| Autor |
Mensagem |
TrebleH Veterano |
# 16/jan/26 10:30
Lançamento interessante que já dá uma noção de algumas mudanças no futuro Nord Stage 5
https://www.nordkeyboards.com/products/nord-electro-7/overview/
Dentre as mudanças que eu mais curti, foram: - Agora tem drawbars físicos em todas as versões - Display novo (e colorido) - Alguma síntese nativa na seção Synth (não apenas sample), incluindo FM! - Posicionamento de microfones para o Rotary Speaker - Controle de Cutoff e Resonance - Opções para Mono e Legato
Ainda não temos um controle de volume para o input (poxa Nord, que economia porca!)
Não vi informação sobre a quantidade de memória para Piano e Synth e ainda não tem manual no site :(
Ainda sim, foram avanços que aproximam bastante o Electro da linha Stage (com exceção do Pitch/Mod).
Agora, tendo em vista esses avanços, o que esperar do Stage 5 heim?
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# 19/jan/26 08:41 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar
Eu comprei um YC61 em 2024 com dúvidas pois não sabia como seria o suposto electro 7 na ocasião. Imaginava as novidades da linha em algo próximo do que foi apresentado no Nord Piano 6, com duas layers independentes em cada section, um aumento na memória para as bibliotecas de piano e samples e os drawbars novos da linha stage 4, com o fim da variação "D". Se fosse isso, realmente eu não faria questão do Electro 7. A nord fez o dever de casa e adicionou poucas mas interessantes features:
* A engine do Organ 3; * Controles de posicionamento de mic no painel; * engine de synth com VA e FM;
Essa engine de synth ficou legal, mas bem limitada pra quem curte sound design: ou o cara usa sample OU analog OU FM, impedindo de criar sons mais ricos mesclando os 3 tipos de sons. A ausência de bend e modulation no modelo novo é injustificável, e a adição daquele botão de "synth vibrato", ali perdido, do lado do master level, justamente na posição de onde deveria estar PELO MENOS o bend.
Sem dúvida é o melhor electro já lançado (sem entrar em discussões de "punch" dos modelos anteriores) e pra quem tá querendo ter especificamente um modelo da linha electro, eu recomendo a compra. Pra quem já tem o 5 ou o 6, para a proposta da linha desde que ela foi concebida, não acho que o upgrade seja justificável.
Então, diante do que eu achava que seria o electro 7 para o que foi apresentado pela clavia, eu diria que gostei bastante, mas não me surpreendeu, portanto, esse lançamento me confirmou algo que eu já imaginava: a decisão de pegar o YC61 em 2024 foi mais que acertada e estou com zero arrependimentos por não ter esperado por este modelo.
|
TrebleH Veterano |
# 19/jan/26 09:42
· votar
É, infelizmente, no quesito custo x benefício, os Nord no geral deixam bastante a desejar.
Eu curti o fato de ter pelo menos o mínimo de geração sonora pra Synth (vou te falar, ter que baixar um sample pra ter um Sine Wave é bem paia kkkkk), mas entendo que a linha Stage é a que cobre essa necessidade.
De qualquer forma, tem que ver a questão do preço agora. Se vier no preço do Stage 3, ou mais caro, o Electro 7 não vai fazer nenhum sentido kkkkk
|
# 19/jan/26 11:03
· votar
De qualquer forma, tem que ver a questão do preço agora. Se vier no preço do Stage 3, ou mais caro, o Electro 7 não vai fazer nenhum sentido kkkkk
O preço daqui vai continuar sendo o "oficial", vindo do Paraguai, baseado nos valores praticados na Europa. Desconsiderar o valor em dolar, que já era mais alto que os do Paraguai, e ficaram ainda mais caros depois das taxas do laranjão
|
TrebleH Veterano |
# 20/jan/26 15:07
· votar
Atualização do dia.
Os caras colocaram bend / modularion nas versões 73.
Ai sim heim NORD
|
# 21/jan/26 08:39
· votar
Uma vergonha. Não teve ninguém do marketing que sabia que lançar o teclado com um módulo de synth mais completo faltando bend e modulation para controlar? Não duvido que terá uma revisão do hardware do 61 pra vir com o bend no futuro.
|
TrebleH Veterano |
# 21/jan/26 09:22
· votar
Acho que eles fizeram de propósito. Lançaram sem, só pra ver a galera chiar e criar hype. Depois acrescentaram pra galera curtir o produto. Nenhum projetista iria colocar isso na placa do teclado e não colocar o periférico kkkk
Eu acho que eles foram safados kkkk
|
# 21/jan/26 09:37
· votar
Isso faria sentido se no anúncio, não tivessem deixado a versão 61 de fora.
|
Leandro Sant Duarte Veterano |
# 21/jan/26 14:48
· votar
As empresas postergam recursos a fim de manter uma "continuidade de mercado" com atualizações futuras. Isso é normal.
Nesse sentido, a inclusão de pitch bend/modulation no Electro 7 me surpreendeu por traçar um caminho adjacente à proposta original da linha "Electro", que emula eletromecânicos, mas é coerente com o nova engine de synth que fora adicionada a essa versão.
|
TrebleH Veterano |
# 21/jan/26 16:36
· votar
Pois é. Interessante é que eu acho que ninguém esperava por isso, até porque a gente já sabia das limitações da linha electro. Tipo, se os caras guardassem isso para um Electro 8, não seria nenhum problema, por exemplo.
Mas acho acertado ter isso agora no Electro 7. Estou curioso é para saber sobre a quantidade de memória disponível para Piano e Samplers. Bem estranho eles ainda não terem liberado essa informação, nem o manual do produto.
Será que vem cortes por ai, por causa da crise global de memórias?
|
Leandro Sant Duarte Veterano |
# 21/jan/26 18:24
· votar
Mas acho acertado ter isso agora no Electro 7. Estou curioso é para saber sobre a quantidade de memória disponível para Piano e Samplers. Bem estranho eles ainda não terem liberado essa informação, nem o manual do produto.
Considerando a gama de recursos nesse upgrade, a depender do preço, é justificável que um utente do Stage 3 migre para a linha Eletro adquirindo o Nord Eletro 7.
O Stage 3 utiliza o motor de órgão do C2D. O Electro 7 traz a geração Nord Organ 3, que estreou agora em 2026. Segundo consta, a nova simulação de Rotary Speaker com 3 posições de microfone selecionáveis, oferecem um som de Leslie muito mais tridimensional e atualizado que o do Stage 3. Claro, isso levando em consideração que o timbre de órgão é uma das principais propostas desse modelo.
Também tem a questão da sessão de efeitos, que agora, diferentemente do Stage 3, é individualizada. E o Electro 7 herdou o motor de síntese do Nord Stage 4 (Virtual Analog e FM real), o que o torna tecnicamente superior à seção de synth do Stage 3 em termos de qualidade de osciladores e filtros.
Se o cara não tem condições de comprar um Stage 4, o Eletro 7 é uma opção bem tendadora.
|
# 21/jan/26 21:52
· votar
Segundo a página de comparação dos produtos da nord, não houve mudança no tamanho da memória nem da nord piano library nem da sample library
|