindo a mesma linha que eu :D Vai fundo que vc vira um impromptu-man. UAhia, mas é assim mesmo, eu me sinto uma estranha no ninho aqui.

osnipso
Bem, a não ser pelo lado da teoria então... to lá na base da hierarquia daqui! Haha, se é que num tem um sub-nivel ali... :D Falando no véio, fui num show dele ontem. Sem comentarios né.

Bico
Esse aí ce pode cre!
Here we go again ;-)

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/05
· votar


e rola ver que tem mais gente seguindo

Opa!! :-D

Kd ocê falano nisso??

MTI_Player
Veterano
# mai/05 · Editado por: MTI_Player
· votar


Zara
Olha só...comecei meio tarde na música, por acidente, aos 17 e hoje tenho...3X (pqp...é tempo pra caramba! agora q me toquei disso...rs). Nunca fiz aula alguma de coisa nenhuma de teoria mas procurei ler o que me chamou a atenção e a coisa começou a ficar interessante...não sei ler os "espermatozóides" da escrita musical, gostaria até de aprender mas não tenho saco pra isso...
Mas o pouco de teoria q acabei aprendendo me ajudaram muito até pra pegar as músicas de ouvido. Naquele tempo não tinha internet nem fóruns desse tipo, tive q descobrir muita coisa sozinho...mas isso foi fascinante pra mim.

Mas a questão é q eu ficava naquele dilema "será q posso ser um bom músico sem ter teoria?" e hoje eu digo: É CLARO Q SIM!!!
Hoje eu sei que tudo é subjetivo e depende apenas da pessoa em si...cabe à percepção de cada um. Não toco porra nenhuma mas tocar e ouvir boas críticas e elogios, é ótimo! Só que eu acho q não conseguiria isso sem uma base (por menor q seja) teórica...digo isso pois, mesmo inconscientemente, uso o pouco de teoria q aprendi a todo momento na banda em q eu toco pois dá segurança em saber o q posso e o q ñ posso fazer..
Eu acho q é possível assimilar a teoria de forma diferentes sem se submeter a incansáveis aulas e horas de estudo, vai da criatividade e percepção de cada um...

Não duvido q, mesmo sem teoria, vc toque muito bem...e digo mais, deve ter muito neguinho por aí com muito mais tempo de estudo que vc q não consegue uma "performance" igual ou melhor q a sua...ñ tô querendo puxar o saco de ninguém, mas é q aprendi q não dá pra ficar com conceitos e "regrinhas de como ser um bom músico" nesse universo que se chama música...

Tbm sou um estranho no ninho...(ainda mais pela minha idade...rs)

É isso aí!
(perdoem-me pelo longo texto...)

Jaum_Paulo
Veterano
# mai/05
· votar


acho que teoria é um atalho... a Zara já toca bem sem a teoria, muito bem diga-se de passagem!

Isso me leva a pensar que estou em um nível abaixo de todo mundo aqui.
NÃO PROCEDE! hehe
estudo teoria e sou uma trava nas teclas... a Zara sem teoria me da um show hehe

BloodyBass
Veterano
# mai/05
· votar


Zara

A verdade é que eu nào tenho saco pra ficar pegando modos gregos...rs rs rs.

que dá pra fazer improviso sem eles dá. Mas como eu disse, é bem dificil.
Vc mesma disse que já toca ha algum tempo, entào é provavel q vc tenha na cabeça toda aquela "teoria subliminar" de que eu falei. Vc não deve saber disso conscientemente, mas vc com certeza sabe que em tal musica vc não pode tocar tal nota em tal escala pq senão vc vai estar mudando totalmente a direção da musica. Então vc vai lá e fica com aquilo q vc "sabe que vai funcionar". Apesar de vc não ter pego isso de uma partitura sem dúvida é teoria q vc absorveu entende?

e quanto à eu não saber improvisar....nào é tão verdade assim...

