Autor |
Mensagem |
warto Membro Novato |
# nov/20
E aí pessoal,
Dei uma olhada no canal do Sidinho Leal e estavam comentando sobre o Korg Nautilus. Alguém deu uma olhada? Expectativas com esse produto?
https://www.korg.com/us/products/synthesizers/nautilus/ https://youtu.be/UcZXGwlJx4E
Compartilhem aí o que vocês acham e esperam.
|
TrebleH Veterano |
# nov/20
· votar
É, o react do Sidinho é bem legal né
Eu espero que a Korg traga teclas de verdade para esse carissimo teclado.
Se vier com teclas iguais as do Krome/M50, vai ser um baita tiro no pé. Teclas sem molas, que tem resposta pelo prástico das teclas de borrachinhas, chega a ser um desrespeito com os tecladistas :/
Apesar do pessoal falar mto das teclas dos Juno etc da Roland, pelo menos os caras tem a consideração de fazer teclas de respeito em teclados, apesar do tamanho reduzido. Infelizmente, isso não acontece com as teclas dos teclados Yamaha (MODX, MOXF, MOX, ...) e Korg (Krome, M50, PS60, ...) mais básicos.
|
Dudelino Membro Novato |
# nov/20
· votar
Olha, eu vi isso daí mas não entendi muito bem a Korg não.
Ele é um kronos mais simples. Mais ou menos o que a Yamaha fez com o Montage/modx.
Problema maior: preço. Tá competindo com o Montage o bixinho. 2000 libras. Tomara que baixe mais né...
Mas tem outras questões que me incomodam. Pra mim é impossível não comparar ele com o modx que eu tenho. E vamos lá:
1- o nautilus tem 9 motores sonoros, mesma coisa que o Kronos. Sai ganhando com modelagem física de órgão, Virtual analogue. Tem modelagem FM também. A questão é, ao escutar timbres, parece tudo a mesma qualidade do montage. Todos os synths soam -synth de workstation. (Interpretação pessoal, se alguém ouve diferente compartilhe por favor).
2- no caso de 61 teclas, édobro do peso do modx, é maior por causa de pitch bend na lateral do teclado.
3- nos videos que vi a tela pareceu ter um touch screen been ruinzinho (uso o modx e não sou muito fã não,mas do nautilus pareceu pior)
4- QUE INTERFACE TENEBROSA sinto que o cara está sempre a 16 cliques de mudar o parâmetro que ele quer. Eu achava a do modx ruim, até ver essa. O pessoal tá precisando melhorar as interfaces de usuário, se tá é loco.
5- o natilius é um workstation pra valer. Tu pode sequenciar gravar áudio samplear tudo pelo teclado. Se não existisse computadores de DAW No mundo seria muito útil. Hoje em dia não conheço ninguém que usaria os recursos complexos de sequenciador no teclado ao invés de Pc. Mesmo pra situações ao vivo. E é muito mais fácil samplear pelo PC e depois passar pro teclado.
6- o nautilus tem um step sequencer de bateria muito bom. Tomara que o Montage/modx tenham isso um dia.
7- o nautilus tem pouquíssimos botões físicos. Bem menos que o modx. Não tem faders.
8- tem o dobro de.memoria ram e HD interno pra carregar mais bibliotecas.
9- pelo que vi na internet as teclas são ruins igual do modx.
Logo, se os dois fossem o mesmo preço, eu ainda escolheria o modx por causa do que eu uso, mas poderia muito bem usar o nautilus e preferiria ele se precisasse mais de memória de samples, o VA, mesmo com os outros problemas, seria um competidor.
Agora, custando quase o dobro do preço, eu não vejo por que alguém compraria.
