Tecla do piano Tokai TP-88M com um barulho esquisito

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16


    Hoje fui usar meu piano Tokai TP-88M para gravar uma progressão harmônica para uma nova música, a fim de mostrar a ideia ao vocalista, e uma das teclas de repente começou a fazer um barulho muito esquisito, como se algo tivesse se soltado dali. Fiz um vídeo para mostrar o que acontece:



    A tecla em questão é o dó sustenido central (C#3).
    O que poderia ser isso?

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    P. S.: A tecla afundou. Já estou prestes a agendar visita do técnico da Tokai.

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    mano_a_mano

    O sistema é Fatar?

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Synth-Men
    O sistema é Fatar?
    Não tenho ideia.

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    É que geralmente TP, refere-se ao sistemas de teclas TP da Fatar, mas pode ser só uma ambiguidade:




    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    O técnico está aqui em casa fazendo a manutenção das teclas. Eis o culpado pelo barulho:

    Uma rebarba de plástico!

    Pois é... Esse excesso de plástico vinha causando tudo. Foi tirar isso aí e pronto, acabou o problema.
    Aí já aproveitei e pedi para ele alinhar a primeira e a última teclas, que estavam levemente abaixadas em relação às demais, e agora estão todas parelhas. Falei sobre isso neste outro tópico. E a causa era excesso de feltro embaixo do mecanismo dessas teclas.
    Meu TP-88M está ficando com cara de recém-saído da fábrica de novo. Legal...

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Não abriu a foto.

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Synth-Men
    Atualizei o link, acho que agora funciona.

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Parece uma rebarba...
    Rebarbatana de tubarão.

    Kkkk!

    Problema resolvido?

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Synth-Men
    Problema resolvido?
    Sim. Esse pedaço de plástico aí foi o causador de tudo. Bastou tirar fora e pronto.

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Agora apareceu outro barulho esquisito - dessa vez na tecla G6 (sol na oitava mais aguda):



    Mas dessa vez acho que consigo resolver sozinho, pois quando o técnico esteve aqui, vi como ele fez para consertar a outra tecla. Assim espero...

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Problema resolvido: não era mais nada além de um fio pendurado no qual o martelo da tecla estava batendo. Bastou prender o fio no lugar e pronto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecla do piano Tokai TP-88M com um barulho esquisito