Autor |
Mensagem |
agenteetnega2 Membro Novato |
# jan/16
E quais as chances de fazer um grande concerto ou participar de grandes orquestra? Ganhar a vida com isso. Onde deveria começar, aqui no Brasil ou lá fora?
Como entrar em uma reconhecida orquestra como OSB, OSESP, fazer concertos solo? É possível isso ainda e se sim, como começar? Tava querendo cursar faculdade de Bacharelado em Piano, eu estudaria muito para ser o melhor da turma, isso já é um começo, mas estou muito perdido em como começar!
|
LeandroP Moderador |
# jan/16
· votar
eu estudaria muito para ser o melhor da turma
Estude pra ser o melhor de você. Com paixão.
|
agenteetnega2 Membro Novato |
# jan/16
· votar
Estude pra ser o melhor de você. Com paixão.
Sim, me expressei de maneira errada, seria estudaria muito para ser o melhor no que eu faço, pois o meu sonho é esse, ganhar a vida com o que eu gosto. Mas não sei por onde começar!
|
fernando tecladista Veterano |
# jan/16
· votar
agenteetnega2 você não disse se já toca ou não Tava querendo cursar faculdade de Bacharelado em Piano mas você já toca bem?, não mais ou menos... bem mesmo... porque pra encarar uma faculdade de música já tem que tocar muito bem, tem teste de aptidão pra entrar,
nesse linha pensando em concerto, música erudita teria que começar com um curso livre em conservatório, depois fazer uma classificação para ver qual ano você se classifica, terminar o conservatório que seria algo equivalente a um "curso médio" não que conservatório seria o lugar obrigatório, mas é o mais indicado, poderia ter um professor bom particular por anos, porém o que se mais se vê particular é professor de música popular o que é outro conceito de aprendizagem
além disso se prepare pra estudar 8 horas por dia
|
agenteetnega2 Membro Novato |
# jan/16 · Editado por: agenteetnega2
· votar
agenteetnega2 você não disse se já toca ou não
Desculpe pelo tanto de perguntas porém to perdidão!
Sim, eu já toco, mas há pouco tempo. Porém percebi nesse pouco tempo, assim como muitas outras pessoas falam, que eu posso ser um grande músico, pois não sei se é por muita dedicação (Acho que já estudo essas 8 horas por dia rsrsrs), ou se é um dom mesmo, porém eu sinto que é isso que devo fazer pois é isso que eu gosto.
E isso tudo me levou a esse sonho, que eu sempre tive, de tocar em orquestras, concertos solo, etc. Ganhar a vida com isso sabe?
Então, pelo que você me disse, o melhor é procurar um curso em um conservatório ao invés de me formar em uma faculdade federal de música? Se é isso, por onde eu começo? Um lugar, um nome, um contato?
Ou devo começar a procurar um contato, quando eu já souber realmente tocar como um profissional?
Moro em São Paulo, saberia me dizer o nome de um conservatório por aqui?
|
Ismah Veterano |
# jan/16
· votar
fernando tecladista se prepare pra estudar 8 horas por dia
Para de mentir e põe um 1 na frente das horas (18h) rsrs
|
fernando tecladista Veterano |
# jan/16
· votar
agenteetnega2 Veja o que pede a prova de aptidão da faculdade, se você já tem boa leitura e o que pede já é no nivel que você toca da pra encarar a faculdade direto Mas se você toca bem mas,ainda está naquela fase que é bonitinho pra tia ouvir e te encher de beijo, então precisa de um conservatório.
