Autor |
Mensagem |
fzamara Veterano |
# jun/04
ola
eu gostaria de saber como e que se toca quando vc nao tem apartitura
e so fazer a cifra com a mao esquerda?
ou tem outras tecnicas?
falo
obrigado
|
Funkyman Veterano |
# jun/04
· votar
fzamara
se vc tem cifra e num tem partitura ?
se for isso, vc faz o acorde com sua mão esquerda e se desejar faça um "dedilhadozinho" com notas que pertencem ao campo harmônico correspondente na música na mão direita.
|
Juliana Moreno Veterano |
# jun/04
· votar
fzamara
é isso que o Funkyman disse...quando eu comecei a tocar em banda, tb tinha essa dúvida...mas o básico é isso...dá pra vc "quebrar" o acorde, por exemplo...tocando as notas mais agudas, depois a mais grave...por exemplo: acorde C...vc toca dó-mi, e depois o sol (debaixo)...entendeu???...dá pra fazer bastante coisa legal...
|
sarpa Veterano |
# jun/04
· votar
fzamara, eu, por exemplo, não sei ler partituras pois nunca fiz aulas de teclado...
Toco só pelas cifras da música... Alías, decoro a música, pois não costumo ler as cifras.
Na minha banda, quando não temos a seção de metais (trumpet, sax, trombone) eu tenho que fazer os arranjos de metais no teclado... Ou seja, eu tenho que "tirar" aquele arranjo, então eu escuto a música e tento fazer igual, ou o mais parecido que eu consigo...
Eu sei que isso não seria o ideal, mas enfim, não sei ler partituras... hehe.
Mas enfim, uma boa opção é na mão esquerda você o "baixo" tocando a tônica e a oitava. E na mão direita você faz as notas que faltam para completar o acorde partindo da terça, pois a tônica já está sendo tocada lá no baixo.
Isso é uma técnica de piano, mas por exemplo, se você for tocar um som de Organ Hammond, aí já é outra história, né...
Uma outra opção é você escutar a música e óuvir, nos arranjos que ela tem o que dá pra você fazer no teclado e tentar fazer igual, ou criar um arranjo do teclado seguindo aquele campo harmônico.
Uma outra opção ainda, a mais simples, é você simplesmente ficar arpejando os acordes da música...
Espero ter lhe ajudado,
Um abraço,
Juninho Sarpa.
juninhosarpa@musicalpoint.com.br
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog
(PS.: Desculpe se eu digitei muitas palavras errada, é que o frio aqui é de endurecer a mão...)
|
Dennis_Tecladista_Doido Veterano |
# jun/04
· votar
Bom, nesse caso entra um amiguinho nosso:
Harmonia e Improvisação...
todos conhecem?
Podemos a partir das cifras que nada mais são doq os centros de modalidade onde a música orbita e fazermos vários arranjos e seguirmos na ritmica da bateria.
vc pode fazer um baixo oitavado, usando sempre a terça desse acorde da cifra, somente para completar o acorde no agudo onde vc pode fazer várias inversões, escalas e melodias....
|
praiabrava Veterano |
# jun/04
· votar
sarpa
VC nunca fez aula de teclado sarpa? Como que aprendeu, pois eu quero muito aprender, mas naum tenho tempo para fazer aulas, treino em casa sozinho só.
|
sarpa Veterano |
# jun/04
· votar
praiabrava, vou ser extremamente sincero: Nem eu sei como aprendi... hehehe. To brincando.
Eu estou sempre em convívio com a música, com músicos etc... Pra você ter uma idéia, eu garanto que 90% de todos os meus conhecidos e amigos são músicos, então isso facilita bastante a aprendizagem... Você pega uma dica com uma, outra com outro... E assim vai.
Se bem que todo esse tempo foi uma escola pra mim... Mas, eu digo que nunca fiz aulas do tipo "aluno e professor"... sabe?
