Novo Roland Fantom 0

Autor Mensagem
    TrebleH
    Veterano
    # 17/mar/22 15:28

E ai galerinha,

Cês viram esse lançamento da Roland?

Será que será o substituto dos FA0x ou virá um Mid Level depois? Quem sabe um Entry Level baseado em SuperNatural? Já passou da hora da Roland aposentar os fantom X/G que ainda vivem nos Junos/XPS hehehehe

TrebleH
    Veterano
    # 17/mar/22 15:31
    · votar

Pra quem não viu, vale muito a pena dar uma olhada no vídeo do mestre Sidinho Leal

https://www.youtube.com/watch?v=vGN_sA5Hwz8&t=2406s

edsm100
    Membro Novato
    # 17/mar/22 19:04 · Editado por: edsm100
    · votar

Belíssimo sinth , versão leve do Fantom8, com samples Supernatural do Integra-7 (o mais repleto de SN) além de uso do seu App em tela grande (seu screen é touch e tela de 5" menor que do Fantom8 de 7" e igual do FA), e mais sampler completo e nesse App um completo editor, com 3 módulos dentro e mais de 3500 timbres ( quase um Integra-7, como do Fantom8, faltando só as 14 placas SRX + 6 ExSN, total mais de 6000 timbres do integra), F08 uma máquina de timbres, super-sampleamento com 2Gb fora o USB, super-sequenciador e super-edições e leve ( F08 com 15kg contra os 28kg do Fantom8). Um workstation (studio) leve, próximo do Fantom8 em tudo mas menor em funções, e mais um teclado leve bom pra apresentações. Parabéns Roland, finalmente aprendeu (superfunções/timbres + tamanho + peso). Mas: 1-Falta ver o susto: seu preço (na faixa de R$ 25mil por aqui contra R$ 35mil do Fantom8?). 2-será que a linha FA vai acabar e linha Fantom vai continuar? Só ví neste F08 diferenças com o Fantom8 no uso do App do integra e ser versao mais leve do Fantom8 e com menos knobs e funções.

TrebleH
    Veterano
    # 18/mar/22 12:10
    · votar

Parece que não vai ser "tão caro" assim não.

Segundo o Sidinho,
    F06 = 11500
    F07 = 13,500
    F08 = 15,500

Claro que, infelizmente, o pessoal vai meter a faca por ser um lançamento e o dólar estar nas alturas, mas acho que deve vir mais barato que um Montage, por exemplo

edsm100
    Membro Novato
    # 18/mar/22 13:57 · Editado por: edsm100
    · votar

Analisemos os preços U$ na maior loja de instrumentos musicas nos EUA (SamAsh), obs: preço sem impostos, como a lei manda lá, se pagando tudo depois no caixa e admitindo o mesmo lucro da loja lá e aqui nesse preço.

https://www.samash.com/fantom-08-synthesizer-keyboard-rfant08xx

F08--------F07--------F06
    2.000------1.800------1.500------preço (U$) nos EUA s/imposto
    5,3---------5,3---------5,3--------U$/R$
    60%-------60%--------60%------imposto importação
    27%-------27%--------27%------ICMS (média/estados)
    8%---------8%---------8%-------pis cofins + taxas municip/estad
    15%-------15%--------15%------frete/média (importação fora nacional/interior, acrescente)
    26.752---24.077----20.064---preço Br (R$)
    32.102----28.892-----24.077----com ganancia/especulação + 20% ou mais

Ou seja, numa REALIDADE de preços, NAS LOJAS daqui, sem enganação, maquiagem, etc, fora taxa portuária, frete de estradas/transportes, etc. É o custo Br, não adianta muito baixar o imposto de importação. Imagine o preço de um Fantom8/top (R$ 53mil na honestidade...vai saber o que fazem em preços menores....). E isso a dolar "baixo" na faixa dos 5, imagine quando estava a 6.

fernando tecladista
    Veterano
    # 20/mar/22 10:54
    · votar

vi um video do cidinho falando que ele é abaixo do new fantom

mesmo sendo abaixo, gostei de ver o painel cheio de botão, ainda preciso parar para ouvir

TrebleH
    Veterano
    # 21/mar/22 10:59
    · votar

Eu acho meio curioso. Ele é um New Fantom, mas com algumas features a menos (não as principais), para deixar o produto mais leve e tal.
    Mas, sei lá, custando um rim, sendo muito mais leve e mais barato, para mim faria muito mais sentido ter ele do que o New Fantom.

