O Worship e os Synths

    Autor Mensagem
    Carlos Alves
    Veterano
    # ago/17


    Bom dia galera. Esse tópico é especial pois, nele vamos tratar diretamente com a galera que toca e ministra nas igrejas nos dias atuais. É muito comum vermos essa palavrinha "WORSHIP" em alguns congressos, eventos e até mesmo nos cultos e reuniões hoje em dia. Entrando na aérea musical, em específico os teclados, uma característica marcante desse estilo (se é que posso chamar de estilo), são os sons de synths, podemos destacar em especial os PADS, além de outros sons mais pulsantes para músicas mais "pegadas". Hoje em dia uso um Nord Electro 5, nas músicas que costumo tocar ele está me servindo bem, mas seria ótimo ter um synth mais dedicado a esses tipos de timbres mais surreais. E aí galera, e vocês o que estão usando ultimamente? Que synths ou teclados tem o interesse de adquirir ou podem indicar para esse uso específico? Comentem aí pessoal, vamos trocar idéias e abranger os nossos conhecimentos.

    Thiago V. Colares
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    A um tempo atrás comprei o Worship Essentials, um template pra Mainstage 3 maravilhoso para este estilo. Vale a pena dar uma olhada. Tem vários vídeos com demos lá.

    https://thatworshipsound.com/shop/bundles/worship-essentials/

    Obs: Isso não é propaganda, sou só um cliente satisfeito.

    soruji
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Então, acredito que a maioria dos sintetizadores possuem sons interessantes de synthes. Mas um que eu ouço falar que é bem construído e pensado pra esses timbres é o XW-P1 da Casio.

    Sei que a discussão aqui trata sobre o uso nas igrejas, mas há vários músicos fora delas que empregam muito bem os recursos dos sintetizadores. Queria deixar a sugestão de um tecladista chamado Lyle Mays. Não sei se muitos conhecem, mas ele é a espinha dorsal do Pat Metheny Group, e usa os sintetizadores de uma forma incrível, quase transcedental. Vale a pena conferir tanto os trabalhos dele com o Pat, quanto os solos. É inspirador, de fato. Pra uso desses sintetizadores de caráter mais "contemplativo", recomendo ouvir esse músico.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    WORSHIP
    eu não conhecia o termo
    fui procurar no google e não entendi muito



    Worship
    é um som meio coldplay só que com letras gospel?

    Synth-Men
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Eu toquei em igreja um bom tempo. Me virava no arranjador mesmo. Quando eu usava um timbre de synth em alguma coisa, alguns me olhavam igual um bicho.

    Eu não curto muito essa nova leva de música "gospel" não. Mas deixando isso de lado, sintetizadores nas musicas gospel, vem desde a década de 80.

    Casio CZ
    Korg DW
    Korg M1 e o 01W
    Yamaha DX7, DX11, SY99, 77
    Ensoniq SQ1, SQ80
    Kurzweil K2000
    Roland JV1000, 35, 80 e 90
    Roland Juno106
    Roland D50, D20, D70

    Era os que imperavam na época entre 80 e 90. Strings, pads, leads e fanfarre, este último na música Tu és Soberano - Koynonia.

    De 90 a 2005, até quase 2010, reinou os Works, Stage Pianos e Pianos Eletronicos de Móvel de várias marcas.

    De 2010 pra cá, os Synths estão tendo um grande espaço. Os Stages e Works ainda reinam.

    Mas hoje, os mais adequados para complementar um "set gospel" em minha opinião são os:

    Casio XWP1
    Roland Gaia ou SH201
    Korg KingKorg

    São relativamente fáceis, programáveis, baratos, versáteis, interativos e tem ótima qualidade.

    Agora se o set fosse meu mesmo, hoje iria de:

    Sintetizadores:

    Yamaha DX7 IID
    Korg MS 2000 ou Microkorg ou Minilogue
    Behringer Deep Mind

    Stage Piano:

    Qualquer um de 64 polifonia.

    Workstation:

    Roland Juno G ou Yamaha MOXF


    Reservão: Kurzweil SP76, um módulo JVXXXX da vida, um controlador 61 teclas, com 8 slides e 8 fades de qualquer marca.

    waltercruz
    Veterano
    # ago/17
    · votar




    Worship
    é um som meio coldplay só que com letras gospel?


    Basicamente. Procura pro Vineyard e Hillsongs. Esse estilo de música.

    jorget
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: jorget
    · votar


    Worship significa "admiração" ou "veneração" (the worship of God). Estaria mais pra "termo religioso". Mas NUNCA pra termos musicais. Muito estranho (será novação/invenção?)

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    fernando tecladista

    Pra mim também era uma banda alemã de doom apenas... É ao que parece o nome que deram pra vender o gospel mais caro, com toque gourmet. rs

    mauropsouza
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Nada disso gente worship segundo o google tradutor significa adoração. Adoração a Deus. Só isso. Hoje está na moda o Jesus Culture, o pessoal do Dunamis music aqui no brasil entre outros. Gosto de alguma coisa. Existe sim biblioteca de timbres pra Kontakt com esses pads.

    mauropsouza
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: mauropsouza
    · votar


    aqui uma boa demonstração desse estilo. Não é meu o vídeo tá. só exemplo....
    https://www.youtube.com/watch?v=A1mXoq-idlY

    Agora um video meu com algumas coisas pra Korg Kronos:

    https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=VhZiBNe9sVI

    mauropsouza
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    A Roland tem uma comunidade só pra Worship e os seus endorses . então é como se fosse um estilo musical único mesmo..

    https://www.roland.com/us/community/worship_connection/

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Eu respeito muito a crença alheia, mas o mercado gospel já virou "mercado dos fariseus" a um bom tempo... Fiz alguns shows gospel, onde mais se via era ostentação, mais que no baile da quebrada... Artista só rodando de Hummer H3 pra lá e pra cá...

    Fala sério... Claro que a Roland vai ter uma comunidade pro estilo musical! É algo absurdamente popular, e um mercado de nicho a ser explorado...!

    Não to dizendo que é ruim, mas é um nome para um tipo de música que grupos como o Quarteto Gileade, fora do meio gospel/cristão, Lorena McKennit, Celtic Womans... O próprio Genesis (banda) influenciou o mundo gospel...

    Saca https://www.youtube.com/watch?v=3AtL_Ko2KNQ

    mauropsouza
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    O Gospel nos Estados Unidos diferente do Brasil, que tem forró gospel, samba gospel... Gospel está relacionado aquele estilo musical de música negra, música de coral, de igreja, mais tradicional. E é respeitado como um estilo musical mesmo.
    Claro que há o rock gospel, o blues gospel e o Negro Spirituals que é mais antigo e dizem que é o pai do blues e do rock....
    E Sim há influência em ambos os lados: James Brown que inventou a batida do hip hop, Elvis Presley e tantos outros gravaram música gospel e compuseram etc...

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Eu nem me aticei a partir pra esse lado...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Worship e os Synths