Aos Usuários do Yamaha Tyros 4

    Autor Mensagem
    MaestroRonaldoDias
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: MaestroRonaldoDias


    Há 16 Anos Trabalho Com Teclados Arranjadores da Linha Yamaha, Onde Neste Período Tive Em Meu Portifólio Diversos Modelos desde a Linha "Psr" Mais Básica Passando Pelos "Psr S" Chegando Por Fim Na Linha "Tyros".

    Tendo Em Vista Que o Tyros da Yamaha Se Trata de uma Linha Premium de Teclados, Onde Muitos Usuários das Linhas Psr, Psr S Se Questionam Sobre Valer ou Não Valer a Pena Investir Por Vezes R$ 20 Mil Na Aquisição de uma dessas Máquinas, Disponibilizo Gratuitamente Minha Experiência Com Esta Linha Para Contribuir Positivamente Com Sua Escolha Num Possível "UP" Em Seu Setup.

    jorget
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Parabéns pelo teclado, mas lhe lembro que há os que amam e os que odeiam a linha Tyros:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/239329/

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16
    · votar


    A linha Tyros é fantástica, sem dúvida, mas não é todo mundo que pode arcar com R$25.000,00 ou mais. Malditos impostos, GRRRRRRRR!!!! >_<

    MaestroRonaldoDias
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: MaestroRonaldoDias
    · votar


    jorget

    Obrigado pelos Parabéns, Quem Tem um Tyros 4 Nunca Vai Conseguir "Odiar" Essa Linha, o Problema de Muitos Tecladistas é Que Por Falta de Experiência Fazem Escolhas e Compras Erradas Em Relação ao Seu Estilo de Trabalho.

    Se o "Tecla" Trabalha Com Banda Por Exemplo, Tem Caminhos Mais Acertivos a Seguir, Kronos 2,X, Nord Stage 2, 2EX, Nord Electro 5HP, Nord Electro 5D e Outros desse Nype, Pois São direcionados Para Bandas e Studio.

    A Linha Tyros é Pra Quem Trabalha "Sozinho" "KeyManOne" e Precisa Apresentar a Sonoridade Profissional de uma Banda ou Orquestra, ou Seja, Se Aplica a Trabalhos Mais Complexos Onde Não Existe Banda.

    Um Exemplo Prático, Era o Que o Infelizmente Já Falecido Maestro Gino do Programa Raul Gil Fazia, "Segurava o Som" de Todo o Programa Usando um Ketron SD1, Fantástico, Como Ele Se Empenhava Em Deixar os Arranjos Com a Melhor Sonoridade Na Época Usando Apenas o Teclado.

    Já Citei Em Outro Tópico e Reafirmo Aqui, o Tecladista Que Hoje "Casa" um Tyros Com um Nord Stage 2 EX, Nord Electro 5HP ou Kronos 2, X, Vai Ficar Feliz e Realizado Por Mais de uma Década, Tendo Em Vista as Possibilidades de Samples e Expansões, Sendo ideal Ter No Mínimo duas Máquinas Em Seu Setup de duas Categorias Distintas.

    E Ter Como Regra uma Coisa: Arranjador Se Compara Com Arranjador, Sintetizador Com Sintetizador e Piano Stage Com Piano Stage, Comparar Teclados de Categorias diferentes Além de "Injusto" Indus Muitos a Escolhas Erradas.

    Um Grande Abraço.
    falecom@tecladistaronaldodias.com

    Adler3x3
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    MaestroRonaldoDias

    Concordo com todos os seus comentários.

    Tyros é o comando central de uma grande nave.

    Bem dizer se tem uma DAW (digital áudio workstation) dentro do teclado, com todo potencial, muitos timbres e recursos de efeitos fantásticos.

    Para obter rendimento tem que programar o teclado e fazer os arranjos com riqueza de detalhes, e é possível humanizar todo o processo.

    Tenho um arranjador Yamaha PSR S910, na caixa veio indicado como um teclado Workstation (estação de trabalho), gosto muito dele, até hoje não usei todo o seu potencial e recursos, que uso junto com um outro teclado Korg Microstation (portátil e leve que uso para viagens).
    Caso os dois teclados com o computador usando várias DAWs, e com o uso correto do Band In a Box (arranjador) as possibilidades se multiplicam.

    Edit: O Festiva do Minuto 2016 esta acolhendo músicas, ainda tem tempo, participem:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/328117/

    MaestroRonaldoDias
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: MaestroRonaldoDias
    · votar


    Adler3x3

    Brilhante a Frase Em Seu Comentário Onde diz: "Para obter rendimento tem que programar o teclado e fazer os arranjos com riqueza de detalhes, e é possível humanizar todo o processo."

    Pois muitos "Tentadistas" Acham Que Teclado é Como um Carro, Bastar "Abastecer" e Sair Dirigindo E Se Esquecem Que Programar um Teclado Não é Meramente Carregar Varios Ritmos a Gosto e Alguns Samples Para dentro do Teclado, Programar é Como Você Disse é "Humanizar" Todo o Processo, Não Somente Se Valendo dos Melhores Samples e Presets Mais Sobretudo Imprimindo Sua Marca Em Cada Performance Com Riqueza de detalhes Nos Arranjos de Maneira Que Soe o Mais Natural Possível.

