Tocando ao vivo com NoteBook...

Autor Mensagem
Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


waltercruz

Exatamente... só sequencer, como nos velhos tempos! :-D

Leo Vaz
Edson Caetano

Valeu, Galera! Era só pra confirmar o que eu desconfiava. Configuração bem basicona mesmo!

Pombo
Veterano
# fev/13
· votar


Greenwood

Não entendi muito bem o motivo da sua pergunta. Se você não vai usar nada virtual, não vejo o por quê de usar um PC para tocar ao vivo. Os modulos e sintetizadores eles tem entrada midi, é só você ligar o controlador direto neles.

Agora para quem quer usar VST recomendo usarem o Forte, que é um programa dedicado a isso. Você pode carregar os plugins nele e montar patches para tocar ao vivo.

http://www.brainspawn.com/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&It emid=116

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Pombo
Não é só de instrumentos virtuais e samples que se precisa de computador, você poderia estar usando um sequencer para controlar seus teclados e módulos timbrais, e não precisa de quase nada de poder de processamento, porque o audio vai ser feito no hardware, o programa só vai mandar comandos

Como disse o colega, até um 386 faria isso se encontrasse o softawre certo, mas, qualquer coisa simples nomeias de hoje é capaz disso

E sim, o host Forte é muito bacana, mas não serve para o que o colega quer imagino

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


É, se vc não tem um workstation que já tenha sequenciador embutido, o hardware apenas para sequenciar coisas não precisa ser lá grandes coisas não :) O mínimo pra rodar a daw só, eu diria.

Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Pombo

É como o Edson Caetano falou: vou usar só um software como sequenciador. Estou aprendendo a usar o Sonar. Ele vai disparar a bateria e alguns efeitos. O resto, eu e a banda fazemos!!!

Agora preciso saber qual a melhor forma de fazer isto soar no palco, para que não vire um rock-seresta!!! Isto eu perguntei num outro tópico... ==> http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/202970/p1

Espero a ajuda da galera...

Pombo
Veterano
# fev/13
· votar


Aaahh sim, agora eu entendi, e realmete nesse caso o forte não serve pois ele não sequencia nada, só dispara.

Trabalhar só com a informação midi realmente é algo bem leve para o computador, o problema é que dependendo do programa que você vai usar vai consumir bastante da maquina. Esse Sonar X1 que lançou recentemente por exemplo, consome um pouquinho da máquina só com ele aberto. Eu acho que se você usasse um programa com menos recursos que é bem mais leve, tipo o Reaper por exemplo, você poderia usar um computador menos robusto.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Pombo
O Sonar esta cada vez mais pesado mesmo, mas conhece o novo sequencer dele http://blog.cakewalk.com/sonar-x2s-step-sequencer-powerful-flexible-an d-included-in-all-versions-of-x2/

Pombo
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano
Sim eu já vi e acho muito prático. Pra mim o sonar é um dos melhores programas, ele tem varias ferramentas para trabalhar com midi e áudio. É bem completo.

israel tognolo
Veterano
# fev/13
· votar


Srs. um Core i5 + fast track resolveria meu problema para tocar plug in? Usarei emuladores, synths virtuais... Um Sony Vaio SVE14A15FB Intel Core i5-2450M 2.5 GHz 6144 MB 640 GB resolveria? É muita coisa? Pouca coisa? Teria algo mais barato?

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


Se for investir mais em synths, priveligie o processador. Se for usar sample players (Kontakt) procure um disco rápido. Em todo caso, sempre muita memória.

Isso posto, sim, esse core i5 resolveria bastante coisa.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


israel tognolo
I5 resolve e muito, 8 gigas de RAM quase obrigação, se possível 256 SSD, é pouca memoria? Usa um drive externo, usa algum serviço na nuvem, mas o ganho de performance com os solids states é brutal

Tenho um Vaio de 2010 i7 mas turbinado com os 8 de RAM e o SSD quanta diferença, uso um toshiba externo de 1tb para manter o excesso e um dropbox e skydrive para arquivos

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


Greenwood

Por puro saudosismo, simplicidade, e atendimento à sua proposta, eu usaria um Cake 3.0 ou Vision (Opcode), numa máquina virtual rodando Windows 2000, hehehe.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Falando de maquinas mais antigas

Tinha um core 2 duo largado, tá certo nem é tão velho assim, dei um recovery de fabrica da Hp e voltou o vista, pensei na hora em subir para o 8, mas o upgrade já custa 350 mango, entao pensei em voltar para o XP

Tenho o cd original, mas ele não instala, dá erro sempre, alguém tem alguma manhã aí para mim, será por causa do HD sata? Tem algum xp leve para download, como tenho o serial original é fácil de ativar

Agora a idéia é brutalizar na velocidade, imagino que um core 2 duo deve arrepiar rodando o xp, e poderia estar utilizando os synths e programas mais antigos

O cara da loja de informática me cobra 50 mango para fazer isso, mas estou me sentindo lesado em fazer algo que acredito ser fácil...

Alguma dica?

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano

Olha se na BIOS tem opção de emular IDE, para o sata...

Greenwood
Veterano
# fev/13
· votar


Leo Vaz

Entenda que a minha proposta não é saudosismo. É necessidade de sequenciar o mínimo e aproveitar o máximo do meu synth, que é fantástico, e não sinto necessidade de usar VSTs... ainda.

É simplificar sem deixar de ser criativo. Entendeu?

camilin
Membro
# fev/13
· votar


Toco teclado na igreja, junod edition limitedion , Alguém sabe se ligar o teclado no nootbook, vai me ajudar bastante ou não
é muito viável.

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


Greenwood

Acho que uma boa proposta seria um Nuendo mais antigo, tipo 2.0, com os últimos updades para prevenir bugs. Até porque ele permite trigar as músicas, para disparo rápido. Isso rodaria com total tranquilidade em um Duron 1.2.

O Cake 3, eu sugeri dada a simplicidade para sequenciar, e a existência de um playlist que facilita ao vivo. Salvo engano, era o que o JQuest usava nos primórdios da banda, para disparar os samplers...

Leo Vaz
Veterano
# fev/13
· votar


camilin

Depende da sua proposta e o que vc vai fazer no computador. Se é pra ter mais timbres, acho bobagem. Seu teclado atende bem.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


camilin
Se quiser vai ter dar uma nova paleta de cores... Muito alem do que seu juninho D oferece

Tem um computador em casa claro, esta conversando com a gente, tem o teclado, o que esta faltando para fazer acontecer ?

tmurback
Veterano
# fev/13
· votar


camilin
Eu acho que hoje todo tecladista tem que ao menos conhecer os recursos que um notebook pode oferecer para uso ao vivo, pois tem muita coisa boa sendo lançada.

israel tognolo
Veterano
# fev/13
· votar


teclas! um i5 3210m, 6gb, 750gb, com windows 7 resolveria meu problema?

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


israel tognolo
Resolve claro... Se for SSD vai ser muito melhor

israel tognolo
Veterano
# fev/13 · Editado por: israel tognolo
· votar


aliado a esta configuração + uma fast track conforme falado anteriormente não vai me gerar problemas com latencia ok?
"acho que estou começando a aprender" rsrsrs

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


israel tognolo
Não vai... Qualquer computador atual, mesmo sem placa off entrega vsts sem latencia ao usuário. Basta configurar direito

Itens que ajudam e muito é RAM abundante, eu já considero 8 o minimo, 16 muito bom, HD muito rápido, ou seja sem HD e sim SSD, é melhor um SSD pequeno do que um SSD gigante, se for desk coloca dois um de cada tipo ou os híbridos que estão saindo

Processador i5 ou mais já é suficiente, placa de som realtek HD realtekmente funciona, mas claro placas off especificas muito melhor, eu acho a FTP muito velha, opções novas mais atuais podem e devem ser pesquisadas