Outra coisa que nos ajuda bastante é a própria música. Como tenho a minha banda (Banda Ápice - www.bandaapice.com.br ), sou contratado como tecladista de uma orquestra (Orquestra Nogueirense) e faço "free-lance" com bandas de baile da região que me contratam, o palco nos ajuda a aprender muito. A pegar aquela "malícia musical", pois na minha opinião, não adianta o cara saber TUDO, mas TUDO de teoria e não ter malícia músical, pois a musica dele pode ficar meio que "mecânica"... Não sei se estou sendo claro...
Mas resumindo-me à sua pergunta, eu fui aprendendo tudo que se hoje com meus amigos, palco, convivência com a música, etc... isso ajuda bastante.
Espero ter ajudado,
Um abraço,
Juninho Sarpa.
juninhosarpa@musicalpoint.com.br
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog
|
felipe_rlima Veterano |
# jul/04
· votar
O baixo que dizem eh simplesmente por um timbre de baixo na mao esquerda eh? Ou eh soh o som do acorde mesmo normal de piano e tal? E quando tocamos a tonica e a oitava na esquerda sao tocadas juntas ou sao simultaneas?
|
Enoque Veterano |
# jul/04
· votar
O LANCE É ESCUTAR MESMO CARA....
|
Cesar Augusto Silva Veterano |
# jan/05
· votar
Gostaria de saber se e possivel mim enviar cifra para teclado da musica cotidiano da banda catedral.
Cesar
|
# jan/05 · Editado por: Cesar Augusto Silva
· votar
Gostaria de saber se e possivel mim enviar cifra para teclado da musica cotidiano da banda catedral. cesarmusicotc@bol.com.br meu e-mail
Cesar
|
ROTTA Veterano |
# jan/05
· votar
Eu toco de forma muito parecida que o sarpa. Estudei piano durante algum tempo e também sou guitarrista. Normalmente decoro todas as músicas (acordes e solos, especialmente), e improviso bastante. De maneira geral, bastam os acordes para que eu "tire" uma música.
|
# jan/05
· votar
Eu toco qualquer musica com a patitura, e tambem a melodia para mim não é tão dificil eu aprendo de ouvido mas o acorde é mais dificil pegar de ouvido não é tão dificil ouvir a musica algumas vezes e aprender a melodia mas o acorde e mais dificil.
|
Carioca_2005 Veterano |
# jan/05
· votar
Como o amigo Sarpa já escreveu acima, eu já estou treinando muito a aproximação dos acordes....(baixo na esquerda) e completo o acorde com a terça e quinta na direita....e ainda de quebra posso utilizar as sétimas e nonas....realmente tem facilitado e o som tem sido muito bom.
Infelizmente não sei ler partitura, mas nos meus planos musicais ainda pretendo aprender.
Outra dica que gostei no fórum foi o livro do Almir Chediak (Harmonia e Improvisação)....Trata-se de um livro espetacular para qualquer músico.
Fuuiiii....
|
Ken Himura Veterano |
# jan/05
· votar
O baixo que dizem eh simplesmente por um timbre de baixo na mao esquerda eh? Ou eh soh o som do acorde mesmo normal de piano e tal?
Não...esse "baixo" é o baixo do acorde.
Exemplo: C7+ -> o baixo é dó;
C7+/G -> agora o baixo é sol.
E quando tocamos a tonica e a oitava na esquerda sao tocadas juntas ou sao simultaneas?
Tanto faz, se você quiser ficar dedilhando elas pode, mas normalmente tocam as 2 juntas...
|
Ken Himura Veterano |
# jan/05
· votar
Eu toco qualquer musica com a patitura, e tambem a melodia para mim não é tão dificil eu aprendo de ouvido mas o acorde é mais dificil pegar de ouvido não é tão dificil ouvir a musica algumas vezes e aprender a melodia mas o acorde e mais dificil.
Também não é assim...mesmo com a partitura, há músicas que demoram meses para serem tocadas direito....e não são poucas.
