O QUE SÃO AS CIFRAS

    Autor Mensagem
    eumgdaeddf
    Veterano
    # out/04


    alguem ai tem alguma tabela ou algo em que diga em q notas devo tocar cada cifra?

    eumgdaeddf
    Veterano
    # out/04
    · votar


    por favor...meu e-mail é maianearaujo@yahoo.com.br e toco teclado a 2 anos e naum sei muito bem como sao as cifras...se alguem puder ajudar
    agradeço!

    eumgdaeddf
    Veterano
    # out/04
    · votar


    para quem me passar posso ate mandar algumas partituras,do seu lado, vou deixar,como uma onda,tema da vitória,era um garoto,...
    valeu!!!

    SoldierOfFear
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Explique melhor sua pergunta...

    Ken Himura
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A = Lá
    B = Sí
    C = Dó
    D = Ré
    E = Mí
    F = Fá
    G = Sol

    eumgdaeddf
    Veterano
    # out/04
    · votar


    obrigado Ken himura, e SOLDIEROFFEAR, como assim explicar melhor?

    Dill Maestro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Cifras
    É um sistema de indentificação dos acordes musicais, conhecido e empregado internacionalmente na musica popular.
    Na verdade são letras do alfabeto, numeros e sinais relacionados com as notas musicais. Na pratica, é mais utilizado pelo musico que toca e canta se acompanhando de algum instrumento Harmônico.
    As cifras são colocadas em determinadas palavras nas letras das musicas, para indicar qual acorde deve ser tocado.

    vc vai ter que aprender a montar os acordes seguindo determinadas formulas diatônicas, pois existem muitos acordes para se decorar e ainda existem variações, acidentes e rearmonização, então aprendendo a montar o acorde vc não vai prtecizar se consultar cada vez que se deparar com um mais difícil,
    Dill

    felipe_rlima
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A = Lá
    B = Sí
    C = Dó
    D = Ré
    E = Mí
    F = Fá
    G = Sol


    Isso é a nomenclatura de cada acorde, pelo que entendi ele queria saber TODAS as notas que se tocam em cada acorde. Para isso o melhor é estudar um pouco a teoria, a parte de formação de acordes, mas nao esquenta que não é difícil. Agora, de imediato tem sites (acho que o proprio cifraclub tem) que tem dicionarios de acordes on line, vc poe o nome do acorde (A, ou Lá Maior por exemplo) e ele te mostra todas as notas que formam o acorde. É isso!

    kkaw
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Cara não é tão simples mas também não é muito complicado. Primeiramente vc tem que saber a escala básica, de Dó Maior (em cifra seria C M): 1ª = Dó, 2ª = Ré, 3ª = Mi, 4ª = Fá, 5ª = Sol, 6ª = Lá, 7ª = Si e saber os respectivos intervalos:
    Dó até Ré é 1 tom porque existe dó sustenido = #, entre o Dó e o Ré (um semi-tom entre os dois);
    Obs: Observe as teclas pretas do seu teclado elas representam 1 semi-tom, elas não aparecem entre o Mi e o Fá e entre o Si e o Dó. Quando o intervalo é de 1 tom disse que ele é maior, quando é de meio tom, ou seja 1 semi-tom, disse que ele é menor. Ex.: de Dó a Ré é maior de Dó a Ré Bemol e menor.
    Ré a Mi também 1 tom, existe o Ré #;
    Mi a Fá não tem semi-tom,
    Fá a Sol tem 1 tom
    Sol a Lá temos também 1 tom
    Lá e Sí também 1 tom e, finalmente,
    entre Si e o Dó 1 semi-tom.
    Os acordes maiores são sempre formados por 3 notas, por exemplo de Dó Maior:
    1ª, que é o próprio Dó, 3ª que é o Mi e 5ª que é o Sol, repare que da 1ª Dó até a 3ª Mi existe dois tons (ou dois intervalos de 1 tom) e de Mi a Sol existe 1 tom e meio( 1 semi-tom de Mi a Fá + 1 tom de Fá a Sol), assim vc pode formar qualquer acorde que vc queira, por exemplo, Mi Maior:
    1ª é Mi a 3ª Sol # (lembre-se 2 intervalos de 1 tom) e a 5ª Si (1 semi tom de Sol# a Lá e 1 tom de lá a Si).
    Nos acordes menores é só inverter a posição do intervalo ( a 3ª é menor, portanto no caso do Mi menor o Sol deixa de ser # e passa a ser natural).
    Daí em diante é com vc e os outros amigos do forun que provavelmente sabem muito mais que eu.
    Um grande abraço,
    Ricardo

    kkaw
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Acredito que isso vai te ajudar. Desculpe se não explico mais coisas, mas meu tempo é curto.
    E.T. Se informei algo errado, por favor, podem me corrigir.

    kkaw
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Acho que cometi um erro gramatical, onde escrevi disse (aparece 2 vezes na 5ª linha) . O que eu queria dizer é: é assim chamado, acredito que seria "disce", pelo menos é como eu acho que se pronuncia, mas deve ter dado pra entender.

    kkaw
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eureca!!!!
    Acho que lembrei, não é disse nem disce (esse tá pior ainda) o certo é "diz-se", (eu acho).

    d_toretto
    Veterano
    # out/04
    · votar


    http://www.laorejadigital.com/default.php?echohtml=%2Frevista%2Ftutori al%2Fpianovirtual%2Fdocu.php3%3F


    ah aprende aqui :-p

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # out/05
    · votar


    kkaw


    Tá tudo errado,O certo é disse

    Diz-se e Disce tá completamente errado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O QUE SÃO AS CIFRAS