Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Novos Roland Xps30, Juno Ds61 e Ds88

Autor Mensagem
      elnobre
      Veterano
      # 09/jun/18 07:46
      · votar

Recebi meu xps-30 ontem. Hoje vou atualizar a versão e instalar a expansão orchestral para testar.

TrebleH
      Veterano
      # 09/jun/18 08:31
      · votar

Parabéns pela aquisição.
      Depois faz um review pra nós amigo, por favor.
      Valeu e bom proveito :)

elnobre
      Veterano
      # 09/jun/18 11:09
      · votar

Meu nível não é avançado a ponto de fazer um review mas depois de uns dias eu postarei a minha opinião sobre a experiência com o xps-30.

TrebleH
      Veterano
      # 09/jun/18 11:22
      · votar

Heheheheh não precisa ser nada profissional n cara. Tu deve manjar bem mais que eu.

É só uma opinião mesmo sobre o bicho ;)

elnobre
      Veterano
      # 11/jun/18 08:19 · Editado por: elnobre
      · votar

Bom, como eu não sei explorar recursos mais avançados desses teclados vou deixar a minha primeira impressão do xps-30, fundamentada apenas na experiência deste fim de semana onde tive a oportunidade de atualizá-lo para a versão de 2.0 e testar uma expansão.
      - A aparência do teclado me agradou bastante. É um teclado leve e tem um desing interessante, assim como o juno ds pois ambos tem o mesmo chassi.
      - O fato do teclado possuir um "deal value" torna a passagem e escolha dos timbres bem mais prática. (Ponto positivo para a roland nesse modelo).
      - A operação com pen-drive é agradável e fácil, evitando assim ter que conectar o teclado ao computador para transferir dados.
      - Timbres: Se eu já gostava do xps-10 não tenho nem o que dizer do xps-30 porque o teclado tem uma pancada de timbres tanto do xps-10 quanto do juno Di.
      - Instalei a expansão número 10 (Orchestral) porque tinha visto uma demo no youtube e fui procurar umas voices que simulam coral e canto gregoriano. Minha nossa que coisa bacana! Além de tudo que o teclado já tinha internamente como preset e gm só nessa expansão tinha mais de 400 timbres. Por curiosidade eu somei a quantidade de timbres das expansões 01 a 10 do site roland axial e essas expansões somam 2164 timbres que podem turbinar o xps-30. Isso sem contar as expansões xv collection.
      Em resumo, creio que acertei na aquisição pelas inúmeras possibilidades que este teclado tem a oferecer. Ainda vou testar o vocoder e alguns efeitos em tempo real, postando depois a minha impressão sobre estas funções. E se eu puder definir em poucas palavras a minha opinião sobre o xps 30, diria de forma objetiva que "é um teclado que vale o investimento."

elnobre
      Veterano
      # 14/jun/18 16:39
      · votar

Alguém sabe me dizer se a saída de fone de ouvido p10 do xps 30 é mono ou estéreo?

elnobre
      Veterano
      # 14/jun/18 16:49
      · votar

Já descobri que é estéreo, conforme especificações do fabricante.

M.André
      Membro Novato
      # 14/jun/18 17:15
      · votar

Acho que todas as saídas de fone de ouvido são estéreo... De qualquer teclado.

elnobre
      Veterano
      # 15/jun/18 08:00
      · votar

Tem razão, amigo. Foi vacilo de minha parte, pelo fato da saída ser do tipo P10.

Alex Feitosa
      Veterano
      # 19/jul/18 11:27
      · votar

Minhas impressões sobre o xps-30 após alguns dias de uso:
      Timbres: bons em sua grande maioria, com algum peso e presença no P.A.. Ao meu ver as expansões parecem trazer mais qualidade que diversidade e a que vem de fábrica (EXP 06) me soa como a mais versátil.

Construção:A robustez habitual da Roland num acabamento que parece manchar facilmente. Senti falta das marcações superiores das conexões traseiras. O Teclado é leve, com controladores acessíveis e display de ótima visibilidade.Pros performáticos pads brilhosos como árvores de Natal... pros discretos, opções de configurações desse mesmo brilho.

Conectividade: O teclado dispõe de entrada de pen drive para disparo de áudios e placa de som integrada, mas, na minha opinião, não se destaca por essas funções. O carregamento (leitura) desses audios é lenta e a qualidade da placa de áudio resolve pra uso de um vst ao vivo, mas fica por aí.

Usabilidade: O Teclado se propõe a resolver tudo num escopo limitado de botoes, controladores e display, o que pode comprometer um pouco a experiência dos não iniciados. A leitura do manual (e eventualmente do Parameter Guide) é recomendada. As teclas de atalho são imprescindíveis e existe uma certa curva até se domar o bicho. Pra mim não faz sentido procurar um Piano dentro do banco World, por exemplo (embora entenda o proposito dessa seleção mundial).

Não precisei/tive tempo de testar o Vocoder, o Multisampler (após update pra versão 2.0) e o Pedal de Controle, mas esses recursos são sempre bem-vindos.
      Após esse resumo, meus pontos fortes e fracos podem ser assim definidos:

PONTOS FORTES
      - Sons
      - Faders individuais pra MIC, Auido e 2 partes
      - Knobs versáteis que controlam da Equalização ao volume das 4 partes
      - Possibilidade de uso dos pads como PART SWITCH pra multitimbrais de até 8 partes (meio gambiarra, pois não indicação disso no manual, mas tudo bem)
      - 2 Entradas pra pedais
      - Portabilidade (funciona até com pilhas)
      - Display

PONTOS FRACOS
      - Desorganização dos timbres (principalmente com a redundância/repetição/subaproveitamento do banco world)
      - Documentação (manual muito conciso e Parameters Guide muito extenso)
      - Letargia pra carregamento de áudio
      - Navegabilidade confusa e burocrática para as funções mais essenciais.

No geral, um ótimo investimento pros meus suados 3.500,00.
      Saudações sintetizadas

JeanMetal
      Membro Novato
      # 27/ago/18 12:09
      · votar

- Possibilidade de uso dos pads como PART SWITCH pra multitimbrais de até 8 partes (meio gambiarra, pois não indicação disso no manual, mas tudo bem)

Amigo poderia citar mais detalhadamente como fez isso?

JeanMetal
      Membro Novato
      # 27/ago/18 12:12
      · votar

GRUPO NO WHATS UP DO XPS 30/JUNO DS!

https://chat.whatsapp.com/7xq9aweudwvFut6fKo5zK5

Caso não funcione, me procure por CRISTOFER MENEGHELLO no facebook e me envie uma mensagem que lhe adicionarei!

Abraços!

Endel
      Membro Novato
      # 04/out/18 16:54
      · votar

@JeanMetal

no modo performance dá pra associar até 16 timbres pros pads (os 8 primeiros são acessados diretamente, os próximos 8 usando Shift+pad)

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Novos Roland Xps30, Juno Ds61 e Ds88

306.085 tópicos 7.902.135 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital