Função String no órgão Gambitt GSR

    Autor Mensagem
    FabioVila
    Membro Novato
    # 19/jan/24 12:25


    Olá Senhores,

    Comprei esse órgão ( Gambitt GSR ) com alguns defeitos e como sou formado em eletrônica estou reformando ele para minha filha e para ganhar experiência com órgãos.
    Porém tenho uma dúvida. O que as drawbars/ajustes Strings deveriam fazer?
    O órgão tem 4 delas. Um para o teclado de baixo na 2'' oitava e 3 no teclado de cima.
    A única diferença que vi é um som mais quadrado e serrilhado nesses ajustes que não acrescenta muito no timbre. É isso mesmo?

    O órgão em sí é bonito por fora, mas por dentro ... que construção deprimente. Peguei ele com muitos capacitores se desfazendo e os AMPOPs já querendo ser comidos pelo tempo. Troquei quase todos os capacitores e muitos ampops. Melhorou o som, saiu muitos chiados, mas ainda tem muito que se fazer.

    Agradeço se puderem me tirar essa dúvida dos ajustes strings.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 21/jan/24 16:15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Agradeço se puderem me tirar essa dúvida dos ajustes strings.

    tive um GSR tempão atras, ajuste é somente ao gosto da pessoa, pra falar a verdade eu não curtia e nem usava, só usava as flautas

    a numeração abaixo das flautas e do strings tem a mesma logica,
    a numeração se refere ao comprimento dos tubos de orgãos de tubos

    o numeor 8 se refere a altura natural da nota, a 16 soa uma oitava abaixo e o tubo do orgão de tubos tem 16 pés de comprimento, a flauta 4 soa uma oitava acima da 8 e assim era o tubo no orgão de tubos, da mesma forma que a flauta 2 soa duas oitavas acimas da flauta 8 e segue a logica do tubo, mas hoje a relação com tubo é somente uma referencia, vc não precisa se preocupar com tubos

    nas flautas vc pode usar a combinação que gostar
    um som cheio usa as 4: 16,8,4,2
    você pode usar alguma mais leve tipo 16 e 2 ou 16 e 4