Mão esquerda(padrões)

Autor Mensagem
Marcos Bruxo
Veterano
# jun/08
· votar


liliane.coimbra
...se tocamos sempre 1-5-8 - 5- 1 fica enjoativo. Parece que é sempre a mesma musica.
O que fazer?


existem varias formas de vc's "Fugir da msmice"
uma delas: m.e:1;5+8 e na m.d:arpj e/ou 5ª's ou msm a melodia da música.
eu tinha esta msm duvida até q me deram o seguinte conselho:
estude ulguns solos de piano do "GUSTAVO SOARES" (DT) e tbm "RONALD FONSCECA"(trz a Arca) estes kara utizando deste "feijão c/ arroz" de forma bem bolada de forma q ñ fica parecendo sempre a msm coisa e ex. disso é o solo e a música "se a tua voz ouvir".

AGCC
Veterano
# jun/08
· votar


Vai depender do que, quando e onde você vai estar tocando...
Por ex.:

Tocando sozinho; timbre: piano; MPB ou Bossa Nova: nesse caso seria interessante você trabalhar com acordes "cheios" com 9ª,5ª,2ª,7ª. Lógico que depende da harmonia, não é pra sair colocando tudo que der no acorde.

Tocando com banda; timbre piano, piano+strings, strings; Pop, PopRock ou Rock: aqui já fica melhor trabalhar com acordes que te dêem "peso/impacto", senão você nem irá aparecer, mas o que seria um acorde deste tipo? Pode ser um acorde formado por 1ª-5ª-8ª, ou somente o acorde oitavado 1ª-8ª.

Existem "n" tipos de formação... não precisa tentar aprender tudo, isso é o tipo de coisa que você mesmo vai notando quando estiver tocando.

Falou!

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Eu gosto de fazer coisas mais simples na mão esquerda, esse 1-5-8 que o pessoal diz, às vezes 1-8 ou 1-5... Ou só 1... depende da música e do timbre. É errado fazer uma coisa dessas? Pelo que entendi, o ideal é fazer uma "segunda melodia" com a mão esquerda (igual boogie-woogie), é isso?

AGCC
Veterano
# jun/08
· votar


tecladoprofusao
Cara o "ideal" é fazer música hehehe... não importa como! Faça o que der melhor harmonia, não adianta querer enxer de muitas coisas senão fca feio é como fazer um texto prolixo só pra tentar aumentar a quantidade de frases e dar impressão de grandes coisas...

Piano ON GRACE
Veterano
# dez/10
· votar


MÃO ESQUERDA 1-5-8 GERALMENTE

S3ttl3r
Veterano
# fev/12 · Editado por: S3ttl3r
· votar


Na verdade, não existe segredo ou uma formula certa. Descobri com o tempo que o que determina qual padrão usar é o seu próprio feeling na hora do acompanhamento. Como estão falando muito de 1 5 8 (mão esquerda), devem estar focando no estilo 'balada', estilo geralmente mais lento e doce de tocar, perfeito pra acompanhamento. A balada geralmente é o carro chefe dos tecladistas, então pra saber qual padrão usar em uma balada, escute muito esse estilo! Baladas romanticas, baladas jazz, etc... Procure perceber os diferentes efeitos que cada padrão causa, para poder aplica-los posteriormente.

Claro, para isso não basta apenas ouvir, mas ter as cartas na manga para lançar mão delas quando precisar. É necessário saber pelo menos uns 3 a 5 padrões de mão esquerda e conhecer bem qual efeito cada um deles tem. Aqui vai alguns exemplo que eu conheço:

*Duas Notas:

1 5
1 7
1 8

*Três Notas:

1 5 7 [sofisticado]
1 5 8 [manjado]
1 5 9 [sofisticado e bem bonito]
1 5 10 [clássico e pau pra toda obra]

*Quatro Notas:

1 5 8 5 (1) [manjadão]
1 3 5 8
1 5 8 10

*Cinco Notas:

1 5 8 9 10 [clássico]
1 5 8 10 12 [Legal]

A referência de tempo no caso é a mudança de acorde. Em baladas simples é comum os acordes durarem 2 tempos cada um em um compasso 4/4, então você teria que encaixar da melhor maneira o padrão escolhido.
Até quatro notas, geralmente toca-se cada nota do padrão durando uma colcheia, sustentando a última nota até virar o acorde, se for necessário. No padrão de cinco notas, o comum é tocá-lo em semicolcheias, sustentando a última nota até virar o acorde.

Uma outra dica que dá um efeito maravilhoso, é a de tocar a quinta do próximo acorde na mão esquerda uma colcheia antes de mudar de acorde ou antes de fechar o compasso, fica ótimo!

Obs.: Claro, estou considerando que as notas são tocadas sequencialmente na mão esquerda, uma de cada vez; e não simultaneamente para formar acordes :)

Abraços

J.Dionatan
Veterano
# fev/12
· votar


S3ttl3r

Ótimas dicas. Valeu.

S3ttl3r
Veterano
# fev/12
· votar


J.Dionatan

Que nada, conhecimento tem que ser compartilhado para que todos possam crescer.

Estou postando um vídeo que mostra 15 padrões que podem ser usados em baladas. É um ótimo vídeo, confiram:



J.Dionatan
Veterano
# fev/12
· votar


S3ttl3r

Amigo, tomei a liberdade de replicar o vídeo citado em meu blog:
http://aprendatocarpiano.blogspot.com/

O que acha de gravar um vídeo com os padrões que você citou ?? Ficaria muito bom né

S3ttl3r
Veterano
# fev/12 · Editado por: S3ttl3r
· votar


J.Dionatan

Eu até faria o vídeo demonstrando os padrões, se não houvesse um pequeno problema... eu não sou tecladista de fato, sou guitarrista hehehe
O que eu toco mesmo é violão e guitarra, mas já faz um tempo que estou querendo aprender a tocar piano/teclado. A teoria, digamos que eu tenho o suficiente, já li várias coisas pela internet a respeito e tenho acumulado bastante material, principalmente em relação a harmonia e jazz; também vejo muitos vídeos de piano, dos mais diferentes estilos, também já vi muitas videos aulas, entre outras coisas... O que me falta mais é treinar a prática em si, ainda não tenho intimidade suficiente com as teclas para colocar o conhecimento teórico em prática...

Mas estou no caminho de me tornar futuramente um tecladista também, até porque meu irmão é pianista clássico e ele me dá umas dicas quando preciso...

A propósito, recomendo grandemente checar os outros vídeos desse cara que postei anteriormente, são ótimos! Ele dá exemplos de diferentes estilos de piano (balada, rock, jazz, new age, funk, etc...) e a técnica de "comping" (acompanhamento) dele é uma das melhores que eu já vi! Quero tocar como esse cara um dia rs
Pra quem conhece hinos tradicionais, ele tem um vídeo fantástico, em que toca hinos tradicionais com roupagem swing jazz, vale a pena conferir!

J.Dionatan
Veterano
# fev/12
· votar


Atualizei o blog com este vídeo seguindo tua dica:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mão esquerda(padrões)