Acho que a Roland tinha que ter lançado era um substituto direto do FA0x, que realmente fosse um Mid Level. Ai seria bem mais barato e mais em conta.

Esse país nosso é foda viu :/

lucaslira86
    Veterano
    # 22/mar/22 12:59
    · votar

Os valores são: Fantom 06 - R$10.999 / 07 - R$12.999 / 08 - R$14.999.
    Ele é abaixo do "New Fantom"; inicialmente pensei que substituiria o Roland FA, mas parece que não, o FA ainda consta no site oficial. Minha dúvida agora é entre o Fantom06 ou Yamaha MODX6.

sereanes
    Membro Novato
    # 23/mar/22 10:56
    · votar

lucaslira86

Por favor, onde você pesquisou estes preços do Fantom 0? São preços finais para consumidor final?

Com relação ao Yamaha MODX, tenho um MODX8 e considero muuuuito bom.

Obrigado e abraços.

Dudelino
    Membro Novato
    # 24/mar/22 17:13
    · votar

Eu tô acompanhando de perto esse lançamento. Tenho um modx6 e adoro, mas odeio a UI.

E além disso, o sequenciador do modx é uma piada, ele é o contrário de inspirador, da vontade de parar de tocar cada vez que tento gravar algo nele.

Esse fantom-o tem um sequenciador que me balançou muito mesmo. O modo de gravar em clips, ter variações, sequenciador de bateria estilo TR. Muito bom.

Agora , 256 MB é pouco pra multissample. E vai ser compartilhado com os instrumentos externos (não lembro o nome, são os juno, júpiter, sh 101.)

Agora, os timbres do modx são bem mais inspiradores na minha opinião. E tem 1gb de memória.

Quero só ver mais reviews...

edsm100
    Membro Novato
    # 24/mar/22 19:03
    · votar

Dudelino
    Agora, os timbres do modx são bem mais inspiradores
    Quero só ver mais reviews.

Vou te dar uma grande decepção sobre o Modx: absurdamente nao possui nenhum timbre interno sampleado (nao confundir com carregar amostras sample, pois nem editor possui, um absurdo), zero como a pobre linha Motif, como tem no Montage cheio de samples internos, onde hoje quase todas as marcas possuem timbres sampleados, como os Supernatural da Roland em quase todos seus atuais modelos, os Korg nos tops, Kurzweil além de ter, se pode baixar bibliotecas como os Nords, etc, ate este Modx podendo baixar a biblioteca do super Bosendorfer (hoje pertencente a Yamaha), mas o inacreditável é que a Yamaha com um dos melhores pianos do mundo, o CFX, sequer tem neste sinth, só no montagem e outros atuais, a yamaha eximia no C1, C4, etc e pobre nos sinths. A yamaha afora seus timbres sintetizados, por anos se exaltando sobre os outros nos seus "lives, cool", etc, mas todas as outras a detonando agora com seus timbres sampleados e ela ficando pra tras nos sintetizados. Ok, eram muito bons ate surgirem os reais, os de gravação real, nao sintetizados seja a tecnologia que for. E estes enganam muitos por ai com sua performance. Eu nunca ou trocar um timbre sampleado e origem por um sintetizado (e eu que achava que estes foram enterrados nos tops)

sereanes
    Membro Novato
    # 25/mar/22 17:44
    · votar

edsm100

Você já entrou em contato com o suporte da Yamaha? Sugiro que você entre em contato com eles, pois, o seu MODX veio com defeito de fábrica. O seu não veio com o piano CFX, não? O meu MODX não bate em nada com o que você descreveu acima. Inclusive, ele veio com o piano CFX.

edms100, o seu MODX é o 6, o 7, ou o 8?

Abraços.

edsm100
    Membro Novato
    # 25/mar/22 20:38 · Editado por: edsm100
    · votar

sereanes
    O meu MODX não bate em nada com o que você descreveu acima. Inclusive, ele veio com o piano CFX.

É muito eu pedir PROVAS disso? olhou seu site? nada do que voce diz ele cita, NADA DE TIMBRES SAMPLEADOS, Diferente do site do Genos que descreve bem isso, ate no manual. Ate o "mero" MX88 cita CLARAMENTE de ter o Yamaha CFX nos seus samples (abaixo), ate com foto gigante desse piano no site MX88, ISSO É PROVA!!

"VOZ DE PIANO DE CAUDA PARA CONCERTO COMPLETO
    O piano de cauda para concerto (Full Concert Grand Piano) do MX88 vem diretamente da série MOTIF. Com um low-end focado, um midrange altamente detalhado e high-end original, o piano de cauda para concerto completo é perfeito para qualquer estilo de música e qualquer ambiente".

Sou movido a PROVAS, nunca falatórios sem prova alguma como muitos fazem, ate fora do forum. Nao aceito de forma alguma "dizeres" ou "palavreados" ou "fofocas", etc, como muitos fazem, exigindo sempre de TODOS que se poste a PROVA, o site, de renome como da yamaha, da Roland citando seus Supernatural, Da Korg citando seus pianos sampleados (abaixo), ate da Nord e Kurzweil ate ensinando como baixar as bibliotecas de timbres exclusivos sampleados, fora os internos do teclado. Só assim. Meu caro, um conselho, como voce se diz engenheiro e sabe que engenharia é movida 100% a dados concretos e cálculos, principalmente no vosso termo na civil do "concreto" e uso da ABNT: nunca poste nada afirmando algo CONTROVERSO sem botar a prova e sua fonte, algo determinante na tua área, extremamente necessária (ou voce é filosofo, onde se dispensa isso?). Estranho afirmar algo sem postar fontes (e de sites das fabricas, fontes de renomes, ai cobraremos a yamaha-br pela sua falha).

Korg-Kronos:
    "Italian Piano..A full concert grand previously...
    Enhanced SGX-2 Grand Piano Sound Engine...the new enhanced SGX-2 Grand Piano engine introduces the new Berlin Grand piano
    (Bechstein?) to the existing deep German Grand (Steinway-D) and lively Japanese Grand" (Yamaha-CFX).....(é claro que nao podem citar as marcas face a direitos de fábrica e autorais). ISSO É PROVA

Fique com este conselho e faça como eu (não deixo "barato", só de outras provas me rebatendo), apesar de eu nao ser o dono da verdade (e aguardo tuas provas sobre timbres sampleados internos de fábrica no Modx, pois não se precisa ter ele pra se ver isso). abç

sereanes
    Membro Novato
    # 25/mar/22 22:59
    · votar

Ah, tá... edsm100. Você não tem o MODX. Tu és músico de manual...

Então, pega o Datalist (arquivo PDF modx_en_dl_c0.pdf) e verás que os 16 primeiros timbres são CFX.

Agora, recomendo que você pare de ler manuais e compre um teclado; nem que seja um bem baratinho...

Abraços.

edsm100
    Membro Novato
    # 25/mar/22 23:59 · Editado por: edsm100
    · votar

