TECLADO x PIANO

    Autor Mensagem
    Frankz
    Veterano
    # set/04


    ae pessoal, talvez já tenha tido algum tópico como esse, ou talvez nao por talvez ser uma pergunta um tanto quanto banal... mas enfim... eu estava lendo o tópico "dados gerais dos tecladistas do forum" e vi algumas pessoas que fez algum tempo de aula de teclado e atualmente faz aula de piano...
    qual seriam as principais diferenças entre teclado e piano?
    me refiro ao modo de tocar... técnicas... recursos...
    eu sei que o teclado vc pode fazer sair o som de inumeros instrumentos (inclusive o piano) enquanto no piano não...
    pois é, quais seriam as diferenças mais marcantes? por favor me ajudem a tirar essa dúvida... ;)

    um grande abraço a todos

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Bom, algumas diferenças:

    O piano vc tem que afinar, e é super pesado, to teclado é leve e não precisa afinar
    O piano tem teclas pesadas e um feeling excelente, teclado tenta imitar.
    Bom, o teclado tem opções midi, vc pode acrescentar infinidades de outros sons a ele, utiliza-lo como controlador, etc etc, o piano é um piano apenas. Eu tenho 1 piano e 2 teclados, gosto muito dos 3.

    Frankz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    hum... e quanto à técnica? treinamento... tem alguma diferença? a unica coisa q eu tenho consciencia eh o uso do pitch... ja que nao tem pitch em piano... hehehe
    como eu sou tecladista amador e autodidata... e meu teclado nao tem sensitivy... eu nao gosto de tocar em piano... teclas são pesadas demais... e quando eu insisto fico com dores nos braços :~~

    abraços ;)

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Felipe Guilherme Ruffato
    O piano vc tem que afinar, e é super pesado, to teclado é leve e não precisa afinar
    em se tratando dum DX7, é pesado e TEM Q AFINAR!!! é foda

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # set/04
    · votar


    O dx7 tem que afinar? o loko? caraca! me explica isso

    thiago leonardo albuquerque
    Veterano
    # set/04
    · votar


    O piano tem uma tecnica totalmente diferenciada do teclado, em relaçao ao modo de tocar. muitos pianistas ultilizam o teclado pela conveniencia do transporte mas principalmente os musicos eruditos em sua maioria odeiam ter q tocar em teclado. o piano tem todo um mecanismo q tem muita importancia no som em geral e na dinamica pois alem de as teclas serem percutidas por martelo(embora muitos teclados tentem imitar usando a tecnologia HAMMER ACTION com muito sessesso) esse mecanismo envolve muitos materiais como madeira, borracha, metal e tecido. na minha opiniao nehum teclado substitui um piano de qualidade( embora muitos se aproximem com quase total semelhança) mas os teclados vieram pra facilitar a vida do musico e e´muito util pra baratear as produçoes musicais,com recursos midi vc pode praticamente dispensar o restante dos musicos pois tudos os instrumentos podem ser reproduzidos por um bom sintetizador( Ex o KURZWEIL K 2600) sem falar na facilidade de transporte.

    Frankz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    tipo... o bom pianista sabe tocar teclado então? enquanto já o bom tecladista encontraria alguns problemas com o piano?
    e o lance de transpose? faz muita diferença? eu imagino que os tecladistas usem transpose para tocar de modo mais fácil, evitando as escalas mais "quebradas" com os "sustenido/bemol"
    isso tem a ver também?
    abraços

