Autor |
Mensagem |
Priscila Suzuki Veterano |
# ago/04
Olá galera, faz tempo que não apareço por aqui. Bom, o Fábio escreveu uma nova matéria para a revista Playmusic, que será publicada no mês que vem e me pediu para colocar aqui, por favor leiam, entrem em contato se alguém tiver alguma dúvida, ok ? Um grande abraço para todos !
Priscila Suzuki - cantora
http://planeta.terra.com.br/arte/priscilasuzuki
YAMAHA PSR 3000
De tempos em tempos alguns equipamentos nascem para revolucionar a maneira com que o músico
trabalha com a tecnologia embutida em seus instrumentos. Esses equipamentos ficam marcados na história
do desenvolvimento da indústria musical de uma forma única e mesmo depois de décadas de seu lançamento
ainda são perseguidos por músicos colecionadores ou por novatos curiosos em descobrir porque tal teclado,
como o lendário Yamaha DX7, por exemplo, possui tal sonoridade e, ainda,é tão famoso por isso.
O divisor de águas desta época é o novíssimo Yamaha PSR 3000. Sua chegada ao Brasil está
trazendo uma nova era no armazenamento de dados como arquivos MIDI, styles ou outras informações. Com
isso o teclado está aposentando o reino dos disquetes de 3 ½ polegadas e apresentando o Smart Media. Ou
seja, a partir desse teclado, não serão mais utilizados drives de disquetes, sendo toda a comunicação de
dados feita com o teclado a partir de uma porta USB conectando-o diretamente ao computador.
Não se desespere caro amigo leitor que possui dezenas de disquetes com seus estilos Yamaha ou
com as músicas MIDI da revista Playmusic! Você não irá perder nada disso, fique tranquilo. Basta copiar
seus disquetes para um computador que possui conexão USB e, a seguir, conectar o teclado e transferir
tudo para um cartão Smart Media que pode comportar até 128 Mb de informações. As vantagens disso são
imensas, pois você não precisará trocar disquetes quando mudar seu repertório em seus shows ou então
não precisará usar dezenas de disquetes para ter todos os styles que precisa, pois tudo isso estará
armazenado dentro de um único cartão de memória que estará sempre conectado ao seu teclado, com
tudo pronto e disponível para funcionar imediatamente, ao simples toque de seus dedos!
Mas e para aqueles amigos que estão interessados em adquirir esse novíssimo equipamento e não
possuem computador ou acham muito difícil utilizar essas tecnologias? Nesse caso, eu me coloco à disposição
de todos para montar seus cartões Smart Media da maneira que acharem mais conveniente. Para
maiores detalhes, por favor entrem em contato comigo através das informações contidas no final desta matéria.
Assim poderão evoluir para um equipamento muito superior do que os PSR anteriores usufruindo totalmente desta
maravilhosa tecnologia dos cartões Smart Media. Mas o que traz esse teclado de tantas novidades assim para ser
um novo marco na história da indústria musical? Vamos descobrir agora.
ANALISANDO O PSR-3000
O que chama imediatamente a atenção ao ligar o PSR-3000 é seu enorme visor colorido de 320 x 240 pontos
LCD mostrando todas as informações necessárias para o usuário. Com um visor colorido fica muito mais fácil e nítido
ler as informações necessárias como nome das voices e dos styles utilizados além de outros detalhes que são sempre
úteis durante a performance do músico ao vivo. O painel do teclado lembra bastante o PSR-2100 mas com um detalhe
sobre a operação dos botões de INTRO e ENDING, que antes eram escolhidos no visor e agora existem 3 botões para
cada uma das 3 possibilidades de introduções e finais possíveis para cada style. Falando sobre eles, existem 240 Styles
de fábrica dentro do teclado, divididos em 217 Pro Styles e 23 Session Styles, além é claro dos styles de usuário que
podem ficar armazenados dentro do próprio teclado num espaço exclusivo, assim como o próprio PSR 2100 já fazia.
