**Instrumentos musicais**

Autor Mensagem
Thiago Patto
Veterano
# mar/04
· votar


O preconceito contra teclado veio depois do aparecimento dos teclados arranjadores, com entrada pra disquete. Existem aqueles manés que tocam em shopping, restaurante e fazem um grande som fazendo quase nada, e cantando. Isso realmente dá impressão de falsidade. Mas as pessoas não sabem como pode ser difícil.
E eu insisto: piano é mais díficil que guitarra, sem dúvida. Não desmereço a guitarra. Piano também não é o mais difícil. há muitos outros. Mas é como vcs disseram: o importante é vc ser bom no que faz, ou pelo menos tentar ser(meu caso).
A respeito do baixo, é um instrumento muito complexo. O contra-baixo, o grandão e sem sem tarrachas, esse é complicadíssimo, eu acho um tesão ver alguém tocando.

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


Thiago Patto
Concordo com oq vc disse. Só tem uma coisa...todo baixo É um "contra-baixo"! hehehehe

Carlos Sesti
Veterano
# mar/04
· votar


O contra-baixo, o grandão e sem sem tarrachas?????
?????

Videomaker
Veterano
# jan/09 · Editado por: Videomaker
· votar


(a não ser triângulo, essas bobagens todas)


Dennis_Tecladista_Doido
Fique tocando triângulo mais de 3 horas sem parar, para ver se tocar triângulo é fácil...!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


eu não acredito ¬¬

AGCC
Veterano
# jan/09
· votar


Enviado: 11/mar/04 21:18


Enviado: 19/jan/09 02:34 · Editado por: VIDEOMAKER

<O>???

pedro_tecla
Veterano
# jan/09
· votar


video maker
19/jan/09

carlos sesti
11/mar/04

hashashashashahshas!!!po o cara sabe se esse forum ainda existe!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Jà que uparam, vou deixar minha opinião sobre "teclado ser mais fácil".

O que acontece de dizerem que teclado é mais fácil, é pelo fato de apenas o fato de apertar uma tecla, o som produzido já sai bonito (a não ser que esteja usando um CA-110 =D ).

Já num violão, guitarra, até você dominar a "arte" de pressionar a corda numa casa e tocar a corda pressionada, demora mais tempo. Problemas com dores nas pontas dos dedos, trastejamento (som horrível), dificuldades com pestanas e por ai vai.

Isso que falei instrumentos de aprendizado inicial mais fácil. Imagina um violino! Quando está aprendendo a passar o arco nas cordas, o som que sai é de um gato sendo esganado.

Alguém me diz ai: É mais difícil descer a mão direita um DO-MIL-SOL e dizer que é um dó maior, ou apertar com a mão esquerda a 5ª corda na 3ª casa, 4ª corda na 2ª casa, 2ª corda na 1ª casa, fazer força, rezar pra que estejam pressionadas direito, e bater as 6 cordas com a mão direita?

Até pra descrever um dó maior no violão foi mais difícil.

O fato que quero levantar, é que instrumentos de tecla (exceto acordeon... maldito fole!!!!) são de aprendizado inicial mais fácil e na minha opinião, são menos desestimulantes no início também.

Mas cada instrumentos, a medio e longo prazo, têm suas dificuldades particulares. Tocar "Love Story" ou "Right Here Waiting" no teclado com 2 semanas de aula é fácil... Mas tenta tocar Marcha alla Turca no mesmo tempo!

Além do mais, sabemos que música é algo mais do que técnica e habilidade. Tem que ter feeling, pegada, emoção e conhecimento de causa. Além de um bom ouvido. E esses atributos não se consegue com treino. Só com experiência.

A única questão que não entendo é: Que diferença faz se um instrumento é mais fácil ou mais difícil? Nosso objetivo é tocar ele bem ou tocar ele melhor que o guitarrista da banda toca sua guitarra?

dtplayer
Veterano
# jan/09 · Editado por: dtplayer
· votar


Eu acho piano bem mais dificil que guitarra, talvez pelo fato de ter que usar as duas mãos para fazer arranjos. Deve ser porque sou guitarrista originalmente e faz pouco tempo que me dedico ao estudo do teclado (já que não tenho piano).

Desqualificar um músico por conta de seu instrumento não é ignorância, é mediocridade. Essa história de comparação entre músicos, instrumentos ou o que quer que seja só serve pra encher o saco de qualquer músico decente.

RRC ROLAND

Aeee, estamos no mesmo barco paraguaio!