    Frankz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ow pessoal desculpa estar floodando aqui, mas acabei de lembrar uma coisa...
    no estilo musical que eu conheço bem... que é heavy metal melódico (stratovarius, sonata arctica, nightwish etc) os tecladistas RARAMENTE harpejam com a mão esquerda... é sempre base com esquerda e alguma melodia com a direita... ou então ficam com a mão esquerda no Pitch e a direita solando... ou então fazendo base com as duas...
    isso seria uma diferença mais de tecladista/pianista e não de teclado/piano... mas a dúvida que eu tenho não é exatamente essa.. e sim: É somente nesse estilo musical que isso acontece? quando o cara toca TECLADO por ser tecladista, e não por ser um pianista que tem problemas com trasporte do piano... isso vem a acontecer?
    quando eu fazia aula de canto... ano passado... meu professor tocava piano... nossa ele tocava cada coisa... solava com as duas mãos coisas diferentes ainda por cima... que vinha a inverter as maos... ficando tipo com os braços cruzados... tocando com a esquerda onde seria a direita e a direita onde seria a esquerda, coisa que eu nunca vi um tecladista fazer...
    por favor ajudem ae ;) valeu, abraços

    LuizPauloGS
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Num sei c vc se ligou mais, tecladista toca mais pelo método de acordes/cifras e noções de escala... muito mais rapido e mais facil que tocar com partitura... eu estudei 4 anos de piano... eu me frustrava pra estudar partitura... eu acabava tirando as músicas de ouvido e nem ligava pra partitura.
    Acabado esse tempo eu cansei... e parti pro teclado e percebi q o método era bem mais facil q o de piano.
    Outra diferença eh q no piano a musica é quase sempre "solada" pelo piano, enquanto o tecladista normalmente faz a "base" da musica.
    Outra parte legal do teclado é q se você tiver bom ouvido e estudar Campo Harmônico você pode conseguir tirar musicas de ouvido facilmente... bem melhor q a "mecanizada" partitura... a musica não sai daquilo.
    O método de teclado é bom também para quem toca em banda. Além do q o metodo de acordes/cifras pode ser ajustado com o tom de voz da pessoa (sem ter um tom unico da partitura).

    Ken Himura
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Bom, eu prefiro o método de piano. Gosto de solar diferente com as 2 mãos ao mesmo tempo, gosto de ler partitura etc. Hehehehe

    Mas eu tbm gosto muito do teclado, pelos recursos e timbres que ele tem. Mas eu prefiro o piano pq ele, além de corrigir totalmente sua postura ao tocar, dá mais feeling e controle à sua música e a você também...

    Tarara_Leo
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Cara ! entre instrumento piano e teclado eu prefito TECLADO ! mas de técnica com certeza o piano ! Eu nao acreidto que exista apenas um tecladista ! todo tecladista tem que saber piano, a não ser que vc faça teclado pra fica tocando em casa sozinho,,, mas em banda nao existe um tecladista que nao saiba piano !! é essencial !! e outra,, se vc toca só teclado como vc vai competir com um pianista que se aventura no teclado ? Eles dominam de mais o teclado !! acho que o piano é que da base, no paino vc precisa de dinamica, leitura, interpretação etc.... enfim, acho isso !

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Bom, o teclado é um instrumento diferente do piano, é a mesma coisa que comparássemos guitarra e violão, são instrumentos diferentes, cada um tem a sua peculiaridade e a sua utilidade também, é claro que em se tratando de ação de teclas e mecanismo para o timbre piano acustico, os pianos saem na frente, mas é muito mais fácil fazer um solo de orgão rapidinho num teclado por exemplo com teclas leves, então, cada instrumento tem o seu lugar!!!

    Felipe Davi
    Veterano
    # set/04
    · votar


    concordo com o Felipe.. kda um tem o seu lugar!
    Porém eu sugiro que qualquer músico d TECLAS estude técnica pianistica e de preferência num piano! Pq? pq vai ajustar seu pulso, controle do peso dos dedos e issu vc pode usar num teclado.. alias... só em BONS teclados!
    Por outro lado, é essencial q o músico d TECLAS aprenda ler tanto partitura quanto cifra. Pq? Pq nada depois pderá pegar vc d surpresa. Qualquer música vc toca, é só ler!

