aprender tocando musicas

    Autor Mensagem
    juninhomp5
    Membro Novato
    # jul/15


    fala ae pessoal... bom esses dias eu andei pensando eu acho q eu faço mais exercicios tecnicos do que tiro musicas..... eu que quero ser musico isso é bom ou ruim...? pq tipo eu acho que exercicos tecnicos se eu quero ser musico eu tenho q fazer.... mas se eu quero ser musico eu vou aprender mesmo é tocando musicas certo ?

    thandervalle
    Membro
    # jul/15
    · votar


    Depende muito de quanto tempo você toca e o nível de desenvolvimento que está...Porque principalmente no começo os exercícios são de suma importância. Sem os exercícios, você não adquiri tanta velocidade, independência de mãos e se já começa tocando músicas, acaba esbarrando em obstáculos nas músicas. Acho que tem quer ser um meio termo, não dá também só ficar em exercícios sempre, se não a pessoa até desanima. Acho que tem que aliar exercícios para o nível da pessoa, junto com músicas também do mesmo nível...Assim acho que tem um crescimento bacana, sem ser muito massante de exercícios ou com falta deles.

    Espero ter ajudado um pouco.Vlw.

    pianoid
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: pianoid
    · votar


    como tu vai tocar música sem técnica?

    no nível principiante, tu vai se decepcionar com as musiquinhas que vai conseguir tirar, então continua o treino

    ou então aprende mímica ao invés de música: abre um youtube desses aprenda a tocar e aprende a tocar copiando os movimentos passo a passo do instrutor virtual

    Artref
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Bem, se estiver falando de Hanon, Behringer e semelhantes, na minha opinião pode abandonar ou fazer o mínimo (máx 10 ou 15 minutos). Porque isso aí não é técnica. Técnica é você encontrar a melhor maneira de fazer cada coisa no piano, e isso você aprende com orientação de um bom professor, conhecendo seu corpo, conhecendo seu instrumento, sabendo um pouco de fisiologia, física, etc. E adquirindo experiência. E nada melhor do que explorar na própria música.

    É importante sim você pegar o básico de técnica, aprender a usar o peso do braço pra tocar, aprender movimentos desejáveis, os não desejáveis, aprender a tirar um som bonito (se for piano acústico), aprender a ligar o som, aprender a controlar a dinâmica, etc...então é válido ficar fazendo só técnica por um tempo, mas a questão é que o Hanon não vai te ensinar nada disso e você vai ficar simplesmente repetindo aqueles exercícios chatos que não são música. Com isso, o tiro pode sair pela culatra, e você vai pegar vícios como tocar tudo só articulando dedo, não se preocupar com a sonoridade , etc.

    Esses exercícios simplesmente falam "faça isso", mas o problema é que eles não te falam "como".

    A não ser que seu professor esteja te orientando e esteja usando esses exercícios pra te ensinar técnica, mas mesmo assim eu ensinaria com música e deixaria isso aí pra pouco tempo do seu estudo e com um propósito bem definido.

    pianoid
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Hanon só serve para aquecer e fortalecer os dedos.

    Escalas e arpejos servem para te deixar íntimo de todo o teclado só pelo tato, além de te preparar para música tonal: todos os acordes e linhas melódicas são essencialmente arpejos...

    exercícios muito melhores e bem mais musicais são os de Czerny. se tu é iniciante mas já conhece o mínimo de notação, começa com este:

    http://conquest.imslp.info/files/imglnks/usimg/8/85/IMSLP245651-PMLP08 821-Czerny__Carl-Erster_Lehrmeister_Op_599_Peters_7901_filter.pdf

    Czerny foi aluno de Beethoven e professor de Liszt. Suas obras pedagógicas refletem uma miniatura da era clássica e alguns são bem famosos até.

    observe que ele inicialmente usa as duas pautas na mesma clave de sol, só a partir da metade em diante usa a de fá para mão esquerda. Se ainda não consegue tocar com as duas mãos ao mesmo tempo, treine uma de cada vez, cada uma em sua pauta. Depois sincronize as duas.

    essa obra aí deve cobrir o primeiro ano inteiro. Um dedilhado idealizado é dado, pelo menos nos primeiros exercícios.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a aprender tocando musicas