|
jorget Membro Novato |
# jan/16 · Editado por: jorget
· votar
agenteetnega2 Como disse o fernando tecladista, vai ter que suar muito pra chegar ao que quer, principalmente nessa prova de aptidão de uma boa universidade pública (no teu Estado só há a Federal e olha que a maioria das federais estão ou ruim ou péssimas pelo Br, abaixo de muitas particulares, não dando a menor chance de alguém sair bom ou se aperfeiçoar, principalmente em música: olhe o ENADE. A prova de aptidão já é um severo vestibular onde o aluno deve provar que é exímio, no teu caso, em piano. Muita gente se pergunta: oras, se o aluno tem que ser cobra pra passar no curso, pra quê o curso? Aí muitos respondem que é um complemento, mais ainda recebendo um diploma de nível superior de universidade renomada como a USP, onde a maioria dos formados se tornam professores universitários em várias universidades, se é isso o que quer (e muitos fazem trabalhos em empresas, gravadoras, jornais, revistas, etc, sempre se exigindo o diploma). Sobre a OSESP, a melhor do Br, estão ultimamente contratando músicos internacionais pra elevar seu prestígio, iniciado pelo seu regente. Mas é mais difícil entrar na OSESP que na USP (uma espécie de concurso), mesmo a salários baixos, face as "luxurias" que oferecem como tocar numa das melhores salas acústicas do mundo, a SALA SP, como tours pelo Br e ate pelo mundo, entrosamentos com os melhores músicos e reitores do mundo, tocar nas melhores salas do mundo e ate receber ofertas por lá nas apresentações que se faz. Para mais informações, procure aqui o tópico musica erudita (deveria ter postado lá). Amigo, sem querer te fazer alguma decepção, mas 99,99% dos exímios pianistas (ou demais músicos) desse nível, começaram lá atras "desde criancinha". Mas vai que voce esteja nesse residual mínimo e se torne um "Beethoven" do piano! Boa sorte.
|
Blueman Membro |
# jan/16
· votar
atitude disciplina perseverança
quanto tem um monte de gente que estuda pacas, na minha opinião é isso que faz adiferença
|
agenteetnega2 Membro Novato |
# jan/16
· votar
Mas se você toca bem mas,ainda está naquela fase que é bonitinho pra tia ouvir e te encher de beijo, então precisa de um conservatório.
Um conservatório e uma boa escola de música dão na mesma? Porque segunda vou começar a fazer aula com um professor diferente, muito bom ao meu ver, e vou pedir pra ele pegar muito pesado, porque eu preciso aprender muito esse ano.
se tornam professores universitários em várias universidades, se é isso o que quer Mas é mais difícil entrar na OSESP que na USP
Eu não gostaria de me tornar professor, e sim participar de orquestras ou concertos solos, então pelo o que estão me falando, ao invés de fazer uma faculdade sobre isso, eu deveria ir estudando sozinho e aprendendo tudo que se deve aprender, para depois tentar entrar na OSESP? Ou fazer a faculdade ajudaria muito nos meus estudos? Pois mesmo sendo um complemento, deve ser essencial, conhecer a história dos maiores músicos, história da música, etc. Eu acredito que eu posso conseguir sim ser um pianista desse nível, porém antes de tentar entrar na OSESP ou algo assim eu preciso saber muito mais do que já sei. Eu vou tentar encontrar esse tópico, lá está falando sobre como entrar na OSESP e como tocar na SALA SP ?
|
Artref Veterano |
# jan/16
· votar
Difícil opinar sem saber o nível que você está. Mas entenda que o pianista que ganha a vida só com concerto é um cara altamente extinto. Hoje em dia os pianistas são mais polivalentes: dão aulas, tocam música de câmara, acompanham, dão masterclasses, são professores, organizam festivais, escrevem, etc.
Se você mora em SP e tem nível, presta USP. Já toquei pra uma das professoras de piano da USP e vi o outro professor dando masterclass pra uma amiga, ambos são realmente ótimos. Também já fui em vários eventos lá, o nível dos alunos é muito bom. Fazer uma faculdade vai abrir muito seu leque de opções e vai elevar bastante seu nível técnico e musical. Só precisa ter bagagem pra passar e conseguir acompanhar o curso.
