Tocar em missas e cultos

    Autor Mensagem
    Milenawins
    Veterano
    # nov/16


    Boa noite! Alguém sabe como proceder para tocar em igrejas? Não conheço ninguém nem frequento nenhuma na minha região, mas me interessei a pouco tempo pelo assunto. Obrigada

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Voce precisa conhecer cifras e o que fazer com elas, arpejos, padrões de ritmo, baixo na esquerda se não manja disso começa com acorde parado e com a experiencia vai aprendendo

    As cifras é porque você vai tocar com pessoal e violão, eles não usam partitura, e eles geralmente mexem no tom das músicas é aprender como se transpõe no papel as cifras

    Pessoal de missa é bem acolhedor, se fosse uma banda normal te arrancariam o figado com alguma coisa, mas em missa eles tem paciência e te ensinam o que dá

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Treine as escalas básicas maiores e menores e seus acordes básicos.

    Já vai ajudar muito também.

    Milenawins
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Milenawins
    · votar


    Gente, de qualquer forma as explicações foram úteis. Sempre é, vindo desse fórum, só que minha dúvida dessa vez é como fazer para me apresentar para as igrejas, já que tem muito tempo que nem a missa eu vou e não conheço ninguém ......e marketing tinha não é meu forte! Chego na cara dura nas paroquias e me apresento?tipo : "toco teclado e gostaria de tocar aí? "

    LeandroP
    Moderador
    # nov/16
    · votar


    Milenawins
    "toco teclado e gostaria de tocar aí? "

    Exatamente! Essas coisas se ajeitam conversando. Fale com o padre da sua paróquia.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Milenawins
    Sou evangélico e toco na igreja há 15 anos. Não sei como funciona na igreja católica, mas nas evangélicas que conheço, normalmente vão pedir pra que você frequente os cultos durante um período que pode variar de 3 meses a 1 ano... Nesse período rola algum tipo de integração, vão te envolvendo nos ensaios e reuniões, fazem testes musicais com você e finalmente você entra nas escalas.

    Lembrando que, ao tocar em igrejas o foco é totalmente outro. Creio que quem parte para esse lado pensando ser um mercado, pode se decepcionar. Sendo honesto consigo mesmo, lembre-se de que está ali pra louvar a Deus.

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    sandroguiraldo

    Toquei em igreja evangélica também (já falei isso aqui muitas vezes), mas minha experiência foi diferente da sua. Aconteceu mais ou menos igual a Milenawins perguntou. Foi tudo de cara.

    Mas funcionou mesmo, quando comecei a conversar com músicos da igreja e claro falar com o responsável da igreja. Além disto levei alguns conhecimentos para agregar também (na verdade sabia muito pouco e meu primeiro teclado era o CCE EK55). Conversa vai, conversa vem, estava eu lá e fiquei muito tempo.


    Milenawins

    Chego na cara dura nas paroquias e me apresento?tipo : "toco teclado e gostaria de tocar aí? "

    Vai lá! Frequenta as missas ou os cultos, ouça as músicas que tocam lá, vai se envolvendo com o ambiente, com o clima, com os músicos, fale do seu desejo de tocar junto a eles e que você tem instrumentos, experiência com a banda de blues e algum conhecimento musical.

    Depois vai comprando os CD´s dos cantores preferidos da igreja e outros também. Por exemplo tem os famosos "corinhos" que não tem nem na harpa cristã ou no hinário próprio da igreja, mas cantam toda hora. Estes só se aprendem participando dos cultos ou das missas mesmo.

    Monte o seu próprio hinário, em uma pasta e vai treinando as músicas em casa, se possível em vários tons diferentes. pode ser as que você achar mais legal mesmo.

