Autor |
Mensagem |
Daniel_Barreto Veterano |
# mar/04
Alguem poderia me dar uma definição de sintetizador.
Obrigado.
|
sarpa Veterano |
# mar/04
· votar
Bom, pela definição de língua portuguesa, sintetizador "é o que sintetiza" (?!), mas o que ele sintetiza?
Então vamos lá, "o que é um sintetizador?"
São basicamente teclados que podem "copiar" sons de outros instrumentos e além de tudo, todos os timbres são programáveis, editáveis, "mudáveis", etc...
Diferente dos arranjadores que possuem rítmos e acompanhamentos, os sintetizadores possuem basicamente timbres e programas para editar as formas de onda, podendo assim criar novos timbres e deixar os timbres já pré-programados do jeito que você queira.
Para se tocar em banda, os sintetizadores são os mais indicados, já que você não utilizaria os rítmos do arranjador nem o sequenciador de um workstation.
Espero ter te ajudado,
Um grande abraço,
Juninho Sarpa.
www.juninhosarpa.com.br
|
Daniel_Barreto Veterano |
# mar/04
· votar
sarpa
Esclareceu a minha dúvida obrigado.
|
tecladoprofusao Veterano |
# dez/08
· votar
Trazendo o tópico das profundezas do arquivo empoeirado e cheirando a mofo do FCC para lançar um bate-papo:
Alguém tem uma definição definitiva e simples de o que é um sintetizador? Uma frase que defina e não misture ele com outros tipos de teclado, como as workstations, e que até um leigo pudesse entender?
A minha seria: "É o instrumento que cria sons a partir de sinais elétricos ou através da emulação desses sinais em software."
Isso inclui o Mini Moog, o Prophet'08, o R3, o Radias, o Ion, o DX7, o Pico 4, o FM8, o Pro-53... todo sint que eu conheço, e exclui as workstatiosn, arranjadores, pianos digitais, etc. Alguém tem alguma sugestão? :)
|
Faop Veterano |
# dez/08
· votar
Seja simples: Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. É o aparelho que transforma energia eletrica, em ondas eletromagnéticas, posteriormente em energia sonora.
|
# dez/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar
Faop Ficou melhor, mais simples. Mas como fica o sint em software, nessa história?
|
Carlos_Souza_Jr Veterano |
# dez/08
· votar
tecladoprofusao
"e que até um leigo pudesse entender"
Meio difícil...
Dispositivo eletrônico que consegue fabricar e imitar diversos sons diferentes.
(não necessariamente deve ter teclas hehehehe)
(Obs.: Tentei ser o mais leigo possível)
|
Faop Veterano |
# dez/08
· votar
Carlos_Souza_Jr
Cara, sint software é outra coisa, sinth software converte algaritmos em energia elétrica se eu não me engano, e posteriormente em energia sonora.
|
# dez/08
· votar
Opa Faop concordo! Estava respondendo a primeira do teclado profusão, tentando ser geral e para um leigo entender...
Se fosse definir sinth software diria que é um software que delega o processamento dos sons como operações de CPU e não para o hardware como a placa de som e etc... só que essa definição é uma droga
|
# dez/08
· votar
Carlos_Souza_Jr Dispositivo eletrônico que consegue fabricar e imitar diversos sons diferentes. Mas aí abre brecha pros romplers... (ou eles contam?)
O mais leigo que eu consigo imaginar é "Teclado 'normal' imita sons existentes, sintetizador cria sons inéditos"
|
Henrique Leal Veterano |
# dez/08 · Editado por: Henrique Leal
· votar
minha máxima da simplicidade seria algo do tipo:
"Máquina de criar novos sons a partir da eletricidade." (sejam ou não sejam semelhantes à sons pré-existentes).
|
# dez/08
· votar
Boa! rsrs Parece tradução de algum termo em Tupi-Guarani! 1 ponto!
|
Faop Veterano |
# dez/08
· votar
Pode cre IASUhiASHiUASHIuh "Mim chamar sintetizador, que na língua dos caras pálidas significar Maquina de Criar Novos Sons a Partir da Eletricidade"
|
Mauro Lacerda Veterano |
# dez/08
· votar
Um instrumento que permite manipular formas de ondas na construção de um som, seja ele a imitação de algum instrumento ou um som completamente novo.
|
# dez/08
· votar
tecladoprofusao é...imagino que entrariam sim...E aquele REACTABLE tbm...
Henrique Leal
"Máquina de criar novos sons a partir da eletricidade."
Se um indío enteder, considero uma explicação maneira.
Mauro Lacerda
O problema é considerar que um leigo entende "manipular formas de ondas". O que pra nós parece claro, pra maioria não parece.
|
Tarara_Leo Veterano |
# dez/08 · Editado por: Tarara_Leo
· votar
Sei que o tópico antigo, mas apenas para esclarecer:
sarpa, acho que você esta enganado neste quesito:
São basicamente teclados que podem "copiar" sons de outros instrumentos e além de tudo, todos os timbres são programáveis, editáveis, "mudáveis", etc...
Os sintetizadores não "copiam" timbres. Os verdadeiros sintetizadores, os primeiros sintetizadores analógicos não copiava nada. Eles geravam a própria onda, seja ela quadrada, senoidal etc... possuiam gerador de envoltória e tudo mais. Aquilo sim era sintetizador. Um site muito bom que eu reocmendo é o: www.insidesynthesis.blogspot.com
Os sintetizadores criam ondas através de osciladores, circuitos integrados (quando digitais) etc...
O único instrumento que copia tudo é o teclado em sim. Este não possui nenhuma "identidade" e é apenas "cópia" de todos os outros instrumentos. Não existe um som que o caracterize, seja ele teclado sintetizador, workstation etc....
Em suma: Sintetizar significar criar. É qualquer dispositivo que pode criar. No caso do instrumento, sintetizador cria sua forma de onda e suas caracterísicas, não utilizar amostra de sons prontas. A placa de som de seu computador é um sintetizador. Quando você executa um som .MID, ela não está reproduzindo o som, como nas MP3, mas sim sintetizando. Se bem que é sintese por wavetable, ja utiliza pré gravadas, mas é um exemplo de outro sintetizador.
|
# dez/08
· votar
Carlos_Souza_Jr E aquele REACTABLE tbm... O Reactable é sintetizador, sim! Ele tem tudo que um sistema modular tem: osciladores, LFOs, filtros... Não imagino alguém usando aquilo pra imitar um violino ou flauta rsrs... Aliás, será que dá?
|