E por favor, se eu não estiver vendo algo compartilhem comigo, eu tô bem confuso com esse lançamento hahaha.
|
warto Membro Novato |
# nov/20 · Editado por: warto
· votar
Dudelino
Eu ainda não entendi se ele é um mid-level como o MODX ou um novo nível abaixo do Kronos. Será que ele veio para substituir o Krome ou é um novo mid de um possível sucessor do Kronos? Ou trata-se de um Kronos mais acessível pra quem não quer o Krome? Ele tem coisas interessantes, porém poucos controles de tempo real. Mas a Korg sempre gostou de menus. Estou no aguardo de reviews dessa máquina para conhecer mais e entender a proposta. Quem sabe os reviews não surpreendem?
|
Dudelino Membro Novato |
# nov/20
· votar
Tomara que surpreenda mesmo! Quanto mais teclado legal e concorrência melhor pra nós consumidores. Eu vi 1 Review ontem, hoje vou ver mais (link abaixo)
https://youtu.be/Nkw0nladyLI
|
TrebleH Veterano |
# nov/20
· votar
Dudelino
Análise interessante cara, só discordo um pouco quanto a interface, que eu acho que foi um baita progresso. Todas as outras marcas se atualizaram e melhoraram quanto a isso nos seus teclados (Fantom, Montage e seus irmãos menores), só a Korg que ainda usava uma interface herdada desde o Trinity, tava na hora de atualizar né? Talvez nessa primeira versão não esteja ok, mas nas atualizações deve melhoras a experiência de usuário.
warto
Ao que me parece a ideia é que ele seja um substituto do Krome, uma vez que é um Mid Level. Contudo, herdar características importantes do Kronos pode indicar que em breve a Korg lance um novo Workstation/Synth top de linha para substituir o Kronos, uma vez que seu projeto também já é bem antigo e a concorrência tem equipamentos mais modernos atualmente.
|
warto Membro Novato |
# nov/20
· votar
TrebleH
Eu estava imaginando que pudesse ser um mid-level e talvez um “possível prenuncio” para um “sucessor do Kronos”. O que achei interessante por ser um mid-level são as specs dele, e o acabamento lateral dele na versão 88: https://www.korg.com/us/products/synthesizers/nautilus/ Mas imagino que no BR vai custar caríssimo.
Sucesso.
|
Dudelino Membro Novato |
# nov/20
· votar
TrebleH
Eu nuna usei o Kronos, e admito não conhecer a interface dos workstations da Korg. Fico feliz em saber que é uma melhora!
Mas não consigo deixar de ver como essas interfaces de usuário são ruins. E isso não é específico ao nautilus, acho as do modx ruins tbem. Pelo que vi gostei a do novo fantom.
Existe uma diferença bem grosseira na qualidade do design dos electron, nord, MPC pra esses workstation.
Não adianta ter 10mil funções e tu não conseguir acessar! O grande motivo que leva alguém a pagar mais caro num hardware digital em comparação a um vst é a interface de usuário dedicada que ele te oferece.
Agora imagine, tenho o nautilus e quero fazer um timbre que tenha hardsync entre 2 osciladores diferentes. Quantos cliques e menus terá que ser acessado pra isso?
Outros exemplos de erros de design na minha opinião: Vc tem que escolher canais Midi de transmissao pelo teclado. Pq não tem software no Pc pra setar essas configs? Pq não posso editar as coisas do teclado num PC pra essas edições mais difíceis?
Eu tenho 28 anos e já fico com dor na costa de timbrar qualquer timbrezinho ancorado em cima da tela touch hahahaha se pudesse fazer no Pc seria maravilhoso.
Mas em geral, me parece que as marcas japonesas estão mais atrás em design do que as outras nesses quesitos.
|
Dudelino Membro Novato |
# nov/20
· votar
edsm100
Olha, vou ficar surpreso se ele for melhor que o Kronos. Igual falei acima, tomara que seja mesmo, pra mim quanto maior a concorrência melhor pra nós.
Agora, é óbvio que a Korg vai falar que o produto deles é melhor já feito né, com o melhor processador etc.
Se não me engano ele é mais barato que o Kronos inclusive, me corrija se eu estiver errado.
