Novos Roland Xps30, Juno Ds61 e Ds88

Autor Mensagem
elnobre
Veterano
# jun/18
· votar


Recebi meu xps-30 ontem. Hoje vou atualizar a versão e instalar a expansão orchestral para testar.

TrebleH
Veterano
# jun/18
· votar


Parabéns pela aquisição.
Depois faz um review pra nós amigo, por favor.
Valeu e bom proveito :)

elnobre
Veterano
# jun/18
· votar


Meu nível não é avançado a ponto de fazer um review mas depois de uns dias eu postarei a minha opinião sobre a experiência com o xps-30.

TrebleH
Veterano
# jun/18
· votar


Heheheheh não precisa ser nada profissional n cara. Tu deve manjar bem mais que eu.

É só uma opinião mesmo sobre o bicho ;)

elnobre
Veterano
# jun/18 · Editado por: elnobre
· votar


Bom, como eu não sei explorar recursos mais avançados desses teclados vou deixar a minha primeira impressão do xps-30, fundamentada apenas na experiência deste fim de semana onde tive a oportunidade de atualizá-lo para a versão de 2.0 e testar uma expansão.
- A aparência do teclado me agradou bastante. É um teclado leve e tem um desing interessante, assim como o juno ds pois ambos tem o mesmo chassi.
- O fato do teclado possuir um "deal value" torna a passagem e escolha dos timbres bem mais prática. (Ponto positivo para a roland nesse modelo).
- A operação com pen-drive é agradável e fácil, evitando assim ter que conectar o teclado ao computador para transferir dados.
- Timbres: Se eu já gostava do xps-10 não tenho nem o que dizer do xps-30 porque o teclado tem uma pancada de timbres tanto do xps-10 quanto do juno Di.
- Instalei a expansão número 10 (Orchestral) porque tinha visto uma demo no youtube e fui procurar umas voices que simulam coral e canto gregoriano. Minha nossa que coisa bacana! Além de tudo que o teclado já tinha internamente como preset e gm só nessa expansão tinha mais de 400 timbres. Por curiosidade eu somei a quantidade de timbres das expansões 01 a 10 do site roland axial e essas expansões somam 2164 timbres que podem turbinar o xps-30. Isso sem contar as expansões xv collection.
Em resumo, creio que acertei na aquisição pelas inúmeras possibilidades que este teclado tem a oferecer. Ainda vou testar o vocoder e alguns efeitos em tempo real, postando depois a minha impressão sobre estas funções. E se eu puder definir em poucas palavras a minha opinião sobre o xps 30, diria de forma objetiva que "é um teclado que vale o investimento."

elnobre
Veterano
# jun/18
· votar


Alguém sabe me dizer se a saída de fone de ouvido p10 do xps 30 é mono ou estéreo?

elnobre
Veterano
# jun/18
· votar


Já descobri que é estéreo, conforme especificações do fabricante.

M.André
Membro Novato
# jun/18
· votar


Acho que todas as saídas de fone de ouvido são estéreo... De qualquer teclado.

elnobre
Veterano
# jun/18
· votar


Tem razão, amigo. Foi vacilo de minha parte, pelo fato da saída ser do tipo P10.

Alex Feitosa
Veterano
# jul/18
· votar


Minhas impressões sobre o xps-30 após alguns dias de uso:
Timbres: bons em sua grande maioria, com algum peso e presença no P.A.. Ao meu ver as expansões parecem trazer mais qualidade que diversidade e a que vem de fábrica (EXP 06) me soa como a mais versátil.

Construção:A robustez habitual da Roland num acabamento que parece manchar facilmente. Senti falta das marcações superiores das conexões traseiras. O Teclado é leve, com controladores acessíveis e display de ótima visibilidade.Pros performáticos pads brilhosos como árvores de Natal... pros discretos, opções de configurações desse mesmo brilho.

Conectividade: O teclado dispõe de entrada de pen drive para disparo de áudios e placa de som integrada, mas, na minha opinião, não se destaca por essas funções. O carregamento (leitura) desses audios é lenta e a qualidade da placa de áudio resolve pra uso de um vst ao vivo, mas fica por aí.

Usabilidade: O Teclado se propõe a resolver tudo num escopo limitado de botoes, controladores e display, o que pode comprometer um pouco a experiência dos não iniciados. A leitura do manual (e eventualmente do Parameter Guide) é recomendada. As teclas de atalho são imprescindíveis e existe uma certa curva até se domar o bicho. Pra mim não faz sentido procurar um Piano dentro do banco World, por exemplo (embora entenda o proposito dessa seleção mundial).

