Função String no órgão Gambitt GSR

    Autor Mensagem
    FabioVila
    Membro Novato
    # 19/jan/24 12:25


    Olá Senhores,

    Comprei esse órgão ( Gambitt GSR ) com alguns defeitos e como sou formado em eletrônica estou reformando ele para minha filha e para ganhar experiência com órgãos.
    Porém tenho uma dúvida. O que as drawbars/ajustes Strings deveriam fazer?
    O órgão tem 4 delas. Um para o teclado de baixo na 2'' oitava e 3 no teclado de cima.
    A única diferença que vi é um som mais quadrado e serrilhado nesses ajustes que não acrescenta muito no timbre. É isso mesmo?

    O órgão em sí é bonito por fora, mas por dentro ... que construção deprimente. Peguei ele com muitos capacitores se desfazendo e os AMPOPs já querendo ser comidos pelo tempo. Troquei quase todos os capacitores e muitos ampops. Melhorou o som, saiu muitos chiados, mas ainda tem muito que se fazer.

    Agradeço se puderem me tirar essa dúvida dos ajustes strings.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 21/jan/24 16:15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Agradeço se puderem me tirar essa dúvida dos ajustes strings.

    tive um GSR tempão atras, ajuste é somente ao gosto da pessoa, pra falar a verdade eu não curtia e nem usava, só usava as flautas

    a numeração abaixo das flautas e do strings tem a mesma logica,
    a numeração se refere ao comprimento dos tubos de orgãos de tubos

    o numeor 8 se refere a altura natural da nota, a 16 soa uma oitava abaixo e o tubo do orgão de tubos tem 16 pés de comprimento, a flauta 4 soa uma oitava acima da 8 e assim era o tubo no orgão de tubos, da mesma forma que a flauta 2 soa duas oitavas acimas da flauta 8 e segue a logica do tubo, mas hoje a relação com tubo é somente uma referencia, vc não precisa se preocupar com tubos

    nas flautas vc pode usar a combinação que gostar
    um som cheio usa as 4: 16,8,4,2
    você pode usar alguma mais leve tipo 16 e 2 ou 16 e 4
    fazer uma com 16 e 4 no maximo e usar a 8 e 2 na metade....
    pode até utilizar os strings, as vezes eu usava um pouco de um deles, nem até a metade

    strings de orgão é diferente de strings de teclado
    em teclado lembra um naipe de cordas inteiro de uma orquestra
    strings no órgão seria apenas um instrumento de corda sozinho
    e sim o strings parece mesmo um pernilongo ali se você usar demais

    se vc quer dar uma sonoridade mais CCB mais próximo é usar somente as flautas com vibrato,
    se quer algo mais litúrgico de tubo ou missa: quase pouco ou nada de vibrato
    caso queira uma sonoridade mais roberto carlos na jovem guarda coloca os strings sem vibrato ou no máximo

    esse é um vídeo de outro gambitt que tive, eu demostro as flautas (nesse tem mais) e os strings no inicio do vídeo




    FabioVila
    Membro Novato
    # 28/jan/24 14:06
    · votar


    Olá Fernando,

    Entendi e ouvi o String no seu vídeo. Seu vídeo me ajudou bastante. Os geradores são provavelmente iguais então o som é esse mesmo, de fato é como você disse mesmo parecendo um pernilongo!
    O meu não tem o percussão mas no seu fez toda a diferença ficou mais jazzista. Também pude ver o ajuste de vibrato/tremolo por isso estou pensando em acrescentar esses ajustes e até adicionar a percussão.
    Vi no seu vídeo que os ajustes de timbre ao chegar no máximo não distorce o som. O meu está distorcendo, também pudera troquei muita coisa e os ganhos aumentaram aumentando a distorção. Agora é fazer esses ajustes internos.

    Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Função String no órgão Gambitt GSR