Qualquer coisa vá perguntando aí, eu sou bacharel em piano erudito (fiz Unicamp), que é o que você pensa em fazer. Se tiver mais dúvidas vá postando.
|
agenteetnega2 Membro Novato |
# jan/16
· votar
Se você mora em SP e tem nível, presta USP Nível ainda não tenho, mas esse ano vai ser o ano pra se dedicar a isso, vou pegar pesado nos estudos sobre partitura, piano, etc,. E sobre não saber o meu nível, depois eu posto um vídeo tocando aqui para vocês verem, talvez hoje mesmo eu posto se eu conseguir gravar de boa!
Minha dúvida é, se formando numa faculdade federal tão reconhecida como a USP, abrirá muitas portas pra mim, mas e o meu sonho de tocar em orquestra (ou fazer concertos solos) em salas mundialmente reconhecidas, será que uma faculdade me ajudaria nisso, ou eu deveria começar por um outro tipo de estudo?
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar
agenteetnega2
Antes de sonhar em entrar numa Orquestra, você deve ter paixão por música erudita. Você sabe que serão 99% do repertório que irá tocar. Apesar do repertório vasto com vários estilos e exigências técnicas diferentes, ainda assim você irá, na grande maioria, tocar obras dos grandes compositores clássicos.
Para tal, esqueça as escolas de música convencionais. A grande maioria delas não tem a mínima condição de formar um músico de orquestra. Você terá de recorrer a um professor particular, com currículo adquirido neste meio, ou alguns “conservatórios” tradicionais, que algumas cidades possuem. Apesar de este tipo de conservatórios estarem em extinção.
Fique de olho nos editais públicos. As orquestras, em sua maioria, são mantidas pelas prefeituras ou governos estaduais, então, publicam edital de convocação quando precisam preencher novas vagas. Estes editais são publicados no Diário Oficial e aberto a qualquer um que queira “tentar a sorte”, da seguinte forma:
1- Concerto de confronto. Ou seja, todos os candidatos tocam o mesmo tema, pré-divulgado.
2- Concerto de livre escolha. O músico executa uma parte de uma obra, de sua escolha, dentro de algumas opções fornecidas em uma lista de repertório, pré-divulgada.
3- Trechos de peças, pedidos na hora, pela banca examinadora, dentro de uma lista pré-divulgada.
4- Leitura à primeira vista. Músico toca um trecho de obra escolhido na hora, pela bancada avaliadora, de uma obra não divulgada (às escuras).
No edital já vem descrito quem formará sua banca avaliadora, mas normalmente são os principais músicos da orquestra, do mesmo naipe do seu instrumento, o maestro, e geralmente algum músico de primeira linha do mesmo instrumento que o seu, convidado.
Se é isso que deseja, esqueça ser bom......bom têm de monte, você têm de ser o melhor.
Vantagens: Normalmente você será funcionário público ou prestador de serviços, com todos os direitos trabalhistas de um funcionário de outra área.
Depende da orquestra, da cidade, da prefeitura, etc., um músico da Orquestra Municipal de São Paulo “OSM”, ganha em média R$ 7.000,00.
Tem carga horária diária, ensaios todos os dias, com alguma variação em função de Concertos Sinfônicos ou Óperas e etc. Têm chefes e hierarquia, Inspetor, Gerente, Assistente do Maestro, Maestro, Diretor Artístico e etc.
|
jorget Membro Novato |
# jan/16
· votar
agenteetnega2 se formando numa faculdade federal tão reconhecida como a USP, abrirá muitas portas pra mim, mas e o meu sonho de tocar em orquestra
Não precisa de USP alguma pra (apenas por isso) entrar na OSESP, que alias, abriu CURSO pra músicos de orquestras, que alias, estão com inscrições ate fevereiro. E também há curso pra professores. Veja a grade curricular pra formação instrumental. Não tenho certeza mas me parece muito poucos ou raros nessa orquestra formados na Usp ou alguma federal de requinte (das poucas que há). Na minha opinião, faculdade alguma de renome faz o aluno e sim o aluno se faz só, apenas tendo um bom respaldo nessa universidade. Tenho colegas que penduraram o diploma na parede (em muitas áreas) e foram trabalhar em coisas bem diferente da sua formação (é muito notório isso nas melhores universidades do Br). Arregace as mangas e lute pelo que quer seja na facu que for. Boa sorte.