Mas edsm100 não entendi bem o teu ponto. Especificamente pq vc acha ele melhor? As vezes tu viu algo que não vi...
|
warto Membro Novato |
# nov/20 · Editado por: warto
· votar
edsm100
Bom pelo preço não sei se ele está sendo lançado como top, pois Kronos ainda é mais caro que ele, além de possuir mais controles e mais features mesmo sendo mais antigo. Da uma olhada, Nautilus 61 custa 1999,99 dólares enquanto Kronos custa 2699,99, Yamaha Montage custa 2999,99 e Roland Fantom custa 3299,99. Nautilus está com preço caro para um mid mas muito abaixo do preço dos tops da mesma categoria. * Todos preços em dólar americano.
https://www.sweetwater.com/store/detail/NAUTILUS61--korg-nautilus-61-d igital-performance-workstation-black
https://www.sweetwater.com/store/detail/Kronos6--korg-kronos-61-key-sy nthesizer-workstation
https://www.sweetwater.com/store/detail/Montage6--yamaha-montage-6-61- key-synthesizer
https://www.sweetwater.com/store/detail/Fantom-6--roland-fantom-6-musi c-workstation-keyboard
Apesar de ser novo, ainda o coloco como mid, mas mais tunado que os mid’s atuais por ser lançamento. E aparentemente não tem aftertouch. Vejo ele mais como um Kronos mais novo, mais barato sem algumas features do mesmo (mas colocando coisas que faltavam no Krome).
Valeu.
|
warto Membro Novato |
# nov/20 · Editado por: warto
· votar
edsm100
Eu ainda vejo nas specs dele um mid-level novo, bom e sem features presentes em top level, basta compará-lo com Fantom, Montage e o próprio Kronos em tudo e até em detalhes como Faders/knobs, aftertouch. Mas mesmo assim preços de teclados de marcas diferentes na mesma categoria ainda sim estão num range de valores em comum. Mas concordo que preço de 8000 dólares (Korg Oasys) não era um preço usual pra teclados mesmo nos EUA mas longe do preço de um carro novo de entrada nos EUA (mais ou menos a partir de 17000 dólares). Quem sabe a Pride não traz um logo e o Korgman faz um review completo para vermos a proposta real do teclado.
Valeu.
|
ferretti Veterano |
# nov/20
· votar
Ainda não entendi o pq de alguns colega tecladista que nçao congece o \produto ficar se desfazendo de um lançamento que não possue pq se possuisse estaria espalhando para todos cantos...Primeiro vamos conhcer os produtos e falar do que [e e oque não é...Pra mimé baita maquina..e vendo os videos faz coisas que outros não fazem e nenhum eu vi igual ele...Vamos ser sincero ...Tem visual espetacular esons tambem...Sempre tive Korg e este e outros que a Korg lançar sempre é o melhor que o anterior .....Parabesn a Korg e sóainda não comprei pq não acertei a Lotofacil dessa semana ...
|
ferretti Veterano |
# nov/20
· votar
Desculpe as Palavras erradas e mal escritas mas pra quem le receita medica da pra entender....Pois o corretor do Smart me traaiu
|
TrebleH Veterano |
# nov/20
· votar
Eu discordo totalmente da ideia de o lançamento é melhor que o anterior.
Se isso fosse verdade, o Krome lançado em 2011 seria melhor que o Kronos, lançado em 2010.
Um é Mid Level e o outro é Top level, o que não signitifica que em algumas coisas ele seja melhor que o Kronos. Claro que tiveram evoluções, principalmente na interface. Porém, um tem mil coisas a mais que o outro (Karma, Aftertouch, Faders etc), sendo que ambos tem o mesmo motor sonoro. Isso pra mim é suficiente para separar eles de nível. O Nautilus ainda não é um substituto do Kronos. É só ler as especificações.
|
MichelPower Membro Novato |
# mar/21
· votar
O KORG Nautilus está na categoria entre KROME EX - EX Cooper e KRONOS Platinum.
