Sintetizador

    Autor Mensagem
    Daniel_Barreto
    Veterano
    # mar/04


    Alguem poderia me dar uma definição de sintetizador.

    Obrigado.

    sarpa
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Bom, pela definição de língua portuguesa, sintetizador "é o que sintetiza" (?!), mas o que ele sintetiza?
    Então vamos lá, "o que é um sintetizador?"

    São basicamente teclados que podem "copiar" sons de outros instrumentos e além de tudo, todos os timbres são programáveis, editáveis, "mudáveis", etc...

    Diferente dos arranjadores que possuem rítmos e acompanhamentos, os sintetizadores possuem basicamente timbres e programas para editar as formas de onda, podendo assim criar novos timbres e deixar os timbres já pré-programados do jeito que você queira.
    Para se tocar em banda, os sintetizadores são os mais indicados, já que você não utilizaria os rítmos do arranjador nem o sequenciador de um workstation.

    Espero ter te ajudado,
    Um grande abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.juninhosarpa.com.br

    Daniel_Barreto
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    sarpa

    Esclareceu a minha dúvida obrigado.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Trazendo o tópico das profundezas do arquivo empoeirado e cheirando a mofo do FCC para lançar um bate-papo:

    Alguém tem uma definição definitiva e simples de o que é um sintetizador? Uma frase que defina e não misture ele com outros tipos de teclado, como as workstations, e que até um leigo pudesse entender?

    A minha seria: "É o instrumento que cria sons a partir de sinais elétricos ou através da emulação desses sinais em software."

    Isso inclui o Mini Moog, o Prophet'08, o R3, o Radias, o Ion, o DX7, o Pico 4, o FM8, o Pro-53... todo sint que eu conheço, e exclui as workstatiosn, arranjadores, pianos digitais, etc. Alguém tem alguma sugestão? :)

    Faop
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Seja simples: Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. É o aparelho que transforma energia eletrica, em ondas eletromagnéticas, posteriormente em energia sonora.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    Faop
    Ficou melhor, mais simples. Mas como fica o sint em software, nessa história?

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    tecladoprofusao

    "e que até um leigo pudesse entender"

    Meio difícil...

    Dispositivo eletrônico que consegue fabricar e imitar diversos sons diferentes.

    (não necessariamente deve ter teclas hehehehe)

    (Obs.: Tentei ser o mais leigo possível)

    Faop
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    Cara, sint software é outra coisa, sinth software converte algaritmos em energia elétrica se eu não me engano, e posteriormente em energia sonora.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Opa Faop concordo! Estava respondendo a primeira do teclado profusão, tentando ser geral e para um leigo entender...

    Se fosse definir sinth software diria que é um software que delega o processamento dos sons como operações de CPU e não para o hardware como a placa de som e etc... só que essa definição é uma droga

    tecladoprofusao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Carlos_Souza_Jr
    Dispositivo eletrônico que consegue fabricar e imitar diversos sons diferentes.
    Mas aí abre brecha pros romplers... (ou eles contam?)

    O mais leigo que eu consigo imaginar é "Teclado 'normal' imita sons existentes, sintetizador cria sons inéditos"

    Henrique Leal
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Henrique Leal
    · votar


    minha máxima da simplicidade seria algo do tipo:

    "Máquina de criar novos sons a partir da eletricidade."
    (sejam ou não sejam semelhantes à sons pré-existentes).

    tecladoprofusao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Boa! rsrs
    Parece tradução de algum termo em Tupi-Guarani!
    1 ponto!

    Faop
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pode cre IASUhiASHiUASHIuh "Mim chamar sintetizador, que na língua dos caras pálidas significar Maquina de Criar Novos Sons a Partir da Eletricidade"

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Um instrumento que permite manipular formas de ondas na construção de um som, seja ele a imitação de algum instrumento ou um som completamente novo.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    tecladoprofusao
    é...imagino que entrariam sim...E aquele REACTABLE tbm...

    Henrique Leal


    "Máquina de criar novos sons a partir da eletricidade."

    Se um indío enteder, considero uma explicação maneira.

    Mauro Lacerda

    O problema é considerar que um leigo entende "manipular formas de ondas". O que pra nós parece claro, pra maioria não parece.

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Tarara_Leo
    · votar


    Sei que o tópico antigo, mas apenas para esclarecer:

    sarpa, acho que você esta enganado neste quesito:

    São basicamente teclados que podem "copiar" sons de outros instrumentos e além de tudo, todos os timbres são programáveis, editáveis, "mudáveis", etc...

    Os sintetizadores não "copiam" timbres. Os verdadeiros sintetizadores, os primeiros sintetizadores analógicos não copiava nada. Eles geravam a própria onda, seja ela quadrada, senoidal etc... possuiam gerador de envoltória e tudo mais. Aquilo sim era sintetizador. Um site muito bom que eu reocmendo é o: www.insidesynthesis.blogspot.com

    Os sintetizadores criam ondas através de osciladores, circuitos integrados (quando digitais) etc...

    O único instrumento que copia tudo é o teclado em sim. Este não possui nenhuma "identidade" e é apenas "cópia" de todos os outros instrumentos. Não existe um som que o caracterize, seja ele teclado sintetizador, workstation etc....

    Em suma: Sintetizar significar criar. É qualquer dispositivo que pode criar. No caso do instrumento, sintetizador cria sua forma de onda e suas caracterísicas, não utilizar amostra de sons prontas. A placa de som de seu computador é um sintetizador. Quando você executa um som .MID, ela não está reproduzindo o som, como nas MP3, mas sim sintetizando. Se bem que é sintese por wavetable, ja utiliza pré gravadas, mas é um exemplo de outro sintetizador.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Carlos_Souza_Jr
    E aquele REACTABLE tbm...
    O Reactable é sintetizador, sim! Ele tem tudo que um sistema modular tem: osciladores, LFOs, filtros...
    Não imagino alguém usando aquilo pra imitar um violino ou flauta rsrs... Aliás, será que dá?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sintetizador