Controlador MIDI parece não mudar de canal corretamente para gravar

    Autor Mensagem
    Clev
    Membro Novato
    # ago/17


    Caríssimos:

    Quero gravar diferentes pistas MIDI, cada qual com um timbre próprio e comandos diversos (ex.: mudanças de volume ao longo da gravação etc.). O seqüenciador que uso é o Reaper e o teclado é o piano digital RD-800 da Roland, que vai ser o controlador midi. Os sons não serão de um VST e sim do próprio RD-800.

    Coloquei no Reaper a primeira pista (track 1) para gravar midi, com input pela minha interface externa de áudio que suporta também midi (in/out), coloquei para receber dados em todos os canais (all channels) e liguei o "input monitoring". Aí coloquei no RD-800 a opção "local switch" em off, para que o gerador de som não enviasse o som para o próprio RD-800 e sim apenas para o aparelho externo, no caso a interface de áudio.

    Gravei a primeira pista sem problemas, depois botei pra tocar no Reaper e fui mudando os timbres com os botões do RD-800, mudando o volume enquanto tocava etc. e tudo ocorreu como esperado, as mudanças se relfetiam enquanto a gravação tocava, uma vez que era via MIDI.

    Fui gravar uma segunda pista e para isso entrei na tela "midi control" do RD-800 para mudar o canal de 1 para 2, esperando que assim a transmissão dos dados do RD-800 para o Reaper passasse para o canal 2, como se depreende da leitura do manual do RD-800, mas não funcionou como eu esperava. Quando fui gravar a segunda pista, as mudanças de timbre e comandos continuaram se refletindo somente na primeira pista e, estranhamente, não se refletiram ao tocar o próprio teclado. é como se tivesse mudado para o "layer 2" e não para o "ch 2", embora não fosse o caso na tela de "midi control".

    Alguma dica do que esteja ocorrendo ou onde mais posso perguntar por favor ? Tenho impressão que é algum ajuste bem simples, mas que não estou atinando e não sei se é no Reaper ou no RD-800.

    [ ]s e obrigado.

    jorget
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Além de haver trocentos tópicos tratando sobre midi (mais um repetido e desrespeitando as regras), teu erro é usar um VST pra controlar teu SP. No RD800 veio junto CD do Sonar, que deveria ter usado (marca da Roland), pois NENHUM software midi consegue ter os timbres de qualquer teclado de qualquer marca. Se tivesse PESQUISADO sobre midi antes de postar aqui, teria sabido que TODOS os softwares só trabalham com os 128 tiimbres GM, nada de marcas, nenhuma, só os midis básicos universais. Se quer tocar os timbres da marca Roland como esse maravilhoso RD800 que tem pianos sampleados supernatural (inexistentes em nenhum software no mundo), teria que atraves do Sonar alterar os códigos midi pra esse modelo de teclado (manual). E o Sonar faz tudo isso que quer (nem pergunte como, estude a biblioteca/manual pdf que vem no CD: pode levar "anos" pra aprender...rsrsrrs).

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Controlador MIDI parece não mudar de canal corretamente para gravar