Não precisei/tive tempo de testar o Vocoder, o Multisampler (após update pra versão 2.0) e o Pedal de Controle, mas esses recursos são sempre bem-vindos.
Após esse resumo, meus pontos fortes e fracos podem ser assim definidos:

PONTOS FORTES
- Sons
- Faders individuais pra MIC, Auido e 2 partes
- Knobs versáteis que controlam da Equalização ao volume das 4 partes
- Possibilidade de uso dos pads como PART SWITCH pra multitimbrais de até 8 partes (meio gambiarra, pois não indicação disso no manual, mas tudo bem)
- 2 Entradas pra pedais
- Portabilidade (funciona até com pilhas)
- Display

PONTOS FRACOS
- Desorganização dos timbres (principalmente com a redundância/repetição/subaproveitamento do banco world)
- Documentação (manual muito conciso e Parameters Guide muito extenso)
- Letargia pra carregamento de áudio
- Navegabilidade confusa e burocrática para as funções mais essenciais.

No geral, um ótimo investimento pros meus suados 3.500,00.
Saudações sintetizadas

JeanMetal
Membro Novato
# ago/18
· votar


- Possibilidade de uso dos pads como PART SWITCH pra multitimbrais de até 8 partes (meio gambiarra, pois não indicação disso no manual, mas tudo bem)

Amigo poderia citar mais detalhadamente como fez isso?

JeanMetal
Membro Novato
# ago/18
· votar


GRUPO NO WHATS UP DO XPS 30/JUNO DS!

https://chat.whatsapp.com/7xq9aweudwvFut6fKo5zK5

Caso não funcione, me procure por CRISTOFER MENEGHELLO no facebook e me envie uma mensagem que lhe adicionarei!

Abraços!

Endel
Membro Novato
# out/18
· votar


@JeanMetal

no modo performance dá pra associar até 16 timbres pros pads (os 8 primeiros são acessados diretamente, os próximos 8 usando Shift+pad)

JeanMetal
Membro Novato
# dez/18
· votar


GRUPO NO WHATS UP DO XPS 30/JUNO DS!

https://chat.whatsapp.com/CiK4mGhffzE1rFMKCs06qZ

Peço que, só entrem quem realmente tiver o teclado ou disposto a compra-lo, vendas são proibidas, divulgações também para melhor andamento do grupo, ENTÃO SOMENTE ENTRE SE TIVER INTERESSE REAL ou será RETIRADO caso faça propaganda!

Valeu!

David teclas
Membro Novato
# jan/19
· votar


Pessoal alguém poderia me informar se dá pra fazer pads infinitos no xps 30

Vladxv
Membro Novato
# mai/19
· votar


Boa tarde a todos.

Comprei recentemente o Juno DS-61. Tenho experiência mínima em teclados, já que toco guitarra.

Gostaria de saber como faço (ou se é possível), adquirir sons clássicos conhecidos dos anos 80 e 90, como por exemplo, Tom Saywer do Rush, Jump do Van Halen etc.

Alguém pode me dar um norte de como chegar nestes sons bem emblemáticos. Se há samples disponíveis e onde encontrá-los.

Eu agradeço demais a ajuda de todos.

Abraços

rickmattar
Veterano
# jul/19
· votar


Oh loco pessoal, a roland fez uma versão para quem não tem muito, mas ai o brasileiro se aproveita e carca 6 mil num teclado desse.. chega da pena, raiva e ódio ao mesmo tempo..
Da vontade de importar de fora, mas esse teclado foi feito para america latina..

Será que no PY encontra ele barato?

agora eu pergunto, referente uma duvida.. para aqueles que tem um..

esse teclado, da para por novos timbres? além dos que se encontram no site? da pra criar um timbre do zero ou pegar um e criar camadas com outros timbres ate sair um novo?

o que tem nele da pra editar para se parecer com timbres de tecladistas de sucesso de riffes de musicas de sucesso?

je_lais
Membro Novato
# set/21 · Editado por: je_lais
· votar


Olá, pessoal. Bom dia!

Estou interessada em comprar um Roland Xps-30, mas vi o pessoal falando sobre o Xps-10 e o Xps-30 terem teclas "pequenas". Atualmente eu tenho um Revas Kb-330 e queria um com teclas mais pesadas e com as teclas no mínimo do mesmo tamanho.

Na minha opinião, as teclas dos teclados que toquei tinham todos o mesmo tamanho, por isso não entendo quando dizem "teclas pequenas, estreitas, etc" rs

Por gentileza, vocês saberiam me dizer se o Xps-30 terá teclas mais pesadas e do mesmo tamanho do Revas?

Agradeço a todos.

TrebleH
Veterano
# set/21
· votar


je_lais

Olá, tudo bem?

Sobre o tamanho, eu acredito que elas possam ser um pouco menores. Porque?
Porque o Revas, submarca da Roland, é baseada em modelos "chinesões" básicos e esses modelos não costumam usar as teclas um pouco menores da Roland.

