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Mensagem |
-DiegoEV Membro Novato |
# mar/15
Pessoal, tenho uma dúvida, espero que possam me ajudar.
Me deparei com algumas músicas em que a estrutura é mais ou menos assim: Se desenvolve em menor (Em, C) e quando chega ao refrão ela ataca com o acorde F, seguido por Dm, Am e C. (F é segunda menor na escala de Em e é considerada uma grande dissonância).
Alguém saberia dizer como esse F coube ali? Ps: caso se interessem, a música é Erase This - Evanescence.
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LeandroP Moderador |
# mar/15 · Editado por: LeandroP
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-DiegoEV
Não considero como dissonância tocar o acorde Fá depois do Em porque ele não cria nenhum conflito, ele conduz à uma harmonia. O que não pode é tocar os dois acordes ao mesmo tempo. Agora, um após o outro, na harmonia, é a coisa mais comum.
Então sobre os acordes, esta diferença de 2a menor não cria esta tensão que você se refere. Ela caracteriza a harmonia, desenvolve um "caminho", uma forma, friamente são acordes distantes em um semitom. A melodia deve ser cuidadosa pra não utilizar o intervalo de 2a menor com o acorde, a não ser que esta tensão seja conveniente ao seu propósito.
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fernando tecladista Veterano |
# mar/15
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Encare o refrão tendo uma mudanca de tom
Eu teria que ouvir com calma, e ate tentar achar um songbook oficial pra ter certeza, mas acho que este refrao esta em Am, pelo menos é onde meu ouvido sente o repouso (onde a harmonia fecha) nessa parte
na ultima linha já muda porque é onde já prepara pra voltar pra Em
Unica coisa que achei que diz que eu estaria certo é essa partitura onde se ve um # no inicio e quando chega o trecho do refrão ele é cancelado http://www.scribd.com/mobile/doc/190056554?width=1100
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LeandroP Moderador |
# mar/15
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fernando tecladista
Verdade! É em Lá menor mesmo a segunda parte.
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-DiegoEV Membro Novato |
# mar/15
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Putz, obrigado pessoal. Agora faz sentido. Modos me confundem os ouvidos.
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Artref Veterano |
# mar/15
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É bem comum em música erudita o compositor mudar o centro tonal. E basicamente algumas opções são mais usadas, como por exemplo o grau V e IV (no seu caso, foi 4º). Dependendo da harmonia, não precisa fazer nada pra preparar, acorde pivô, modulação, nada...é só ir pra lá, como eles fizeram, não choca o ouvido.
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-DiegoEV Membro Novato |
# abr/15
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Obrigado, Artref.
O que pude concluir com a ajuda de vocês é que:
*Os versos se desenvolvem em Mi menor (i e VI). *No refrão há uma modulação em iv, para Am. *Porém, em vez de a tônica da modulação, o primeiro acorde é F, VI em Am. E também saindo "semitonado" de Em. *Concluí-se o refrão na tônica, Am, para então partir para C, preparando a volta da tonalidade original, Em.
Não consegui marcar vocês pelo celular, mas agradeço a ajuda de todos Tive dificuldade em saber que o refrão estava em Am justamente por começar com F. mas faz sentido, já que a armadura de acidentes está limpa e não com um bemol.
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