|
MichelPower Membro Novato |
# mar/21
· votar
edsm100 tudo bem? O Nautilus é um Flagship abaixo do KRONOS. Por isso uma preço tambem abaixo do KRONOS dê uma olhada nos preços oficiais do Brasil. *KRONOS Platinum 61 R$ 39.990,00 *KRONOS Platinum 88 R$ 45.990,00 *Nautilus 61 R$ 24.490,00 *Nautilus 73 R$ 28.990,00 *Nautilus 88 R$ 32.990,00 KRONOS Teclas com Aftertouch 88 key: RH3 (Real Weighted Hammer Action 3) KRONOS Teclas com Aftertouch 73 key: RH3 (Real Weighted Hammer Action 3) KRONOS Teclas com Aftertouch 61 key: Natural Touch Semi Weighted
#Nautilus Teclas não tem Aftertouch 88 key: RH3 (Real Weighted Hammer Action 3), A - C #Nautilus Teclas não tem Aftertouch 73 key: Natural Touch Semi Weighted, C - C #Nautilus Teclas não tem Aftertouch 61 key: Natural Touch Semi Weighted, C – C
*KRONOS Preset PCM 314 MB (ROM 1,505 Multisamples, 1,388 Drumsamples) #Nautilus Preset PCM RAM 496 MB / DISK 2.3G (ROM 1,771 Multisamples, 3,955 Drumsamples) *KRONOS Wavesequencer 598 User memory, 187 Preload #Nautilus Wave Sequences 598 User memory, 377 Preload *KRONOS User Memory Programs 2,560 (1,792 [896 HD-1+896 EXi] come preloaded) *KRONOS User Memory Combinations 1,792 (512 come preloaded) *KRONOS User Memory Drum Kits 264 (78 come preloaded) #Nautlilus User Memory Programs 2,560 (1,920 [1,280 HD-1+640 EXi] come preloaded) #Nautlilus User Memory Combinations 1,792 (256 come preloaded) #Nautlilus User Memory Drum Kits 264 (104 come preloaded)
|
flaviosans Membro Novato |
# abr/21
· votar
Gente, muito legal o lançamento mas... Deixa eu falar um negócio: touch resistivo! Ah não... Acho um absurdo em pleno 2021 um teclado ter touch resistivo... Até perdi o ânimo de assistir o review. E outra: os controles são muito pequenos... A interface não mudou tanto não... O sequencer vai ser um negócio bem chato de mexer, inclusive...
Mas... Sei lá né...
|
TrebleH Veterano |
# abr/21
· votar
Deixa eu falar um negócio: touch resistivo!
Sério? Tá zoando. Isso inutiliza praticamente tudo em um touch screen. Não tem justificativa plausível para isso, em pleno 2020
Putz... se for mesmo, certamente é um teclado que eu não teria. Broxantíssimo :/
|
warto Membro Novato |
# abr/21
· votar
Pessoal,
O Milo Andreo publicou um pequeno review do Nautilus. flaviosans, TrebleH, se de fato for touch resistivo, num dos timbres de organ, o Milo Andreo mostrou o drawbar na tela, e deu uma pequena falha na hora de modificar um dos drawbar. Segue o video em questão:
https://www.youtube.com/watch?v=3OImMCKY_cY
|
flaviosans Membro Novato |
# mai/21
· votar
TrebleH É resistivo sim... Eu vi um review da gringa onde ele mencionava isso... Triste...
Vou ver esse vídeo que o warto mostrou... Acho que o Milo fala meio devagar, mas ele tem feito um bom trabalho com as teclas!
|
warto Membro Novato |
# mai/21
· votar
flaviosans, Touch resistivo em pleno 2021 é muito triste. Mas vai que a resposta é boa no touch. Mas fiquei um pouco apreensivo no vídeo que compartilhei sobre a possível falha no drawbar ou o Millo errou mesmo no toque. Mas vamos ver, quem sabe chegando numa loja e testar antes de qualquer opinião já fechada sem conhecer. Pena que no Brasil não existem lojas tipo Guitar Center, Sweet Water, Sam Ash, e outras na qual você pode testar instrumento mesmo sem a pretensão de compra.
|