Jonathas Lacerda

É mais ou menos isso. Enquanto no teclado tem gente que toca um "Dó, ré, mi, fa...fá, fá" e acha que é Chopin, tem muito mais gente por aí tocando umas músiquinhas de revistinha e se achando "o" guitarrista. O mesmo ocorre para os guitarristas, esses sim medíocres, que falam que tocar violão é fácil porque só sabem tocar alguns acordes e não sabem o que é tocar violão pra valer.

Videomaker
Veterano
# jan/09
· votar


Jonathas Lacerda
caio_albertassi
pedro_tecla
Se o tópico não está fechado, eu escrevo mesmo...!!!
Se fosse proibido, aí sim, eu não escreveria, mas se tenho opinião, escrevo mesmo...!!! www.jarrefan.com.br

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jan/09
· votar


Jonathas Lacerda

Concordo com vc.

dtplayer

Quando me pergunta qual instrumento eu acho mais fácil, normalmente eu digo que o teclado/piano é mais fácil... Exatamente pelo que vc falou, partindo do princípio de que temos um resultado final a atingir, por exemplo, se deseja um solo e uma base executados num mesmo instrumento. Consegue fazer isso com um violão? Sim e Com um Piano? tbm. Agora em qual instrumento se teria mais dificuldades de executar uma peça desse estilo? No violão sem dúvidas. Se tivermos uma peça qualquer que pode ser executada em ambos instrumentos, o piano sempre leva vantagem. Na verdade até diria que essa facilidade é uma das popularidades dos teclados, que tem som de violão, guitarra, reco reco.

Post,meio confuso mas claro hehhehehe

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


VIDEOMAKER
O problema não é upar tópicos antigos. O problema é upar pra falar algo direcionado a alguem q nem participa mais... Além de não contribuir com nada realmente relevante.

fabianorj
Veterano
# jan/09
· votar


Na verdade essa discussão tem pouca utilidade e não chega a lugar nenhum. Alguém só poderia dizer que instrumento x é mais fácil que y se dominasse completamente os dois instrumentos, e ainda assim seria uma opinião pessoal.

A facilidade do piano (em relação ao teclado não sei mesmo dizer já que nunca toquei um) é relativa. Embora as notas estejam ali prontas, é necessário muito estudo e prática para poder tocar razoavelmente bem. Tocar "cai cai balão" não exige muito, mas querer tocar "La campanella" de Liszt, ou a polonesa heróica de Chopin com técnica e intrepretação satisfatória (nem digo com perfeição) é para poucos.

EdTwistaZ
Veterano
# jan/09
· votar


Eu acho que tocar guitarra é mais difícil, porque não importe o quanto você estude sempre vai sair uma porcaria de som do seu instrumento aeouhaeouaehouhoaeuhaeo

tecladoprofusao
Veterano
# jan/09
· votar


Teclado é fácil... Guitarra é fácil... Flauta é fácil... Harpa é fácil... O instrumento que vc identifica invariavelmente vai ser o que vc acha mais fácil de tocar. Eu me dei bem com teclado, tô desenrolando no theremin, arranho no violão e até arrisco flauta doce, mas não consigo de jeito nenhum tocar pandeirola...

Se alguém falar que é fácil, das duas uma: ou ele toca muito ou vc mesmo está tocando um absurdo, a ponto de parecer fácil...

Richard Uberaba
Veterano
# jan/09
· votar


A arte do Bel Canto é indubitavelmente a mais dificil de ser dignamente executada.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jan/09
· votar


Nãã! Vo comentar não.. como é que o cara upa um tópico de mais de 5 anos!!

tecladoprofusao
Veterano
# jan/09
· votar


Aleciano Fuckin Roses
como é que o cara upa um tópico de mais de 5 anos!!
Pelo menos não criou tópico repetido. Ou então um cujo título não fala absolutamente nada do que tem de ser discutido, como esse aqui.

Videomaker
Veterano
# fev/09 · Editado por: Videomaker
· votar


Jonathas Lacerda
O problema não é upar tópicos antigos. O problema é upar pra falar algo direcionado a alguem q nem participa mais... Além de não contribuir com nada realmente relevante.

E o que você contribui escrevendo isto aí??? Acha relevante???

Aleciano Fuckin Roses
Se tenho dúvidas, acho que é melhor, "upar"(???) já que o tópico não está fechado e é util para mim. Mas, para alguns que acham que sabem tudo...realmente este tópico é inútil, pode ser um tópico de 10.000 anos atrás, se há comentários eu escrevo mesmo, se é um fórum, então.......!!!