E eu acho mais difícil reconhecer um arpeggio ou uma seqüencia qualquer rápida do que um acorde. Reconhecer acordes é só estudar bem Harmonia...
|
Débora Daniluski Veterano |
# fev/05
· votar
Pergunta:
eu tenhu um roland EM-25. qual a melhor oitava para tocar o baixo??? sei que o modelo do tecladu naum importa, mas me refiro ao fato de ele ter 5 oitavas. tipo, estou comecandu a fazer esse baixo ha pouco tempo, e por enquanto estou fazendu ele na 1a e 2a oitava e o acorde faço na 3a e na 4a (raramente na 5a, dependendo da musica, costumo usála em introduçòes, em tag p/ ponte, etc...)
gostaria de dicas...
valew!!!!!!
tchau
P.S.: quem quiser me dar algumas dicas... meu msn ta registradu!!!
fwi!!!!!!!!
|
Rmc Veterano |
# fev/05
· votar
Alguém ai que manja podia fazer umas vídeo aula disso né naum? ahuahauhauahau ia ajudar uma porrada de gente aqui do fórum a entender melhor :D
|
Débora Daniluski Veterano |
# fev/05
· votar
concordo!!! ahuahuahuahuahuahu
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# fev/05
· votar
cara... improvisação na cabeça!!!soh o tempo vai fazer vc dominar isso...
lembro que qdo eu comecei a tocar na Igreja, e fazia umas coisas bem toskas!!!! soh usava o Som de Cordas (strings) e fazia os acordes com as duas mãos!!!! AHAUHAUAHUA... dai comecei a quebrar os acordes, fazer inversões e comecei a me soltar... mas o ideal, eh q vc conheça o estilo de música que está sendo tocado... isto vai dar um direcionamento ao que vc deve fazer!!!!!!
esta técnica que eu usei, me ajudou bastante a desenvolver meu ouvido, e hoje em dia eu não uso mais o CifraClub pra pegar cifras (soh uso o fórum mesmo) ahauHAUAHUA... basta eu escutar a música uma vez pra tirar a harmonia básica da música... depois eu escuto mais umas 2 ou 3 vezes pra fixar a harmonia e as inversões de acordes. e pegar mais ou menos a pegada original... claro q eu improviso tb, mas ai eh o q eu disse... vc term q conhecer o estilo de mùsica q está sendo tocado!!!!!
espero ter ajudado e respondido sua pergunta!!!!
Paz e bem! um abraço!!!!!!!!
|
V. Augusto Veterano |
# fev/05
· votar
Não li tudo mas acho que não a minha pergunta aí no meio, mas como lê cifra?
|
CaMiLaH Veterano |
# nov/10
· votar
Estou reciclando este tópico pois acho q criar outro com o mesmo tema não seria adequado. Minha dúvida é a seguinte: Eu toco teclado, sei algumas músicas (aprendo por tutoriais no youtube), sei até quais as notas formam os acordes, portanto consigo ler cifras. Porém não consigo utilizar as cifras. Tento tocar e até dedilhar com as notas q são indicadas, mas nunca dá certo. Vou madar um link de uma música cifrada q eu já sei tocar, e assim vcs entenderão minha dúvida melhor: http://www.cifraclub.com.br/green-day/boulevard-of-broken-dreams/ Agora informarei o q não entendo: Vou pegar a Primeira parte da música:
Fm Ab I walk a lonely road Eb Bb Fm The only one I that have ever known
Muito bem. Agora, na hora de tocar as notas são vou falar só as notas da mão direita pq as da esquerda é só repetir no ritmo da música com acordes abertos justamente correspondentes a cifra (ou seja, eu entendo o q se deve fazer com a mão esquerda a partir da cifra, porém só o q se fax com a mão esquerda, nada da direita):
Mão direita: F F G Ab Eb C Bb Ab Bb Ab Bb C Bb Ab F
Essas notas correspondem a primeira parte da música q eu escrevi lá em cima. Eu sei as notas corretas por causa do tutorial em vídeo no youtube. Vcs podem me explicar pq tem notas a mais do q as indicadas na cifra, e como saber quais notas devo adicionar no dedilhado da mão direita, para q eu possa aprender mais músicas pelas cifras? Obrigada.
|