sereanes

Em TODAS as marcas vem o piano sampleado dentro em nome único do modelo (sem soma), gravação única (tenho 500mb do Bosendorfer imperial puro em amostras wav, sem mais nada), como os Supernatural, timbre PURO, da Korg com piano puro, etc, e nao SINTETIZAÇÃO, SIMULAÇÃO do CFX com EFEITOS abaixo (se havia gravação real, a destruíram com adições ate ridículas), mas trata-se de pura SINTETIZAÇÃO. Um bom conhecedor de samples (um sampleador, como faço gravações e edições), NUNCA vai aceitar adições/somas, pois só de se adicionar, mixar, incluir efeitos, ate multipartes timbrais, etc, DETONA, ACABA, DESTRÓI as amostras originais. Quem no mundo vai querer detonar amostras do Steinway D, Bosendorfer, CFX, etc. E mais, só de mudarem o nome, em vez de incluírem "descaradamente" o nome único, marca (são donos mesmo) do "name" como "Yamaha CFX", isso significa sintetização, nunca gravação real, etc, como a yamaha possui sim os melhores timbres sintetizados do mundo, como os "cool, live, art, etc" e agora adicionou nestes, os CFX+banana, CFX+laranja, etc. ENTENDA: SAMPLES É 1 SÓ NO MUNDO TODO/MARCAS. OBS: no uso destes pseudos reais "cool + art + live + etc", sao bons a princípio, mas nunca como samples reais do MX, Montage (com CFX e Bosendorfer), Kronos, Supernatural, etc (ate o Genos e Montagem tem esses timbres sitéticos da lista abaixo, inclusive dos PSR tops, que são muito bons, como dito acima). Por último, como NADA de timbres sampleados citam no site Modx, porque não tem mesmo, seriam loucos de mentir pois seriam processados no mundo todo (imagine um sample do "Steinway D + abacate", seria processo mundial). No Montage os samples de piano estao do n 632 e 634 a 636. (nao confundir com os "CFX + cenoura" abaixo)

Obs1: num piano sampleado, o 1o da lista deveria ser ele e decrito "Yamaha CFX" e sem mais nada. Na lista do MX, o 1o deve ser o CFX do site e o resto dá pra ver sintetizados. Obs2: praticamente todo teclado com timbres sampleados, possui modelagem dos samples, como os Roland tem no RD2000 e outros no sampling modeling, Montage(AEM) e ate o diminuto MX tem algo pro seu único timbre sampleado (n 6), como o VCM (Virtual Circuitry Modeling, manual Pt pg 8) e nada no Modx por nao ter sampleados internos, nenhum. Obs3: estou satisfeito com meus Roland e Korg. Obs4: acho que vou começar a dar aulas de engenharia na minha cozinha (e ensinar a mixar cenoura + banana também)....rsrsrsr

No-Performance Name - (Lista de timbres do Modx)
    1-CFX + FM EP---------(existe piano real CFX + FM EP?)
    2-CFX + FM EP2--------(existe piano real CFX + FM EP2?)
    4-CFX Stage-----------(existe piano real CFX + Stage --> teclado SP?)
    5-CFX Pop/Rock--------(existe piano real CFX + Pop/Rock?)
    6-CFX PopStudioGrand--(existe piano real CFX + PopStudioGrand?)
    7-CFX Moody-----------(existe piano real CFX + Moody?)
    8-CFX & Pad-----------(existe piano real CFX + & Pad?)
    9-CFX & Pad 2---------(existe piano real CFX + & Pad 2?)
    10-CFX & Orch---------(existe piano real CFX + & Orch?)
    11-CFX & Orch 2-------(existe piano real CFX + & Orch 2?)
    12-CFX Shrine---------(existe piano real CFX + Shrine Shrine?)
    13-CFX Shrine 2-------(existe piano real CFX + Shrine 2?)
    14-CFX Padded---------(existe piano real CFX + Padded 2?)
    15-CFX Padded 2-------(existe piano real CFX + Padded 2?)
    16-CFX & Pad & Sub----(existe piano real CFX + & Pad & Sub?)

