Sem Grana para Aulas

    Autor Mensagem
    Yaham
    Membro Novato
    # abr/15


    Boa Tarde pessoal,


    Em fevereiro comprei um Yamaha P-35, tudo mil maravilhas.... comecei as aulas com um professor aqui na minha cidade, naquela lerdeza que todo iniciante deve ter, mas até que estava começando a sair algum som.

    Mas resolvi começar um mestrado na metade deste ano, e para tal precisei sair da empresa que estava trabalhando... ou seja, precisei começar a cortar todos os gastos possíveis, e o primeiro já teve que ser os 200 pila mensais das aulas de piano.

    Dei uma pesquisada e vi que 99% do fórum é contra a pessoa tocar sozinha, sem o acompanhamento de um professor.... mas as circunstâncias me obrigam a tal. :/

    Não consegui encontrar nada muito bom pelo youtube afora.... e as apostilas que encontrei pelo google são relativamente difíceis de se acompanhar sem um professor junto.

    Alguém teria algum canal ou sei lá o que para me indicar para que eu possa começar a estudar sozinho, ou o melhor é deixar o piano descansar por uns tempos e quando eu me recuperar financeiramente volto as aulas do 0?


    Obrigado pela ajuda,

    Felipe Vegini

    Pastor of Puppets
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Cara, posso dar minha opinião de M*?

    Eu acho que nem sempre existiu um professor, pois veja, o professor, teve um professor, que teve outro professor e assim por diante, até chegar no nó onde não há professor. E o conhecimento foi passado adiante.

    Eu toco guitarra (ou tento) e tive algumas aulas de música, guitarra e violão popular mas nada que eu realmente tivesse um grande comprometimento e mantesse por muito tempo, por N circunstâncias.

    Eu sei que eu não sou a pessoa mais indicada até porque o instrumento em questão eu não tenho experiência, mas conheço pessoas que tiram peças relativamente complexas de piano e algumas delas tiveram fases "auto-didatas" de estudo. Nenhum era 100% auto didata, mas passou pelo menos um tempo por essa fase.

    O que eu acho de verdade, a teoria em si ( ou em fá :D), não vejo como problema dar os primeiros passos. Tanto no que tange composição e análise, como leitura e transcrição de partituras, eu acho que podem ser estudados seus estágios iniciais, sozinho e em casa. Obviamente, você não consegue se aprofundar muito porque esse tipo de conhecimento (conhecimento específico de qualquer área na verdade) fica reduzido a poucas pessoas e a materiais de acesso desprivilegiado.

    Já a prática, eu encaro da seguinte forma: Eu acho que exercícios básicos e desempenho de técnicas isoladas podem ser feitas, mas com um acompanhamento de alguma fonte (seja de uma video aula, ou aqueles cds) porque você precisa de uma referência.

    A presença do professor se torna necessária em alguns momentos porque talvez só ele enxergue vícios que você pode adquirir ao executar qualquer coisa sem um referencial de qualidade. Porém não acredito no extremo de que é obrigatória a presença do professor. Esse nível de "obrigação" da presença do professor só se aplica, ao meu ver, à atividades de alto desempenho como músicos profissionais, atletas de esportes de alto desempenho/rendimento, etc. Esses ai, precisam de um profissional que esteja ligado observando todos os ângulos da sua atividade, avaliando o que está certo e o que pode melhorar.

    Procura no youtube por exemplo, a quantidade que tem de "músicos de quarto" que tocam absurdamente bem.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    Yaham

    Eu endosso o que disse o Pastor of Puppets. E de início eu recomendo que você compre pelo menos uns dois ou três livros de teoria elementar, e pesquise os tópicos dos livros na Internet como apoio. Quando a situação melhorar de alguma forma, procure alguma aula particular e pesquise sobre as atividades culturais da sua região. Se envolva com músicos, porque dá pra aprender muita coisa "trocando figurinha". Observe outros músicos, iniciantes, profissionais. O caminho do auto-didata é por aí. Ser observador e ampliar suas percepções através do ouvido, das sensações e do raciocínio me parece ser o "caminho das pedras".

    thandervalle
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Yaham

    Essa questão é muito relativa...Você já tem um instrumento bacana para um nível iniciante, começando aprender a tocar.Eu por exemplo nunca tive aula, toco há muitos anos, comecei tocando de ouvido desde uns 7-8 anos, mas sempre busquei ler sobre teoria (escalas, campo harmônico, etc), para ir aprimorando...As vezes me perguntam com quem eu tive aula...kkk
    Conheço excelentes músicos autoditadas , e muitos que tiveram aula com professores também excelentes...Então não acho um fator decisivo, vai depender do esforço, dedicação e um pouco do talento de cada.