E se sobrar trabalhar com dois monitores e muito bacana

sergito
Veterano
# mai/13
· votar


Quero aproveitar o tópico e solicitar a opinião de vocês.
A minha proposta é cantar e tocar e ser acompanhado pelo computador. Informo que essa proposta é para tocar em barzinho e pequenas ocasiões.
Já venho fazendo tal atividade com o seguinte setup:
Notebook Core I7, 16GB de RAM. / Placa de som Focusrite Scarlett 2i2. / Pedaleira MIDI Roland GR 20 / Pedaleira Zoom G3.
Software utilizados: Reaper e Ezdrummer.
Também uso uma pedaleira USB que eu mesmo fiz (ainda em teste), tendo como hardware um joystick USB. Essa pedaleira é para controlar os Macros/Actions do REAPER.
Como instrumentos reais, tenho um violão com MIDI, Guitarra com captador GK3 e um Baixo, e claro, a minha voz :P
Geralmente gravo a bateria e baixo no REAPER. Algumas pouquíssimas vezes gravo bateria, guitarra base ou teclado (pela GR 20).
Então, é só cantar, tocando violão ou guitarra e controlar o REAPER pela pedaleira USB.
Apesar de nunca ter ocorrido falha e nem mesmo um gargalo, se o notebook falhar (espero que nunca aconteça) eu perco toda a minha base.
Alguém tem outra proposta para tal atividade?

Edson Caetano
Veterano
# mai/13
· votar


sergito
Um teclado top com bom sequencer te livra do Note e da Placa
Existem sequencers em hardware, Bateria eletronicas e um mundo de tralha

Pela quantidade do set, você já tem bom conhecimento dobre tecnologia e midi, o que vai determinar soluções melhores ou piores é $$

Por exemplo, investir em um Nobreak de qualidade é uma boa, o note é excelente, mas deixar ele exclusivo para música é melhor ainda, compra um novo para uso pessoal e entretenimento

Meu note é de 2010 nunca deu problema, é só cuidar dele (virus, sites suspeitos, evitar pirataria, manutenções periodicas, limpeza), hoje tanto o Mac como o Windows são sistemas muito estáveis para música sem grilo

E se... um dia acontecer algo muito ruim, você tem seu violão para mandar bala...

sergito
Veterano
# mai/13
· votar


Edson, obrigado pelas informações.
Você disse:
Existem sequencers em hardware
Você poderia mencionar algum?
investir em um Nobreak de qualidade
já tinha pensado nisso.
deixar ele exclusivo para música é melhor
O Note tá com duas partições, uma windows exclusivo para música e sem acesso a internet. A outra partição é Linux para meu uso pessoal/profissional.

Edson Caetano
Veterano
# mai/13
· votar


sergito
Brasileiro se limita muito, vide este fórum que só se fala nos mesmos equipos, o universo é gigante hehe

Veja algo bacana, alias alguns exemplos neste link
http://www.thomann.de/gb/hardware_sequencers_and_arrangers.html

E neste
http://www.synthtopia.com/content/tag/hardware-sequencer/

E mais este para fechar algo que eu compraria
http://www.elektron.se/products/octatrack?section=specs

Como disse além de Rolands, Yamahas e Korgs existe um mundo de equipos lindos hehe... E digo para usar o note exclusivo mesmo, porque esta particionado mas sendo usado, um equipamento com milhagem alta tem mais chance de morrer, é para deixar o note dedicado como módulo e recursos todos voltados para áudio

Isso parece exagero, mas nao pode falar que deu pau na hora H depois de ter virado dias trabalhando outras coisas nele

Boa sorte na caçada ao equipamento perfeito

israel tognolo
Veterano
# mai/13
· votar


Senhores, comprei um note LG A410 com a seguinte configuração:
Intel® Core™ i3-390M 2,67 GHz
Tela LED HD de 14"
Windows 7 Home Basic ORIGINAL
500GB de HD (disco rígido)
4G de memória RAM (expansível até 8GB)
É uma boa máquina para tocar ao vivo?
Falta algo ainda para completar este setup, reitero que, quero algo basico para começar neste mundo de plugins, vsts, emuladores, já que sou leigo ainda.

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


israel tognolo

i3 com 4 GB de RAM é pouco... vai dar pra começar "neste mundo", mas corre o risco de travar... se puder expandir logo, passa pra 8 GB...
Não use este laptop pra acessar internet e diversão em geral... só música, se for possível!
Boa sorte!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocando ao vivo com NoteBook...