O Yamaha PSR-3000 traz 829 Voices separadas em 323 Voices internas de alta qualidade, com alguns timbres
derivados do próprio TYROS, além de 480 Voices no padrão XG e 17 Kits de bateria. A grande novidade desse teclado é
a generosa polifonia de 128 notas que permitirá tocar junto de um arquivo MIDI com excepcional qualidade de áudio usando
texturas sonoras complexas como Strings + Voices, sem “comer” nenhuma nota, um problema comum para teclados com
uma polifonia inferior a 64 vozes. O teclado possui uma categoria de vozes chamada de MEGA Voices com sons sampleados
em altíssima qualidade e detalhes somente encontrados em grande sintetizadores como por exemplo, nos sons de guitarra,
inúmeras nuances de como as cordas do instrumentos são tocadas, sons dos dedos deslizando sobre as cordas, harmônicos,
tudo isso disponível nos timbres : Steel Guitar, Hi String Guitar, 12 String Guitar, Clean Guitar, Overdrive, Distortion, Acoustic Bass,
Finger Bass, Pick Bass e Fretless Bass. A seguir, a família de sons conhecida como SWEET! Voices traz excelentes timbres
também de Violin, Mandolin, Flugel Horn, Oboe, Harmonica, Tenor, Alto & Soprano Sax, Flute, Pan Flute, Clarinet, Trumpet,
Trombone, Muted Trumpet. Logo depois, também com uma ótima qualidade aparecem os COOL! e os Live! Voices que são muito
bons e devem ser experimentados logo que o amigo leitor tiver a oportunidade de ter nas mãos um teclado desses. Não posso
esquecer também do Virtual Drawbars, um excelente simulador de timbres de órgão, colocando o PSR-3000 no patamar de um dos
melhores simuladores de Hammond do mercado, principalmente pelo preço do teclado, extremamente justo pela incrível quantidade
de recursos que ele está oferecendo.
Com todos esses 240 Styles e essa grande quantidade de excelentes Voices separadas nas famílias MEGA, SWEET!, COOL!
e LIVE!, além da polifonia de 128 vozes, o teclado já estaria um grande passo na frente da concorrência, mas a Yamaha não
parou por aí e acrescentou o mesmo VOCALIST que existe no modelo PSR 2100, com muitos parâmetros para ajuste do timbre da
sua voz no Equalizador de 3 bandas, além de um excelente Compressor e um Noise Gate, ajustes para efeitos como Reverb, Chorus e Delay,
e uma polifonia de 3 vozes para criar os arranjos vocais dentro do arquivo MIDI, ou ao vivo, baseado nos acordes tocados no teclado
tanto pela mão esquerda ou pela mão direita, com 61 variações possíveis origianis de fábrica e mais 10 ajustes do usuário.
Falando sobre os efeitos, o teclado possui uma enorme quantidade de Reverbs ( 35 Preset e mais 3 User ), Chorus ( 30 Presets +
3 users ) um efeito onde podemos escolher o que quisermos chamado DSP 1 que possui 183 tipos e mais 3 memórias para gravar os ajustes do usuário e ainda os DSPs 2, 3 e 4 com 106 tipos diferentes e 10 memórias USER para seus próprios ajustes, permitindo um controle total dos parâmetros dos
efeitos, personalizando totalmente seu equipamento. Além de todos esses efeitos, o teclado possui um equalizador MASTER de 5 bandas
que atua sobre a saída geral do áudio e ainda um equalizador de 2 bandas sobre todas as partes do teclado ( que são 28 ao todo ) como
as Voices R!, R2, Left, as partes de acompanhamento, as pistas do sequencer e os Multi Pads.