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/16
· votar
agenteetnega2
Cara, esqueça faculdade de música. Faculdade não ensina ninguém a tocar e prá entrar em orquestra você têm que tocar pra cacete.
|
agenteetnega2 Membro Novato |
# jan/16
· votar
Antes de sonhar em entrar numa Orquestra, você deve ter paixão por música erudita. Sou apaixonado por música erudita há anos já! Eu tenho 18, e devo ouvir desde os meus 10, 11 anos de idade.
Fique de olho nos editais públicos. Cara, esqueça faculdade de música. Então pelo o que eu entendi, fazer faculdade de música seria só para ampliar um conhecimento na história da música mesmo, e não para aprender a tocar certo? Então para tocar em uma orquestra, e passar nesses testes que você me falou. Eu preciso tocar pra cacete mesmo, então o melhor é treinar muito, muito mesmo, antes de ficar de olha nesses tais editais, correto? Após muito treino e muito esforço, daqui uns anos provavelmente, ai sim eu devo procurar me ingressar em uma orquestra. Pois por enquanto não dá pra entrar em lugar nenhum, pois não tenho muito conhecimento pra partitura
|
jorget Membro Novato |
# jan/16
· votar
agenteetnega2 Amigo, com todo respeito, percebo que voce está um pouco repetitivo nas mesmas perguntas, coisa um pouco longe pra quem quer ser um exímio músico. Dizem que para um verdadeiro artista, sem palavra alguma, se voce lhe mostrar um palito de fósforo, ele não te faz um fogão, te faz uma cozinha completa. Pra te elucidade de forma "popularesca" (bem simples), e a grosso modo, é como se um marcineiro habilidoso só tivesse feramentas de mão (treino/prática e habilidade) pra fazer seus moveis, sendo que só com isso faz pouco, aí então se aprimorando com ferramentas elétricas (aí a universidade) e adquirindo as melhores (aí as universidades top). Ou seja, o estudo te dá ótimas ferramentas, mas não a habilidade pessoal. É como um exímio escultor de castelos de areias (só com a mão) e partísse para esculturas em mármores. Aí só com a mão (aptidão) nada faz. Dizem que a aptidão nasce da pessoa e um professor simplesmente a lapida e só. Já ví muito professor desistir de muito aluno face a falta de aptidão e habilidade, diga-se professores gabaritados de alto estudo. Isso é muito comum (alguns "caem fora" lhe recomendando um instrutor mais simples ou diz que tem compromissos pra continuidade das aulas). Faça como o ditado do "fosforo". Comece provando tua aptidão e habilidade a um bom instrutor. Depois procure instruções maiores, uma coisa por vez. É o que me sobra pra te recomendar. boa sorte.
|
agenteetnega2 Membro Novato |
# jan/16
· votar
Amigo, com todo respeito, percebo que voce está um pouco repetitivo nas mesmas perguntas,
Obrigado por sua sinceridade, eu particularmente gosto muito de ser criticado, pois assim posso melhorar, e essa foi uma bela de uma dica, vou procurar levar ela para sempre. Valeu, as perguntas foram repetitivas pois eu estava perdidão mesmo. Tudo tem seu tempo, o meu chegará. Obrigado mesmo pessoal, se um dia eu realizar esse sonho vou vir aqui no fórum revelar minha identidade kkkk! Até mais.
|
Videomaker Veterano |
# fev/16 · Editado por: Videomaker
· votar
Espera aí...!!! Vou procurar um vídeo-resposta....!!!
|
Videomaker Veterano |
# fev/16 · Editado por: Videomaker
· votar
agenteetnega2 Quais as chances de uma pessoa que treine bastante e seja muito empenhada, ganhar a vida hoje em dia
Esse vídeo pode responder sua dúvida...!!! https://www.facebook.com/thiagorosario.maciel/videos/958903504202520/? pnref=story
|
jorget Membro Novato |
# fev/16
· votar
Videomaker Acredito que no Brasil está mais pra isso: https://www.youtube.com/watch?v=VXQFjwIE-YI
|
Artref Veterano |
# fev/16
· votar
Muito desanimado esse povo, kkkk.
