Pequena raridade que achei esses dias na Internet: Roland SC-7

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16


    Esses dias, passeando nos MercadoLivre e OLX da vida, por acaso achei um vendedor anunciando um módulo Roland, modelo SC-7, nada mais que uma pequena caixinha branca com 128 timbres GM + alguns kits de bateria/percussão, que apareceu nas lojas em 1992:

    Roland SC-7

    Como estava super baratíssimo (mesmo), acabei comprando - mesmo que eu tenha aqui instalado no meu laptop o QSynth com um SoundFont GM chamado FluidSynth, ainda assim resolvi encomendar, já que há uma boa diferença de sonoridade (o SC-7 soa mais "anos 90", enquanto o Fluid soa bem atual - em se tratando de composição instrumental eletrônica, qualquer pequena diferença de nuance pode gerar resultados muito interessantes).
    Para quem quiser ver, aí está uma foto minha com o SC-7 em mãos:

    Segurando o Roland SC-7

    Fiz uns testes aqui e deu tudo certo: o SC-7 reconheceu o MIDI do teclado via cabo DIN 5 pinos e tocou os timbres. Mas como ele estava parado havia um longo tempo (segundo o vendedor), resolvi logo encaminhá-lo para a Digisom (POA), a fim de fazer uma revisão completa antes de começar a usar. Assim que vier, ainda quero ver se acho um jeito de tirar a "craca amarela" do plástico (sabe, esse plástico branco de PC que vai ficando amarelo com o tempo) para deixá-lo branquinho de novo, como se tivesse recém-saído da fábrica. Ainda não pensei como fazer para controlá-lo, no entanto... Talvez meu Roland A-800PRO resolva a questão, mas até hoje não consegui achar nenhuma forma de fazê-lo transmitir MIDI via USB e MIDI OUT ao mesmo tempo - se uso uma saída, não posso usar a outra, por quê?
    Enfim, desencavei esse pequeno modulinho, acrescentei-o ao meu set e vamos ver o que consigo fazer com ele...

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Nem lembrava mais desse

    Casper
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Direto do túnel do tempo:



    fernando tecladista
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Bacana disse é usar com coisa velha, encostada em casa. com modulo de som em um pc velho com cake 3, ou em hardware. Mc50 ou sequencer da kawai, akai....

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Casper
    Já vi esse vídeo antes, e vi outros também, principalmente de trilhas de jogos antigos tocando no SC-7.

    Synth-Men
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Casper
    mano_a_mano
    fernando tecladista


    Essas reliquiazinhas assim é bem bacana.

    A primeira música é do jogo Castlevania.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Synth-Men
    fernando tecladista
    Imaginei esse Roland SC-7 sendo controlado por um Yamaha PSR-510 - ambos GM, e o PSR-510 ainda dá possibilidade de layer, split, gravação em até cinco pistas com step record, programação de painel etc.. Ou então por um Roland A-30 ou A-33: pelo que vi no Google Pictures, ambos já vem prontos para o protocolo GS e não requerem programação prévia, basta ir selecionando os patches no painel.
    De qualquer forma, algo bem noventista ficaria legal...

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Já coloquei o 510 pra controlar um módulo da roland, a parte dos controles é bacana ter a mão volumes, seletor de timbres e etc... mas os ritmos não soa legal, há diferença onde certos timbres soam fora do volume original

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16
    · votar


    O SC-7 está já faz uns dias na Digisom para uma revisão completa e não tem previsão de quando fica pronto. Não precisaria de fato, mas resolvi encaminhá-lo assim mesmo, já que estava parado e jogado num canto havia muitos anos e é melhor que ele esteja em dia. Quero esse módulo perfeito e, quando ele chegar, ainda quero ver se consigo deixá-lo branquinho de novo, como se tivesse recém saído da fábrica.
    Para controlar essa caixinha, estudei diversas opções, mas pelo visto vai mesmo ser um PSR-510. Total, ambos são GM e o painel do 510 é completo - e talvez seja possível achar algum bem baratinho por aí.

    fernando tecladista
    Já coloquei o 510 pra controlar um módulo da roland, a parte dos controles é bacana ter a mão volumes, seletor de timbres e etc... mas os ritmos não soa legal, há diferença onde certos timbres soam fora do volume original
    Prefiro programar tudo nota por nota, deixando do jeito que quero, então, essa parte de acompanhamento automático não faz diferença para mim. Quanto ao resto, sim, tudo à mão, sem ter que catar nada em "trocentos" menus. Já tive um quando eu era pré-adolescente e lembro bem...

    Drusian
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Cara pra desencardir esses plásticos amarelados, existe um sabão em pasta branco (que deve ser soda pura, rs) mas eu usei por muitos anos naqueles PC´s da década de 90 também no inicio do ano 2000 que ainda existia bastante PC nessa cor. Pegar uma bucha não muito áspera, mas que de para dar uma boa esfregada (creio que essas de roupa), e essa pasta, acho que o resultado fica ótimo.
    Tem mercado que acha dela, tem uns tiozinhos que passam na rua vendendo, mas tem que ser da branca tá? As amareladas são uma porcaria.

    mano_a_mano
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Drusian
    Valeu pela dica, vou tentar isso quando ele chegar.

    ----------------

    Mais um vídeo envolvendo o Roland SC-7, dessa vez uma música da trilha do jogo The Settlers:



    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Só para atualizar: o SC-7 passou por revisão completa na Digisom e já está pronto, só esperando o reenvio pelos Correios por parte da empresa. Acho que chega de volta até sexta.
    Nesse meio tempo consegui encontrar um controlador MIDI pequeno, bom e barato para ele, um ESi KeyControl 49. Esse da foto abaixo:

    meu controlador ESi KeyControl 49

    A ideia com essa dupla é ser um kit leve e compacto, bom para viagens e performances solo em locais muito pequenos. E, claro, ser mais uma ferramenta na hora de compor, assim como nos palcos, se for o caso. De qualquer forma, terá boas utilidades.

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    E o SC-7 chegou de volta, agora totalmente revisado. Próximo passo: tirar a craca amarela do plástico para deixá-lo com aquela cara de novo e recém-saído da fábrica. Vou ver se consigo fazer como o Drusian disse umas mensagens acima.

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Comunico que o SC-7 acabou de estragar por completo e não tem mais conserto =/

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Triste.
    Se gostou do timbre ele nada mais é que um desses trecos sound canvas e ficar antenado e esperar aparecer algum barato

    Só que estão sem noção de quanto querem vender, tempos atras pediam bem mais barato, ai compensava tem maluco pedindo 1.000
    Nesse preço tem alguns módulos interessantes de FM bem mais em conta

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pequena raridade que achei esses dias na Internet: Roland SC-7