Com Voices, Styles, Vocalist e efeitos para tudo isso, além de um enorme visor colorido para mostrar todas as informações
e um slot para inserir um cartão SMART MEDIA, capaz de armazenar até 128 Mbytes de informações, o que mais seria necessário
nesse teclado, que praticamente já possui tudo o que sempre o mais ávido tecladista procurava? A resposta é conectividade. O Yamaha
PSR-3000 possui 2 portas USB, uma para ligar diretamente no computador e trabalhar como um módulo de sons MIDI ou para
transferir dados diretamente entre o teclado, o computador e o cartão de memória, um recurso que já acompanhava o PSR 2100 e a
outra porta USB, chamada USB To Device, a grande novidade que permite conectar um Hard Disk ou um CD-Rom externos em padrão USB
apenas conectando um simples cabo, tornando praticamente infinita as possibilidades de expansão de memória e recursos deste
teclado. E, para os saudosistas do bom e velho disquete de 3 ½ polegadas, aqui vai uma ótima notíca. Pode ser conectado um drive
de disquetes via a porta USB, com isso, todos os disquetes que não poderiam ser mais usados diretamente no teclado, agora podem!
Para o pessoal que adora cantar lendo as letras no visor do teclado, aqui está uma excelente novidade deste teclado, uma saída de
vídeo que permite que a tela de Lyrics seja mostrada numa televisão padrão NTSC ou PAL, por exemplo, com isso, a opção de tornar esse teclado
como um karaokê com músico ao vivo é possível também. O monitor de TV poderá mostrar apenas as letras das músicas ( função Lyrics ) ou então
fazer um espelho do visor inteiro do teclado. O teclado também consegue ler diretamente os arquivos salvos em formato *.KAR
uma extensão muito comum de arquivos MIDI com letra para Karaokê existentes na Internet. O sequencer do PSR 3000 tem capacidade para
até 35000 notas e lê praticamente todos os tipos de arquivos MIDI, salvos nos formatos 0, 1, KAR, Tune 1000, além do recurso Next Song, que
permite fazer uma fila de músicas.
O teclado ainda permite a conexão de 2 pedais, sendo que um deles normalmente é usado para Sustain e o outro é programável entre
as inúmeras opções disponíveis. Possui as tradicionais conexões MIDI In e Out, entrada de microfone para o Vocalist e saída de áudio estéreo, além dos
fones de ouvido. Os alto-falantes do teclado tocam 12 Watts cada um deles e possuem woofers de 12 cm e um tweeter de 4 cm. O peso total
do teclado é bem reduzido, com apenas 12 Kgs distribuidos num teclado com apenas 973 x 399 x 167 mm de tamanho. Não esqueçam da fonte que,
assim como a série PSR 2000 / 2100, esse teclado necessita da PA-300, uma excelente fonte de alimentação para poder fazer funcionar todos os
recursos do equipamento na sua total plenitude.
CONCLUSÕES
Se houvesse um prêmio parecido com o OSCAR para teclados o Yamaha PSR 3000 com certeza levaria o título por inúmeros detalhes, mas o
maior deles é o custo-benefício. Nunca antes qualquer outra empresa de teclados ousou colocar tantos excelentes recursos de uma só vez num
único equipamento, sem precisar de placas opcionais, cartões extra e expansões que nunca apareciam no Brasil, ou quando apareciam eram mais
caras do que o equipamento em si. Com um teclado assim, o amigo leitor poderá se dedicar anos e anos tanto ao aprendizado do equipamento
como ao prazer de tocar um instrumento com excelentes recursos e que irá proporcionar uma enorme satisfação. Parabéns à Yamaha por lançar
um equipamento assim, por disponibilizar o equipamento rapidamente no Brasil e por trazer mais uma grande opção aos músicos que ultimamente
estavam carecendo de alternativas em equipamentos de ponta. Numa próxima edição estarei analisando seu irmão mais novo o PSR1500.
