tocar com cifras

    Autor Mensagem
    fzamara
    Veterano
    # jun/04


    ola
    eu gostaria de saber como e que se toca quando vc nao tem apartitura
    e so fazer a cifra com a mao esquerda?
    ou tem outras tecnicas?
    falo
    obrigado

    Funkyman
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    fzamara
    se vc tem cifra e num tem partitura ?

    se for isso, vc faz o acorde com sua mão esquerda e se desejar faça um "dedilhadozinho" com notas que pertencem ao campo harmônico correspondente na música na mão direita.

    Juliana Moreno
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    fzamara

    é isso que o Funkyman disse...quando eu comecei a tocar em banda, tb tinha essa dúvida...mas o básico é isso...dá pra vc "quebrar" o acorde, por exemplo...tocando as notas mais agudas, depois a mais grave...por exemplo: acorde C...vc toca dó-mi, e depois o sol (debaixo)...entendeu???...dá pra fazer bastante coisa legal...

    sarpa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    fzamara, eu, por exemplo, não sei ler partituras pois nunca fiz aulas de teclado...
    Toco só pelas cifras da música... Alías, decoro a música, pois não costumo ler as cifras.
    Na minha banda, quando não temos a seção de metais (trumpet, sax, trombone) eu tenho que fazer os arranjos de metais no teclado... Ou seja, eu tenho que "tirar" aquele arranjo, então eu escuto a música e tento fazer igual, ou o mais parecido que eu consigo...
    Eu sei que isso não seria o ideal, mas enfim, não sei ler partituras... hehe.

    Mas enfim, uma boa opção é na mão esquerda você o "baixo" tocando a tônica e a oitava. E na mão direita você faz as notas que faltam para completar o acorde partindo da terça, pois a tônica já está sendo tocada lá no baixo.
    Isso é uma técnica de piano, mas por exemplo, se você for tocar um som de Organ Hammond, aí já é outra história, né...

    Uma outra opção é você escutar a música e óuvir, nos arranjos que ela tem o que dá pra você fazer no teclado e tentar fazer igual, ou criar um arranjo do teclado seguindo aquele campo harmônico.
    Uma outra opção ainda, a mais simples, é você simplesmente ficar arpejando os acordes da música...

    Espero ter lhe ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    juninhosarpa@musicalpoint.com.br
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    (PS.: Desculpe se eu digitei muitas palavras errada, é que o frio aqui é de endurecer a mão...)

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Bom, nesse caso entra um amiguinho nosso:
    Harmonia e Improvisação...
    todos conhecem?
    Podemos a partir das cifras que nada mais são doq os centros de modalidade onde a música orbita e fazermos vários arranjos e seguirmos na ritmica da bateria.

    vc pode fazer um baixo oitavado, usando sempre a terça desse acorde da cifra, somente para completar o acorde no agudo onde vc pode fazer várias inversões, escalas e melodias....

    praiabrava
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    sarpa

    VC nunca fez aula de teclado sarpa? Como que aprendeu, pois eu quero muito aprender, mas naum tenho tempo para fazer aulas, treino em casa sozinho só.

    sarpa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    praiabrava, vou ser extremamente sincero: Nem eu sei como aprendi... hehehe. To brincando.
    Eu estou sempre em convívio com a música, com músicos etc... Pra você ter uma idéia, eu garanto que 90% de todos os meus conhecidos e amigos são músicos, então isso facilita bastante a aprendizagem... Você pega uma dica com uma, outra com outro... E assim vai.
    Se bem que todo esse tempo foi uma escola pra mim... Mas, eu digo que nunca fiz aulas do tipo "aluno e professor"... sabe?
    Outra coisa que nos ajuda bastante é a própria música. Como tenho a minha banda (Banda Ápice - www.bandaapice.com.br ), sou contratado como tecladista de uma orquestra (Orquestra Nogueirense) e faço "free-lance" com bandas de baile da região que me contratam, o palco nos ajuda a aprender muito. A pegar aquela "malícia musical", pois na minha opinião, não adianta o cara saber TUDO, mas TUDO de teoria e não ter malícia músical, pois a musica dele pode ficar meio que "mecânica"... Não sei se estou sendo claro...

    Mas resumindo-me à sua pergunta, eu fui aprendendo tudo que se hoje com meus amigos, palco, convivência com a música, etc... isso ajuda bastante.

    Espero ter ajudado,
    Um abraço,
    Juninho Sarpa.
    juninhosarpa@musicalpoint.com.br
    www.bandaapice.com.br
    www.juninhosarpa.com.br
    www.juninhosarpa.com.br/fotolog

    felipe_rlima
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    O baixo que dizem eh simplesmente por um timbre de baixo na mao esquerda eh? Ou eh soh o som do acorde mesmo normal de piano e tal? E quando tocamos a tonica e a oitava na esquerda sao tocadas juntas ou sao simultaneas?

    Enoque
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    O LANCE É ESCUTAR MESMO CARA....

    Cesar Augusto Silva
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Gostaria de saber se e possivel mim enviar cifra para teclado da musica cotidiano da banda catedral.

    Cesar

    Cesar Augusto Silva
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Cesar Augusto Silva
    · votar


    Gostaria de saber se e possivel mim enviar cifra para teclado da musica cotidiano da banda catedral. cesarmusicotc@bol.com.br meu e-mail

    Cesar

    ROTTA
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu toco de forma muito parecida que o sarpa. Estudei piano durante algum tempo e também sou guitarrista. Normalmente decoro todas as músicas (acordes e solos, especialmente), e improviso bastante. De maneira geral, bastam os acordes para que eu "tire" uma música.