Prefiro me inspirar em coisas desse tipo, ainda que seja um caso bem raro:
https://www.youtube.com/watch?v=xwCujH0SQIw
Brasil.
|
Ismah Veterano |
# fev/16
· votar
Artref
Perceba que isso é um nicho onde se cobra muito, e se trabalha geralmente para governo em projetos de cultura etc.
|
guibarcelos Veterano |
# fev/16
· votar
Tenho 21 anos. A uns 4 anos atrás tinha os mesmos 18 anos que o amigo acima.
Não comparando. Eu tinha grandes sonhos assim também, imaginava grandes coisas. Infelizmente fui "vítima" da vida, onde com o passar dos tempos surgem coisas mais "importantes" e que atravessam seus sonhos e desejos e você acaba tomando outro caminho. Hoje sou estudante do 9º período do curso de direito e muito longe da música. Atualmente sem tocar e sem instrumento, esses dias me bateu a saudade de tocar, mas as condições atuais me deixam longe de um novo teclado.
Hoje meu pensamento é: Pra comprar teclado no preço que tá, prefiro comprar algo que me acrescente algo. Lembro-me à época em que nas discussões entre "qual era melhor" , um juno di era 2.000, hoje quando fui olhar quase 3.000 num juno di??? quão doida nossa economia isso só me afasta da música, a questão financeira.
RESUMINDO. Talvez eu não amasse tanto assim a música e você seja diferente. mas digo a você...Não pense muito onde chegar, apenas trabalhe para que a cada dia você seja melhor que o dia anterior e tenha certeza que isso levará você muito longe...você pode nunca chegar a tocar numa orquestra, mas com TODA CERTEZA, você chegará a ser um excelente músico e realizado com onde chegarás se assim tiverdes determinação.
Vai a luta e sonhe, e seja melhor que você mesmo... Um dia volto as teclas...Boa sorte meu amigo...Você alcançará seus sonhos, e ninguém acreditará em você mais do que você mesmo.
|
alexandrespa Veterano |
# fev/16
· votar
Ganhar a vida... Tão relativo.
|
mano_a_mano Veterano |
# fev/16 · Editado por: mano_a_mano
· votar
agenteetnega2
E quais as chances de fazer um grande concerto ou participar de grandes orquestra? Ganhar a vida com isso. Onde deveria começar, aqui no Brasil ou lá fora? A situação da música erudita no Brasil atualmente não é nada favorável. Se eu fosse você, já pensaria imediatamente no exterior.
Como entrar em uma reconhecida orquestra como OSB, OSESP, fazer concertos solo? É possível isso ainda e se sim, como começar? Essas orquestras costumam fazer concursos para ingresso de novos membros. A OSPA pelo menos é assim. Mas tem saído tão poucos concursos que nem vale muito a pena ficar esperando.
Tava querendo cursar faculdade de Bacharelado em Piano, eu estudaria muito para ser o melhor da turma, isso já é um começo, mas estou muito perdido em como começar! Ao contrário de alguns aqui, que disseram "esquece faculdade de música", eu digo: faça. Isso lhe dará um enorme embasamento - aliás, um dos pré-requisitos para participar de concursos públicos para seleção de novos integrantes em orquestras sinfônicas é justamente ter faculdade de Música - e se tiver Mestrado e Doutorado, as chances aumentam.
Completando: TREINE. MUITO. Não adianta também ter faculdade de Música e não estar com os dedos afiados e as peças em mente.
|