Fábio Luiz Salgado
Consultor MusicALL
fabiosalgado@terra.com.br
Santos - SP - Brasil
|
V. Augusto Veterano |
# ago/04
· votar
Parabéns, olha, disse tudo! a Yamaha ta se superando cada vez mais. Acho que ela vai ultrapassar a Roland em menos de cinco anos, cada tecladão que ela está fazendo!
Yamaha
Você ta arrebentando! Continue sempre assim, um dia você chega lá!
Roland
Acho bom você correr atraz do prejuízo...
|
Jonatas_Beque Veterano |
# set/04
· votar
Eu acho que a Roland já era...... já tá atras na corrida dos teclados, e tá perdendo feio pra Yamaha......
|
SS_TEVES Veterano |
# set/04
· votar
Priscila Suzuki
custo benefício
Afirma bem.Mas discordo tb,por
|
SS_TEVES Veterano |
# set/04
· votar
Afirma bem.Mas discordo tb,porque por 7 mil reais,acha arranjador melhor que este.O VA-7 é um teclado excepcional que eu já tive,e primeiro,tem um som maravilhoso(n são megavoices,mas chegam bem perto,até porque já testei o psr-3000),tem sampler e dois sequencer(o que o psr-3000 não tem).Hoje estou em vitória-E.S.Aqui na Songs instrumentos musicais tem um VA-7 vendendo novo,por 6990 reais à vista.Eu até toquei nele.E afirmo:MELYHOR Q
|
SS_TEVES Veterano |
# set/04
· votar
E AFIRMO:MELHOR QUE O Psr-3000 em muitos aaspectos.Pra mim,o psr-3000 só tem os timbres um pouco melhores,mas,são só 829,contra 3649 do VA-7.....
|
V. Augusto Veterano |
# set/04
· votar
Mas não tem muitos recursos do PSR3000. Ele tem DrawBars? Ele tem a conexão com a internet. E outra coisa, pelo fato do PSR3000 estar custando 7 mil deve ser por que ele é muito recente, novinho, um lançamento. Agora o VA7 já existe há alguns anos. Eu me lembro que la GangMusic ele custava 9 mil. CARO, Não é? Mas lá, o V-Synth que eu já vi por 6 mil aqui na Timbres, lá está por mais de 9 mil. Eu acho que o PSR3000 daqui uns dois anos vai desvalorizar, chegango aos 6 mil ou 6500. Por aí....é só esperar...eu to fazendo isso! :)
|
eduardojle Veterano |
# set/04
· votar
Esse acesso a internet do PSR3000 é marketing...vc só acessa a página da Yamaha e tem de pagar pelos MIDIS e styles que quiser baixar. Melhor pegar de graça na internet...
O VA7 possui mais uma oitava além de teclas melhores. Há muitas reclamações de usuários do mundo todo que diezm que a Yamaha produz teclas um pouco menores em tamanho e de plástico barato, não dando uma boa sensibilidade ao tecladista além de parecer pouco robusta...que vai qoebrar a qualquer momento! Li isto em fórums internacionais...e MUITA gente reclamando disto mesmo no PSR3000... mas fora isto...muitos elogios tb.
|
eduardojle Veterano |
# set/04
· votar
Ops...o VA76 possui mais teclas...
|
maxwell3 Veterano |
# set/04 · Editado por: maxwell3
· votar
Esse negócio de conexaõ com a internet vai ser mais uma função que não dará certo, assim como o TO HOST que existe desdo PSR730 que ninguém achava esse tal cabo.
Aliás vou citar coisas que não deram certo na história dos teclados YAMAHAS
TO HOST.
PEDAL DE VOLUME
CARTUCHOS
GRAVAÇÃO DE STYLES
RODA OU ALAVANCA MODULATION
COPARTIMENTO DE PILHAS
MULTI PAD
NÃO ESTOU QUERENDO DIZER QUE ESSAS FUNÇÕES NÃO TENHAM UTILIDADES, MAS ESTOU DIZENDO QUE ERAM COISAS QUE TIVERAM GRANDES MARKETING QUE NA VERDADE QUASE NINGUÉM USA.