    Frankz
    c vc tocar piano sem técnica, comc erteza seus braços e depois sua coluna irá doer. Um tecladista naum sabe pegar num piano c naum teve uma preparação pra isso. E o mesmo acontece com o pianista! È meio ireal, mas acontece. Por exemplo: conheço inúmeros pianistas q naum sabe improvisar dentro d acordes. Tipu numa música com essa harmonia: C F Am F/G C. Pq? pq nunca estudaram para isso. Além disso, conheço pianistas q tem noção d cifras porém naum sabe como pegar no teclado e soa como c um iniciante estivesse tocando ali!
    ENFIM, kda instrumento tem seu devido valor, e precisa ser respeito. COMO RESPEITÁ-LOS? passandu o máximo d tempu com eles.
    Agora, o piano, fala sério! È TUDOW!
    DETALHE: mulher c amarra em piano bem tocado! RSRRSRSRRS

    Frankz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    no estudo de piano não se estuda campo harmônico?
    otra coisa as músicas de piano tem alguma escala em comum?
    eu nunca vi um pianista tocar alguma música em SI por exemplo... ou LA#
    aquela música carruagem de fogo... eu acho que o tom dela é DO#, e uma amiga minha que já fez aula de piano a aprendeu em DO...
    desculpa ae as perguntas amadoras, mas eu sou um amador ;D
    abraços

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Frankz
    Não precisa pedir desculpas não, o forum é pra isso mesmo, para esclarecermos as duvidas.
    Com relação ao estudo de piano e de teclado é o seguinte: Cada professor tem uma característica, eu dou aula de teclado e piano, procuro ensinar para meus alunos uma mistura entre os dois, para que quando o aluno tiver um piano pela frente ou um teclado, ele saiba se virar, ou seja, piano e teclado são irmãos, mas cada um tem uma personalidade, mas podemos ser amigos dos 2, talvez mais proximos de 1 do que de outro

    Felipe Davi
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Frankz
    E além disso, música é música pra qualquer instrumento, excetuando os intrumentos de percurssão (ou s) e instrumentos que lêem clave d dó. Mas as figuras e os valores são os mesmos!
    Uma música pode ser tocada em várias tonalidades, porém há akelas que deixam a música mais parecida com a original!
    No estudo d piano naum se usa a expressão "Campo Harmônico" e sim Harmonia Funcional, que é expressão usada na regência, canto etc etc...
    ALém disso oe studo do piano vai mais pelo lado melódico do que harmônico. Por exemplo: numa partitura completa (clave d sol e fá q é comumente usada para piano) de música clássica (erudita) de BACH etc vc verá poucas formações d acordes, e mais encadeamento melódicos....
    OUtra coisa, pianista gosta muito de tons como Bb, A#, F#, Db, Eb, etc. Tecladista curte mais akela coisa suscinta e prática, como G, A, D, E etc (ISSU Q EU TENHU VISTO NOS TECLADISTAS Q TENHU CONTATO)
    POr isso, aprenda todos as escalas e C.H. de kbeça, principalmente as tonalidades acidentadas (rsrs)

    Monteiro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Eu pretendo começar a tocar teclado, a minha duvida e: eu consigo tocar sem problemas no teclado uma musica partiturada para piano?

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Monteiro

    depende do tipo de teclado
    se for aqueles teclados com 88 teclas que simulam até o sistema de contrapeso nas teclas igual ao do piano, dá pra tocar

    mas se for aqueles teclados basicos de 5 oitavas (ex. psr) da pra tocar coisas simples e medias por partitura ou arranjo popular (partituras ou por cifras) se for popular vc pode adaptar algumas notas graves que não tem no teclado de 5 oitavas

    se for tocar erudito dá pra tocar a maioria das partituras de bach até mozart, pq o cravo e o piano da epoca tinham em torno de 5 oitavas tb, mas ai vc mata o ouvinte erudito pela sonoridade que fica muito a desejar, mas serve para estudo ou tocar em casamento que ninguem reclama

    Monteiro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Opa valeu pelo esclarecimento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a TECLADO x PIANO