Improvisar...eu improviso...só que meu improviso nào tem feeling nenhum, e pra mim improvisar sem feeling é qse q nada. Pq eu nào vejo graça nos meus improvisos.

eles são baseados no pouco conhecimento teórico que eu tenho, então eu sei qual é o tom de uma melodia eu vou lá e improviso com desenhos "cliche" em cima dela. Mas na hora que eu tento aplicar alguma coisa mais diferente em cima dela, como uma nona, eu fico perido...pq nem sempre funciona, daí sou obrigado à voltar às coisas quadradinhas sem graça dos modos gregos. Por isso que eu digo que sem o tal conhecimento completo, fica dificil, mas é bom conhecer alguém que não o faz (pelo menos conscientemente) pra ter uma outra visão possível...rs

improviso sinceramente nÀo me faz falta....gosto de jazz mas não pretendo me tornar um jazzista ferrado que sobe no palco depois de um porre e arregaça no instrumento...(Jaco Pastorius...rs)....gosto de sentar com um riff que eu imaginei..passar ele pro baixo e compor uma música inteira à partir dele. Depois qdo subir no palc saber exatamente o qe fazer e se quiser improvisar...vai ser no máximo alguma variaçào simples do riff que eu já estou habituado à fazer. pelo menos por enqto isos me satisfaz, mas se eventualmente eu quiser improvisar....eu me viro pra aprender...rs

Zara
Veterano
# mai/05
· votar


BloodyBass
Ta valendo, hah!
C toca outra coisa além do bass tumein??

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Eu acho que a teoria só vem a somar com a nossa capacidade de tocar um instrumento.

Eu também sou autodidata e penso que isso não é um impecílio pra eu estudar teoria, ler um livro, bater um papo, ter informação na cabeça.

A teoria é uma palavra que soa pesada na cabeça, mas se estiver de mãos dadas com ela, as coisas podem ficar bem melhores.

Zara
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroPanucci
A teoria é uma palavra que soa pesada na cabeça, mas se estiver de mãos dadas com ela, as coisas podem ficar bem melhores.

Tb acho. O ruim é ter paciência pra ler livros de teoria =(

BloodyBass
Veterano
# mai/05
· votar


Tb acho. O ruim é ter paciência pra ler livros de teoria =( (2)


Zara

Olha...eu toco Baixo pra valer. Mas faço alguma coisa na guitarra e sou meio tarado por teclado. começei à tirar a Moonlight sonata do Beethoven em um dos ensaios da minha banda....tva legal....teclado é um tesào que eu tenho...ainda vou ter um meu...rs
É facil pra mim transpor coisas pq eu tenho as noçoes de semitons na cabeça por causa do baixo e eu só vou contando teclas até me acostumar ocm os desenhos...rs

Na guitarra eu não sei qse nada...tirando tapping que eu me habituei à fazer no baixo e qdo pego uma guitarra pra fazer tapping eu faço com 6 dedos e BEM rápido...tenho um estilo meio Billy Sheenan de fazer tapping então eu gosto de criar umas bridges com ele...


Eventualmente minha banda vai fazer uma coisa meio Gentle Giant de trocar de instrumentos no palco....não pq agente quer...é pq agente troca tanto de instrumento já (o tecladista vai tocar flauta enqto um dos guitarrisas [que nào toca aquela música] passa pro teclado) que eventualmente eu acabarei aprendendo.


tbm toco uns blueszinhos na batera... =)

Zara
Veterano
# mai/05
· votar


BloodyBass
Massa. Geralmente quem toca baixo não começou direto no baixo haeoh.
A banda de vcs toca uns bluesão? Melhor coisa pra aprender a improvisar não há! haeh

Negócio de tapping e slap eu ainda apanho um pouco no bass. Tava querendo catar uma video-aula do Pixinga, c acha que rola??

andre_das_teclas
Veterano
# mai/05
· votar


GALERA PRESTA ATENÇAO AQUI EH O SEGUINTE:
EU CRIEI UM GRUPO PA NOIS NA HOTMAIL,QUE SE CHAMA TECLADOS YAMAHA..EH MEU PRIMEIRO GRUPO,AMIS AXO QUE SE TODOS SE ASSOCIAREM E AJUDAREM,VAI FIKA SUPER...EU TB PRETENDO DEXAR NOS EIXOS,DEXA UM NEGOCIO BEM LOUCO...MAIS COMO EH O MEU PRIMEIRO AINDA ESDTOU APRENDENDO,MAIS VOU TENTAR DEIXA-LO O MLEHOR POSSIVEL:
http://groups.msn.com/TecladosYamaha

BloodyBass
Veterano
# mai/05
· votar


Não...minha banda toca um som experimental. Agente tá misturando tudo q vem na mente...tem um guitarrista tarado por malmsteen...que nào é lá meu gosto mas qdo mistura fica bom. Tem eu....progger convicto....mas soh ecletico pacas....componho bastante prog. Mas soh fanzásso de blues, classic rock, hard rock 70's, disco até....bee gees é foda! rs
Tem outro guitarrista metaleiro...
Tem o violonista meio q ligado em violão clássico e dedilhados malvadões...rs

e tem o tecladista sr. eu amo pink floyd....hahahaha

É uma banda legal de se tocar...e nosso batera é um mike portnoy da vida.