E EU ACHO QUE COM ESSA CONEXÃO COM A INTERNET VAI PARA OS MESMOS CAMINHOS.
|
Facundo Veterano |
# dez/04
· votar
Poxa. este teclado é tão bom assim é? E ainda tem gente q diz q ele não presta pode? Me digam outro teclado q tem tantas funções neste valor? Acho q não tem né? Mas eu ainda prefiro continuar fiel a minha paxão pelos teclados Korg... mas gostei muito da materia viu? Parabens FábioSalgado!!!!!
|
Jaum_Paulo Veterano |
# dez/04
· votar
ainda prefiro continuar fiel a minha paxão pelos teclados Korg... mas gostei muito da materia
(2)
|
guismarquesrj Veterano |
# dez/04
· votar
Ainda sou bem mais os Roland... Ja testei o PSR-3000 e não curti. A Roland ta vindo no ano de 2005 com muita coisa nova e boa, desde a linha dos synths até a linha dos workstations... só ficar de olho ;)
Abraços,
Gui
|
Tarara_Leo Veterano |
# dez/04
· votar
prefiro meu roland :):)
|
adnz Veterano |
# dez/04
· votar
prefiro meu psr-172 huhuihuiohoihipoh
|
Facundo Veterano |
# dez/04
· votar
A Roland pra mim é uma merda!!!!! Akorg é bem melhor do que qualquer teclado da Roland... E a Roland ta vindo em 2005 com mais uma serie de besterias e falsas atualizações... Desde o g1000 ao g70 o piano não mudou nada, ta tudo igual... Isso é falta de tecnologia... Agora ouçam vc o Korg Extreme... A timbragem dele é perfeita!!!!
|
Tarara_Leo Veterano |
# dez/04
· votar
mas os pianos da roland com os da korg eu prefiro o da roland.... mas dentro duma mesma categoria, teclados equivalentes a roland ganha
|
Tarara_Leo Veterano |
# dez/04
· votar
ah,, e pra que serve esse TO HOST da yamaha ?? sempre foi inutil !
|
RicardoAmaral Veterano |
# dez/04
· votar
Tarara_Leo
conexão com pc por vias digitais ou acessorios externos... Eu sei ultilizar... poucos conhecem, mas tem ultilidade e muita!!!!!
Sobre o cometario de que o fanton é melhor q o Tyros e PSR3000, me desculpe a quem falou isso, mas não tem logica, nem fundamento nenhum este comentario... No minimo quem falou q os timbres do fanton é melhor q o tyros e o PSR3000, é pq não escutou estes workstations da yamaha e nem da roland em caixas de som pesadas, pois eu fiz isso, apesar de nao ter pego ainda o Tyros pois tow sem $$$$, ,mais a Yamaha me asustopu com super graves agudos e excelentes equalizações e samplers de timbragem... O Fanton é bom, mas não chegou enm aos pé. dos PSR3000 e Tyros em uma caixa de som de qualidade digital.
Eu gosto muito da Roland, mas desta vez a Yamaha me impressiou, digamos isso de passagem.
Sem intrigas ok? é só minha opnião!!!!
Muito obrigado pela atenção!!!!
|
viniciusaugusto Veterano |
# jan/05
· votar
gostei da materia!!!! Muito boa!!!!
Parabens Fabio Salgado!!!!
|
Delvo Veterano |
# jul/05 · Editado por: Delvo
· votar
Gostei muito dos comentarios. Gostaria de acrescentar que é muito dificil saber qual o melhor teclado e que cada um tem seus pontos fortes. Se pudesse juntar o que cada um tem de melhor num único teclado aí teriamos o melhor. Em recursos o PSR 3000 é fantástico, em qualidade das teclas e de alguns timbres fico com o Roland ou Korg, em beleza de visor fico com o Casio top de linha. Agora, o melhor e mais bonito que tive até hoje e que me deixou grandes saudades foi um Tecnics KN 3000 , quase perfeito. Pena que não tenha mais no Brasil essa marca! Discorde quem quizer, mas com bom argumento.
|
Rick_Wakeman Veterano |
# jul/05
· votar
A Roland pra mim é uma merda!!!!! Akorg é bem melhor do que qualquer teclado da Roland...