O que vocês escreveram, é que que não acrescentam nada á este tópico, procuramos dúvidas e nos deparamos com "um tópico de 5 anos, meu Deus....!!!

Diego Marques
Veterano
# mar/09
· votar


VIDEOMAKER

Não esquenta, cara! Você fez o correto: USOU A BUSCA! =D

Não faz mal reviver tópicos antigos, desde que isso seja feito com o propósito de enriquecer a discussão.

Lezinha.m
Veterano
# mar/09
· votar


O problema é o seguinte: muitas vezes o que rola é aquela velha história de "o meu é melhor/mais difícil que o seu"... não existem instrumentos ruins, cada um deles tem sua beleza e suas particularidades =)
Só pq flauta doce é um instumento relativamente simples de se aprender, seu som deixa de ser bonito? Não, não deixa =)

E isso de:" "tal" instrumento é facil de se aprender" também é relativo: algumas pessoas têm facilidade natural com cordas, outras com teclas e por aí vai...
Eu estudo piano e apesar do concordar com o que o pessoal disse à respeito de as notas estarem ali "prontas", pra se conseguir tocar bem é necessário muito treino e esforço! É preciso ter muita coordenação e, é claro, saber interpretar a música...

Na minha opinião (qualquer instrumento) pra "tocar" é facil, "tocar bem" é que é o verdadeiro desafio =)

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


ja toquei piano 8 anos e sim é dificil...
mas no teclado existe uma botãozinho chamado transposer q faz milagres hehe...

tiago scott
Veterano
# mar/09
· votar


Galera, só para deixar de experiência.

Certa vez como sempre os chamados GUITARRISTAS, que gostam de ficar solando, mas quando vc pergunta em que estrutura hârmonica, melódica ou escalas ele pensou para fazer o solo sempre fica aquele silêncio, veio com essa história de que já dominava teclado e depois se dedicou a guitarra, e disse: que o teclado é tudo muito óbvio e que não chegava perto da dificuldade para se aprender acordes, escalas e solos na guitar. Então ele disse, quando você entra com dissônancia então é treta. Então veio minha resposta já acabando com o infeliz, eu disse quantos tipos de C7+ você consegue fazer na guitarra que é tão difícil, ele me monstrou 3 formas.

Em contrapartida eu mostrei 8 formas em bloco de acordes. (do-mi-sol-si) ) (mil-sol-si-do) (sol-si-do-mi) (si-do-mi-sol) (si-mi-sol-Dó no baixo) (Sol-si-mi-dó no baixo) (Mi-sol-si-dó no baixo). Como montei esses acordes seguindo um bloco com melodia em cima, parecia diersos acordes, e ele me disse pô cara você fez um monte de acordes e era apenas para fazer formações de acordes de Dó, então eu respondi que todos aqueles acordes eram C7+, e ele ficou meio pasmo. Então eu falei não existe instrumento fácil ou difícil, o que temos é como o instrumento na mão de determinado músico pode demonstrar ser difícil ou fácil. Pra mim essa questão é muito mais dom e esforço para o estudo de cada um.

fabiopavan8
Membro Novato
# jun/15
· votar


É verdade, meu amigo amigo que toca violão um dia disse pra mim com um tom de ignorante filho da puta VOCÊ TOCA PIANO! TSC... PIANO TODO MUNDO APRENDE SÓZINHO!

fabiopavan8
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: fabiopavan8
· votar


Outra coisa que me irrita, na escola quando levo meu teclado pra tocar as pessoas ficam apertando tudo, ligando o teclado no modo errado, usando a bateria, trocando o timbre, apertando qualquer coisa e não te deixam tocar na sala! Quando alguém chega tocando com o violão todo mundo fica olhando "Nossa que legal!", os que costumam pegar o violão (ou a guitarra) dos outros sabem tocar. No teclado o cara chega apertando tudo de qualquer forma, sem fazer nada de útil e não te deixam tocar, dá vontade de implantar uma bomba pra não mexerem! Quando eu toco teclado na sala de aula, para futuramente tocar em uma apresentação na quadra, ninguém fica olhando nossa que legal, só ficam chupando o coitado do meu teclado!

freitas_silva
Veterano
# jun/15
· votar


Cara, rebater esse povo é muito fácil. É só dizer: "amigo, a partitura do seu instrumento só tem uma clave, no meu tem duas!". rs
Se isso não for o bastante peça pra ele pegar uma música do Bach, com 3 ou 4 vozes. Já é o bastante pra ele não sair nem do primeiro compasso!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a **Instrumentos musicais**