Controle do Casio CDP120 por controlador midi

    Autor Mensagem
    Bclamberti
    Veterano
    # jul/19


    Bom dia

    Pesquisei sobre o assunto e não encontrei uma resposta exatamente pra minha situação.

    Tenho um piano eletrico Casio CDP120, que estou usando como controlador. Ele não tem controles, por isso estou tendo que manusear diretamente no notebook.
    Pensei em comprar algo como korg nano kontrol pra fazer isso, porém achei um M-audio Oxygen 25 por um bom preço.

    Minha pergunta. Consigo usar o M-Audio pra controlar midi channel 1 do Casio e ao mesmo tempo usa-lo tbm como controlador, com outros vsts, no midi channel 2?

    Espero ter explicado direito...rs

    Obrigado

    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Não seria o caso de substituir esse CDP-120 por um controlador dedicado? Já que a meta é usar plug-ins, não vejo por que timbres internos.

    Bclamberti
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Mas acabei de comprar o Casio.......rsrsrsr...... gostei do peso das teclas, dos timbres. Pra caso precisar tocar em algum lugar e não levar o notebook, interface, etc.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Esse CDP-120 só tem porta USB, pelas fotos que vi. E, sendo assim, não há solução como sugerido. Acho que o mais indicado então é, nesse caso, manter o CDP-120 como um piano portátil mesmo, e ir atrás de um controlador separado para o laptop. Sugiro um modelo de ao menos 61 teclas, com knobs e faders configuráveis. Aí fica a seu critério quanto a marcas e modelos.

    Bclamberti
    Veterano
    # jul/19 · Editado por: Bclamberti
    · votar


    Mas é exatamente isso que perguntei. O Oxygen 25 seria pra isso. Não precisaria ser 61 teclas. A intensão seria usar os knobs e faders do Oxygen pra controlar o Casio e tbm usa-lo separadamente pra alguns arranjos como flautas, leads, etc. Isso que preciso saber se é possível fazer. Sacou?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    O Casio não aceita controladores externos, pois não tem MIDI IN, e nem pode retransmitir as mensagens MIDI, pois não tem MIDI THRU. Ele só tem USB mesmo, e sendo assim, isso que você quer fazer não tem como ser feito. Faça como eu disse que funcionará da melhor forma.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Bclamberti
    você tá usando o casio pra controlar algum VST? é isso?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    Se você ligar o Casio em uma porta usb do Note e ligar o Nanokontrol em outra porta usb do note, as teclas do Casio vão controlar as notas normalmente, e o nanokontrol vai controlar o resto que você precisar nos VSTs. O nanokontrol não precisa controlar o casio ou passar por ele. Eu usei ao vivo um casio CZ5000 antigaço e controlava um VST de Hammond (VB3) mas esse casio não tinha nenhum controle em tempo real. Então liguei um nanokontrol em outra entreda usb do note e usava ele para controlar drawbars, mudar a velocidade da Leslie, etc...
    Você só não poderá controlar os timbres internos do Casio com o nanokontrol, mas pelo que entendi não é isso que você quer.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jul/19
    · votar


    E os faders e knobs do nanokontrol são bem melhores que a maiorias dos controles que vem nesses teclados baratinhos, passam uma sensação de firmeza suficiente.

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/19 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Bclamberti

    Então... Vamos dividir em três partes, a resposta para sua pergunta.

    PARTE 1

    Dá para você utilizar varios controladores em um só canal. Eu por exemplo fazia isto com dois controladores e com uma pedaleira. Ãaaaaaan! Pedaleira?

    Isto mesmo uma pedaleira MIDI. Eu usava os Knobs da pedaleira para controlar os VSts, já que um dos controladores não tinham knobs. Se você usar todos os controladores no canal 1, todos irão controlar o que você escolher ser controlado no canal 1 e assim por diante.

    E se você quiser controlar o mesmo VST com dois controladores diferentes e em canais diferentes, o VSTi ou VST deve ser multi-timbral.


    PARTE 2

    O Casio CDP 120 tem MIDI IN, só que é em um única entrada/saida USB.

    Se você colocar uma faixa MIDI para tocar do computador para o CDP120, é certo dele receber os comandos do computador. Só não sei quantas trihas ele suporta.

    Agora, você querer controlar o Piano com outro controlador, só daria com um MIDI MERGE com porta ou adaptador USB (raro no mercado) e mesmo assim o máximo que irá fazer é trocar timbres, pois o recebimento de mensagens MIDI do CDP120 é básico do básico e não valeria a pena o investimento.

    Agora se for para controlar VSTs/i e outros parametros de uma DAW, beleza pura.


    PARTE 3

    Agora controlar varios canais com apenas um controlador de uma só vez, em um teclado, só se o seu controlador permitir.

    Na parte de timbres, qualquer um faz, mas nã parte de controles, apenas alguns. Mesmo assim você tem que programar, fixar a programação e alterar o canal que deseja controlar. E além disto, o seu teclado a ser controlado, deve ter suporte MIDI para o que deseja ser controlado. Por exemplo, controlar o efeito equalizador ou compressor um efeito fora do básico (reverb e chorus). Ainda outros como filtro, ADSR, LFO, Dual Voices, etc...

    Alguns mais antigos da Roland e Yamaha, são certos de fazerem isto. Já estes novos estou por fora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controle do Casio CDP120 por controlador midi