    Trabalhar a Panorâmica dos Timbres Nos Styles, os Efeitos Nos Timbres, As Combinações de Timbres Com Rítmos de Maneira Que a Programação Global Fique um Sucesso, obviamente Que Isso Exije "Ouvido" Preferências e Bom Gosto.

    Particularmente Eu Gosto de Desafios, Certa Vez Fui Tocar Em uma Igreja e Na Ocasião a Cantora Gisele Nascimento (Muito Conhecida No Meio Gospel) Foi Se Apresentar, e Eu Simplesmente Sequer Imaginava Que Ela Iria, Na Ocasião Em Que Fiquei Sabendo Que Ela Estava lá Fiquei Eufórico Querendo Tocar Pra Ela, Pois Além de Talentosa é uma Pessoa Muito Agradável Com o Público.

    Mas Assim Como Eu Não Sabia Que Ela Iria, Ela Na Ocasião Também Sequer Me Conhecia, dai Ela Iniciou Sua Apresentação No PlayBack, Porém Pra Minha Felicidade rs o PlayBack dela de Alguma Maneira deu Problema Na Hora do Evento, e Eu Que Estava Acompanhando o Show Parado ao Teclado, Imediatamente Após Perceber o Problema, Abri uma Programação No Teclado dentro dos Padrões da Música Que Ela Estava Cantando, dei o Tom dela No Acorde e Ela disse ao Operador dela Assim, Pode Esquecer o Play Back, vou de Teclado rs.

    Dai Toquei o Evento Todo Pra Ela, e Ainda Cantei Junto Com Ela, Foi muito Marcante Esse dia, Mais Isto Só Foi Possível devido a Alguns Fatores Contribuintes dentre eles: 1) Eu Conhecia o Repertório dela, 2) Tenho dezenas de Programações Prontas Que Se Encaixam Nos Mais diversos Gêneros Musicais e 3) Uma boa Técnica Aplicada ao Teclado.

    Por isso Sou Fascinado Pelo Mundo dos Teclados Arranjadores Profissionais, Eles Nos Permitem Fazer Coisas Ao Vivo de Imediato Que Outras Categorias de Teclado Não Conseguiriam Jamais, Pois os Styles e Presets Associados a Recursos Profissionais de Arranjo Nos Remetem a um Outro Patamar.

    Um Grande Abraço
    falecom@tecladistaronaldodias.com

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    MaestroRonaldoDias

    Bonito o seu relato.

    É que muita gente tem preconceito com os teclados arranjadores, principalmente os da linha PSR da Yamaha, cujo top ´é o Tyros, muito embora não tenha no título a sigla PSR.

    Afirmam que não tem presença no PA no palco, o que não é verdade.

    A questão é que não sabem usar os recursos, e não estudam o suficiente, não querem ler os manuais e fazer experiências mais detalhadas.

    Um teclado arranjador exige muito estudo e dedicação, não dá para logo de cara sair dando show.
    Os tops da linha arranjador da Yamaha são muito poderosos, cheios de recursos, alta tecnologia de ponta

    Eu faço o que posso no meu PSR S 910, percebi que dá para fazer complexos arranjos junto com o computador, e os efeitos DSP são muito bons.

    Por problemas nas mãos, que não cabe aqui detalhar, fiquei alguns anos sem tocar nada, nem no violão e nem no teclado.

    Aí me concentrei na produção musical por computador usando softwares.

    Mas chegou num ponto que a coisa piorou e fui no médico, e tive sérias inflamações, e para resolver só operando, mas perguntei se tinha alguma fisioterapia ou exercícios para fazer que ajudassem a pelo menos minorar a situação, e observei que os exercícios indicados eram parecidos de certa forma a tocar teclados.

    Aí decidi comprar o Yamaha PSR S 910, e voltei, não com o mesmo desempenho, pois isto é impossível, toco alguns compassos e logo me canso, e as mão começam a doer.

    E o problema aparentemente não se agravou mais e parei de ter inflamações, e a situação ficou estável.

    Usando o teclado como um controlador, não é um controlador, não tem tantos recursos nesta área, mas dá para exportar o midi.

    Fazendo vários downloads de estilos e de músicas na internet para o teclado, percebi que tinham alguns que soavam bem e a maioria nem tanto.
    A notas e os acordes parecem certos mas falta muita coisa.

    Isto me chamou a atenção, e fui estudar mais a fundo, e cheguei a conclusão que os que soavam bem, eram justamente os trabalhados mais a fundo, com mais edição e riqueza de detalhes.

    Notei por exemplo que na questão da aplicação dos efeitos, os que soavam melhor eram os que tinham moderação no peso da aplicação dos efeitos, fora outros detalhes do processo de humanização.

    Transportei esta ideia do teclado para o uso dos softwares no computador, e o som das músicas que fazia nele não soavam bem, justamente pelo uso excessivo de efeitos, e pela falta de moderação.

    E a integração teclado arranjador com uma boa DAW no computador enriquece mais ainda o processo, pois é uma via de dois lados.

    E comecei a gravar músicas com melhores arranjos e melhor som.
    Aprendi que a sutileza é mais importante.

    Como você disse teclado arranjador se compara com teclado arranjador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aos Usuários do Yamaha Tyros 4