    Cesar Augusto Silva
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu toco qualquer musica com a patitura, e tambem a melodia para mim não é tão dificil eu aprendo de ouvido mas o acorde é mais dificil pegar de ouvido não é tão dificil ouvir a musica algumas vezes e aprender a melodia mas o acorde e mais dificil.

    Carioca_2005
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Como o amigo Sarpa já escreveu acima, eu já estou treinando muito a aproximação dos acordes....(baixo na esquerda) e completo o acorde com a terça e quinta na direita....e ainda de quebra posso utilizar as sétimas e nonas....realmente tem facilitado e o som tem sido muito bom.
    Infelizmente não sei ler partitura, mas nos meus planos musicais ainda pretendo aprender.
    Outra dica que gostei no fórum foi o livro do Almir Chediak (Harmonia e Improvisação)....Trata-se de um livro espetacular para qualquer músico.

    Fuuiiii....

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    O baixo que dizem eh simplesmente por um timbre de baixo na mao esquerda eh? Ou eh soh o som do acorde mesmo normal de piano e tal?
    Não...esse "baixo" é o baixo do acorde.
    Exemplo: C7+ -> o baixo é dó;
    C7+/G -> agora o baixo é sol.

    E quando tocamos a tonica e a oitava na esquerda sao tocadas juntas ou sao simultaneas?
    Tanto faz, se você quiser ficar dedilhando elas pode, mas normalmente tocam as 2 juntas...

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eu toco qualquer musica com a patitura, e tambem a melodia para mim não é tão dificil eu aprendo de ouvido mas o acorde é mais dificil pegar de ouvido não é tão dificil ouvir a musica algumas vezes e aprender a melodia mas o acorde e mais dificil.
    Também não é assim...mesmo com a partitura, há músicas que demoram meses para serem tocadas direito....e não são poucas.

    E eu acho mais difícil reconhecer um arpeggio ou uma seqüencia qualquer rápida do que um acorde. Reconhecer acordes é só estudar bem Harmonia...

    Débora Daniluski
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Pergunta:
    eu tenhu um roland EM-25. qual a melhor oitava para tocar o baixo??? sei que o modelo do tecladu naum importa, mas me refiro ao fato de ele ter 5 oitavas. tipo, estou comecandu a fazer esse baixo ha pouco tempo, e por enquanto estou fazendu ele na 1a e 2a oitava e o acorde faço na 3a e na 4a (raramente na 5a, dependendo da musica, costumo usála em introduçòes, em tag p/ ponte, etc...)
    gostaria de dicas...
    valew!!!!!!
    tchau

    P.S.: quem quiser me dar algumas dicas... meu msn ta registradu!!!

    fwi!!!!!!!!

    Rmc
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Alguém ai que manja podia fazer umas vídeo aula disso né naum? ahuahauhauahau ia ajudar uma porrada de gente aqui do fórum a entender melhor :D

    Débora Daniluski
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    concordo!!! ahuahuahuahuahuahu

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    cara... improvisação na cabeça!!!soh o tempo vai fazer vc dominar isso...

    lembro que qdo eu comecei a tocar na Igreja, e fazia umas coisas bem toskas!!!! soh usava o Som de Cordas (strings) e fazia os acordes com as duas mãos!!!! AHAUHAUAHUA... dai comecei a quebrar os acordes, fazer inversões e comecei a me soltar... mas o ideal, eh q vc conheça o estilo de música que está sendo tocado... isto vai dar um direcionamento ao que vc deve fazer!!!!!!

    esta técnica que eu usei, me ajudou bastante a desenvolver meu ouvido, e hoje em dia eu não uso mais o CifraClub pra pegar cifras (soh uso o fórum mesmo) ahauHAUAHUA... basta eu escutar a música uma vez pra tirar a harmonia básica da música... depois eu escuto mais umas 2 ou 3 vezes pra fixar a harmonia e as inversões de acordes. e pegar mais ou menos a pegada original... claro q eu improviso tb, mas ai eh o q eu disse... vc term q conhecer o estilo de mùsica q está sendo tocado!!!!!

    espero ter ajudado e respondido sua pergunta!!!!

    Paz e bem! um abraço!!!!!!!!

    V. Augusto
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Não li tudo mas acho que não a minha pergunta aí no meio, mas como lê cifra?

    CaMiLaH
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Estou reciclando este tópico pois acho q criar outro com o mesmo tema não seria adequado.
    Minha dúvida é a seguinte: Eu toco teclado, sei algumas músicas (aprendo por tutoriais no youtube), sei até quais as notas formam os acordes, portanto consigo ler cifras. Porém não consigo utilizar as cifras. Tento tocar e até dedilhar com as notas q são indicadas, mas nunca dá certo. Vou madar um link de uma música cifrada q eu já sei tocar, e assim vcs entenderão minha dúvida melhor: http://www.cifraclub.com.br/green-day/boulevard-of-broken-dreams/
    Agora informarei o q não entendo:
    Vou pegar a Primeira parte da música:

    Fm Ab
    I walk a lonely road
    Eb Bb Fm
    The only one I that have ever known


    Muito bem. Agora, na hora de tocar as notas são vou falar só as notas da mão direita pq as da esquerda é só repetir no ritmo da música com acordes abertos justamente correspondentes a cifra (ou seja, eu entendo o q se deve fazer com a mão esquerda a partir da cifra, porém só o q se fax com a mão esquerda, nada da direita):

    Mão direita:
    F F G Ab Eb C Bb Ab Bb Ab Bb C Bb Ab F


    Essas notas correspondem a primeira parte da música q eu escrevi lá em cima.
    Eu sei as notas corretas por causa do tutorial em vídeo no youtube.
    Vcs podem me explicar pq tem notas a mais do q as indicadas na cifra, e como saber quais notas devo adicionar no dedilhado da mão direita, para q eu possa aprender mais músicas pelas cifras?
    Obrigada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tocar com cifras