Enfim...sobre a aula do pixinga. Nào sei...nunca vi. Mas analisando a técnica dele, se a aula for sobre isso deve-se poder tirar algum proveito...pq sem duvida ele é bom.

Ve aí se rola pra vc...eu particularmente nào gosto mto de slap (um dos pocuos baixistas q nao gostam tanto disso) apesar de usar relativamente bem. Mas não uso mto tbm pq tenho um Giannini rickenbacker 1972 e modelos rickenbacker não sào baixos legais pra slap. Tinha um JBass que era ótimo pra isso mas era muito pesado pro meu porte de pigmeu...rs

E sei lá...pra pegar os inícios dessas técnicas nào sei...eu particularmente acho o Stuart Hamm um baixista q mistura tapping e slap muito bem sem ser nenhum Victor wooten q vc não vê as màos do cara enqto toca....

Eu aprendi tapping e slap com as aulas desse site:

www.basstabarchive.com -> seçao LESSONS

São bem simples e diretas. Ele explica o que vc tem que fazer pra executar tal coisa...e dá um exemplo bem tocável. Dps ele vai dificultando. Eu achei as aulas de tapping particularmente muito mas muito boas mesmo. Fui hábil à tocar tudo com um nivel ideal de dificuldade até chegar nas partes finais que ele passa (introdução de Always with me Always with you do Satriani toda feita em double handed tapping e o Peanut's Theme do Stu Hamm)

É uma aula ótima mesmo. Acho que qualquer um que tenha alguma habilidade no baixo consegue aprender um bom tapping com essa aula.

ele usa bastante exemplos do Stu Hamm que sào bem melódicos. Mas tbm passa umas coisas do Billy Sheenan bem cabulosas de se fazer...rs


Eu na verdade nào sou mto fa de video-aulas. Mas se vc gosta a do pixinga nào deve ser ruim. Mas aconselho essas aulinhas desse site principalmente se vc já faz "alguma coisa" em tapping e Slap.


FLW

Zara
Veterano
# mai/05
· votar


Valeu ae BloodyBass
Vou dar uma olhada no site, vamo ve se faz efeito! Ohiaho
Queria um negócio mais funkeado e cheio dos grooves no bass, por isso me amarro nuns slap :D

Mas eh isso ae!!

osnipso
Veterano
# mai/05
· votar


Zara tratante! (risos) Entrou no orkut, olhou o scrap, fez questão de nem responder... Eu não mordo, viu? Inclusive ia te apresentar uma banda que acho que você ia gostar... (risos)

Só porque eu falei que teoria é importante?

Matthew
Veterano
# mai/05
· votar


NÃO IMPORTA SE VC QUER A MÚSICA COMO PROFISSÃO OU HOBBIE. TEORIA É E SEMPRE VAI SER MUITO IMPORTANTE PRA SE APRENDER A TOCAR OU PELO MENOS PARA SABER EXATAMENTE O QUE FAZER QUANDO VC PASSA SUFOCO OU QUANDO ALGUÉM LHE PERGUNTA ALGO... TEM COISA PIOR DO QUE ALGUÉM TE FAZER UMA PERGUNTA(SABENDO ESSA PESSOA QUE VC TOCA HÁ MUITO TEMPO), E VC SIMPLESMENTE NÃO SABER RESPONDER PQ ACHA TEORIA UM SACO? CARA, TEORIA MUSICAL É ALGO QUE TODOS QUE TEM A OPORTUNIDADE DE APRENDER DEVERIAM TENTAR PELO MENOS...NÇAO TEM COISA MELHOR DO QUE SABER QUE VC É O CARA NAQUILO QUE TÁ FAZENDO...

Zara
Veterano
# mai/05
· votar


osnipso
E o orkut funciona, por acaso??
Perdi a paciencia com aquilo, to logging off soon.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eu odeio teoria...