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Taura Teatino Membro Novato |
# nov/15
Buenas Gurizada !
Gostaria de mais uma vez pedir a ajuda dos participantes. Ao verificar uma partitura de Vaneira, no acompanhamento dos baixos de acordeon existe uma figura que não consegui encontrar o significado. Sei que o ritmo da vaneira consiste em uma semínima pontuada, "uma semínima breve" e duas semínimas com duração normal.
A dúvida está justamente nesta segunda nota. Ela tem um sinal parecido com a pausa da mínima ou da semibreve colada ao lado esquerdo da haste. Deduzo que ela indica essa redução de tempo, mas gostaria de saber o nome e o que ela representa de fato dentro da teoria.
Desde já agradeço, como também agradeço maiores comentários sobre o assunto !
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Ismah Veterano |
# nov/15 · Editado por: Ismah
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Screenshot?
A marcação de vaneira em nomes de figuras de tempo faz tempo que esqueci. Mas fica assim...
1 e 2 e 3 e 4 e
Negrito o tempo mais forte, e sublinhado o segundo mais forte.
Geralmente se toca esse no acordeon, mas existem variantes.
1 e 2 e 3 e 4 e
E os ritmos quebrados da junção dos dois, e os que vc só marca o acorde no "balanço da cordeona" com semínimas.
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Taura Teatino Membro Novato |
# nov/15
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Vou como um link de uma imagem como exemplo: http://ensaios.musicodobrasil.com.br/leorugero-asanfonadeoitobaixos_fi les/image195.gif
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Taura Teatino Membro Novato |
# nov/15
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Desculpem a ignorância, mas... Coisa que não assimilei ainda é isso de tempo forte e fraco. Ele seria prolongado ou seria executado com maior pressão no fole / tecla ?
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Taura Teatino Membro Novato |
# nov/15
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A marcação de vaneira ... fica assim...
1 e 2 e 3 e 4 e
Legal ! Dessa forma deu para sacar melhor a duração de cada figura !! Obrigado !
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Lelo Mig Membro
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# nov/15 · Editado por: Lelo Mig
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Taura Teatino
"Coisa que não assimilei ainda é isso de tempo forte e fraco. Ele seria prolongado ou seria executado com maior pressão no fole / tecla ?"
Prolongado... não! Tu estaria aumentando o "tempo dele", a duração é igual. Aumente o acento, a dinâmica!
Simples, minha querida... bata na palma da mão: 1 - 2 - 3 -4 agora com um tempo acentuado: 1 - 2 - 3 - 4 (no caso, este 2 seria o tempo forte)
Sim, é com maior "pressão", mais força, acentuando. (não toco sanfona/acordeon, não sei como faz isso, mas sei que faz...rs).
Abraço.
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Ismah Veterano |
# nov/15
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Lelo Mig
Praticamente não faz Lelo, as palhetas da cordeona tem ataque lento, difícil conseguir um efeito desses - como quase todos da família dos foles, não tem dinâmica representativa.
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fernando tecladista Veterano |
# nov/15
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a primeira nota é uma colcheia pontuada
a colcheia vale 1/2 tempo então o ponto acrescenta mais a metade do valor da nota então mais 1/4 no total ela fica com 3/4 de tempo a segunda nota é uma semicolcheia vale 1/4 de tempo
costuma-se unir as duas pra ficar algo mais visual e você ve que as duas formam um tempo completo
veja estes outros exemplos fica facil de entender: http://2.bp.blogspot.com/-YrC1dZHg-Iw/UxHuLgkSExI/AAAAAAAAAKU/ubjCb0pV mEA/s1600/figura.png
http://3.bp.blogspot.com/-1F_M9vW4onE/Ux5TnaCYt9I/AAAAAAAAAL0/6KzuwlaW Gzw/s1600/aula+4-.png
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Taura Teatino Membro Novato |
# nov/15
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Então ficaria (traduzindo em decimais a duração), se eu entendi direito...
1º tempo 75% Nota 1 25% Nota 2
2º tempo 50% Nota 1 50% Nota 2
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Ismah Veterano |
# nov/15
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Desde que vc não traduza mais em decimais, porque vc confundiu tempos com compasso. rs
Se preocupe em entender a música "quadrada", sob múltiplos de dois.
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Adler3x3 Veterano |
# nov/15 · Editado por: Adler3x3
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Taura Teatino Bem tudo que já foi dito é válido. Mas o principal é ter a própria música tocada por outro músico gravada, que servirá de referência para entender melhor a notação. Outro recurso válido seria utilizar um editor de partituras como o Musescore que é gratuito, digitar as partes de partitura que esta em dúvida e ouvir, claro o banco de sons não é tão bom nem soa tão realístico, mas dá para ter uma ideia da execução, e tocar junto com o instrumento real. E melhor ainda depois de editar a partitura exportar para midi e abrir numa DAW e alterar a velocidade das notas, editando as notas fortes e fracas, ficaria um pouco mais realístico. E na própria DAW (software mais completo para edição de áudio e midi) pode se importar numa Track o áudio da música gravada por outro músico, e observar o comportamento das ondas de áudio ((para detectar visualmente as notas fortes e fracas(dinâmica)), e até sincronizar com o midi (e conforme o caso pode-se exportar o midi gerado na DAW(Digital Áudio Workstation) para o Editor de Partituras e tocar de novo visualizando a partitura) que conforme algumas DAWs tem um editor interno de partituras mais simplificado, mas que pode ser útil nestes casos. E este processo de exportar e importar entre diferentes softwares pode ser útil para entender melhor a execução de outras músicas mais complexas, mas a base de tudo deve ser uma boa partitura assim como uma boa execução gravada. (até entender todo o processo, delonga um certo tempo de aprendizado, mas depois só tem vantagens.), e de uma forma ou de outra hoje em dia quase tudo passa pelo computador, e na DAW depois você pode com um bom microfone(s) pode gravar editar a sua própria perfomance.
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Ismah Veterano |
# nov/15
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Adler3x3
GuitarPro faz quase tudo isso.
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Adler3x3 Veterano |
# nov/15
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Ismah Eu sou usuário do GuitarPro, uso mais para abrir tablaturas do que partituras. Se não fosse o "quase" até daria para fazer, o Guitar Pro tem muitas limitações. Mas não deixa também de ser uma excelente ferramenta, e conforme o caso até pode ser uma solução.
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Taura Teatino Membro Novato |
# nov/15 · Editado por: Taura Teatino
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Gostei das dicas. Como sou iniciante na música e no uso destes softwares, desconheço muitos recursos, mas achei bem prático o Musescore, que além de tudo é gratuito. Consegui reproduzir uma das músicas que estou aprendendo (com execução básica, em uníssono...). Agora o próximo desafio é pegar o solo (somente no teclado por enquanto) da versão simplificada da Missioneira Tio Bilia ! Detalhe...meu professor como forma de ampliar as formas de aprendizado, não vai me dar a partitura, mas quer que eu pegue a música observando as frases que ele toca e repetindo...o problema é que no papel a gente consegue entender melhor os tempos.
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