    Eu tive este desejo e fui na cara dura. Deu certo para mim e praticamente foi o alicerce e motivação do meus conhecimentos musicais. Foi uma experiência única que nunca vou esquecer.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Fale com o padre da sua paróquia.
    O padre nessas horas não apita muito, conversar com os musicos diretamente é melhor e menos tenso
    A coisa é bem assim, chegar no final da missa e falar, "oi eu toco teclado e quero tocar com vocês"
    Tem alguem lá que vai se prontificar, e falar de fazer alguns ensaios, ou vove fala de ensaio
    Vá algumas missas antes e veja como é se é isso mesmo


    sandroguiraldo
    Catolica é mais coração de mãe, sempre cabe mais um
    Das evangelicas que conheço sempre há uma banda
    Na catolica é um bando, tem igreja onde o grupo tem 10 violões, um tocando timba, um senhorzinho tocando pandeiro, no violão tem outro que nem faz pestana direito

    Não tem essa coisa de teste, o que seria bom seria alguns ensaios, ela mesma vai notar se acompanha o grupo
    Montar uma pastinha com as cifras e ser feliz

    SILVANOFDS
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Na catolica é um bando, tem igreja onde o grupo tem 10 violões, um tocando timba, um senhorzinho tocando pandeiro, no violão tem outro que nem faz pestana direito

    Falou tudo! Toquei na Católica e é assim mesmo.
    Tecladista é sempre bem vindo porque vai bastante violeiro e uma cama de órgão vem a calhar.
    Meu irmão ministra a parte de canto e apareceram algumas rusgas especialmente que ele não é estudado musicalmente e eu já tenho teoria e prática de bailes gravaçôess e afins. Mas tendo paciência a coisa engata.
    Um detalhe interessante é qual a meta que você vai fazer pois dentro da católica existem dois grupos diferentes musicais. O de grupo de oração que é Bandas (mais legal pois o repertório é mais pop mas exige músicos mais experientes) e o grupo dedicado as missas (especial para quem está começando a aprender e portanto existem grupos assim maravilhosos que são "fechados" pois você precisas se entrosar bem primeiro para entrar.)
    Boa sorte e sonho um dia na aposentadoria da noite ministrar um grupo na igreja Católica..

    Milenawins
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Gente, mais uma vez obrigada a todos pelas idéias!!!!!!!!!!!Vou tentar e dou o retorno aqui! Abraços!!!

    Jube
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Milenawins
    É só ter contatos e ir a igreja.

    Não tenho religião alguma, mas só de estar numa roda de pessoas de qualquer igreja e trocar uma ideia sobre música que já te convidam para tocar, ainda mais se for tecladista.

    GPONTESFM
    Membro
    # nov/16 · Editado por: GPONTESFM
    · votar


    - Os padres não costumam interferir muito com relação a qual músico vai tocar na missa, porém eles não gostam de arranjos muito elaborados, muitos efeitos, etc. É o basicão mesmo pra dar uma ambiência (muitos padres permitem no máximo um violão dedilhado).

    - Geralmente o "repertório" das missas não variam quase nada por um longo período, então nem precisa sair ouvindo um monte de cd de músicas católicas. (Exemplo: Escolhem umas seis músicas que serão tocadas na missa no período da quaresma, depois escolhe outras para o próximo período "normal", e assim vai).

    - Na maioria das igrejas as músicas cantadas nas missas são aquelas mesmas que você ouvia na missa quando era criança.

    - Pra tocar na missa, tente se envolver também com a religião, para não parecer uma coisa desrespeitosa. O pessoal pode se incomodar com um músico que fica o tempo todo afinando o seu instrumento e não presta a atenção na missa.

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Milenawins
    Hoje não tenho mais ligação com nenhuma religião, mas já fui católico e luterano e toquei em missas e cultos. Lembro que não havia muito o que fazer: era acompanhar a cerimônia e executar os hinos, quando chegasse o momento. Até porque a música, nesse caso, é apenas mais um ingrediente da missa ou do culto.
    Agora, se sua meta é a música em si, dentro do contexto cristão (não sei se a igreja nesse caso é católica, luterana, protestante etc., então já coloquei "cristão" para englobar todas), talvez seja interessante falar com o padre (ou o pastor etc.) para ver a possibilidade de criação de um grupo musical dentro da igreja, mas que também funcione como um trabalho independente - assim seria possível tanto participar da missa (ou do culto) como se apresentar em eventos religiosos e tal. É bom ter um leque de opções.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Milenawins

