Novidade - Novation Peak

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: silvG8


    Galera, fiquei de cara. Está em alemão, mas parece um instrumento incrível. Tem áudio na página 4.

    Osciladores digitais, filtros analógicos, 8 vozes, muitos controles... parece um upgrade do Mutable Instruments Ambika. Lançamento oficial amanhã no SuperBooth.

    https://www.amazona.de/wp-content/uploads/2030/01/peak-metal-580x387.j pg

    https://www.amazona.de/superbooth-17-preview-novation-peak/4/

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Bom dia a todos!

    Promete!

    Achei o preço salgado, mas é lançamento. Mas a Novation aqui no Brasil é bem ponderada neste quesito.

    Pela descrição parece ser um humilde projeto, a nível dos grandes projetos.

    São 3 osciladores, 3 envelopes, filtros analógicos, ring modulation, FM, 17 wavetables + waveforms básicas e outras coisas que não deveriam faltar em um synth.

    Será que faltou um filtro de 36db? Ou deixarão para um UP de um novo Bass Station? Já pensou que loucura?



    Achei engraçado a parte do texto que diz que os representantes da Novation, se sentiram encomodados com o controlador escolhido para manipular o Peak, um Electron Keys.

    silvG8
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Achei o preço ligeiramente salgado, mas entendo o motivo. FPGA é caro, assim como os DSP e cia. (até mais caro)

    Eu sinceramente, depois de ouvir praticamente tudo que apareceu até agora, diria que esse é o instrumento pra mim. Ele tem a versatilidade de um Prophet 12, que era meu alvo anterior (e me segurei diversas vezes por causa do filtro DSI), com um filtro magnífico (é lindíssimo em tonalidade, como o BS2), especificações que muito me agradam (mod matrix e etc.), efeitos de qualidade relativamente alta (adorei os Chorus é o Reverb).

    Engraçado que há algum tempo atrás falei com a minha namorada que amaria comprar um BS2 polifônico. Eles foram lá e fizeram melhor... adicionaram bons osciladores digitais, wavetable, FM... é praticamente um Ambika 2.0.

    Não fiquem surpresos quando eu aparecer aqui com o review. Finalmente o polifônico que eu queria. Só faltou uma coisa: teclado com Poly Aftertouch. Eu pagaria uns 3000 dólares feliz da vida (49 teclas de excelente qualidade tornariam esse bicho um clássico).

    Desculpem a empolgação.....

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Eu ouvi as demonstrações e achei hiper orgânico. Não parecem wavetables.
    Pareceu muito mais com o som de um bom modular.

    O que me deixa seguro é que a Novation não erra.

    waltercruz
    Veterano
    # abr/17
    · votar




    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Eu ouvi a demonstração umas 3 vezes.

    Estou meio babaca com a clareza do som. É muito limpo, parece que dá para ouvir o que cada oscilador esta fazendo, parece que dar para ouvir cada polifonia acionada.

    Li um outro review com melhores esclarecimentos.

    Lá em cima eu falei que parecia um humilde projeto a nível dos grandes. O projeto passa muita segurança.

    Acho que disse isto pela aparência analógica de praticamente 80% a 85% da imagem do produto. O negócio hoje é meia duzia de knobs, meia duzia de botões e infinitos menus.

    Aparentemente a grande vantagem dele sobre os outros é tudo a mão. São muitos knobs. Até a seção de efeitos é composta de knobs. Não precisa ficar passando no menu para improvisar ao vivo ou real-time.

    A unica coisa que eu acho que assusta ainda é o preço.

    silvG8
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    waltercruz
    Já surgiram várias boas demonstrações, mas ainda não vi nenhuma na qual o instrumento é utilizado em seu potencial.

    O cuckoo por exemplo, fez um bom vídeo, com cerca de 1 hora, mas na qual ele pouco explora sons básicos (saw>filtro com envelope>chorus por ex.), e fica partindo muito pro lado digital, as vezes nem mesmo tocando no filtro. Gosto dos vídeos dele, mas nem um pouco dos sons que ele produz.


    Synth-Men
    Realmente o som é muito claro. Os osciladores são muito bem definidos e parecem muito melhores do que a implementação em outros instrumentos, como o Prophet 12 que citei na postagem anterior.

    As wavetables não parecem super versáteis, mas o que tem apresenta qualidade. Não sei como fica a interpolação delas com uso de modulações como LFOs lentos (geralmente entregam a real qualidade de uma wavetable), mas do que ouvi até agora, são um grande avanço em relação ao Ultranova.

    Em relação ao preço, eu consigo entender o motivo: FPGA (seria um DSP caro pra desenvolver), muitos controles (42 knobs se não me engano, mais trocentos botões), carcaça inteiramente de metal, lateral de madeira, etc. São todos itens que encarecem um bocado qualquer projeto. Eu por exemplo, comprei um Ambika montado por terceiro por 1000 dólares (incluindo frete) - se parar pra pensar no Peak, é como uma evolução do DIY feito por uma empresa de certo prestígio. Não achei o preço abusivo se começar a considerar que temos 8x o circuito analógico de VCF e VCA do BS2 (vendido por 400 dólares) + todo aparato digital.

    Em relação a tonalidade do instrumento, diria que é um camaleão, como o BS2 é nos monofônicos. Eu nem consideraria o DM12 como uma opção melhor que o Peak, pois gostei muito mais do filtro e do som cru - efeitos eu aceito bem software (que seriam um ponto forte do DM12).

    Aqui no Brasil, tenho visto produtos da Novation com preço compatível com a realidade. Espero, do fundo do coração que este seja mais um. A verdade é que sou fã demais da marca.

    silvG8
    Veterano
    # abr/17
    · votar








    Casper
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Caro silvG8

    Peak is desktop format only, with an expected price of $1299.

    Achei um bom custo-benefício. Tenho uma atração pela marca
    também, os poucos contatos que tive (BassStation e DrumStation)
    deixaram uma imagem ultra positiva.

    Casper
    Veterano
    # mai/17
    · votar






      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novidade - Novation Peak