Olhe o exemplo do belo Genos, sem absolutamente nenhum sample (um absurdo/falha), com esses timbres sintetizados do CFX e do belíssimo C7 (fez fama antes do CFX), mas todos acrescidos de bananas e abacaxis, com mais provas de serem sintetizados e nao samples: denominados "S.Art", nome de uma das sintetizações tidas nos PSRs top, excelentes, bem sintetizados:

Voice Name-----Voice Type--Genos
    CFX ConcertGrand---- S.Art!
    CFX StageGrand---- S.Art!
    CFX AmbientGrand---- S.Art!
    CFX BalladMix---- S.Art!
    CFX BalladMix---- S.Art!
    CFX WarmPad---- S.Art!
    CFX Shimmer S.Art!
    CFX CocktailGrand---- S.Art!
    CFX OneOctave---- S.Art!
    CFX TwoOctaves---- S.Art!
    C7 StudioGrand---- S.Art!
    C7 PopGrand---- S.Art!
    C7 WarmGrand---- S.Art!
    C7 SuperstarGrand---- S.Art!
    C7 Celestial---- S.Art!
    C7 Atmosphere---- S.Art!
    C7 CarillonPad---- S.Art!
    C7 PadProduction---- S.Art!

DuduXP
    Veterano
    # 13/abr/22 12:30
    · votar

edsm100
    Amigo, entendo seu ímpeto em querer provar sua teoria, mas, toque nos instrumentos, tire suas próprias conclusões, timbre é pessoal, e, tudo que é tipo de som que tem dentro de um "ROMPLER" é sample, o significado de sample, traduzindo do inglês, nada mais é do que "amostra".
    Concluindo, timbre é pessoal, os timbres do MODX são muito bons, sua capacidade de inserir samples pessoais é ótima, o Roland FA é muito bom também, ainda não experimentei o Fantom 0, mas baseado na minha experiência com o FA, imagino que seja muito bom também.

neto souza
    Veterano
    # 14/abr/22 00:02 · Editado por: neto souza
    · votar

Empenhar para a igreja trocar o que uso lá, juno stage nesse novo fantom 0. Embora será como trocar 4 teclados por 1, será se compensa? Rs

TrebleH
    Veterano
    # 18/abr/22 15:50
    · votar

Cara, vou te falar. Eu tenho um Fantom G.
    Considerando construção, recursos e tudo mais, eu já acho uma diferença absurda em relação à linha Juno.. um New Fantom desses pra trocar, com certeza, seria uma troca muito mais significativa.
    Eu não sei se a ponto de pagar 4 teclados, mas 3 não sei se seria muito injusto não hehehehehe

sereanes
    Membro Novato
    # 18/abr/22 18:38
    · votar

neto souza, concordo com o TrebleH. Para tocar na igreja e na atual conjuntura, um Roland Fantom-0 é como matar passarinho com um míssil.

No máximo, troque seu Juno Stage por um Juno DS 88 ou, no limite, por um Roland FA 88. Que já é muita máquina para a aplicação.

Abraços.

TrebleH
    Veterano
    # 18/abr/22 20:49
    · votar

Pra igreja realmente não faz muito sentido.
    Ainda mais que não será de nenhum músico específico.
    Talvez valesse a pena pegar algum Mid Level tipo um MOX da vida ou até algum top antigo (considerando que está na mesma faixa de preço de um mid/entry da vida.
    Por exemplo, um Motif ou Fantom X/G já seria de uma monstruosidade grande pra igreja e tá quase no mesmo preço de um Juno Ds/Krome da vida, que são bem piores hehehehe

Beon
    Membro Novato
    # 07/jun/22 22:28
    · votar

Olá! Gostei muito da proposta deste Fantom 0, considerando o preço sugerido de $12.999(versão 07), e comparado ao Korg Kronos 73, (usando variando em $10/11 mil), qual vocês acham que levam a melhor em termos de qualidade sonora e recursos?

sereanes
    Membro Novato
    # 08/jun/22 00:01
    · votar

Prezado Beon,

Sinto decepcioná-lo, mas você não encontrará Roland Fantom-07 e, muito menos, por este preço.

Com relação à timbres, qualidade sonora e recursos, o Korg Kronos é superior, embora o Kronos já esteja um pouco "datado", e estamos comparando um equipamento novo com garantia a um teclado usado e fora de catálogo.

Agora, é como o DuduXP falou: "toque nos instrumentos, tire suas próprias conclusões, timbre é pessoal".

Boa sorte.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Novo Roland Fantom 0