Sobre o peso, certamente as do XPS30 serão melhores, porque nesses teclados a Roland utiliza ação de molas. Não é nada espetacular e, se o objetivo é ter uma tecla semipesada ou pesada, vc vai ter que pensar em teclados Mid Level (esqueça os da Yamaha e Korg, pois os MID atuais não usam nem molas -> Krome, M50, MO6, MOX6 ..., teria que ser algo tipo um TR/Triton ou algum mais antigo X2, X3, X5D... e da Yamaha eu não lembro de ter um Mid level com molas) , Top Level (Korg M3, Kronos, Roland Fantom, Júpiter etc) ou pianos digitais.

As teclas dos teclados Entry Level da Korg e da Yamaha são tão ruins quanto a de um Revas da vida, pois elas não usam molas. A Roland usa, mas tem a questão do tamanho um pouco reduzido das teclas. Sobre o XPS30, ele usa exatamente o mesmo conjunto de teclas dos Roland XPS10, Junos (exceto Stage), FA06 etc. São melhores que os do Revas, mas nada muito espetacular não. Recomendo a você testar mesmom numa loja para ver. Eu não acho as teclas ruins, mas depois que você acostuma com um que tenha teclas melhores... fica um pouco incômodo sim.

je_lais
Membro Novato
# set/21
· votar


TrebleH
Muito obrigada pela resposta.
Atualmente o Roland xps-30 está custando mais de 6 mil reais, então para comprá-lo preciso ter certeza que vale a pena hehe
Irei testar alguns na loja mesmo, comprar pela internet não parece uma boa opção.

TrebleH
Veterano
# set/21
· votar


Sinceramente,

Eu NUUUUUUUUNCA compraria ele por esse preço. Tipo NUNCA!

Daqui a pouco o dolar vai abaixar e esse teclado vai voltar pra casa dos 3k

De 4500 pra cima, eu só pensaria em Top de linha usado (Motif, Fantom, Korg M3 etc). Você vai ter teclados de verdade, não teclados Entry level. É bem sério isso que tô falando, se eu fosse você, pegaria um usado.

Tenho um Fantom G e já tive alguns Junos. Por mais que o XPS30/Juno DS tenha sido uma evolução boa dos anteriores, eles são brinquedos perto de um Fantom G,X, Motif ES/XS/XF, Korg M3, Kurzweil PC3....

Peanut404
Membro Novato
# out/21
· votar


Alguém sabe me dizer se a saída de fone de ouvido p10 do xps 30 é mono ou estéreo?

Geralmente saidas de fone são sempre stereo.

Peanut404
Membro Novato
# out/21
· votar


Entre um XPS 30 e um XP 60, fico com o XP. Disparado.

Mas isso é questão de gosto.

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


Peanut404,

Obrigado por sua resposta à pergunta do nosso querido elnobre quanto à conexão de fone de ouvido; só que esta dúvida já foi respondida em Jun de 2018... Há mais de 3 anos atrás.

Vou te contar uma historinha: certa vez, um estagiário recém contratado, andando pela industria, encontrou uma tartaruga em cima de uma árvore.

Muito motivado e querendo mostrar serviço, foi até um departamento próximo, arrumou uma escada emprestada, subiu na árvore e "salvou" a tartaruga.

Satisfeito com sua ação e iniciativa, correu para a sala de seu chefe e, mostrando a tartaruga, contou a sua boa ação.

O chefe, roxo de raiva, perguntou ao estagiário se ele tinha ideia de quanto tempo foi necessário e quantas pessoas se empenharam para conseguir colocar a tartaruga na árvore e convencê-la a lá ficar...

Menos, Peanut404, menos. Leia atentamente todo o tópico e avalie se a sua contribuição, a esta altura da cronologia, ainda é relevante. Obrigado.

Abraços.

Peanut404
Membro Novato
# out/21
· votar


Menos, Peanut404, menos. Leia atentamente todo o tópico e avalie se a sua contribuição, a esta altura da cronologia, ainda é relevante. Obrigado.

Me desculpe. Nunca tive o costume de participar de fóruns portanto ainda não peguei o jeito. Criei essa conta há uns anos mas nunca tinha participado.
Entrei pois senti que poderia ajudar, mas creio que seja melhor evitar. Vou me abster nas próximas.

Um abraço

sereanes
Membro Novato
# out/21
· votar


Peanut404,

Toda a participação é bem vinda e os membros incentivam-na. Só observe o modus operandi e siga o fluxo.

Como o FCC é um repositório de conhecimentos e ajuda, quando mais a informação estiver concentrada em um único tópico, mais fácil será a pesquisa para encontrá-la e com menor esforço.

Seja muito bem vindo.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novos Roland Xps30, Juno Ds61 e Ds88