Sinais gráficos de Pontuação

    Autor Mensagem
    Taura Teatino
    Membro Novato
    # nov/15


    Buenas Gurizada !

    Gostaria de mais uma vez pedir a ajuda dos participantes.
    Ao verificar uma partitura de Vaneira, no acompanhamento dos baixos de acordeon existe uma figura que não consegui encontrar o significado.
    Sei que o ritmo da vaneira consiste em uma semínima pontuada, "uma semínima breve" e duas semínimas com duração normal.

    A dúvida está justamente nesta segunda nota. Ela tem um sinal parecido com a pausa da mínima ou da semibreve colada ao lado esquerdo da haste. Deduzo que ela indica essa redução de tempo, mas gostaria de saber o nome e o que ela representa de fato dentro da teoria.

    Desde já agradeço, como também agradeço maiores comentários sobre o assunto !

    Ismah
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Screenshot?

    A marcação de vaneira em nomes de figuras de tempo faz tempo que esqueci. Mas fica assim...

    1 e 2 e 3 e 4 e

    Negrito o tempo mais forte, e sublinhado o segundo mais forte.

    Geralmente se toca esse no acordeon, mas existem variantes.

    1 e 2 e 3 e 4 e

    E os ritmos quebrados da junção dos dois, e os que vc só marca o acorde no "balanço da cordeona" com semínimas.

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Vou como um link de uma imagem como exemplo: http://ensaios.musicodobrasil.com.br/leorugero-asanfonadeoitobaixos_fi les/image195.gif

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Desculpem a ignorância, mas...
    Coisa que não assimilei ainda é isso de tempo forte e fraco. Ele seria prolongado ou seria executado com maior pressão no fole / tecla ?

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    A marcação de vaneira ... fica assim...

    1 e 2 e 3 e 4 e


    Legal !
    Dessa forma deu para sacar melhor a duração de cada figura !! Obrigado !

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Taura Teatino

    "Coisa que não assimilei ainda é isso de tempo forte e fraco. Ele seria prolongado ou seria executado com maior pressão no fole / tecla ?"

    Prolongado... não! Tu estaria aumentando o "tempo dele", a duração é igual. Aumente o acento, a dinâmica!

    Simples, minha querida... bata na palma da mão: 1 - 2 - 3 -4
    agora com um tempo acentuado: 1 - 2 - 3 - 4 (no caso, este 2 seria o tempo forte)

    Sim, é com maior "pressão", mais força, acentuando. (não toco sanfona/acordeon, não sei como faz isso, mas sei que faz...rs).

    Abraço.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Lelo Mig

    Praticamente não faz Lelo, as palhetas da cordeona tem ataque lento, difícil conseguir um efeito desses - como quase todos da família dos foles, não tem dinâmica representativa.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    a primeira nota é uma colcheia pontuada

    a colcheia vale 1/2 tempo então o ponto acrescenta mais a metade do valor da nota então mais 1/4
    no total ela fica com 3/4 de tempo
    a segunda nota é uma semicolcheia vale 1/4 de tempo

    costuma-se unir as duas pra ficar algo mais visual e você ve que as duas formam um tempo completo

    veja estes outros exemplos fica facil de entender:
    http://2.bp.blogspot.com/-YrC1dZHg-Iw/UxHuLgkSExI/AAAAAAAAAKU/ubjCb0pV mEA/s1600/figura.png

    http://3.bp.blogspot.com/-1F_M9vW4onE/Ux5TnaCYt9I/AAAAAAAAAL0/6KzuwlaW Gzw/s1600/aula+4-.png

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Então ficaria (traduzindo em decimais a duração), se eu entendi direito...

    1º tempo
    75% Nota 1
    25% Nota 2

    2º tempo
    50% Nota 1
    50% Nota 2

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Desde que vc não traduza mais em decimais, porque vc confundiu tempos com compasso. rs

    Se preocupe em entender a música "quadrada", sob múltiplos de dois.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Taura Teatino
    Bem tudo que já foi dito é válido.
    Mas o principal é ter a própria música tocada por outro músico gravada, que servirá de referência para entender melhor a notação.
    Outro recurso válido seria utilizar um editor de partituras como o Musescore que é gratuito, digitar as partes de partitura que esta em dúvida e ouvir, claro o banco de sons não é tão bom nem soa tão realístico, mas dá para ter uma ideia da execução, e tocar junto com o instrumento real.
    E melhor ainda depois de editar a partitura exportar para midi e abrir numa DAW e alterar a velocidade das notas, editando as notas fortes e fracas, ficaria um pouco mais realístico.
    E na própria DAW (software mais completo para edição de áudio e midi) pode se importar numa Track o áudio da música gravada por outro músico, e observar o comportamento das ondas de áudio ((para detectar visualmente as notas fortes e fracas(dinâmica)), e até sincronizar com o midi (e conforme o caso pode-se exportar o midi gerado na DAW(Digital Áudio Workstation) para o Editor de Partituras e tocar de novo visualizando a partitura) que conforme algumas DAWs tem um editor interno de partituras mais simplificado, mas que pode ser útil nestes casos.
    E este processo de exportar e importar entre diferentes softwares pode ser útil para entender melhor a execução de outras músicas mais complexas, mas a base de tudo deve ser uma boa partitura assim como uma boa execução gravada. (até entender todo o processo, delonga um certo tempo de aprendizado, mas depois só tem vantagens.), e de uma forma ou de outra hoje em dia quase tudo passa pelo computador, e na DAW depois você pode com um bom microfone(s) pode gravar editar a sua própria perfomance.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Adler3x3

    GuitarPro faz quase tudo isso.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ismah
    Eu sou usuário do GuitarPro, uso mais para abrir tablaturas do que partituras.
    Se não fosse o "quase" até daria para fazer, o Guitar Pro tem muitas limitações.
    Mas não deixa também de ser uma excelente ferramenta, e conforme o caso até pode ser uma solução.

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # nov/15 · Editado por: Taura Teatino
    · votar


    Gostei das dicas. Como sou iniciante na música e no uso destes softwares, desconheço muitos recursos, mas achei bem prático o Musescore, que além de tudo é gratuito. Consegui reproduzir uma das músicas que estou aprendendo (com execução básica, em uníssono...).
    Agora o próximo desafio é pegar o solo (somente no teclado por enquanto) da versão simplificada da Missioneira Tio Bilia !
    Detalhe...meu professor como forma de ampliar as formas de aprendizado, não vai me dar a partitura, mas quer que eu pegue a música observando as frases que ele toca e repetindo...o problema é que no papel a gente consegue entender melhor os tempos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sinais gráficos de Pontuação