Revivendo um teclado morto Kurzweil SP2

    Autor Mensagem
    fred_d_rocker
    Veterano
    # fev/20


    Boa noite. Gostaria de saber se algum colega forista já passou por situação semelhante ou já viu algo parecido. A história começa ano passado na compra de um teclado Kurzweil SP2, que além de ser um teclado antigo já apresentava um defeito, um travamento de suas funções após um curto período de uso (menos de 5 minutos). Geralmente instrui-se que seja feita a troca da placa-mãe do teclado, porém, na última pesquisa que fiz a mesma estava custando cerca de R$ 2.500,00. Frente a isso eu estou encarando duas opções: i) retirar a placa mãe defeituosa e levar para um técnico da cidade que mexe com solda BGA (tentando fazer um reballing da mesma); ii) o que parece muito absurdo, tentar alguma forma de adaptar (modo gambiarra on) a placa de algum outro teclado nele, onde o candidato mais provável seria um Kurzweil SP1 (que, na minha opinião, possui um layout bem parecido com o SP2).
    O quê vcs acham? Será que a opção ii) tem alguma chance de funcionar? Alguém já ouviu falar de algum tipo de reaproveitamento/ adaptação dessa forma?

    Obrigado.

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/20
    · votar


    Eu não sabia que esse tipo de problema era comum em teclados, até acontecer com um synth Roland SH201 que tenho aqui.
    Pelo menos ainda serve de controlador midi, kkkk.

    fred_d_rocker
    Veterano
    # fev/20
    · votar


    Pois é. Mas até como controlador o meu está foda, fica agarrando as notas...

    DanielSRJ
    Membro Novato
    # fev/20
    · votar


    retirar a placa mãe defeituosa e levar para um técnico da cidade que mexe com solda BGA (tentando fazer um reballing da mesma)

    certamente tentaria isso, tenta levar a placa em alguma eletrônica, talvez não seja ressolda de bga, pode ser algum componente que tenha queimado e com a troca já resolva... Boa sorte!

    johnxx3
    Membro Novato
    # fev/20 · Editado por: johnxx3
    · votar


    Copiado de outro tópico:

    Minha experiência: Uma das "possíveis" soluções seria mandar consertar a placa mãe. Há muitos componentes comum entre placas, como de TV, computadores, celulares, teclados, demais instrumentos ou dispositivos, pelo menos ou no mínimo, um ou outro. Ate chips/memórias ou outros eletrônicos se assemelham, servem ou quebram o galho de forma rudimentar, mas o pondo a funcionar. Mas aí, como descobrir qual e quem faz? É aí que está a curiosidade (sim, coisa pra curioso), quase ninguém se atreve a mexer por medo de queimar mais ainda e principalmente por sequer ter curso, qualificação, instrução pra isso, mais ainda inexistindo curso superior pra alguém virar técnico em eletrônica (na verdade engenheiro eletrônico e nenhum engenheiro vira "consertador" de peças). Mas há gente nas grandes capitais que já foram técnicos credenciados de marcas e "fuçam", mexem e consertam placas por curiosos (marcas rejeitam consertos, hoje tudo descartável e só TROCA de peças inteiras, placas completas, (como tive um notebook Dell-top e só porque tinha mau contato na entrada HDMI, vieram e me trocaram a placa toda em casa na garantia). A solução: no ML existem varios "consertadores" de placas mãe de TV, as mais completas e complexas (pode ser também reparadores de placas de computadores), onde um ou outro pode aceitar VER/inspecionar se dá pra reparar essa tua placa, mas serão poucos, pois podem alegar que enviou a placa a toa e o problema pode ser noutro lugar, uma miniplaca, fonte com problema, etc. O correto seria lhes despachar o teclado todo, mas a chance de aceitarem é menos de 0,00001%. Mandei consertar uma placa minha de um TV led grande e me cobraram R$ 250 fora frete e ficou excelente, isso contra mais de R$ 1,2mil de placa nova. Taí minha experiência. Acredito que experiência por aqui de todo mundo pode ajudar muito. E isso vale pra reparadores de teclados gerais, de qualquer marca, vai que exista um "aventureiro que "fuça" em tudo. Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Revivendo um teclado morto Kurzweil SP2