    Eu não entendi bem se tua visão seria de se tornar um músico DA CONGREGAÇÃO, ou se estás pensando em se apresentar em algum templo, ou se apresentar para alguma comunidade religiosa. Todos estes casos existem, e são coisas diferentes

    Tocar num templo, seja o organista católico ou percussionista do batuque, ambos os cargos são vistos como uma devoção. Logo, não frequentando uma igreja, estás indo contra aos objetivos. Nesse ramo, a que mais se destacou foi o Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, mais conhecido por Toque no altar, e desde 2009, por motivos judiciais com o Trazendo a arca (não sei o motivo), chama-se Apascentar de Louvor...

    Se apresentar em um templo, já é mais fácil. E é comum isso em época natalina, trazendo músicos e grupos diversos para executar canções. Já vi corais, orquestras, cantores líricos, até guitarristas (Rafa Schuler)...

    Tocar para uma igreja, é bem mais fácil, e relativamente comum. Em centros urbanos não sei dizer, mas pelos interiores dos 3 estados do sul, é bem comum as festas de comunidades (religiosas), que envolvem geralmente um bairro em torno de sua igreja geralmente católica ou luterana. E sim, praticamente cada bairro tem sua capela.

    GPONTESFM
    não gostam de arranjos muito elaborados, muitos efeitos, etc. É o basicão mesmo pra dar uma ambiência (muitos padres permitem no máximo um violão dedilhado).

    Isso é bem polêmico. A começar pelo líder máximo da ICAR, temos diversos reformistas, que vem em busca pelo novo. Aqui, eles tem coral, organista órgão mecânico, e uma banda praticamente.

    André Luiz Keys
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Vários falaram sobre tocar na igreja católica, etc. Vou passar um pouco da minha vivência de cerca de 20 anos tocando em igrejas evangélicas.

    Como bem sabe, existem N igrejas evangélicas, cada uma com seu estilo. A maioria hoje possui pequenas bandas e algumas orquestras e corais.

    Se for falar de modo bem generalista, o repertório "gospel" das igrejas baseia-se na música Pop e Pop Rock.

    90% das músicas são executadas com bases simples usando som de Piano com Pad. " Triste" mas é verdade.

    Claro que existem os outros 10% em que o teclado é mais explorado e eu particularmente prefiro estar nesta exceção.

    Se sua ideia for tocar em igreja evangélica, a primeira coisa é identificar a que você se sente melhor.. tem igrejas pra todos os gostos e estilos, todas com o mesmo propósito que adorar a Deus (assim se espera! rs).

    Se prepare com as cadências mais comuns de acordes e treine bastante seu ouvido.

    Músicos de igreja pra se destacar tem que ser bons de ouvido, já que frequentemente tem alguem pedindo pra tocar uma música na hora do culto (e normalmente nós tecladistas que somos o alvo pra isso).

    Além disso, crie ideias para temas tranquilos (sem muita harmonia avançada e solos) usando a mesma fórmula PIANO+PAD para os momentos de pregação. Vários pastores gostam (e outros odeiam rs!).

    Por fim, te digo que a igreja é uma das melhores escolas de música que existem. Entrei tocando nada e hoje toco 5 instrumentos (sempre falta um e alguem tem que cobrir rs).

    Boa sorte!

    André Luiz

    Delavê
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Bom dia a todos,

    toco em missas a uns 20 anos e é um pouco de tudo isto mesmo que comentaram. A minha igreja é a católica e sinceramente é uma forma de tocar e estar sempre na ativa. Em casa pra mm sempre foi chato ficar tocando pra ninguém e na igreja é uma forma de se manter na ativa e foi graças a isto que toco hoje profissionalmente em casamentos.

    Pra tocar é simples, se você , Milena, fosse de Agudos/SP, ja estaria tocando com a gente, há muita falta de gente pra tocar. rsrsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar em missas e cultos