Opinião inútil!
Parece aqueles caras que tem um Gol e falam que Chevrolet é tudo merda.
Generalizações que não servem pra nada.
|
Mr_Mojo_Rising Veterano |
# jul/05
· votar
hehehehe... tópico ressucitado com a presença ilustre de dois multis "vintage" de Vinicius Augusto, que já se tornaram clássicos aqui o Facundo e o Ricardo Amaral. Antes de falar que eu acuso tudo de multi, veja um post dele e outro do Vinicius Original. Newm se deu ao trabalhod e disfarçar.
;)
|
gustavorino Veterano |
# jul/05
· votar
nao entendo ..o psr 3000 soh faz sucesso aki no brasil mesmo.. pq n se vê um comentario em foruns estrangeiros
|
Mr_Mojo_Rising Veterano |
# jul/05
· votar
Eu tbem não entendo. Afinal um teclado que tem hammonds melhores que o proprio B3, Leslie que dá um pau numa 122 valvulada, strings melhores que a Filarmônica de NY, pianos mais espetaculares que os Steinways e os Fender Rhodes,e, principalmente guitarras que humilham uma Strato plugada num Marshall deveria ser um sucesso.
|
Rick_Wakeman Veterano |
# jul/05
· votar
Esqueceu de falar que os timbres humilham qualquer Roland, pois Roland é tudo merda.
Eu tbem não entendo. Afinal um teclado que tem hammonds melhores que o proprio B3, Leslie que dá um pau numa 122 valvulada, strings melhores que a Filarmônica de NY, pianos mais espetaculares que os Steinways e os Fender Rhodes,e, principalmente guitarras que humilham uma Strato plugada num Marshall deveria ser um sucesso.
|
Delvo Veterano |
# jul/05
· votar
Em parte concordo com você, mas A MAIOR MERDA MESMO do Roland é a parte operacional, desanima qualquer um. Tive um de2.000 e tantos timbres, a principio uma maravilha, mas depois de conviver um pouco com ele sentí a dificuldade de acessar os timbres rapidamente, o som dos disquetes era ruim, parte operacional e recursos um lixo, deveriam ter vergonha de fabricar tal teclado. Ainda vem nego dizer que é bom.
|
Durval Dellê Veterano |
# jul/05
· votar
Em parte concordo com você, mas A MAIOR MERDA MESMO do Roland é a parte operacional, desanima qualquer um. Tive um de2.000 e tantos timbres, a principio uma maravilha, mas depois de conviver um pouco com ele sentí a dificuldade de acessar os timbres rapidamente, o som dos disquetes era ruim, parte operacional e recursos um lixo, deveriam ter vergonha de fabricar tal teclado. Ainda vem nego dizer que é bom.
Os RS e Juno-D não tem nada haver com o citado. Muito facil acessar os timbres, ainda mais pq são separados por categorias. nem vou entrar em mais detalhes..
Mas a Yahama eh um lixo tb... a minha Honda Twister é bem melhor..
Vamo para com essa comparação babaca de marcas né....
|
Delvo Veterano |
# jul/05 · Editado por: Delvo
· votar
Acho que a Yamaha ja ultrapassou de longe a Roland e que a Roland é que tem que se cuidar pois senão já era
|
Durval Dellê Veterano |
# jul/05
· votar
Que a Yamaha possuí um ótimo piano, uma ótima bateria, um ótimo violão ninguém dúvida :D
Mas Honda Twister ganhar de qualquer 250cc Yamaha..........
chega né??
|