fernando tecladista Veterano |
# 21/jan/24 16:15 · Editado por: fernando tecladista
· votar
Agradeço se puderem me tirar essa dúvida dos ajustes strings.
tive um GSR tempão atras, ajuste é somente ao gosto da pessoa, pra falar a verdade eu não curtia e nem usava, só usava as flautas
a numeração abaixo das flautas e do strings tem a mesma logica, a numeração se refere ao comprimento dos tubos de orgãos de tubos
o numeor 8 se refere a altura natural da nota, a 16 soa uma oitava abaixo e o tubo do orgão de tubos tem 16 pés de comprimento, a flauta 4 soa uma oitava acima da 8 e assim era o tubo no orgão de tubos, da mesma forma que a flauta 2 soa duas oitavas acimas da flauta 8 e segue a logica do tubo, mas hoje a relação com tubo é somente uma referencia, vc não precisa se preocupar com tubos
nas flautas vc pode usar a combinação que gostar um som cheio usa as 4: 16,8,4,2 você pode usar alguma mais leve tipo 16 e 2 ou 16 e 4 fazer uma com 16 e 4 no maximo e usar a 8 e 2 na metade.... pode até utilizar os strings, as vezes eu usava um pouco de um deles, nem até a metade
strings de orgão é diferente de strings de teclado em teclado lembra um naipe de cordas inteiro de uma orquestra strings no órgão seria apenas um instrumento de corda sozinho e sim o strings parece mesmo um pernilongo ali se você usar demais
se vc quer dar uma sonoridade mais CCB mais próximo é usar somente as flautas com vibrato, se quer algo mais litúrgico de tubo ou missa: quase pouco ou nada de vibrato caso queira uma sonoridade mais roberto carlos na jovem guarda coloca os strings sem vibrato ou no máximo
esse é um vídeo de outro gambitt que tive, eu demostro as flautas (nesse tem mais) e os strings no inicio do vídeo
|