    No youtube tem vídeos-aulas , na internet tem muitas coisas também, apostilas , e aqui no fórum tem muita discussão sobre isso também, a pouco tempo vi um tópico desse estilo. Como você não está podendo gastar com aulas nesse momento, acho melhor você tentar aprender sozinho, busque vídeos, materiais e sempre treine bastante. Caso não consiga sozinho depois de um tempo e puder voltar a pagar as aulas busque orientação de um professor.

    Mas a internet tem muita coisa, sabendo procurar você irá conseguir e verá como o teclado é um instrumento fantástico .

    Espero ter ajudado um pouco...Vlw.

    Artref
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Artref
    · votar


    Respeito a opinião dos amigos, mas penso diferente. Se o problema é a grana, tente conversar com o professor pra fazer um desconto ou então faça uma aula a cada 15 dias. Em último caso, uma aula por mês. Sempre dá pra dar um jeitinho quando se tem uma conversa e boa vontade de ambas as partes.

    Convivo diariamente com pianistas e essa fase "auto-didata" que o Pastor of Puppets mencionou realmente existe, porém todos com quem converso apontam como o período onde se adquiriu um vício ou mais, ou onde se aprendeu lentamente ou onde perdeu-se tempo e ganhou-se dores, tensões, etc. Todos concordam que foi a pior fase.

    Procura no youtube por exemplo, a quantidade que tem de "músicos de quarto" que tocam absurdamente bem.

    Aqui é que tenho dúvidas, pois ao menos no estilo de piano erudito (que eu estudo) eu nunca vi músico "de quarto" tocando bem um piano. Fazendo as notas, sim, tocando rápido, sim...mas tocando bem, de fato, tirando som, com expressividade, musicalidade e técnica, nunca vi. Talvez haja uma exceção ou outra por aí, mas até hoje eu não conheci e acho um tanto incerto apostar nisso.

    Piano é um instrumento bastante traiçoeiro (porém justo!) no que se diz a técnica. Somos campeões de lesões juntamente com os violinistas, é preciso sim tomar cuidado.

    Não estou dizendo que é impossível evoluir sozinho; realmente há pessoas que nascem com uma técnica natural, um bom ouvido, e conseguem andar bastante sozinho, porém é algo que acho arriscado. Você pode ir pelo caminho errado e depois é difícil voltar. E poxa, com o professor vai mais rápido, bem mais rápido, e vai de forma segura. Sem falar que tem coisa que você nunca vai descobrir sozinho no piano a não ser que alguém te oriente.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Neste caso vou apoiar o que o amigo Artref disse...

    Entendemos que você precisou cortar os gastos, mas o rendimento de um iniciante sozinho não chega nem perto de um outro que faz aulas. Sempre que sobrar uma graninha faça uma aula avulsa.

    Enquanto isso, veja vídeos sobre postura no piano para evitar os vícios, vá tirando algumas músicas simples, treinando (com muito cuidado) as escalas, observando os acordes que se formam a partir de cada grau das mesmas....

    Esperamos que você arranje um trampo legal logo, abração!

    Yaham
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Obrigado pelas respostas pessoal,


    Pela "escola" que o professor trabalha não tem como fazer aulas assim "picadas".... mas realmente não havia pensado em falar com ele no particular e ver se rola uma aula ou outra "por fora" quando sobrar uma graninha!


    Sobre a parte de auto didata, ter bom ouvido... acho que eu não tenho nada disso! Nunca fui muito ligado em música!
    Quero tocar apenas para me divertir, tirar um som não tão horrível! haha


    Muito Obrigado por todas as respostas, vamos ver o que irá acontecer agora! =D~

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sem Grana para Aulas